Compras no Rio de Janeiro: as melhores feiras e mercados cariocas

Procurando o que fazer na capital carioca? Não perca esses 10 mercados e feiras de rua que são as melhores opções de compras no Rio de Janeiro, além de pura diversão!

Compras no Rio de Janeiro

As cores e aromas do mercado de flores da CADEG

Categoria Cidades Melhores destinos no Brasil

Data 26/04/2016

Faz tempo que os mercados e feirinhas no Rio de Janeiro deixaram de ser só lugares para fazer compras. Hoje são locais onde se pode passar o dia inteiro, apreciando seus aromas e sabores e curtindo o que mais vem agregado à experiência, incluindo música ao vivo! A seguir, a gente lista 10 dos nossos locais favoritos para compras no Rio de Janeiro.

Leia também: confira nosso guia com dicas sobre o que fazer no Rio de Janeiro e explore o melhor da Cidade Maravilhosa!

Feira das Yabás

Feira-das-Yabas-compras-no-rio-de-janeiro
Caia no samba na Feira das Yabás

No segundo domingo de cada mês, 16 matriarcas da comunidade negra do Rio, várias delas na casa dos 80 anos de idade, montam suas barracas e viram as grandes atrações de um evento delicioso: a Feira das Yabás – um mercado que concentra na comida e na música típicas brasileiras. Traga seu apetite e aproveite a chance para se esbaldar com pratos como galinha com quiabo e rabada com angu.

Além da gastronomia, na Feira das Yabás a música também tem peso. A feira tem ligação forte com a Portela, a escola de samba local, e seguidamente atrai lendas do samba para lá, como Paulinho da Viola.

Onde fica: Praça Paulo da Portela
Estação próxima: Oswaldo Cruz

Leia mais: 9 restaurantes tradicionais no Rio de Janeiro

Saara

Saara-compras-no-rio-de-janeiro
Fãs de futebol encontram camisas da seleção nas ruas do Saara

Os preços são baixos, mas o barulho é alto. Vendedores com seus microfones fazem de tudo (mesmo) para atrair os consumidores até as lojas. É necessário atenção redobrada para não levar alguns empurrões no caminho, já que as ruas enchem e muito. No Saara, o rítmos das cariocas passa do tradicional passo tranquilo para a correria em busca das melhores pechinchas.

Vale dar uma olhada especial na Rua da Alfândega – o epicentro das compras pré-carnaval com lojas para todo tipo de fantasia e adereço para a festa.

Onde fica: Rua da Alfândega
Estação próxima: Uruguaiana

Feira da Glória

Feira-da-Gloria-compras-no-rio-de-janeiro
Aguce o seu palador na Feira da Glória

A Feira da Glória é um verdadeiro festival de cores e sons. Acontece todo domingo, entre 7h e 13h, e é a atividade perfeita para os gourmets de plantão.

A feira é montada bem em frente à estação de metrô da Glória. A sempre movimentada Avenida Augusto Severo é fechada para o trânsito, e a rua é tomada por dezenas de barracas, que servem todo tipo de frutas exóticas, legumes, pescados, queijos, mel e temperos. Os vendedores são simpáticos e adoram posar para fotos. E muitos fazem questão de oferecer uma provinha dos seus produtos – eis então a chance de provar frutas como o cupuaçu e a jabuticaba.

Onde fica: Avenida Augusto Severo
Estação próxima: Glória

Feira Rio Antigo

Feira-Rio-Antigo-compras-no-rio-de-janeiro
Descubra verdadeiras relíquias no Rio Antigo

No primeiro sábado do mês, a Rua do Lavradio, na Lapa, se transforma em uma grande festa. A Feira Rio Antigo é bem mais que um mercado de rua e chegando na hora certa, a vibe festiva do local vai estar à toda.

Nos dias de feira, a rua é fechada para o trânsito e pode-se relaxar enquanto vasculha as tendas com todo tipo de antiguidades, objetos de segunda mão, artesanatos, badulaques, roupas, acessórios etc.

Os bares e restaurantes montam mesas e cadeiras na rua, e os moradores e visitantes aproveitar para se divertir, enquanto as barracas de comida e a música ao vivo garantem a variedade de aromas e sons. Não deixe de provar o chope do Bar Brasil. O mercado funciona das 10h às 18h.

Onde fica: Rua do Lavradio
Estação próxima: Carioca

Mercadão de Madureira

Mercadao-de-Madureira-compras-no-rio-de-janeiro
Perca-se no labirinto de traquitanas do Mercadão de Madureira

Um dos maiores mercados do Brasil, o Mercadão de Madureira está sempre cheio e animado. Com mais de 580 lojas, o mercado tem como foco os trabalhadores brasileiros do dia-a-dia. Então, nada de grifes famosas por lá, mas sim uma variedade de itens a preços baixos.

Espere encontrar de tudo por lá – de pipas a cestos de vime – incluindo mais de 20 lojas vendendo itens relacionados às religiões afro-brasileiras, como carrancas e vestimentas de Candomblé.

Onde fica: Avenida Ministro Edgard Romero 239
Estação próxima: Mercadão de Madureira

Feira Hippie

feira-hippie-compras-no-rio-de-janeiro-copacabana
Leve pra casa seu próprio cartão-postal carioca com um quadro da Feira Hippie

Esqueça as camisetas pintadas à mão e o amor livre – os hippies que deram nome a essa feira nos anos 1960 já não estão lá faz tempo. Hoje, o que se vê são dezenas de tendas vendendo de tudo – tapetes, quadros, bijuterias, bolsas e roupas, assim como suvenires que vão do simpático ao cafona.

Localizada na imensa e bagunçada Praça General Osório, o mercado é bastante movimentado, com um misto de viajantes e moradores locais em busca de artigos interessantes. Atenção especial para as barracas gastronômicas como as que vendem o delicioso acarajé baiano.

A Feira Hippie funciona todo domingo das 7h às 19h.

Onde fica: Praça General Osório
Estação próxima: General Osório

Feira de São Cristóvão

Feira-de-Sao-Christovao-compras-no-rio-de-janeiro
Mergulhe na cultura e na gastronomia nordestina na Feira de São Cristóvão

Também conhecida como Feira dos Nordestinos, esse mercado gigante ganha vida aos finais de semana. A grande população nordestina que vive no Rio vai até lá para comer, beber e celebrar sua cultura. Os preços cobrados nas tendas, bares, restaurantes e lojas são especialmente convidativos.

A visita durante o dia é legal, mas o clima de festa acontece mesmo nas noites de sexta e sábado. Com dois palcos grandes, o forró ao vivo rola solto, e não vai faltar gente animada, dos 18 aos 85 anos, para tirar pra dançar.

Onde fica: Campo de São Cristóvão
Estação próxima: Bus 209/296 para Campo São de Cristóvão, parada 310

Leia mais: 8 lugares para curtir a vida noturna no Rio de Janeiro

Praça São Salvador

Praca-Sao-Salvador-compras-no-rio-de-janeiro
Junte-se ao clima festiva da Praça São Salvador e leve um souvenir divertido pra casa

Mesmo sendo uma cidade com seis milhões de habitantes, ainda há alguns lugares no Rio que mantêm uma vibe tranquila e com cara de interior. A pequena Praça São Salvador, no bairro de Laranjeiras, é um desses locais. O melhor dia para visitar é no domingo, quando acontece uma feira por lá, cheia de tendas de roupas coloridas, artesanatos, bijuterias e acessórios.

A Praça São Salvador é conhecida por seu clima agradável. Tem um pequeno playground para as crianças, e um amplo coreto onde bandas locais tocam e samba e chorinho. Em dias de sol, moradores adoram juntar-se ao redor da banda enquanto comem ou bebem alguma coisa das barracas.

Onde fica: Praça São Salvador
Estação próxima: Largo do Machado

Cadeg

Cadeg-compras-no-rio-de-janeiro
Festa e animação no Cadeg

Com um clima de Portugal antigo, o Cadeg (Centro de Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro) é um imenso mercado coberto no bairro do Benfica, especializado em flores, plantas, ótimos vinhos e cozinha portuguesa.

O melhor dia para ir ao Cadeg é no sábado, quando uma ampla área ao redor do restaurante Cantinho das Concertinas se transforma em uma grande festa com música ao vivo, baile e uma clima dos mais animados. Mesas compridas são montadas para servir clássicos portugueses como bacalhau, sardinhas grelhadas e os maravilhosos doces.

Grande parte das bancas do mercado está fechada aos domingos.

Onde fica: Rua Capitão Félix 110
Estação próxima: Triagem

Feira da Praça XV

Feira-da-Praca-XV-compras-no-rio-de-janeiro
Descubra novas relíquias na Feira da Praça XV

Um mercado de pulgas que é sonho para os caçadores de tesouros – no meio de bonecas sem pernas e todo tipo de quinquilharia, você vai encontrar máquinas de escrever e câmeras antigas, joias vintage e roupas de segunda mão verdadeiramente únicas. Acontece todo sábado, na Praça XV de Novembro, e nem dinamite consegue pará-lo!

No final de 2013, uma quantidade impressionante de 1,2 toneladas de explosivos foram usadas para demolir o horroroso viaduto que servia como teto para esse mercado a céu aberto, enquanto os mais de 350 vendedores moveram suas tendas para a vizinha Praça do Paço Imperial. Pode até precisar dar uma boa vasculhada entre as tranqueiras para achar os tesouros, mas a diversão é garantida!

Funciona aos sábados, entre 8h e 14h.

Onde fica: Praça do Paço Imperial
Estação próxima: Carioca

Veja passagens para Rio de Janeiro
Pensando em ir para o Rio? Confira nossa lista dos melhores hostels no Rio de Janeiro ou as melhores pousadas no Rio, se procurar um pouco mais de conforto. Para ter mais de 200 dicas e recomendações de moradores, baixe nosso guia de viagem do Rio de Janeiro, momondo places, gratuitamente para o seu iPhone (em inglês).

Publicado originalmente

26/04/2016