7 bares no Rio de Janeiro onde o carioca vai depois da praia

O carioca faz da praia e do bar uma extensão de casa. Da Urca à Tijuca, passando por Copacabana, Ipanema e Lapa, saiba quais são os 7 bares do Rio de Janeiro mais disputados no pós-praia para viver uma autêntica experiência carioca.

bares rio de janeiro

Nada como aproveitar um dos melhores bares no Rio de Janeiro depois da praia...

Categoria Comer e beber Melhores destinos no Brasil

Data 18/05/2016

Sala de estar, que nada! Lugar de encontrar os amigos, para o carioca, são a praia e o bar. É nas areias da orla do Rio de Janeiro e nos pé-sujos (ou pé-limpos) que o morador curte a Cidade Maravilhosa. As temperaturas altas ajudam a fazer da ida à praia um programa que se estende pelo bar e acaba por render noite adentro. Confira aqui a lista dos bares no Rio de Janeiro onde o carioca vai tomar sua cervejinha com os amigos no pós-praia.

Leia também: O que fazer no Rio de Janeiro de graça

Jobi

1-Jobi-rio-de-janeiro-nightlife
Bolinho de bacalhau com chope e altas converas: combinação infalível do Jobi, no Leblon

No coração do Baixo Leblon, o Jobi é uma instituição carioca. O salão pequenininho, acomoda pouca gente e, invariavelmente, a calçada vira uma extensão do bar, com muita gente bebendo em pé mesmo. Ou seja, quando o sol começa a baixar, aquele trecho vira um ponto de encontro de cariocas boêmios. Para matar a fome depois da praia, o bolinho de bacalhau (de casquinha crocante) é uma boa pedida, assim como o caldinho de feijão. O Jobi, um dos melhores bares do Rio de Janeiro, é para curtir sem pressa: o bar fica aberto até alta madrugada.

Onde fica: Avenida Ataulfo de Paiva, 1166 – B, Leblon
Telefone: (21) 2274-0547
Como chegar: Ônibus 2017, 2015, 402

Bar do Momo

bares rio de janeiro - Bar do Momo
Bolinhos de arroz do Bar do Momo: um dos hits da casa, ao lado das batidinhas © Divulgação / Bar do Momo

Vá lá que a Tijuca não faz parte da orla carioca, mas a visita ao Bar do Momo justifica o desvio de rota. O bolinho de arroz recheado com queijo e linguiça é a estrela da casa, mas o que não falta ali é petisco de dar água na boca, como a guacamole de jiló ou o bolovo, aquele bolinho de carne (no caso, linguiça toscana) recheado com ovo de gema mole que os ingleses elegantemente chamam de scotch egg. Sente-se na calçada para apreciar a rotina de um dos bairros mais tradicionais do Rio enquanto toma sua cervejinha – que aqui pode ser artesanal. Vale ficar de olho também nos hambúrgueres da casa e nos petiscos especiais que eles criam para o concurso gastronômico Comida di Buteco, com alguns dos melhores bares do Rio de Janeiro.

Onde fica: Rua General Espírito Santo Cardoso 50 A
Telefone: (21) 2570-9389
Como chegar: Estação Uruguai

Braseiro da Gávea

bares rio de janeiro - Braseiro da Gávea
No coração do Baixo Gávea, o Braseiro tem uma picanha imperdível © Divulgação / Braseiro da Gávea

Pensou em Baixo Gávea, pensou no Braseiro, esse bar tradicional que tem fila na porta quase o dia inteiro e fica numa esquina de bares. O Braseiro é ponto de encontro da turma das artes – cinema, televisão, teatro – que encara a espera sempre de chopinho na mão pensando na recompensa final: a picanha fatiada acompanhada com uma farofa de ovo irresistível. Para quem está de passagem pelo Rio, a espera é a chance ideal de se deliciar com uma linguiça na brasa e curtir o clima bucólico do bairro.

Onde fica: Praça Santos Dumont, 116, Gávea
Telefone: (21) 2239-7494
Como chegar:

Bar Astor

bares rio de janeiro - astor
Varanda do Bar Astor, em frente à Praia de Ipanema © Divulgação / Renato Mangoli

Antes que você vá ao Astor, é bom saber que ele é a filial carioca de um bar paulistano. Ou seja, para os puristas, não é um bar carioca. Bairrismos à parte, entre os vários bares de Ipanema, o Astor merece sua atenção por vários motivos: o ambiente é uma graça, o chope é bem tirado, os drinques são ótimos, os petiscos são deliciosos e aquele pedaço ali da orla, entre Ipanema e Arpoador, é mágico. Carioca esperto sabe que a varanda do Astor proporciona um fim de tarde maravilhoso, entre a brisa do mar e o pôr-do-sol. Vá sem pressa e acompanhe a mudança do lugar de um pós-praia para um pré-night.

Onde fica: Avenida Vieira Souto, 110, Ipanema
Telefone: (21) 2523-0085
Como chegar: Estação General Osório

Pavão Azul

Pavao Azul

Um dos mais tradicionais entre os bares em Copacabana, o Pavão Azul é referência quando o assunto é boemia. Sua calçada, que serve de extensão do diminuto salão, é um ótimo lugar para quem quer acompanhar o vai-e-vem de Copacabana e entender um pouco da vida desse bairro tão emblemático do Rio. Para combinar com seu chope ou sua cerveja, vá de pataniscas de bacalhau, que são a marca registrada da casa. Para algo mais do que um petisco, o arroz de camarão é a pedida.

Onde fica: Rua Hilário de Gouveia, 71 – Lojas A e B, Copacabana
Telefone: (21) 2236-2381
Como chegar: Siqueira Campos

Bar e Restaurante Urca

bares rio de janeiro - bar urca
A mureta em frente ao Bar Urca: ponto de encontro na beira da Baía de Guanabara © Divulgação / Bar Urca

“Vejam, essa maravilha de cenário…” O verso do samba “Aquarela Brasileira”, de Silas de Oliveira, podia perfeitamente se referir à vista do Bar Urca. Ou melhor, da mureta, porque é a murada encostadinha na Baía de Guanabara que faz esse lugar encantar qualquer um que passe por ali. Prove os deliciosos pastéis e empadas de camarão e siri acompanhados de uma cerveja gelada, enquanto acompanha o preguiçoso balançar dos barcos no mar. Você também pode subir para o restaurante e provar um dos deliciosos pratos de pescados, como o bobó de camarão. Mas a galera que veio da praia fica mesmo é pela mureta…

Onde fica: Rua Cândido Gafree, 205, Urca
Telefone: (21) 2295-8744
Como chegar:

Bar e Restaurante Nova Capela

bares rio de janeiro - Nova Capela
Cabrito assado com arroz de brócolis do Nova Capela: um clássico entre os boêmios cariocas © Divulgação / Daniel Figueiredo

O Nova Capela é mais restaurante do que bar, mas isso não impede que você se sente ali a quase qualquer hora do dia (o lugar abre para almoço e fecha quando já é quase de manhã) e se delicie entre chopes e bolinhos de bacalhau. E embora ele não fique exatamente perto do mar, está nessa lista porque se algum dos bares na Lapa merece que você troque a orla pelo Centro depois da praia, é ele. A casa é centenária, de inspiração portuguesa e os garçons são figuras conhecidas no bairro. O carro-chefe do Nova Capela é o cabrito assado com arroz de brócolis e o arroz de lula com brócolis é delicioso.

Onde fica: Avenida Mem de Sá, 96, Lapa
Telefone: (21) 2232-0670
Como chegar:  Estação Carioca

Saiba onde estão localizados os bares no Rio de Janeiro onde os cariocas vão ao sair da praia:

Depois de um dia de praia com pit-stop em algum desses bares no Rio de Janeiro, nada melhor do que curtir a vida noturna no Rio de Janeiro. Não deixe de ver também os melhores restaurantes do Rio de Janeiro e delicie-se na Cidade Maravilhosa! 

Passagens para o Rio de Janeiro
Curtiu as dicas para explorar os melhores bares do Rio de Janeiro? Elas foram trazidas até você pelo Almost Locals, blog parceiro da momondo.

Publicado originalmente

18/05/2016