Quem já reservou um hotel na vida, já olhou a classificação em estrelas que o hotel recebe para tentar ficar no “melhor” gastando o menos possível. Mas quem já não ficou em um hotel dito 3 estrelas mas que mais parecia um 5 estrelas? Ou um 3 estrelas totalmente diferente de outro com a mesma classificação?

A gente bem sabe que as estrelas (na maioria dos casos) são usadas para sinalizar o nível de serviços e comodidades que podemos esperar de cada hotel – 1 sendo o mais limitado e 5 o de grau de excelência. Mas você talvez não saiba que não existe um sistema global de classificação por estrelas. Tudo vai depender do país em que você estiver, da região em que o hotel está localizado e sob qual sistema de classificação o hotel é avaliado. Além disso, cotações por estrelas também podem variar conforme o website, a operadora de turismo e por aí vai.

Existe alguma regra afinal?

Na Inglaterra, por exemplo, a Automobile Association (AA) é responsável pela classificação por estrelas, além dos “tourism boards” nacionais, como VisitEngland, Scottish Tourist Board, Visit Wales e Northern Irish Tourist Board. Nos Estados Unidos, o AAA Five Diamond Award avalia em “diamonds” (diamantes) ao invés de estrelas, embora a Forbes atenha-se a estrelas. A Suíça segue tanto Hotelleriesuisse quanto GastroSuisse, e no Canadá tem o Canada Select e a BC Hotel Association. Isso sem falar nas classificações de estrelas do TripAdvisor ou Expedia, que são geradas pelos próprios usuários, o que fazem elas variarem consideravelmente – muitas vezes, diariamente!
Pelo menos na Europa, a HOTREC tenta ordenar este processo. A missão deles é padronizar o sistema de estrelas dos hotéis em 20 países – por enquanto, 15 deles já estão comprometidos em usar um critério idêntico de classificação de hotéis.

Um céu estrelado de hotéis

Essa tentativa de consistência é algo positivo, visto que sem ela, as tais estrelas estariam espalhadas por aí sem rumo. Em alguns casos, o caso é complicado: como nas Ilhas Maurício, onde hotéis chiques se auto-intitulam como 6 estrelas; ou o Burj Al Arab em Dubai que proclama ser um hotel 7 estrelas; e ainda tem um rumor de que um hotel dito 10 estrelas está sendo construído em algum lugar do Oriente Médio. Há de fato um hotel oficialmente reconhecido como 7 estrelas: o Seven Stars Galleria de Milão, na Itália. Por 7 estrelas, o hotel tem apenas 7 suítes e uma cobertura ao custo de €15.000 – por noite! Uma pechincha – afinal, vem com seu próprio chef e mordomo.

Para uma classificação de estrelas mais razoável, os melhores hotéis da Espanha precisam ter um mínimo de um “banheiro (com chuveiro ou banheira), telefone no quarto, aquecimento central, ar condicionado no quarto, elevador, bar e cofre no quarto”. O VisitEngland define as coisas de forma simples (e deveras britânica), com a obrigatoriedade de chá da tarde completo; enquanto na França, se não houver um serviço de massagem à disposição, sem chance de ganhar a nota 5 estrelas.

O que fazer para garantir o hotel que você quer?

Além de se informar sobre o sistema de classificação de estrelas do lugar onde para onde você vai, a melhor coisa a fazer é procurar pelo hotel em sites de resenhas e avaliações, e conferir a opinião dos hóspedes sobre ele – não deixe também de conferir nosso blog com 5 dicas exclusivas de como conseguir o melhor preço em hotéis. Mas lembre-se: apesar dos depoimentos no TripAdvisor e sites similares serem ótimos para ter uma ideia do que esperar do hotel, as resenhas dos hóspedes representam quase sempre o quanto o autor gostou do hotel, e não exatamente o nível dos serviços que ele oferece. Com as fotos, no entanto, é diferente. Se gostos e opiniões variam de pessoa para pessoa, fotos são fatos. Vale a pena gastar alguns minutos clicando entre as fotos dos hóspedes, para que você possa ser seu próprio juiz.

O que tudo isso significa é que você não precisa ter medo de reservar um hotel 4 estrelas ou mesmo um 3 estrelas ao invés daquele 5 estrelas que você tanto sonha. Talvez você não disponha de um chá da tarde completo, mas é bem possível que você tenha uma experiência tão boa ou até melhor.