10 destinos imperdíveis para curtir o Carnaval no Brasil

O Carnaval no Brasil é uma das épocas mais esperadas todo ano. Conheça 10 lugares incríveis para passar o Carnaval 2017 com muita bossa e brasilidade!

Carnaval no Brasil

É nas ruas que o Carnaval no Brasil mostra toda sua diversidade e folia democrática

Categoria Cidades Praias e natureza

Data 28/11/2016

Os quatro ou cinco dias do feriadão de Carnaval são a desculpa ideal para o brasileiro programar uma viagem bacana. Afinal, nada melhor que curtir a folia em um lugar que capricha nas festividades de Momo.

Mas qual destino como escolher? A boa notícia é que são muitas opções de cidades no Brasil com extensa programação de Carnaval – de desfiles oficiais e blocos de rua até festas em clubes e raves na praia.

A seguir, listamos 10 destinos no Brasil para aproveitar o Carnaval 2017 – que acontece de 24 a 28 de fevereiro – com muita animação.

Não é fã da folia carnavalesca? Descubra 8 lugares tranquilos para fugir do Carnaval!

Carnaval de Recife & Olinda (Pernambuco)

Carnival no Brasil - Carnaval de Olinda
O charme folclórico dos mundialmente famosos bonecos de Olinda © Prefeitura de Olinda

A dobradinha Recife-Olinda, em Pernambuco, é um programa carnavalesco em dose dupla. O ambiente por lá é sim bem cheio, mas informal e descontraído. E com um bem-vindo diferencial do Carnaval de Salvador: é tudo de graça!

A dica é curtir os blocos de rua durante o dia em Olinda, a simpática cidade colonial considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Afinal, como resistir aos gigantes e mundialmente famosos bonecos de Olinda que arrastam multidões pelas ruas da cidade?

Quando o sol começa a se por, siga em direção à capital (menos uma hora de distância) e se jogue no frevo e no maracatu. As opções de blocos são muitas, mas não dá para deixar de conferir o Galo da Madrugada, o maior do bloco mundo (segundo o Guinness), com seus quase 2 milhões de participantes.

Leia mais: onde provar o melhor da comida nordestina

Pesquise passagem para Recife

Carnaval de Salvador (Bahia)

Carnaval no Brasil 2017 - Salvador, Bahia
Percussionistas arrasam no som do Carnaval de rua de Salvador © agecombahia

A regra na Bahia é um só: a festa não tem hora para começar ou acabar. Por isso, tem Carnaval praticamente o ano todo em Salvador. Mas é de janeiro em diante que a coisa esquenta, e os trios elétricos começam a ocupar os circuitos oficiais.

O axé, claro, é o ritmo que domina a folia, com seus ícones máximos no alto do trio – Ivete, Daniela, Claudinha, Chiclete, Asa de Águia etc. Mas há também espaço para variações e experimentos com outros ritmos musicais e convidados de outros gêneros – de David Guetta a will.i.am, muitos gringos já passaram pela capital baiana durante o Carnaval de Salvador.

Quem pode pagar pelo abadá, fica do lado de dentro das cordas, e segue a festa no meio da multidão e pertinho de seu artista favorito (se tiver sorte). Quem não pode ou não quer, brinca na “pipoca” e, na maioria das vezes, curte a folia tanto quanto. Use um tênis confortável, protetor solar e muita água, e a diversão estará garantida.

Leia mais: 7 melhores praias do Nordeste brasileiro

Pesquise passagem para Salvador

Carnaval de Florianópolis (Santa Catarina)

Carnaval no Brasil 2017 - Florianópolis, Santa Cataria
Passistas da Unidos da Coloninha encantam o público que assiste aos desfiles do Carnaval de Floripa

Democrático e sem preconceitos, o Carnaval de Florianópolis é conhecido pelo clima descontraído e por ter atrações para todo tipo de público.

No centro da cidade, acontecem shows gratuitos de nomes badalados da música nacional, além dos muitos blocos de rua e festas nos clubes da cidade, que focam da velha guarda à comunidade LGBT.

Outro “plus” é estar em um dos melhores destinos de praias do verão brasileiro. A tarefa mais difícil será escolher uma das 42 praias da cidade. Além de apreciar as belezas naturais, aproveite para curtir as festas que acontecem em muitas delas, com direito à presença de alguns dos melhores DJs do mundo.

Veja passagem para Florianópolis

Carnaval de Manaus (Amazonas)

Carnaval no Brasil 2017 - Manaus, Amazonas
Vivencie os fascinantes regionalismos do Carnaval de Manaus, no Amazonas

Dependendo do local de partida, é verdade que a viagem pode ser longa. Mas passar um Carnaval em Manaus é testemunhar um dos mais ricos exemplares do regionalismo brasileiro.

A começar pelo monumental desfile das escolas de samba que competem no Centro de Convenções de Manaus (ou Sambódromo), considerado o maior do Brasil, com capacidade para receber um público de 100 mil pessoas.

Pelas ruas da cidade, são mais de 100 bandas se apresentando ao som de ritmos como frevo, samba e marchinhas com sátiras políticas. Mas o grande destaque é mesmo o Carnaboi, evento que reúne escolas de samba do grupo especial, artistas dos bumbás Garantido e Caprichoso e os Bumbás de Manaus, que realizam shows simultaneamente em várias zonas da cidade.

Pesquise passagem para Manaus

Carnaval de Ouro Preto (Minas Gerais)

Carnaval no Brasil - Carnaval em Ouro Preto
Bandas e blocos tomam conta das ruas durante o Carnaval em Ouro Preto, Minas Gerais © marcellonicolato

Um dos principais polos turísticos de Minas Gerais, Ouro Preto costuma chamar a atenção de seus visitantes pela impressionante arquitetura barroca. Mas no Carnaval, a cidade também vira hit entre o público jovem.

Graças, sobretudo, aos estudantes universitários que formam a maioria da população do município e que vivem nas repúblicas. Levando em conta que quase todas as 300 repúblicas organizam suas próprias festas de Carnaval, dá para ter uma ideia da vibe, digamos, festiva que toma conta da cidade nessa época.

Há opções de pacotes que incluem bebida ilimitada, acomodação em colchonetes, segurança 24 horas e festas todos os dias. Festas essas, aliás, que costumam sair das repúblicas e se estender pelas ruas da cidade, onde se misturam aos tradicionais blocos carnavalescos. Entre eles, o Zé Pereira dos Lacaios, o mais antigo do Brasil, ativo desde 1867!

Leia mais: conheça as cidades históricas de Minas Gerais

Veja passagem para Belo Horizonte

Carnaval de Diamantina (Minas Gerais)

Carnaval no Brasil 2017 - Diamantina, Minas Gerais
É no centro histórico onde se concentra a folia durante o Carnaval em Diamantina

Diamantina é outro destino bastante popular para curtir o Carnaval de rua em Minas Gerais (a 400km de Ouro Preto), ainda que a atmosfera por lá seja um tanto mais familiar.

Logo cedo, os blocos “caricatos” dão o tom bem-humorado do início das festividades, seguido pelas tradicionais bandas de percussão Bartucada e Bat-Caverna, na Praça do Mercado Antigo. É lá que acontecem shows gratuitos de nomes conhecidos da música brasileira.

A folia toma conta das ruas da cidade histórica, considerada Patrimônio Histórico da Humanidade, e a qualquer hora do dia e da noite tem algum bloco ou banda fazendo festa. E o melhor: não se paga nada!

Veja passagem para Belo Horizonte

Carnaval de São Luiz do Paraitinga (São Paulo)

Carnaval no Brasil 2017 - São Luiz do Paraitinga, São Paulo
A geralmente tranquila São Luiz do Paraitinga, em São Paulo, se torna um hit no Carnaval © analucamacho

Não é todo mundo que sabe onde fica São Luiz do Paraitinga. Mas no Carnaval, a popularidade dessa pacata cidade de 10 mil habitantes no Vale do Paraíba (a 2h30 da capital) cresce espantosamente.

As “culpadas” de tamanho sucesso são as marchinhas. A cultura carnavalesca da cidade é conhecida por valorizar esse tipo tradicional de música, e os moradores dedicam-se o ano todo para compor novos temas.

O clima por lá é totalmente família, e o belo centro histórico da cidade merece uma visita mais demorada. Sem contar que o município fica só a uma hora de Ubatuba. Ou seja, a dica é curtir a praia de Ubatuba de dia, e de noite ferver com os blocos de Paraitinga.

Leia mais: 10 passeios bate-volta saindo de São Paulo

Pesquise passagem para São Paulo

Carnaval de São Paulo

Carnaval no Brasil 2017 - São Paulo
Quase 500 blocos tomam as ruas dos quatro cantos de São Paulo durante o Carnaval © fotosovermundo

Até uns anos trás, o programa obrigatório de paulistano no Carnaval era… sair de São Paulo! Isso mudou – e muito – ultimamente, com o crescimento considerável do número de blocos de ruas e da animação e dedicação dos foliões.

Para se ter uma ideia da proporção atual, em 2017 serão quase 500 blocos de Carnaval, um aumento de 60% em relação ao ano anterior. As festas acontecerão durante três finais de semana, entre 17 de fevereiro e 5 de março, e são esperadas pelo menos 2 milhões de pessoas.

Têm concurso de fantasias, marchinhas, baterias, foliões de todas as idades e muita gente famosa comandando os blocos mais populares. Ou seja, a verdadeira festa popular.

Leia mais: 10 coisas para fazer de graça em São Paulo

Pesquise passagens para São Paulo

Carnaval do Rio de Janeiro

Carnaval no Brasil - Carnaval no Rio de Janeiro
Qualquer fantasia está valendo para juntar-se à folia dos blocos de Carnaval no Rio

Muita gente diz que o verdadeiro carnaval no Rio de Janeiro está nas ruas, e não na Marquês de Sapucaí. Enquanto muitos disputam por um dos caríssimos ingressos para assistir aos desfiles oficiais no Sambódromo, uma festa popular e democrática, e onde não se paga um centavo, toma conta dos bairros da capital carioca.

São cerca de 500 blocos diferentes passando pelos quatro cantos da cidade. A diversão começa desde as 8h da manhã. Por isso, fica a dica: garanta um café da manhã reforçado, calce um tênis confortável e capriche no protetor solar para sair em busca do seu bloco preferido.

A melhor coisa é tentar montar um itinerário e seguir as melhores rotas. Vários blocos incluem as orlas de praias como Ipanema, Leblon e Copacabana – a desculpa ideal para dar um mergulho, se refrescar do calor escaldante e repor as energias.

Leia mais: 17 lugares para curtir a vida noturna no Rio de Janeiro

Veja passagem para Rio de Janeiro
Depois de ter curtido a folia um dos melhores Carnavais do Brasil, aproveite para descansar e estenda o passeio em alguns dos destinos para curar a ressaca do carnaval.

Publicado originalmente

28/11/2016