No verão de 2017, 48 crianças de 12 países diferentes reuniram-se para um acampamento CISV no Brasil por um mês inteiro. Tivemos a sorte de poder documentar a magia que acontece quando diferentes culturas se encontram e elas conhecem umas às outras também como pessoas. Isso tudo gerou o vídeo “Queridos Mamãe e Papai”, onde focamos na tolerância e na importância de ter a mente aberta entre as crianças.

Por que vocês decidiram criar um projeto que foca na confiança e na tolerância entre as crianças?

As crianças são nosso futuro, mas estudos mostram que as gerações mais novas estão perdendo a confiança nas outras pessoas. Para ajudar a próxima geração a ter a mente mais aberta, nós apoiamos a CISV International, uma organização global sem fins lucrativos, dedicada a educar e inspirar ações pela paz.

Como parte do nosso apoio, financiamos um acampamento no Brasil onde crianças do mundo todo reuniram-se, aprendendo sobre suas diferenças culturais e fazendo amizades que ultrapassam as fronteiras.

Baseado nisso, decidimos lançar a campanha Queridos Mamãe e Papai para espalhar a mensagem de que quando crianças conhecem outras nacionalidades e religiões, podem criar um mundo mais aberto e tolerante.

Como o vídeo foi feito?

Com uma pequena equipe de filmagem, fomos ao Brasil para conhecer as crianças no acampamento. Esperávamos poder ver em primeira mão como as crianças reagiriam quando viajassem pelo mundo, aprendendo sobre nossas diferenças e fazendo amizades com crianças de outras culturas.

Pedimos às crianças que escrevessem um cartão-postal para seus pais sobre como elas se sentiram quando saíram de casa e como imaginavam que seria morar com crianças de outras nacionalidades por um mês. Duas semanas depois, pedimos a elas para escrever outro cartão para os pais sobre o que aprenderam até então.

Queríamos contar uma história baseada nas experiências das próprias crianças. Então, para registrar seus pensamentos, gravamos algumas crianças lendo seus cartões-postais. As palavras e as vozes que se ouvem no vídeo são das crianças.

Qual o objetivo principal do vídeo?

Queríamos mostrar o grande trabalho que a CISV faz e os efeitos positivos de conhecer pessoas e culturas ao viajar; que nós, ao encontrarmos outras pessoas e culturas, somos capazes de ver que há mais coisas que nos unem do que nos dividem. Trazendo isso à tona, esperamos inspirar mais pessoas de todas as idades a explorar o mundo, outras nacionalidades e culturas, sempre com uma mente aberta.

Como Queridos Mamãe e Papai está relacionada com a campanha Let’s Open Our World?

A campanha Queridos Mamãe e Papai é uma das tantas inciativas que fazem parte da nossa proposta principal Let’s Open Our World (Vamos Abrir Nosso Mundo). O centro de Let’s Open Our World é encorajar cada um de nós a manter-nos curiosos e com a mente aberta.

Queridos Mamãe e Papai sustenta isso ao mostrar como conhecer outras pessoas e nacionalidades pode quebrar essas barreiras que nos separam. Começando pelas crianças, queremos dar esperança a todas as gerações de que o mundo pode-se tornar um lugar melhor se estivermos abertos a todas as nossas diferenças.

Vocês vão lançar outras iniciativas para encorajar as pessoas a serem mais tolerantes?

Juntamente com a CISV, desenvolvemos kits escolares que ajudam as crianças a entender a importância do respeito mútuo e de manter a mente aberta. Os kits são em inglês e podem ser baixados de graça por professores do mundo todo.

As atividades de sala de aula usam o suporte de dois vídeos curtos que ajudam a falar da importância de ter a mente aberta. Nesses filmes, as crianças do acampamento CISV 2017 contam como foi trabalhar com essas atividades e o que aprenderam com elas.

Como uma marca que segue uma proposta, nós estamos sempre à procura de atividades que apoiem nossa visão de um mundo aberto, e no site Let’s Open Our World é possível ver algumas das várias iniciativas nas quais estamos trabalhando.

Se quiser manter-se atualizado sobre nossas iniciativas, siga a página no Facebook e também o site Let’s Open Our World. E para inspirar-se com viajantes como você, confira nosso perfil no Instagram.

Leia mais: