Os melhores lugares para comer tapas em Barcelona

Não teve como sair de Barcelona sem provar um belo prato de tapas. Das tradicionais às mais inovadoras, a gente lista 9 dos melhores lugares para comer tapas em Barcelona.

Hora de tapas no Mosquito, em Barcelona
Hora de tapas no Mosquito, em Barcelona

Nenhuma passagem por Barcelona seria a mesma sem provar algumas boas tapas, certo? E não faltam lugares bacanas para escolher na capital catalã. Aqui a gente lista os melhores locais que servem as mais deliciosas tapas em Barcelona.

Dica: todos esses locais foram retirados do nosso guia de Barcelona momondo places, gratuito (em inglês) para iPhone.

Cervecería Catalana

Cerveceria-Catalana-tapas-barcelona

Aproveite as excelentes cervejas e tapas da Cervecería Catalana

Um point clássico para tapas em Barcelona, com muitas luzes, um amplo bar em forma de ferradura e uma invejável variedade de opções gastronômicas. Senta-se no salão de jantar ou nas mesinhas na calçada, mas nada supera ficar ao redor do bar e ter a melhor vista das tapas.

Além dos pratos tradicionais, como croquetes e patatas bravas, o bar serve uma variedade de montaditos – fatias de pão com todo tipo de molho e cobertura – e bons frutos do mar. Experimente os ‘xipirones’ (lulinhas fritas) ou os lingueirões grelhados, perfeitos para acompanhar uma ‘canya’ (cerveja catalã) geladinha. Aliás, como o próprio nome diz, a Cervecería tem uma excelente seleção de marcas internacionais de cerveja no menu, além de vários bons vinhos regionais.

Onde fica: C/ Mallorca 236
Telefone: +34 932 160 368
Estação próxima: Diagonal or Pg. de Gràcia

Taller de Tapas

Taller-de-Tapas-melhores-restaurantes-em-barcelona

Taller de Tapas serve pratos de tapas absolutamente deliciosos

Pedir tapas pode ser uma tarefa árdua para os inexperientes. A barreira da língua, a falta de menus, a confusão em saber a hora de pagar e o barulho costumeiro dos bares de tapas pode assustar e até ameaçar o apetite do freguês. Felizmente, o Taller de Tapas diminui muito o stress, com mesas tradicionais para sentar e menus em várias línguas.

E isso não quer dizer que as tapas são coadjuvantes aqui: tudo é da mais alta qualidade, dos ‘pimientos del padrón’ para os fãs do tempero forte, até as crocantes patatas bravas e os maravilhosos camarões grelhados e mexilhões no vapor. São várias filiais na Ciutat Vella, mas a de Born é a maior e mais movimentada.

Onde fica: C/ Argenteria 51
Telefone: +34 932 688 559
Estação próxima: Jaume I

Lateral

Lateral-melhores-tapas-em-barcelona

As tapas do Lateral estão entre as favoritas dos moradores de Barcelona

Quem procura uma versão mais sofisticada das tradicionais tapas espanholas, eis a sua opção. Lateral é uma verdadeira instituição de Madrid, que finalmente chegou a Barcelona com um novo espaço no coração do bairro de Eixample. O amplo ambiente é uma mistura do novo e do antigo, com traços de decoração vintage décor e mesas que lembram a new-age.

A atmosfera do local é animada e o restaurante está sempre cheio. Mas o mais importante: as tapas são campeãs, fieis aos sabores tradicionais mas com um toque de classe. E não perca o ceviche de robalo!

Onde fica: C/ Consell de Cent 329
Telefone: +34 93 485 67 93
Estação próxima: Passeig de Gràcia

Velódromo

Velodromo-tapas-restaurantes-em-barcelona

Cortando o presunto fresco no Velódromo

O Velódromo, construído nos anos 1930, foi uma instituição de Barcelona por mais de meio século. Durante a Guerra Civil, membros do governo Republicano faziam suas reuniões lá, e o local tornou-se ponte de encontro da intelligentsia. Depois de ter fechado, agonizou por uma década, até que a empresa de cervejas Moritz, em parceria com o famoso chef Carles Abellán, o reabriram em 2010.

A suntuosa decoração em Art Deco foi lindamente restaurada, com a adição de uma bela escadaria em madeira, uma claraboia e pisos de mármore. No menu, encontra-se uma variedade de tapas refinadas, que vão de ostras a ‘bombetas de la Barceloneta’ – bolinhos fritos de batata com alioli e molho de tomate apimentado – além de peixe grelhado, carnes e legumes.

Onde fica: C/ Muntaner 213
Telefone: +34 934 306 022
Estação próxima: Hospital Clínic

Euskal Etxea

Euskal-Etxea-Pinxtos-barcelona

Pintxos e tapas de dar água na boca no Euskal Etxea

Pintxos são as tapas em estilo Basco, e há muito deles por toda Barcelona. Praticamente em todo balcão de bar na cidade velha, vê-se os imensos pratos de pintxos, mas nem todos têm um sabor tão bom quanto sua aparência. O Euskal Etxea é uma verdadeira fatia do País Basco no bairro de Born. Chegue cedo (entre 19h e 20h) e garanta um lugarzinho no bar para provar o que há de melhor.

Lá, os pintxos são no melhor estilo “self-service”. Você recebe um prato na chegada, e vai guardando os palitos que espetam os pintxos. Quando acabar, o funcionário calcula sua conta baseado no número de palitos no seu prato. Acompanhe as delícias com uma ou duas taças de txakoli (vinho branco seco e levemente espumante) e sua noite estará mais que completa.

Onde fica: Placeta de Montcada 1-3
Telefone: +34 933 102 185
Estação próxima: Jaume I

Bar Mut

Bar-Mut-melhores-lugares-para-comer-em-barcelona

O encontro da tradição com o avant-garde nos pratas do Bar Mut

Reserve uma mesa com antecedência nessa charmosa taverna, com decoração de madeira e estantes repletas de garrafas. Ainda que o interior evoque um café antigo de Paris com quadros-negros e mesas com tampo de mármore, o Bar Mut chegou há relativamente pouco tempo na cena gastronômica de Barcelona.

As tapas são um pouco mais caras que na maioria das tavernas da cidade, mas os ingredientes são impecavelmente selecionados e o menu muda conforme o que está mais fresco na temporada. Receitas tradicionais, como o ‘cochinillo’ (leitão assado), são preparadas com um toque original, e há diversos pratos mais, digamos, avant-garde, com um carpaccio de ouriço-do-mar. E para completar, uma carta de vinhos excelente.

Onde fica: C/ Pau Claris 192
Telefone: +34 932 174 338
Estação próxima: Diagonal

Mosquito

Mosquito-onde-comer-em-barcelona-tapas

Tapas com um ar asiático no Mosquito

Barato, agradável, delicioso. Se você quiser provar as tapas asiáticas do Mosquito, ou uma das várias cervejas artesanais, provavelmente terá que esperar na fila – mas vale a pena! O Mosquito está geralmente cheio de jovens, que vão lá para se divertir e provar um dos maravilhosos pratos. O pato chinês e os bolinhos cozidos de porco são hits imbatíveis, mas o local é também paraíso para os vegetarianos, com uma ampla variedade de opções naturais preparadas diretamente na sua mesa! Não faça reserva – apenas apareça e divirta-se!

Onde fica: C/ Carders 46
Telefone: +34 932 687 569
Estação próxima: Jaume I

Paco Meralgo

Paco-Meralgo-onde-comer-em-barcelona

Paco Meralgo é o lugar para provar tapas criativas e refinadas

Eis um gastro bar dos mais refinados: bancos de madeira e cadeiras ao redor do bar, arte moderna exposta nas paredes de tijolos à vista, e quadros-negros com os pratos especiais do dia. As tapas são criativas, e podem incluir de uma flor de abobrinha recheada de mozzarella com uma crosta de tempura, até um suculento bife acompanhado de grãos negros de pimenta. As saladas também são ótimas, especialmente a de atum com tomates Raf e cebolas caramelizadas.

Termine o banquete com uma das interpretações originais de sobremesas clássicas do Paco Meralgo, como a Torradeta de Santa Teresa (um pudim de pão cremoso). A lista de vinhos é pequena mas com boas opções de vinhos poucos comuns da região. Reserve antes, especialmente para jantar ou nos fins de semana.

Onde fica: C/ Muntaner 171
Telefone: +34 934 309 027
Estação próxima: Hospital Clínic

Tapas24

Tapas-24-comer-em-barcelona

Tapas24 serve tapas clássicas com um quê moderno

Tapas24 é outro dos restaurantes de Carles Abellán em Barcelona, e esse é seu estabelecimento mais acessível. O local investe em uma versão fashion da taverna tradicional, com uma variação moderna nas tapas clássicas. Aqui você não vai encontrar espumas de ouro tão tradicionais do seu carro-chefe Comerç 24, mas a criatividade de Abellan está visível em pratos simples como o ‘bikini’ (torrada de presunto e queijo), preparado e servido com azeite de trufas.

Todos os ingredientes são escolhidos a dedo, o que garante que até o mais simples dos pratos – como, por exemplo, os pimientos de padrón – seja de dar água na boca. Não aceita-se reservas, portanto filas são inevitáveis.

Onde fica: C/ Diputació 269
Telefone: +34 934 880 977
Estação próxima: Pg. de Gràcia

Encontre passagem para Barcelona
É fã de comida espanhola? Então leia nosso artigo O gosto da Espanha – Comida espanhola e onde encontrar
Quer mais dicas sobre o que fazer em Barcelona? Encontre mais de 200 dicas e sugestões de moradores locais no nosso guia grátis de Barcelona, o momondo places, para o seu your iPhone (disponível em inglês).