Verão, céu azul, sol, calor: condições perfeitas para fugir para a praia, certo? Nem sempre. Tem gente que detesta as altas temperaturas e, quando o verão chega, prefere fugir DA praia! A estação mais quente do ano, que começou em dezembro e vai até março no Brasil, coincide com o inverno no hemisfério norte. Ou seja, este é o período perfeito para quem não gosta de calor e quer fazer uma viagem internacional em um lugar frio.

Nós fizemos um levantamento sobre as cidades mais buscadas pelos brasileiros no hemisfério norte durante os meses de verão por aqui. Selecionamos algumas delas, e fizemos uma lista dos melhores destinos de inverno do mundo, de acordo com os usuários da momondo. Há opções para todos os gostos: destinos de inverno na Europa, destinos de inverno nos Estados Unidos, lugares onde tem neve, e outros com o inverno mais brando. Confira a nossa seleção, e prepare as suas malas (só não esqueça de levar um agasalho)!

Lisboa: o destino de inverno preferido dos brasileiros em Portugal

Lisboa é a queridinha dos brasileiros durante o inverno do hemisfério norte. As temperaturas por lá não chegam a ser rigorosamente baixas, ficam em torno de 15º nos meses de janeiro e fevereiro, mas ainda refrescam quem está acostumado com o calor que faz no Brasil. O idioma em comum é um fator importante que explica o fato deste destino ter caído no gosto dos brasileiros.

Outra vantagem de viajar para lá é que Lisboa não é tradicionalmente um destino de inverno europeu, estes meses representam a baixa temporada de turistas na cidade, então é possível encontrar melhores preços de hotéis e passagens. Nossas dicas na cidade são: passear de bondinho, assistir a um concerto de fado, visitar o Castelo de São Jorge e a Torre de Belém, e ainda esticar o passeio nos castelos da vizinha Sintra.

Procure voos para Lisboa
Procure hotéis em Lisboa

Toronto: melhor escolha para quem quer ver neve no Canadá

Achou os 15º de Lisboa muito quentes? Então Toronto deve ser mais adequado ao seu gosto. Este é o destino ideal para quem gosta de frio intenso, com temperaturas que podem ficar abaixo de 0 grau, e a possibilidade de ver neve durante o inverno (e qual brasileiro não tem curiosidade sobre a neve?). A cidade também fica próxima de diversas estações de esqui para quem quiser se aventurar no esporte.

A arquitetura de Toronto é uma atração à parte, mas pode ser penoso caminhar pela cidade no frio. Por isso, sugerimos passeios em ambientes fechados, como admirar a vista da cidade do topo da Torre CN e visitar o acervo dos numerosos museus locais, como o Museu Real de Ontario. Outro lugar interessante para colocar no seu roteiro de Toronto é visitar o PATH, uma galeria subterrânea composta por 30 km de passagens com lojas, restaurantes e tudo o que você precisa para sobreviver ao frio.

Procure voos para Toronto
Procure hotéis em Toronto

Nova York: inverno em uma grande metrópole americana

A temperatura média do inverno de Nova York é de 2º C, e as chances de ver neve durante esta época são bem grandes. E já que está frio, melhor vestir um casaco e calçados reforçados, e se jogar na experiência. Fazer bonecos de neve no Central Park, patinar no gelo na pista do Rockefeller Center, e passear ao ar livre pela Times Square: tudo que um dos melhores invernos dos Estados Unidos tem a oferecer.

Quando cansar do frio, não faltam bons programas em ambiente fechado em Nova York. Coloque passeios culturais no seu roteiro: a cidade tem inúmeros museus que valem a visita, como o Museu de Arte Moderna (MOMA) e o Metropolitan Museum of Art (MET), e para a noite, um bom espetáculo da Broadway para aquecer a temporada.

Procure voos para Nova York Procure hotéis em Nova York

Porto: inverno do norte português

Lisboa não é a única cidade portuguesa procurada pelos brasileiros para fugir do calor. Porto também entrou na nossa lista, e as temperaturas por lá são um pouco mais baixas do que na capital, uma vez que a cidade se encontra mais ao norte. No entanto, assim como em Lisboa, a neve não é muito frequente por lá, e o inverno é mais ameno quando comparado com o de outras cidades europeias.

Ainda que no frio, quem visitar o Porto deve experimentar um passeio ao ar livre para se encantar com a casas coloridas do Cais da Ribeira e com a arquitetura das igrejas. Uma dica de passeio em ambiente fechado é visitar a Livraria Lello, considerada como uma das mais bonitas do mundo. Para aquecer, uma boa taça de vinho do Porto.

Procure voos para Porto
Procure hotéis em Porto

Paris: destino clássico na França para todas as estações

A capital francesa é um dos destinos mais visitados do mundo em qualquer época do ano, por isso entrou na lista dos usuários da momondo de lugares frios para viajar. No inverno, a temperatura média é de 6º em Paris, mas em alguns anos ele é mais rigoroso, podendo realizar os sonhos dos turistas brasileiros por uma foto na neve.

Não faltam atrações turísticas no inverno em Paris. Se o frio não estiver muito forte, um passeio ao ar livre para apreciar a arquitetura local, admirar a Torre Eiffel, ver a cidade do alto no bairro de Montmartre. Mas se a temperatura estiver congelante, busque refúgio em algum museu da capital, como o Louvre, onde é possível passar várias horas admirando as obras de arte.

Procure voos para Paris
Procure hotéis em Paris

Orlando: o destino dos parques temáticos nos Estados Unidos

Orlando não é considerada um destino de inverno para quem mora nos Estados Unidos, mas para os brasileiros, as temperaturas são bem mais amenas do que as que enfrentamos nesta época do ano por aqui. Isso faz com que a cidade seja um ótimo destino para fugir do calor e passar férias em família.

As melhores atrações de Orlando são mesmo os parques de diversão. Disney, Universal Studios e SeaWorld são algumas das opções que o turista encontra por lá. Uma dica: em fevereiro e março as passagens para Orlando costumam ficar mais em conta. Aproveite!

Procure voos para Orlando
Procure hotéis em Orlando

Roma: destino de inverno na Itália

Roma é conhecida por seu verão escaldante, por isso, é um dos melhores lugares para viajar no inverno. Ainda que as temperaturas estejam um pouco mais baixas, não deixe de fazer um passeio ao ar livre para apreciar a arquitetura dos pontos turísticos da cidade. Entre eles, o Coliseu e a Fontana di Trevi.

As atrações religiosas também são numerosas na Itália, e as igrejas de Roma são um espetáculo especial. Além disso, a Cidade do Vaticano fica no coração de Roma, e vale uma visita.

Procure voos para Roma
Procure hotéis em Roma

Londres: muito além do tempo nublado

No inverno londrino, as temperaturas ficam em torno de 4º C, e quem visita a capital do Reino Unido deve se acostumar com o tempo nublado, comum na cidade em qualquer época do ano. Ainda assim, há passeios ao ar livre que são irresistíveis, como tirar uma foto em frente ao Big Ben, ou assistir à cerimônia de troca de guarda no Palácio de Buckinghan. Quando o frio apertar, vale visitar um dos inúmeros museus da capital, como o British Museum, ou o Natural History Museum.

Procure voos para Londres
Procure hotéis em Londres

 

Gostou da nossa lista sobre lugares frios para viajar, mas não quer ir para um destino tão distante? Confira também a publicação sobre os 8 lugares para viajar no inverno pela América do Sul, e o nosso post sobre Bariloche (Argentina) no inverno.

Ou talvez você queira sentir ainda mais frio? Então confira a nossa publicação sobre o inverno em Moscou, uma das mais belas cidades do mundo para ver neve! Boa viagem!