Barcelona: pontos turísticos com arquitetura incrível

Com uma mistura de prédios antigos e novos, mas sempre notáveis, a arquitetura de Barcelona atrai muitos visitantes por si só. Confira 9 dessas incríveis construções na linda capital catalã.

Barcelona pontos turisticos
Gaudí é o ícone máximo de Barcelona e as construções coloridas do Park Güell estão entre suas obras mais destacadas

Localizada entre o mar e as montanhas, Barcelona é famosa por sua mistura de arquitetura gótica e moderna. Nessa lista, você verá 9 pontos turísticos de Barcelona com arquiteturas absolutamente divinas, selecionadas a partir do nosso guia grátis de Barcelona, momondo places, para iPhones (em inglês).

Monestir de Pedralbes

Barcelona pontos turisticos - Mosteiro-de-Pedralbes-barcelona-melhor-da-arquitetura

A marcante arquitetura gótica do Mosteiro de Pedralbes, em Barcelona

Uma ruazinha de pedras leva até o espetacular Monestir de Pedralbes, fundado em 1326 pela Rainha Elisenda, como um convento para as freiras de sangue azul. O complexo, um dos melhores exemplos do design gótico catalão, é hoje um museu; a pequena comunidade das freiras da Ordem das Clarissas mudou-se para o prédio anexo.

O convento está ao redor de um sereno claustro de três andares, cheio de árvores, fontes e pássaros cantando. O antigo refeitório, as celas de oração e outros quartos hoje exibem objetos que contam parte da história do convento. Entre eles, uma tumba de mármore da Rainha Elisenda, localizada na linda igreja de uma nave do convento.

Onde fica: Baixada del Monestir 9
Estação próxima: Reina Elisenda

Gran Teatre del Liceu

Barcelona pontos turisticos - Teatre-liceu-barcelona-melhor-da-arquitetura

Rico e grandioso: o teto dourado no auditório é um dos destaques do Gran Teatre del Liceu

A Ópera de Barcelona costuma ser o local de eventos reais tão dramáticos quanto as cenas que foram encenadas em seus palcos ao longo dos anos.

Construído no final do século 19, o Gran Teatre possui uma história tumultuosa, incluindo dois incêndios – tendo o segundo destruído o prédio em 1994.

O Liceu foi reconstruído, ainda maior que antes, com grandes quantidades de mármore maciço e detalhes em veludo vermelho e dourado. Os ingressos para os espetáculos não são exatamente baratos, mas é possível fazer um tour no prédio para ter uma boa noção de sua grandiosidade e significado.

Onde fica: La Rambla 51-59
Estação próxima: Liceu

Casa Batlló e Casa Amatller

Barcelona pontos turisticos - La-Casa-Batllo-Casa-Amatller-barcelona-o-melhor-da-arquitetura

Do ladinho uma da outra, Casa Amatller e Casa Batlló são reminiscências de um mundo de conta de fadas

Uma rua do bairro Eixample contém duas magníficas mansões do período Modernista: a Casa Amatller e a Casa Batlló.

Casa Amatller e seu telhado em forma de escada e repleto de trabalhos em cerâmica foi projetada por Josep Puig i Cadafalch para o barão do chocolate Antoni Amatller, na virada do século 20. Puig i Cadafalch transformou a então comum mansão em um castelo de conto de fadas, em meio a um pátio gótico. Quem olhar perto as criaturas na fachada, talvez consiga ver o rato com a câmera na mão ou o macaco moendo grãos.

Os fãs de Gaudí vão se deleitar na Casa Batlló com seus tetos com cara de chantilly, lareiras em redemoinho e sacadas de delicado ferro forjado. Gaudí era um inimigo confesso das linhas retas, e você não encontrará quaisquer delas nesse prédio. Construída em 1906, diz-se que sua fachada representa a história da luta de Saint Jordi com um dragão. Os estranhos pilares que suportam as sacadas seriam os ossos da presa do dragão, e o telhado ondulado seriam as costas escamosas do dragão, enquanto a bulbosa cruz que sai do prédio simbolizaria a lança de Saint Jordi.

Onde fica: Passeig de Gràcia 41-43
Estação próxima: Passeig de Gràcia

Park Güell

Barcelona pontos turisticos - Park-Guell-melhor-da-arquitetura-de-barcelona

Park Güell: parte terra de fantasias, parte parque urbano

Inspirado nas “cidades-jardim” inglesas do século 19, um amplo espaço de terra nas colinas de Collserola foi escolhido como a localização do Park Güell, e o arquiteto Antoni Gaudí convidado para construir as áreas comunitárias.

Dois pavilhões de conto de fadas ladeiam a entrada principal. Uma escadaria de azulejos sobrepassa a emblemática estátua da salamandra até o Salão de Hipostilo repleto de quase uma centena de columas cintilantes. A praça principal, com sua longa e ondulada bancada, coberta com ainda mais azulejos trencadís, oferecem vistas espetaculares da cidade inteira e do oceano.

O parque sofre com o volumoso número de visitantes e recentemente passou a ser cobrado ingresso para visitá-lo. Isso afeta somente a área do parque com as intervenções de Gaudí; o resto da linda área verde continua livre para um passeio tranquilo.

Onde fica: Carrer d’Olot
Estação próxima: Vallcarca

Prédios da Plaça Sant Just

Barcelona pontos turisticos - Fonte-Fivaller-barcelona-melhor-da-arquitetura

A Fonte Fivaller é uma das antigas fontes d’água medievais de Barcelona

A pequenina Plaça Sant Just é uma charmosa praça instalada em meio a um emaranhado de ruas e prédios notáveis no Bairro Gótico. Entre eles, os palácios de Moxó e Requesens, e a igreja do século 14, Sants Just i Pastor. Vale a pena entrar e admirar as fontes bizantinas de batismo da igreja e, na saída, ver de perto da Fonte Fivaller, em estilo gótico, com suas três faces medievais.

Os palácios oferecem tours guiados e a igreja fica aberta durante a semana, das 11h às 14h.

Onde fica: Plaça Sant Just
Estação próxima: Jaume I

La Pedrera – Casa Milà

Barcelona pontos turisticos - Casa-Pedrera-melhor-da-arquitetura-de-barcelona

Já muito criticada, La Pedrera exibe as marcas de Gaudí e suas fantásticas formas e linhas

Deslumbrado pelo trabalho de Antoni Gaudí na Casa Batlló, o milionário empresário Pere Milà encomendou ao arquiteto que criasse um novo prédio de apartamentos no Passeig de Gràcia.

As ondulações resultantes da Casa Milà eram algo nunca antes visto – e, para muitos, algo que não deveria ser visto. A obra foi massacrada por críticos, que a apelidarm de “La Pedrera”. O nome pegou mas, um século mais tarde, é considerada uma inquestionável obra-prima.

De propriedade de um banco local, La Pedrera hoje conta com espaços de exposição, uma sala de concertos e um fascinante apartamento modelo – El Pis de la Pedrera, restaurado para parecer tal qual parecia em 1911. A sala Espai Gaudí no porão dá uma noção da vida e obra de Gaudí, e dá acesso ao lindo terraço ondulado.

Onde fica: Carrer de Provença 261-265
Estação próxima: Diagonal

Igreja Sagrada Família

Barcelona pontos turisticos - Igreja-Sagrada-Familia-barcelona-melhor-da-arquitetura

A obra-prima não-terminada de Gaudí, La Sagrada Familia, se destaca na paisagem de Barcelona

A enorme Temple Expiatori de la Sagrada Família, que domina o horizonte da cidade, é a obra-prima de Gaudí, ainda que tenha dividido opiniões desde sua concepção há mais de um século.

O jovem Gaudí juntou-se ao projeto em 1883 e foi-se tornando mais e mais obcecado.. Após 1914, ele não trabalhou em outra coisa e passou os últimos anos vivendo em um barraco no canteiro de obras. Quando ele morreu, em 1926, apenas a Fachada da Natividade estava completa.

O trabalho continuou e oito das 18 torres estão completas. Ainda que o trabalho não deva ser concluído antes de 2026, um século após a morte de Gaudí, a conclusão da nave central permitiu que a igreja fosse consagrada pelo Papa Bento XVI no final de 2010.

Onde fica: Carrer de Mallorca 401
Estação próxima: Sagrada Família

Catedral Basílica Metropolitana de Barcelona

Barcelona pontos turisticos - Catedral-de-Barcelona-o-melhor-da-arquitetura

Esparsa em decoração, a Catedral de Barcelona é um ótimo exemplo da arquitetura gótica catalã

A impressionante catedral de Barcelona é o ponto central do Barri Gòtic. Ocupa uma vasta praça que já foi local de um templo romano, e suas espiras tomam conta da paisagem urbana adjacente.

Construída entre os séculos 13 e 15, a catedral em estilo gótico possuem três corredores, 29 capelas laterais, cadeirais para o coro cheio de detalhes e diversos outros tesouros, incluindo o belo o túmulo em alabastro de Santa Eulália, a padroeira da cidade que, dizem, morreu por empalhamento na vizinha Baixada de Santa Eulália. O elemento mais popular da catedral é o claustro, um charmoso refúgio com suas palmeiras e 13 gansos em tributo à santa.

Dica: é grátis para entrar na catedral logo cedo pela manhã ou no início da noite.

Onde fica: Pla de la Seu 3
Estação próxima: Jaume I

Torre Agbar

Barcelona pontos turisticos - torre-Agbar-o-melhor-da-arquitetura-de-barcelona

A Torre Agbar dominaa o horizonte de Barcelona, espacialmente à noite © jikatu

A Torre Agbar, projetada pelo arquiteto francês Jean Nouvel e concluída em 2005, é um prédio fino e cônico que se tornou símbolo da cidade contemporânea. Tem 142 metros de altura, fazendo dela o terceiro prédio mais alto de Barcelona.

A torre foi construída como sede da companhia municipal de água, e Nouvel comparou-a com o esguicho de um gêiser. No final de 2013, foi anunciado que um grupo de hotéis comprou o edifício, o que significa que em breve o interior terá acesso ao público.

Durante o dia, a colorida fachada lembra os azulejos trencadís usados por Gaudí e os Modernistas, mas à noite, os tons de vermelho, azul e púrpura brilham sobre o exterior graças a 4.500 luzes de LED incorporadas à fachada da torre.

Onde fica: Avinguda Diagonal 211
Estação próxima: Glòries

Pesquise passagem para Barcelona
De malas prontas para Barcelona? Veja nossas dicas imperdíveis dos 7 hotéis românticos em Barcelona e também na lista do fazer em Barcelona de graça – ou simplesmente baixe o guia de viagem grátis para Barcelona, momondo places, para iPhone (em inglês).