O que fazer em Paris sem gastar nada!

Paris é uma das cidades mais caras do mundo para se visitar. Mesmo assim, você consegue encontrar o que fazer em Paris sem gastar um centavo. Confira!

O que fazer em Paris
Saindo à noite em Nuba. © Maxime Chermat Photography

Se estiver planejando uma viagem para a capital francesa, já sabe que pode ser caro. Saiba o que fazer em Paris e descobrir a cultura parisiense sem gastar um centavo!

O que fazer em Paris 1: Diga olá para a Mona Lisa

O que fazer em Paris - Louvre

Dentro do resplandecente Louvre. © Matt Biddulph

Você pode passear pela famosa instituição no primeiro domingo do mês gratuitamente, de outubro a março.

Se quiser experimentar algo um pouco mais contemporâneo, o Centro Pompidou é igualmente gratuito para menores de 26 anos e gratuito no primeiro domingo do mês ao resto das  pessoas. Talvez a maior exposição seja o prédio em si, uma estrutura de bronze amigável a andaimes que fica diretamente oposta à arquitetura medieval mais charmosa do Le Marais.

Verdade seja dita: Paris está absolutamente repleta de museus gratuitos. Você pode encontrar a lista completa aqui (lista em Inglês).

O que fazer em Paris 2: Pare o tempo dando uma volta pelo Canal St Martin

O que fazer em Paris - Canal St Martin, Paris

Canal St Martin, Paris. © D&S McSpadden

Se estiver visitando Paris no verão ou inverno, esse lugar oferece um pouco da calma para fugir da loucura da capital. É perfeita para ver o mundo passar com seu conjunto de pontes de ferro, folhas nas calçadas e grupos de parisienses descansando ao longo do canal bebericando vinho e aproveitando o pôr-do-sol.

Durante o verão, os urbanistas organizam áreas de lazer infantis e shows de marionetes aqui, junto com caixas de areia e cadeiras de sol para que você possa relaxar sob o sol parisiense.

Depois de aproveitar sua parcela de calma, vá dereto para o Bar Ourcq e escolha um conjunto de bolas de ferro para jogar este jogo muito amado pela França, o pétanque. Alugar o conjunto é grátis e certamente oferecerá a você a chance de encontrar seu novo melhor amigo francês junto à frente comunitária do canal.

O que fazer em Paris 3: Procure as Estátuas da Liberdade.

O que fazer em Paris - Pont de Grenelle

A Estátua da Liberdade ao lado da Pont de Grenelle.

A Estátua da Liberdade de Nova Iorque tem uma história interessante. Desenhada pelo escultor Frédéric Auguste Bartholdi, ela foi enviada de presente aos Estados Unidos para comemorar seus 100 anos de independência em 1886.

Os franceses ficaram tão tristes de a Grande Deusa Verde ter sido enviada à América do Norte que várias pequenas réplicas começaram a aparecer pelo país. Muitas das melhores podem ser encontradas em Paris e têm acesso gratuito. A versão mais famosa e visitada da estátua na capital foi criada por Bartholdi para a Exposição Universelle em 1900, que agora fica orgulhosamente no jardim palaciano do Musee d’Orsay.

A próxima do itinerário das estátuas é a réplica de 11 metros feita em uma ilha feita pelo homem ao longo do centro da Pont de Grenelle, com a Torre Eiffel pairando à distância. Então, volte ao começo e veja a maquete original de 1,80 metros de altura de Bartholdi da famosa estátua no Musée des Arts et Metiers (onde a entrada é gratuita para todos às quintas-feiras depois das 18:00).

Por fim, você encontrará a réplica da Senhora da Liberdade de Nova Iorque de 3,35 m localizada na extremidade norte da Pont de l’Alma. Originalmente presenteada pelos EUA para marcar o centenário do monumento de Nova Iorque, ela agora funciona como um memorial não oficial da Lady Diana, que sofreu o acidente de carro fatal aqui em 1996.

O que fazer em Paris 4: Faça sua homenagem a celebridades no Cemitério Père Lachaise

O que fazer em Paris - Cemitério Père Lachaise, Paris

Cemitério Père Lachaise, Paris.

Localizada na esquina do 20° arrondissement na margem direita da cidade, Père Lachaise é o cemitério mais visitado de Paris, possivelmente do mundo. Quando você sabe da clientela descansando aqui, sua popularidade não chega a ser surpreendente.

Édith Piaf, Yves Montand, Chopin, Molière, Gertrude Stein, Alfred de Musset e Marcel Proust estão entre os túmulos mais visitados. Os que estão no topo da lista de popularidade são Jim Morrison – cujo túmulo é regularmente enfeitado com garrafas de Jack Daniels e cigarros – e o túmulo de Oscar Wilde, completo com mensagens de amor e beijos de batom.

Alguns túmulos são bem difíceis de localizar, então, lembre-se de baixar o mapa oficial do cemitério online se quiser evitar pagar por ele no local.

O que fazer em Paris 5: Descubra a cidade sobre rodas

O que fazer em Paris - Patinando nas ruas de Paris

Patinando nas ruas de Paris. © Jim Linwood

Se há uma maneira melhor de explorar Paris do que sobre patins, então nós ainda não descobrimos.

O passeio Pari Roller começou em 1994, crescendo de uma pequena subcultura de patinadores para um evento seminal com a presence de centenas. O passeio em grupo gratuito é aberto a iniciantes e avançados e, quando o tempo permite, aconteça todas as sextas-feiras às 22:00 na Place Raoul Dautry próxima a estação de metrô Paris-Montparnasse. Se preferir patinar durante o dia, a empresa, the Rollers & Coquialles passeios similares saindo todos os domingos às 14:00, próximo à estação de metrô Bastille.

É uma ótima maneira de conhecer Paris, com os locais experientes quase que literalmente liderando o bando através do centro de uma das partes da cidade mais únicas e menos percorridas. O que é melhor ainda é que a polícia do transporte se faz presente, circulando e garantindo que toda a circulação de trânsito pare para que você possa patinar em segurança.

Se não tiver seus próprios patins, encontrará muitos pares para alugar na linha de início ou pode alugá-los diretamente dos organizadores pagando alguns euros. É um pequeno preço a ser pago por um passeio gratuito excepcional pela cidade.

O que fazer em Paris 6: comida grátis!

O que fazer em Paris - Lockwood Bar e Café

Entre na fila por um jantar grátis no Lockwood Bar e Café. © 52 Martinis

Dizem que existem almoço grátis, mas isso não significa que não possa encontrar um jantar gratuito na capital francesa!

Um número surpreendente de ótimos restaurantes e bares em Paris oferecem comida deliciosa e gratuita. Experimente um pouco da hospitalidade marroquina com um prato de merguez couscous grátis servido com cada bebida comprada no Les Trois Frères no bairro Little Africa todas as quintas-feiras. Ou seja completamente francófilo no 10° arrondissement Le Tribal Café, que oferece uma porção gratuita de moules-frites com cada coquetel às quartas e quintas-feiras depois das 21:00.

O melhor das gratuidades é o Lockwood, um bar chique no bairro tecnológico não oficialmente chamado de “Silicon Sentier”. Com uma luz mais baixa e móveis industriais, este local é famoso por seus aperitivos italianos delicados. O experimento gourmet começa todas as noites às 18:00. Compre um coquetel Negroni e será convidado a um buffet livre com crostini, travessas de charcutaria e outras especialidades italianas. E então, coloque tudo para baixo indo até a adega abobada lá em baixo para degustações de vinho do tipo “experimente antes de comprar”.

O que fazer em Paris 7: Dance até o sol raiar

O que fazer em Paris - Nuba

Diversão no telhado do Nuba.© Maxime Chermat Photography

Você não precisa procurer muito para encontrar baladas em Paris com entrada gratuita. O que é mais difícil é encontrar lugares gratuitos, mas tão bons que mereceriam o pagamento pela entrada!

Se as apresentações de electro-rock são sua praia, Chez Moune o lugar certo para você é o famoso e barulhento distrito de Pigalle. A fila lá for a sempre é longa, mas a pista de dança com luzes neon e o bar com preços modestos valem a espera.

Então, em cima do impressionante complex de artes Docks en Seine – com boutiques, restaurantes, centros de exposição e a escola de moda, Institut Français de la Mode – você encontrará Nuba. Esta balada no terraço relativamente nova, dá a impressão de exclusividade, mas, ainda assim, as roupas podem ser mais casuais, relaxed, a clientela mista e o preço de entrada é quase sempre gratuito. Venha até aqui para um menu de bar elaborado, apresentações dos maiores nomes da música dance internacional e vistas imbatíveis do horizonte da parte sul de Paris.

Ficou inspirado com nossas dicas do que fazer em Paris? Então reserve sua passagem para Paris e encontre seu hotel em Paris com a momondo.