Serra Gaúcha: o melhor de Gramado e Canela

Gramado e Canela são os destinos preferidos de quem busca uma viagem romântica ou mesmo em família. Conheça os melhores passeios para incluir no seu roteiro!

gramado e canela
As belas hortênsias dão as boas-vindas aos visitantes de Gramado © diegodobelo

Foi-se o tempo em que brasileiros esperavam o frio intenso do inverno do Rio Grande do Sul para viajar e conhecer a Serra Gaúcha. Sim, a região é adorável e das mais aconchegantes quando as temperaturas estão baixas, mas cidades como Gramado e Canela têm atrativos suficientes para garantir passeios interessantes durante o ano todo.

Destino indicado tanto para casais apaixonados, aventureiros ou para crianças e adolescentes em busca de emoção, a Serra Gaúcha – com suas construções bávaras e flores por toda parte – é um polo de diversões para toda a família. A seguir, você confere o que há de melhor de Gramado e Canela.

Pontos turísticos de Gramado e Canela

Mini Mundo

gramado e canela - Parque Mini Mundo

Sinta-se um gigante com as réplicas em miniaturas de cidades no Parque Mini Mundo © Carlos Varela

Parque temático em Gramado com incríveis réplicas de construções em miniatura, instalados em uma bela área verde. Foi inaugurado na década de 80 e conta com cerca de 150 construções, que vão de castelos europeus à Cordilheira dos Andes até o centro histórico de Ouro Preto, em Minas Gerais. A riqueza dos detalhes impressiona, com “cidades” completas com casas, igrejas, lojas, ruas e carros etc., tudo construído de forma artesanal.

Onde fica: Rua Horácio Cardoso, 291 – Gramado
Telefone: (54) 3286 4055

Dreamland Museu de Cera

O primeiro museu de cera da América Latina (e o único no Brasil) foi inaugurado em 2009 e é um hit em Gramado. No Dreamland, estão estátuas que replicam mais de 90 personalidades, em meio a cenários temáticos, que vão de Gisele Bündchen à Realeza Britânica, de Einstein a Shrek, de Bruce Willis a ex-presidentes americanos.

Onde fica: Avenida das Hortênsias, 5507 – Gramado
Telefone: (54) 3286 5100

Super Carros

gramado e canela - Super Carros

Sua chance não só de ver de perto, mas de pilotar um carrão desses… © caliel_c

Os apaixonados por carros de luxo e superpotentes não podem deixar de visitar o espaço Super Carros. São dois andares reunindo mais de 30 modelos de carrões como Ferrari, Cadillac, BMW, Porsche, Lamborghini e Aston Martin. E é possível fazer test-drives na maioria deles pelas ruas de Gramado! O local ainda conta com games, simuladores e bar temático.

Onde fica: Avenida das Hortênsias, 4635 – Gramado
Telefone: (54) 3286 7945

Museu Medieval Castelo Saint George

Uma viagem à época medieval é o que propõe este museu instalado em um castelo com cara de fortaleza. O próprio proprietário recepciona os visitantes com roupas e armas medievais, e narra histórias da época durante um tour guiado. Lá estão expostas réplicas de armas dos filmes como “O Senhor dos Anéis” e “Coração Valente”, espadas de samurais, armas da Revolução Francesa e lanças utilizadas na Revolução Farroupilha.

Onde fica: Rua Júlio Hanke, 94 – Gramado
Telefone: (54) 3286 3697

Catedral de Pedra

gramado e canela - Catedral de Pedra

A Catedral de Pedra de Canela, eleita uma das 7 Maravilhas do Brasil © serragaucha

Uma das principais atrações de Canela, a Catedral de Pedra (oficialmente Catedral Nossa Senhora de Lourdes) foi votada uma das sete maravilhas do Brasil em 2010. Seu estilo gótico inglês impressiona, com destaque para a torre de 65 metros de altura e 12 sinos de bronze. À noite ganha iluminação colorida externa.

Onde fica: Praça da Matriz, 69 – Canela
Telefone: (54) 3282 1132

Parque Mundo de Chocolate

Que tal dar uma volta ao mundo feita com esculturas de diversos lugares do planeta esculpidas e moldadas em chocolate? No Parque Mundo do Chocolate, são mais de 200 peças, entre estátuas, réplicas de monumentos famosos (Torre Eiffel, Casa Branca etc.) e até um rio de chocolate. Claro que também não faltam deliciosas degustações.

Onde fica: Avenida Borges de Medeiros, 2497 –Gramado
Telefone: (54) 9695 2854

Parque Terra Mágica Florybal

Um parque temático que remete aos tempos da pré-história, em meio a uma área verde superior a 67 mil metros quadrados. Crianças e adultos encantam-se com as mais de mil esculturas de dinossauros, índios, sereias, duendes, gnomos, fadas, homens das cavernas, camelos, pinguins, gorilas etc. Há ainda uma mina de chocolate e projeções de cinema 7D.

Onde fica: RS 466 km 5, 1630 – Canela
Telefone: (54) 3282 7262

O que fazer em Gramado e Canela

Adrenalina no Alpen Park

Imenso parque de diversões, com área de 60 mil metros quadrados e vista para o vale da Serra Gaúcha. São cerca de 15 brinquedos para adultos e crianças, incluindo trenó, montanha-russa, bungee trampolim, muro de escalada, tirolesa, arvorismo, quadriciclo, rapel, touro mecânico e um cinema 6D.

Onde fica: Rodovia Arnaldo Opptiz – Canela
Telefone: (54) 3282 9752

Esquiar na neve

gramado e canela - Snowland

Em Gramado, tem neve 365 dias por ano… © mrdoctor

A boa notícia é que nem precisa esperar o inverno para ver neve em Gramado. O Snowland, primeiro parque de neve indoor das Américas, funciona o ano todo, com 15 mil metros quadrados de área coberta, onde a temperatura é de -2ºC.

Os visitantes são equipados com roupas de frio para brincar na Montanha de Neve, que tem 15 metros de altura e é ideal praticar esqui e snowboard. Já o ambiente do Vilarejo Alpino remete aos vales suíços e conta com pista de patinação no gelo e simulador 7D.

Onde fica: RS-235, 9009 – Gramado
Telefone: (54) 3295 6000

Andar de kart

Em meio às hortênsias da Serra Gaúcha está o Kartódromo Tomasini, com sua pista ao ar livre com 611 metros de comprimento e 7 metros de largura. Adultos e crianças podem andar de kart, e o local disponibiliza luvas, macacões e capacetes de segurança. Detalhe: não funciona em dias chuvosos ou de pista molhada.

Onde fica: RS 235, km 31 – Gramado
Telefone: (54) 3286 2763

Passeios em Gramado e Canela

Eco Parque Sperry

Um sítio particular transformado em parque ecológico, localizado a 8km do centro de Gramado e a 10km do centro de Canela. Nos 20 hectares em meio à Mata Atlântica, o visitante encontra belas cascatas, cachoeiras e cânions, além de inúmeras trilhas e animais como tatu, macaco bugio e lobo guará. Os fãs de adrenalina podem praticar slackline, tirolesa, rapel e arvorismo.

Parque da Cachoeira e Parque do Caracol

gramado e canela - Cascata do Caracol

Cascata do Caracol, o maior símbolo natural de Canela © pcscheid

Situado a 18km do centro de Canela, o Parque da Cachoeira é ideal para momentos de aventura e adrenalina, com opções de trilhas em meio a pontes e cachoeiras escondidas, tirolesa, rapel e escalada. Já o Parque do Caracol fica a 7km do centro e possui 25 hectares de área. Destaque para as trilhas que levam a paisagens deslumbrantes como a Cascata do Caracol, o maior símbolo natural da cidade, com seus 13 metros de queda livre e uma escada ecológica com 927 degraus; além do passeio de trem à Vila dos Imigrantes, onde os animais vivem os hábitos dos imigrantes alemães e italianos.

Mirante Belverde

Na estrada entre Gramado e Canela, o mirante do Belvedere oferece uma vista magnífica do Vale do Quilombo, com seus 850 metros de altitude. É possível fazer passeios entre as trilhas e conhecer belas cachoeiras e a diversidade da fauna e flora do local.

Visita a vinícolas

gramado e canela - Vinícolas

Hora de descobrir porque falam tão bem dos vinhos da Serra Gaúcha © giancornachini

A região da Serra Gaúcha é conhecida como a grande estrela da vitivinicultura brasileira, graças ao volume e qualidade dos vinhos que produz. Em Gramado, uma das mais famosas é a Vinícola Ravanello, que produz 70.000 litros/ano. É possível ver de perto o processo que vai da colheita das uvas até a estocagem dos vinhos.

Em Canela, um passeio imperdível é visitar a Vitivinícola Jolimont, localizada no Morro Calçado, e pioneira da produção de vinhos finos no Rio Grande do Sul. Um tour guiado explica detalhadamente o processo de fabricação, e tudo termina numa deliciosa degustação dos melhores vinhos da marca.

Leia mais: Vale dos Vinhedos, um paraíso para amantes de vinho

Festivais em Gramado e Canela

Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela

No mês de outubro, Canela sedia o Festival Internacional de Teatro de Bonecos. Realizado há quase três décadas, o evento é um dos mais tradicionais do gênero do país, e que reúne artistas da Espanha, Itália, Rússia, Grécia, entre outros países. São mais de 40 atrações entre desfile pelas ruas da cidade, espetáculos, exposições e oficinas, promovidos em espaços como o Teatro Municipal e o Teatro Laje de Pedra.

Festival de Cinema de Gramado

gramado e canela - Kikitos

Os “Kikitos” de Gramado estão por toda parte – sejam de verdade, de chocolate, de brinquedo… © mchizu

Um dos mais antigos e respeitados festivais de cinema do Brasil acontece todo mês de agosto em Gramado. Desde 1973, a cidade sedia mostras competitivas de filmes nacionais e latino-americanas, quando entrega os famosos “Kikitos” para os melhores filme e artistas do festival. A badalação é grande, com presença de estrelas do cinema e da televisão desfilando pelo tapete vermelho. E o público pode comprar ingressos e participar ativamente de todo o evento, incluindo sessões no emblemático Palácio dos Festivais.

Natal-Luz de Gramado

No final do ano, Gramado torna-se um dos locais preferidos no Brasil. O “Natal Luz” concentra uma série de eventos com a temática natalina, entre novembro a janeiro. Além das belas decorações espalhadas pela cidade, Gramado promove eventos como shows com cantores líricos, desfile de carros alegóricos e até o Encontro Brasileiro de Papais-Noéis. Uma atração permanente na cidade é a Aldeia do Papai Noel, um simpático parque repleto de pinheiros e onde está a primeira casa de estilo bávaro da região, onde moram o “Bom Velhinho” e suas renas.

Hotéis em Gramado

Varanda das Bromélias Boutique Hotel

gramado e canela - Boutique Hotel Varanda das Bromélias

Boutique Hotel Varanda das Bromélias, em Gramado

Uma opção chique e elegante de hotel em Gramado, localizado no ponto mais alto da cidade, em meio a um bosque particular. Os apartamentos possuem lareira, área de jantar e varanda, e a estrutura do hotel conta com academia, sauna, jacuzzi, piscina térmica coberta e um terraço panorâmico.

Onde fica: Rua Alarisch Schulz, 158
Telefone: (54) 3286 6653

Hospede-se no Varanda das Bromélias

Pousada Bela Terra

Localizada no centro de Gramado, quase ao lado do Palácio dos Festivais, esta compacta pousada (apenas 20 apartamentos) tem uma construção em estilo europeu. Conta com suítes para até cinco pessoas, churrasqueira, aluguel gratuito de bicicletas e um café da manhã colonial à base de produtos regionais.

Onde fica: Avenida Borges de Medeiros, 2870
Telefone: (54) 3286 3333

Hospede-se na Pousada Bela Terra

La Hacienda

Conforto, sofisticação e privacidade marcam os serviços da pousada La Hacienda, em um ambiente ao mesmo tempo rústico e chique. São apenas seis chalés, para até quatro pessoas, todos equipados com mezanino, varanda externa coberta, lareira, calefação, hidromassagem, internet WiFi e serviço de quarto.

Onde fica: Estrada Serra Grande, 4200
Telefone: (54) 3295 3025

Hospede-se no La Hacienda Gramado

Hotéis em Canela

Pier 704

gramado e canela - Hospedaria Pier 704

Hospedaria Pier 704, em Canela

Hospedaria em estilo rústico, com clima caseiro e decorada com objetos de antiquário da família proprietária. O nome inspira-se no deck ao norte da propriedade que oferece uma bela vista da natureza local. As suítes são espaçosas e há um bar especializado em cervejas artesanais, com lareira e biblioteca.

Onde fica: Rua Independência, 704
Telefone: (54) 3282 6624

Fique na Hospedaria Pier 704

Pousada Doce Canela

Charmosa opção de hospedagem a cinco minutos do centro de Canela. Com decoração aconchegante e atendimento personalizado, a pousada oferece café da manhã com especiarias regionais, servidos em ambiente super aconchegante à beira da lareira.

Onde fica: Adolfo Seibet, 61
Telefone: (54) 3282 9229

Hospede-se na Pousada Doce Canela

Pousada Encantos da Terra

Pertinho do centro e das principais atrações turísticas de Canela, essa simpática pousada conta com 23 quartos equipados com ar condicionado e um variado café da manhã. É também conhecida por adotar ações de preservação ambiental, como aquecimento solar e coleta de água de chuva.

Onde fica: Rua Tenente Manoel Correa, 282
Telefone: (54) 3282 2080

Hospede-se na Pousada Encantos da Terra
Mais do que convencido a viajar para a Serra Gaúcha? Então pesquise passagens para Porto Alegre, encontre os melhores hotéis em Gramado e pousadas em Canela e boa viagem!