Festivais de outono imperdíveis para curtir nos países Nórdicos

Do jazz da melhor qualidade à irresistível gastronomia dos frutos do mar – confira os festivais de outono imperdíveis que acontecem nos países Nórdicos

A Noite da Cultura em Copenhagen transforma a cidade em um paraíso multicultural

A Noite da Cultura em Copenhagen transforma a cidade em um paraíso multicultural © Saatrup & Høst

Categoria Cidades

Data 27/07/2017

Os verões nórdicos são tão intensos quanto curtos. Não é de surpreender então que os povos nórdicos desdenhem um pouco da chegada do outono, que começa a fazer os dias serem com menos sol e mais chuvosos. Mas a estação reserva também um charme especial para acompanhar o vento que balança as folhas das árvores: uma seleção invejável de festivais de outono nos países Nórdicos. Confira a seguir alguns dos melhores.

Suécia

Stockholm Jazz Festival, Estocolmo

Música boa ao vivo no Stockholm Jazz Festival
Música boa ao vivo no Stockholm Jazz Festival. © Sven Tupits

Estocolmo em outubro significa trazer de volta os blusões e cachecóis nas vitrines e nos guarda-roupas. E também marca a volta do anual Stockholm Jazz Festival, criado em 1980 e tido como um dos festivais mais antigos da Suécia.

Ao longo dos anos, músicos respeitados como Stan Getz, Dizzy Gillespie e Angelique Kidjo já passaram pelo festival. Neste ano, nomes como Dianne Reeves, The Souljazz Orchestra e Horncraft estão confirmados. Com diversos palcos recebendo shows durante dez dias, há um pouco para todos os gostos na capital sueca.

Quando: 6 – 15 de outubro

Pesquise passagem para Estocolmo

Stockholm International Film Festival, Estocolmo

Cinéfilos fazem a festa durante o Festival Internacional de Cinema de Estocolmo
Cinéfilos fazem a festa durante o Festival Internacional de Cinema de Estocolmo

Já tendo exibindo mais de 2.000 filmes do mundo todo desde sua modesta inauguração em 1990, o Stockholm Film Festival é realmente surpreendente. Especialmente para os verdadeiros cinéfilos, que se esbaldam na variada programação. A deste ano ainda não foi anunciada, mas pode-se esperar filmes variados e vindos do mundo todo.

Além das sessões, há diversos quizzes, festas, seminários e debates com atores e cineastas.

Quando: 8 – 19 de novembro

Pesquise passagem para Estocolmo

Dinamarca

Kulturnatten (Noite da Cultura), Copenhagen

A Noite da Cultura ilumina as noites escuras de outono da capital dinamarquesa
A Noite da Cultura ilumina as noites escuras de outono da capital dinamarquesa © Sattrup & Høst

Em uma cidade onde lojas e museus fecham relativamente cedo, e onde nessa época do ano, os moradores tendem a ficar em casa, procurando refúgios das tempestades de outono, a Noite da Cultura (Kulturnatten) torna-se algo bastante especial.

Nessa noite, todos os anos, lojas e museus ficam abertos até mais tarde. Muitas instituições geralmente fechadas para o público abrem suas portas, e performances únicas acontecem por toda Copenhagen.

De tours em submarinos a exposições de arquitetura e design, há atividades para todos na Noite da Cultura. A dica para aproveitar ao máximo é comprar um passe para todo o evento (à venda a partir de 2 de outubro).

Além de garantir entrada gratuita para os eventos oficiais, o passeio também dá acesso gratuito ao transporte público durante essa noite especial.

Quando: 13 de outubro

Leia mais: 7 lugares imperdíveis para visitar em Copenhagen

Pesquise passagem para Copenhagen

Define Festival, Sønderborg

Artistas variados sobem aos palcos do Define Festival em Sønderborg
Artistas variados sobem aos palcos do Define Festival em Sønderborg @Patricio Soto

Define Festival leva o avant-garde à cidade de Sønderborg, no sul da Dinamarca (e um pouco também à cidade alemã fronteiriça, Flensburg). Um festival curto mas intenso, misturando música clássica e eletrônica, honrando o passado musical e incentivando as novas e experimentais produções do cenário musical local.

Além de inúmeras performances, Define ainda promove workshops, instalações, palestras e outras atividades, com o intuito de criar um diálogo em torno de novas formas de produção musical.

Quando: 10 – 12 de novembro

Pesquise passagem para Hamburgo

Noruega

DølaJazz – Lillehammer Jazz festival, Lillehammer

Não faltam performances incríveis de jazz no Lillehammer durante o outono norueguês
Não faltam performances incríveis de jazz no Lillehammer durante o outono norueguês

Dølajazz – Lillehammer Jazz Festival é um dos melhores festivais da Noruega, que acontece desde 1978. Conhecido por seu clima intimista, o evento foca em um público amplo, unindo o artista e o espectador. Além da música, os visitantes podem participar de seminários como Jazzincubator – uma plataforma de desenvolvimento de talentos que conecta artistas consagrados com jovens talentos, com o intuito de aprimorar o gênero musical.

Quando: 19 – 20 de outubro

Pesquise passagem para Oslo

Oslo World Music Festival, Oslo

Um cardápio eclético de música de todos os mundos compõem o Oslo World Music Festival
Um cardápio eclético de música de todos os mundos compõem o Oslo World Music Festival © Bilge Öner

Ritmos e batidas sensuais aquecem Oslo todo mês de outubro durante o World Music Festival. O festival apresenta música de todos os cantos do mundo, com ritmos que vão desde o house sul-africano, hip hop oriental e cúmbia elétrica.

A seleção de artistas deste ano é, mais uma vez, um maravilhoso mix de ecléticos trovadores de todas as partes do planeta; ou seja, para agradar a todos os estilos e gostos.

Quando: 31 de outubro a 4 de novembro

Pesquise passagem para Oslo

Rakfiskfestival, Fagernes

Comidinhas deliciosas esperam o visitante no festival de frutos do mar Rakfisk em Oslo
Comidinhas deliciosas esperam o visitante no festival de frutos do mar Rakfisk em Oslo

Rakfish é um prato norueguês à base de pescados, geralmente feito com truta salgada e fermentada, durante períodos que variam de dois meses a um ano, e depois comida sem cozinhar. Se a iguaria parece apetitosa, voar para Oslo em novembro é a melhor pedida. De lá, siga ao norte por três horas até chegar à cidade de Fagernes, para se esbaldar num festival de frutos do mar.

Fagernes, no leste norueguês, é onde nasceu o Rakfish e, de 3 a 5 de novembro, a cidade recebe o Rakfestival dedicado à famosa iguaria. Cerca de 500 toneladas de Rakfish são consumidas todos os anos na Noruega, com milhares de fãs rumando ao festival para saborear essa delícia salgada e seus acompanhamentos – cerveja escura e a forte aquavita.

Quando: 3 – 5 de novembro

Pesquise passagem para Oslo

Finlândia

Tampere Jazz Happening, Tampere

Bad Ass Brass Band encantando a plateia do Tampere Jazz Happening
Bad Ass Brass Band encantando a plateia do Tampere Jazz Happening © Ville . fi

Fãs de jazz contemporâneo vão se deleitar com as atrações do Tampere Jazz Happening.

Uma programação de alto nível, com nomes tanto locais quanto internacionais, ajudam a aquecer o frio outono finlandês. O nível de experimentação no calendário é tanto, que os organizadores receberam o prêmio European Jazz Network (EJN) por sua Programação Inovadora no começo de 2017.

Quando: 2 – 5 de novembro

Pesquise passagem para Tampere

PianoEspoo, Espoo & Helsinki

PianoEspoo exibe o melhor dos talentos novatos e experientes tantos locais quanto internacionais
PianoEspoo exibe o melhor dos talentos novatos e experientes tantos locais quanto internacionais @ Maarit Kytöharju / PianoEspoo Festival

Apreciadores de piano têm um festival inteiramente focado em piano music no mês de novembro em Helsinki e Espoo – a segunda maior cidade da Finlândia. O Piano Espoo acontece a cada dois anos, e é aberto a maestros e novatos, com uma seleção de performances de clássicos e novidades ao piano, num ambiente íntimo e relaxante.

O festival acontece em diferentes locais, e é uma ótima oportunidade para explorar verdadeiras instituições culturais locais, algumas delas (como a Ritarihuone de Helsinki – a Casa da Nobreza) somente abertas ao público durante eventos como este.

Quando: 3 – 19 de novembro

Leia mais: 14 curiosidades sobre a Finlândia

Pesquise passagem para Helsinki

Islândia

Iceland Airwaves, Reykjavik

Yoko Ono Plastic Band foi um dos grandes destaques de edições passadas do Iceland Airwaves
Yoko Ono Plastic Band foi um dos grandes destaques de edições passadas do Iceland Airwaves © Þorgils Völundarson

Iceland Airwaves é um dos festivais mais famosos da Islândia, espalhado por várias casas de shows em Reykjavík durante cinco dias de muito movimento e animação. Com foco na nova música islandesa e internacional, e com um clima intimista perfeito para valorizar os novos talentos em ascensão, que ainda não chegaram aos grandes palcos. Hatari, Bistro Boy e Pink Street Boys são algumas das atrações já confirmadas na programação deste ano.

Quando: 1 – 5 de novembro

Leia mais: Um guia para uma road trip de 10 dias pela Islândia

Encontre passagem para Reykjavik
Em busca de mais ideias de viagem? Descubra os Estados Unidos com uma inesquecível road trip pelos cânions do sudoeste americano!

Publicado originalmente

27/07/2017