O que fazer em Porto Alegre de graça

Com cuia de chimarrão a postos, prepare-se para conhecer os muitos atrativos da bela capital gaúcha sem gastar um tostão, com nossa lista cheia de dicas sobre o que fazer em Porto Alegre de graça!

o que fazer em porto alegre

Pode faltar tudo para o porto-alegrense, menos o chimarrão na mão! © anapaulahrm

Categoria Cidades Melhores destinos no Brasil

Data 30/05/2016

Moderna, cosmopolita, urbana e cheia de belos espaços verdes, Porto Alegre é uma das capitais brasileiras com atrações para todos os gostos. Às margens do Guaíba – o lago que os porto-alegrenses gostam de chamar de rio – a cidade esbanja hospitalidade, e sempre vai ter um morador carregando uma cuia+bomba+garrafa térmica e oferecendo um bom chimarrão para seus visitantes.

E para aproveitar ainda mais a capital gaúcha, a seguir você confere dicas sobre o que fazer em Porto Alegre de graça:

Parcão (Parque Moinhos de Vento)

O que fazer em Porto Alegre de graça - Parque Farroupilha
O Parcão é quase um oásis em meio à toda movimentação da capital gaúcha © pcscheid

Em meio ao trânsito e o movimento intensos das ruas do bairro Moinhos de Vento, o Parcão é um verdadeiro oásis. Com muito verde, um lago e um clima, em geral, sossegado, o Parque Moinhos de Vento (nome oficial) está entre os mais bonitos de Porto Alegre.

Entre os programas preferidos dos porto-alegrenses por lá estão as aulas abertas de ioga de manhã cedo, levar as crianças para brincar no parquinho infantil, correr ou andar de patins na pista de cooper ou praticar esportes nas quadras de futebol, tênis e vôlei ou nos aparelhos de ginástica.

O momento “foto do dia” será junto à réplica do moinho açoriano ao estilo dos que existiam no bairro nos primórdios da cidade e onde funciona hoje uma biblioteca infantil ecológica.

Onde fica: Rua Comendador Caminha s/n, Moinhos de Vento

Fundação Iberê Camargo

O que fazer em Porto Alegre de graça - Fundação Iberê Camargo
O design arrojado é um dos destaques da Fundação Iberê Camargo © abductit

O prédio branco já chama a atenção: projetado pelo português Álvaro Siza Vieira, e premiado na Bienal de Arquitetura de Veneza, a sede da Fundação Iberê Camargo marca a paisagem do bairro Praia de Belas, à beira do Guaíba.

São quatro andares, interligados por rampas. Os três primeiros concentram mostras temporárias de arte contemporânea, enquanto o quarto é dedicado às obras do pintor gravurista Iberê Camargo (1914-1994).

Onde fica: Avenida Padre Cacique 2000, Praia de Belas
Funcionamento: terça a domingo, 12 às 19h

Cultura na Praça da Alfândega

O que fazer em Porto Alegre de graça - MARGS
O MARGS é um dos museus e centros culturais com programação gratuita no centro de Porto Alegre © apr77

No coração do Centro Histórico de Porto Alegre, a Praça da Alfândega guarda não só alguns dos prédios mais antigos e importantes da história da capital, mas também diversas opções culturais totalmente gratuitas.

O Memorial do Rio Grande do Sul (terça a sábado, 10h às 18h; domingo e feriado, 13h às 17h) funciona como um grande centro de informação e divulgação da história do Estado, onde estão reunidos objetos, mapas, gravuras, fotos, livros, imagens iconográficas e depoimentos importantes sobre os principais fatos ocorridos no Rio Grande do Sul e seus respectivos personagens, de Bento Gonçalves a Luís Carlos Prestes, de Elis Regina a Érico Verissimo.

Ocupando a antiga sede do Banco Nacional do Comércio, o Santander Cultural (terça a sábado, 10h às 19h; domingo, 13h às 19h) tem diversas exposições de arte interessantes, além de um acervo de cédulas antigas. Tem também (ainda que não seja grátis) um dos melhores cinemas da capital, assim como um café curioso, dentro de um dos antigos cofres do banco.

Já o MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul (terça a domingo, das 10h às 19h) possui o maior e mais importante acervo público de arte gaúcha. Entre os artistas representados nas exposições estão ícones como Cândido Portinari, Di Cavalcanti e Lasar Segall. Tudo de graça.

Parque Farroupilha (Redenção)

O que fazer em Porto Alegre de graça - Parque Farroupilha
Toda a beleza verde do Parque Farroupilha, ou simplesmente, “Redenção” © eliezerpedroso

Poucos são os hábitos mais tradicionais dos porto-alegrenses do que tomar um chimarrão na Redenção. De preferência aos domingos, quando acontece o Brique da Redenção (das 9h às 17h), como é chamada a feira de antiguidades e artesanato.

Faça frio de rachar ou calor escaldante – ambos típicos da capital gaúcha – eles estão lá com sua cuia e garrafa térmica e tomando um “mate amargo”.

Afinal, impossível resistir ao 38 mil metros de área verde do Parque Farroupilha, entre os bairros Bom Fim e Cidade Baixa, e suas palmeiras e jacarandás, espelho d’água, pedalinhos, trenzinho, minizoológico, orquidário e o icônico Monumento ao Expedicionário.

Onde fica: Avenida João Pessoa s/n (Cidade Baixa)

Casa de Cultura Mário Quintana

O que fazer em Porto Alegre de graça - CCMQ
Detalhe da arquitetura da CCMQ, que ocupa o antigo prédio do luxuoso Hotel Majestic © filipecastilhos

Outro programa imperdível em Porto Alegre é passar uma tarde na Casa de Cultura Mário Quintana (CCMQ). O prédio do antigo Hotel Majestic – o mais luxuoso de Porto Alegre no início do século 20 – estava prestes a fechar as portas quando hospedou o poeta gaúcho Mário Quintana, de 1968 a 1982, no apartamento 217.

Em 1990 foi restaurado e adaptado para o centro cultural que é hoje, com sete andares, acervos sobre o Quintana (incluindo a reprodução do quarto onde viveu) e a cantora Elis Regina. Há ainda exposições temporárias e um cinema com programação cult. Outros destaques são o simpático jardim no quinto andar e o café, no último.

Onde fica: Rua dos Andradas 738, Centro
Funcionamento: terça à sexta, 9h às 21h; sábado e domingo, 12h às 21h

Palácio Piratini

O que fazer em Porto Alegre de graça - Palacio Piratini
Não deixe de ver a histórica sede oficial do governo estadual em uma visita guiada © jvc

A sede oficial do Governo do Estado impressiona pelos detalhes da construção em estilo neoclássico, que completará um século em 2021. Os fãs de história vão gostar de fazer uma visita guiada ao palácio – onde Getúlio Vargas foi o primeiro governador a morar – e conhecer os belos salões do piso superior, que exibem pinturas renomadas do italiano Aldo Locatelli, além de carros antigos.

Onde fica: Praça Marechal Deodoro, Centro
Funcionamento: visitação de segunda à sexta, 9h às 11h e 14h30 às 17h

Usina do Gasômetro

O que fazer em Porto Alegre de graça - Usina do Gasoômetro
O por do sol mais bonito de PoA se vê desde a Usina do Gasômetro

A antiga usina termelétrica às margens do Guaíba é hoje um badalado centro cultural e ostenta, indiscutivelmente, o por do sol mais bonito de Porto Alegre. Portanto, a dica é passar a tarde passeando pelo prédio que mantém a arquitetura original de quando foi inaugurada (1928) e visitar as galerias de arte e suas exposições ou a livraria – ou quem sabe assistir a um filme no cinema ou a um espetáculo no teatro – para depois sentar-se para apreciar o sol se pondo.

Onde fica: Avenida Presidente João Goulart 551, Centro
Funcionamento: terça a domingo, 9h às 21h

Mercado Público

O que fazer em Porto Alegre de graça - Mercado Público
O Mercado Público é o lugar perfeito para encontrar produtos típicos gaúchos

Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre, o Mercado Público foi inaugurado em 1869 e até hoje é um ponto de encontro dos porto-alegrenses e dos visitantes em busca de produtos típicos gaúchos: frutas, temperos, carnes, pescados, embutidos, erva-mate a quilo, cuias e bombas e todo tipo de artesanato.

Onde fica: Largo Glênio Peres, Centro
Funcionamento: segunda à sexta, 7h30 às 19h30; sábado, 7h30 às 18h30

A “rua mais bonita do mundo”

O que fazer em Porto Alegre de graça - Rua Gonçalo de Carvalho
Encante-se com as inúmeras árvores frondosas da Rua Gonçalo de Carvalho

Apelidada por um professor português, a “rua mais bonita do mundo” ganhou fama na internet e virou um ponto turístico em Porto Alegre. Na divisa dos bairros Independência e Floresta, a Rua Gonçalo de Carvalho exibe uma grande quantidade de árvores frondosas que formam um túnel verde em sua extensão. Vale dar um passeio tranquilo pela rua e curtir o clima quase bucólico que as árvores impõem, apesar do movimento dos carros e pedestres.

Ficou animado com nossas dicas sobre o que fazer em Porto Alegre?

Pesquise passagem para Porto Alegre
Existem muitos outros lugares para visitar em Porto Alegre, cheios de charme e para todos os gostos. Arrume as malas e visite já essa cidade encantadora!

Publicado originalmente

30/05/2016