Você não precisa amar praia para amar a Costa Rica, mas – com cerca de 300 delas por toda a costa do país – gostar de praia com certeza ajuda. Pessoas vêm de todas as partes durante a estação seca de novembro a abril para aproveitar o surfe, os passeios e o sol que essa terra tropical da América Central tem a oferecer.

Então, onde você deve estender sua toalha? Este é nosso resumo das melhores praias da Costa Rica que você simplesmente precisa visitar!

Playa Santa Teresa, Puntarenas – Costa Rica

Apesar do fluxo de turismo que varreu a Península de Nicoya recentemente, a Playa Santa Teresa mantém um encanto folclórico e simples. Você ainda vai encontrar ‘ticos’ (um termo carinhoso para os costarriquenhos nativos) pescando na costa de Teresa e acendendo a churrasqueira para servir os turistas famintos na praia com os peixes fresquinhos que pegaram no dia.

Por causa de seus constantes ventos costeiros, a Playa Santa Teresa oferece alguns dos melhores lugares para surfar em toda a América Central. Se achar as ondas fortes demais, você sempre pode dar lugar ao Tarzan que existe dentro de você com um passeio de tirolesa através da selva perto da bela praia.

Playa Naranjo, Guanacaste – Costa Rica

Você não vai encontrar uma praia de areia mais branca do que a da lamentavelmente ignorada Playa Naranjo, também conhecida como pérola intocada do Golfo de Papagayo.

Situada na província de Guanacaste, no noroeste do país, ao lado da metrópole movimentada de Libéria, essa praia isolada é um lugar para visitar quando se quer escapar do caos do mundo exterior e entrar em contato com a Mãe Natureza.

Atrás da praia, você vai ser tentado pelo fascínio do Parque Nacional Santa Rosa. Inaugurado em 1791, ele é a área de conservação mais antiga de seu tipo em todo o país, oferecendo um vislumbre do ecossistema único do norte da Costa Rica, bem como das muitas espécies de flora tropical, aves e preguiças que vivem ali…

Essa também será sua casa! Sem hotéis nas proximidades, se você quiser experimentar esses lugares naturais, terá de montar uma barraca em um dos muitos acampamentos bem servidos do parque.

Parque Nacional Manuel Antonio, Puntarenas – Costa Rica

A menor e sem dúvida melhor área de conservação da Costa Rica oferece não só uma praia incrível, mas quatro: Espadilla Sur, Manuel Antonio, Escondido e Playita.

A apenas algumas horas do aeroporto de San José e conhecido como um dos pontos turísticos prediletos do país, a visitação ao parque é limitada a 600 pessoas nos dias de semana e a 800 nos fins de semana. Isso não só significa que a fauna exótica – incluindo iguanas, preguiças e macacos-esquilos ameaçados de extinção – é capaz de viver em relativa solidão, mas também que as próprias praias com amendoeiras estão livres das multidões de turistas barulhentos em busca de sol.

Dica extra: ao anoitecer, faça um passeio de quadriciclo de 7 km na direção norte ao longo da costa até o movimentado vilarejo de Quepos, com seu ambiente gastronômico progressista e bar de praia típico da Costa Rica.

Playa Avellana, Guanacaste – Costa Rica

Esqueça as ondas de 6 metros durante o ano inteiro; a razão que você precisa para visitar esta costa arenosa é uma lendária porca de 400 kg chamada Lola.

Esse suíno já foi a estrela dessa praia agradável em Guanacaste e podia ser encontrado ao lado do bar de praia Lola’s repleto de coquetéis, vagando ao redor da escola de surfe ou dando um mergulho nas águas azuis da Avellana.

Lola já se foi há muito tempo, mas em seu lugar há um novo herdeiro do trono suíno, Lolita, cuja presença ajuda a dar à Playa Avellana um contagiante ambiente excêntrico e divertido.

Em termos simples, é a praia mais amigável da Costa Rica. Junte-se à comunidade de surfistas, expatriados e turistas tomando banho de sol, que parece nunca parar de brilhar nessa parte da Costa do Ouro.

Ilhas Catalina – Costa Rica

A uma viagem de barco de 30 minutos saindo de Flamingo, as 20 ilhas que compõem o arquipélago dos “Gatos” de Catalina são muito mais do que um pouco de areia e sol agradáveis. Com ondas relativamente calmas rebentando na costa escarpada, o que realmente atrai as pessoas às Ilhas dos Gatos é mergulhar e descobrir o que está escondido sob a superfície do oceano índigo.

Cardumes de peixes e animais marinhos exóticos são encontrados entre o recife de coral colorido, incluindo barracudas, peixes-anjos-de-cortez com faixas neon, enormes mantas e tubarões-tigre.

Já em terra, as Ilhas dos Gatos oferecem uma mistura de praias virgens de areia e seixos que são ótimas para fazer caminhada. Apenas fique atento às centenas de tartarugas-marinhas que são conhecidas por descansar e colocar seus ovos aqui.

Puerto Viejo, Limón – Costa Rica

Onde você pode tomar banho de sol na praia de manhã, aventurar-se no passeio pela plantação de cacau na hora do almoço, explorar um habitat de borboletas na parte da tarde, fazer um passeio a cavalo na praia no início da noite e ir a um clube de chinelo à noite? Só podia ser em Puerto Viejo. Chove muito mais aqui na parte oriental da Costa Rica, resultando nas luxuriantes florestas tropicais dos Parques Nacionais de Cahuita e Manzanillo e do litoral nas proximidades. Realmente, as praias tem um branco perolado, a água é quente e as ondas de 6 metros para surfar são animais, mas o melhor da costa de Puerto Viejo são as pessoas que vivem aqui. São uma mistura de gente com comunidades afro-caribenhas, indianos, ticos e povos indígenas Bribri que vivem lado a lado em harmonia, todos compartilhando seu amor pela terra que eles chamam de lar.

Encontre passagem para a Costa Rica

Ficou curioso para conhecer as melhores praias da Costa Rica? Aproveite e leia também nosso guia completo com tudo sobre a Costa Rica, a terra da “pura vida”.