Para quem viaja nos meses de inverno no Hemisfério Norte, a melhor coisa é encarar todo o espírito gelado da estação. E isso pode incluir a sua própria hospedagem – que tal ficar em um palácio de cristal construído à mão inteiramente de gelo ou neve?

Veja nossa seleção de 5 hotéis de gelo que vão fazer você se encantar ainda mais com o inverno na Europa e no hemisfério norte.

1. Kirkenes Snowhotel – Sor-Varanger, Noruega

A aurora boreal brilhando sobre o Kirkenes Snowhotel em Sor-Varanger, Noruega.

O Kirkenes Snowhotel da Noruega é o que fica mais ao norte de todos, perto da fronteira com a Rússia. Todo ano o hotel convida escultores incrivelmente talentosos vindos do famoso festival de gelo de Harbin, na China, para construir sua fortaleza gelada. Pegue um “husky taxi” diretamente do aeroporto e faça o check-in em sua suíte de neve, decorada com temas da cultura e natureza do Ártico. Depois siga para o tour de pescaria Arctic King Crab ou, se preferir, escolha um dos excelentes restaurantes do hotel para um jantar à base de ingredientes locais cuidadosamente selecionados. O Gabba, com sua simpática rena residente saudando os visitantes na entrada, ocupa um tradicional Sami Lavvu (uma espécie de oca); enquanto o Høyloftet tem uma vista deslumbrante dos fiordes. Depois do jantar, pegue o Aurora Express e saia em busca das famosas Northern Lights (a aurora boreal) com um guia especializado, ou busque um abrigo mais quentinho no lounge para um chá ou café.

Hospede-se no Kirkenes Snowhotel

2. Snow Village – Kittilä, Finlândia

Uma suíte de neon no Snow Village, em Kittilä, Finlândia.

A menos de 200km ao norte do Circulo Ártico, no coração da Lapônia finlandesa, o Snow Village de Kittillä reúne cerca de 15 toneladas de neve todos os anos para reconstruir sua obra-prima invernal de 20 mil metros quadrados. O resultado final é uma impressionante conexão de túneis com iluminação colorida, que levam até um restaurante de gelo, um bar de gelo com direito a uma boate num iglu e mais de 30 quartos decorados inteiramente com gelo e esculturas, uma mais detalhada e bela que a outra. De florestas de gelo a simpáticos duendes e cristais brilhantes que parecem saídos do planeta Krypton, os temas podem variar de ano para ano mas um detalhe continua o mesmo: tudo é feito de neve e gelo. Sim, inclusive as camas! Entre -2 e -5 °C pode não ser a temperatura ideal para dormir, mas os sacos de dormir térmicos que são providenciados deixam qualquer um quentinho, ainda mais se acompanhados de um suco quente de frutas vermelhas ao despertar. Pode não parecer, mas a experiência é muito confortável. Mas não se preocupe – se for muito para você encarar, aproveite a sauna subterrânea disponível para os hóspedes, além de um quarto aquecido de back-up, para o caso de mudar de ideia no meio da noite.

Hospede-se no Snow Village Hotel

3. ICEHOTEL – Jukkasjarvi, Suécia

Os dormitórios compartilhados do ICEHOTEL, na Suécia.

Lar do Ice Bar original e já no 26o ano de suas inacreditáveis criações, o notório ICEHOTEL em Jukkasjarvi reúne artistas do mundo todo para transformar 10 mil toneladas de água congelada – retiradas do Rio Torne local – em praticamente qualquer coisa, de selvas e labirintos tropicais até arcos góticos ou o interior de um pimentão gigante. Com um design diferente para todos os quartos, e técnicas cada vez mais complexas aplicadas nos processos para esculpir, não é à toa que mais de 50.000 pessoas de 80 países atravessam o mundo para esse verdadeiro show de arte efêmera – antes, claro, de ir para o Ice Bar e experimentar os coquetéis inspirados por cada uma das criações de neve. Quem passa a noite lá, recebe um tour guiado do hotel, além de participar de uma aula sobre escultura no gelo e, claro, saborear um jantar de 3 pratos à luz das estrelas do céu polar.

Hospede-se no ICEHOTEL

4. Sorrisniva Igloo Hotel, Alta, Noruega

Andando de snowmobile pelo plantalto de Finnmark.

Para quem procura uma experiência mais íntima, o Sorrisniva Igloo Hotel de Alta é uma ótima opção. Os ancestrais da família que ainda hoje administra o hotel chegaram originalmente à Sorrisniva em 1885 e, depois de comandarem um negócio de viagens de barco nos anos 1970 e o primeiro safári organizado com snowmobiles (veículos para andar no gelo) no continente da Noruega, acabaram inaugurando o Igloo Hotel nas margens do Rio Alta em 2001. Se o frio ainda é sua preocupação, saiba que a sauna é aquecida todos os dias a partir das 7h da manhã para você começar o dia bem antes do café da manhã. O hotel também orgulha-se de poder vestir até 450 pessoas com roupas de inverno bem quentinhas. Passe o dia andando de snowmobile na linda e branquíssima paisagem de planalto de Finnmark, ou encare um passeio puxado por renas sob as luzes da aurora boreal. O aconchegante restaurante Laksestuna, decorado com rochas ardósias e madeira locais, acompanha o calendário gastronômico com refeições incríveis com os melhores ingredientes da estação.

Hospede-se no Sorrisniva Igloo Hotel

5. Hôtel de Glace – Québec, Canadá

A elegância em gelo do Hôtel de Glace na cidade de Québec, no Canadá.

O único e exclusivo Hôtel de Glace do Canadá, fica a meros 10 minutos de carro de Québec, e é uma ótima opção para curtir a cultura da cidade durante o inverno.

No hotel – que conta com trilhas de esqui, uma jacuzzi ao ar livre e um escorredor feito inteiramente de gelo – só o show de fogos de artifícios na noite de abertura já vão ficar pra sempre na memória.

Celebridades e equipes de filmagem frequentemente estão no hotel gravando programas de TV, comerciais e documentários. Foi lá, inclusive, que aconteceram as entrevistas coletivas de divulgação do filme “Frozen” da Disney.

Faça também um tour guiado pelos bastidores para responder todas as suas dúvidas sobre como funciona um monumento tão incrível como este, e aprenda até a fazer a sua própria escultura de gelo!

Leia mais: Os 16 hotéis mais incríveis do mundo

Encontre seu hotel de gelo dos sonhos e faça a reserva na momondo!