15 lugares no mundo para conhecer antes de morrer

Prepare-se para querer fazer a mala e viajar o quanto antes! Veja 15 atrações turísticas absolutamente imperdíveis para conhecer pelo mundo

lugares para conhecer antes de morrer - O Peak Tram cruza o incrível horizonte de Hong Kong

O Peak Tram cruza o incrível horizonte de Hong Kong . © HKTB Hong Kong Tourist Board

Categoria Cidades Praias e natureza

Data 24/11/2016

O mundo é repleto de lugares incríveis e extraordinários, e muitos deles tornam-se favoritos entre os que os conhecem. A seguir, a gente lista 15 desses locais maravilhosos que, sejam muito cheios de turistas ou não, certamente merecem uma visita.

A Cidade Azul de Chefchaouen, Marrocos

lugares para conhecer antes de morrer - Andando por entre um mar de azul em Chefchaouen
Andando por entre um mar de azul em Chefchaouen

Chefchaouen, a Cidade Azul do Marrocos, apesar de não ter acesso ao mar, lembra um oceano azul infinito, escondido aos pés das montanhas de Rife. A cidade foi fundada em 1471, quando Chefchaouen funcionava como uma fortaleza dos mouros para fugas da Espanha. Com o tempo, a cidade recebeu judeus e cristãos que viviam juntamente com os berberes.

Quando você estiver no meio desse oásis azul, o senso de design chamará a atenção. Mas a razão para pintar as casas em tons de azul foi de ordem religiosa. Os ensinamentos judaicos dizem que azul lembra o poder de Deus, crença até hoje presente. Também havia um rumor que a cor azul espantava os mosquitos!

A intensidade dos prédios azuis é pontuada pelas várias lojas com vitrines de colchas, tapetes e lamparinas artesanais. E nada melhor que perder-se entre o labirinto das ruas de pedras da cidade.

Encontre passagem para Tânger

O deserto de sal do Salar de Uyuni, Bolívia

lugares para conhecer antes de morrer - Entre o céu e a terra no espetacular Salar de Uyuni
Entre o céu e a terra no espetacular Salar de Uyuni

Um deserto de sal quase infinito que converte-se em um dos maiores espelhos do mundo quando coberto de água. Parece surreal? Mas ele existe!

Cobrindo uma área similar ao tamanho das Bahamas, o Salar de Uyuni foi criado quando o pré-histórico Lago Minchín secou, deixando poças e salinas. Mais depósitos de sal vieram das montanhas ao redor, já que não havia saída para o mar.

Assim, o Salar de Uyuni chega aos dias de hoje como uma das experiências de viagem mais incríveis da sua vida: imagine uma paisagem plana de sal seco e reluzente, com aspecto de lama rachada, e pontuada por pequenas ilhas que tornam a visão ainda mais surreal.

Durante a temporada de chuvas (dezembro a abril), uma fina camada de água transforma as salinas em um imenso lago que reflete o céu tão perfeitamente, que dá para ver no horizonte onde o céu encontra a Terra.

Encontre passagem para Cochabamba

Cidade Livre de Christiania, Dinamarca

lugares para conhecer antes de morrer - A comunidade hippie de Copenhagen, em Christiania, é quase um oásis no meio da cidade
A comunidade hippie de Copenhagen, em Christiania, é quase um oásis no meio da cidade

Copenhagen, 1971: a revolução hippie está no ague e um grupo de posseiros ocupa um prédio militar abandonado na região portuária de Christianshavn. A polícia não consegue liberar a área, e nasce um local de vida alternativo, baseado em um auto-governo, tolerância e comunidade. Apesar de inicialmente tolerada como um experimento social, Christiania adaptou-se e mudou ao longo dos anos para poder sobreviver.

Hoje, cerca de mil pessoas vivem lá e a imensa área é ocupada por prédios curiosos, jardins tranquilos, restaurantes aconchegantes e casas de shows.

Christiania sempre foi cercada de controvérsia, incluindo o comércio de maconha. Ainda que seja uma área em geral segura, é bom seguir as regras anunciadas na entrada: nada de filmar ou fazer fotografias, especialmente na ‘Pusher Street’, uma das principais vias de Christiania.

Saiba mais Christiania e Copenhagen com nosso guia momondo places (disponível para iPhone, em inglês).

Encontre passagem para Copenhagen

Campos de arroz de Sapa, Vietnã

lugares para conhecer antes de morrer - Campos verdes como você nunca viu na vida...
Campos verdes como você nunca viu na vida…

Encostas com campos de arrozais, florestas densas de bambu e montanhas imersas nas nuvens tornam Sapa uma das mais incríveis atrações turísticas do Vietnã.

Muito tempo atrás, essa área consistia em inúmeras encostas com solo bastante fértil. Os moradores então começaram gradativamente a modificar o terreno (criando os notórios degraus) e cultivar arroz. A técnica comum nas áreas montanhosas reduz a erosão e é bastante eficiente nas colheitas que requerem irrigação. Sem falar no visual espetacular que os campos escalonados produzem.

As cores mudam todas as estações. Entre junho e julho, os campos de arroz chegam ao ápice, e pode-se ver uma variedade de nuances de verde; já entre setembro e outubro, os campos exibem lindos tons de dourado em constraste com o verde das encostas.

Encontre passagem para Hanói

Catedral de São Basílio, Moscou, Rússia

lugares para conhecer antes de morrer - A explosão de cores da Catedral de São Basílio de Moscou
A explosão de cores da Catedral de São Basílio de Moscou

Um dos prédios mais famosos e simbólicos da Rússia, a Catedral de São Basílio parece um cenário de cinema, e é a atração principal da Praça Vermelha de Moscou. Oficialmente denominada Catedral da Intercessão da Virgem Santa no Fosso, depois recebeu o nome em homenagem a Basílio, o “Louco por Cristo”.

Sua construção foi ordenada pelo primeiro czar da Rússia, Ivan o Terrível, em 1554, em homenagem a uma conquista militar. Era originalmente apenas em branco para combinar com as pedras brancas do Kremin, e com as cúpulas douradas. As cores foram depois adicionadas no século 17, inspiradas pela descrições bíblicas do Reino dos Céus.

São Basilio é composta por oito capelas ao redor de uma nona central, com as quatro interiores elevando-se sobre as outras. Existem diversas teorias não-comprovadas sobre o layout arquitetônico da catedral – uma diz que que a estrutura representa o símbolo medieval da estrela de oito pontas. Hoje, não é mais uma igreja, mas sim um museu.

Para mais dicas sobre a capital russa, baixe nosso app momondo places e veja um guia gratuito de Moscou (disponível para iPhone, em inglês).

Encontre passagem para Moscou

Doze Apóstolos, Austrália

lugares para conhecer antes de morrer - As incríveis rochas Twelve Apostles, na costa da Austrália
As incríveis rochas Twelve Apostles, na costa da Austrália

Cruze a linda estrada Great Ocean Road desde Melbourne e, depois de quatro horas de viagem, chegue em um das paisagens mais famosas da Austrália: os Doze Apóstolos, as formações rochosas que nascem do Oceano Austral.

Os apóstolos surgiram graças a um longo e constante processo de erosão de falésias calcárias: o selvagem Oceano Austral (ou Antártico) e os fortes ventos retorceram o calcário, deixando cavernas nos rochedos. Essas rochas acabaram tornando-se arcos que, ao caírem, fizeram nascer as pilhas de pedras isoladas com até 45 metros de altura.

O nome pode ser um tanto estranho, já que nunca houve de fato 12 pilhas de pedras, mas sim 9 (não há uma explicação real para o nome, a não ser pelo apelido local que passou a ser adotado como oficial). Até 2005, apenas oito das pedras permaneciam por lá, já que a erosão continua a afetá-las.

Visite o local ao entardecer ou no amanhecer, quando os apóstolos mudam de cor, indo do escuro e sombrio ao claro e brilhante.

Encontre passagem para Melbourne

Cidade do Vaticano

lugares para conhecer antes de morrer - Uma manhã de sol abençoando a Cidade do Vaticano
Uma manhã de sol abençoando a Cidade do Vaticano

Tendo recebido seu próprio status de cidade-estado independente em 1929, a imponente Cidade do Vaticano – tecnicamente o menor país do mundo – sempre foi um lugar importante para se visitar para turistas de todas as designações, católicos ou diversos.

Sim, você certamente encontrará muita algazarra de turistas nas margens deste enclave murado, mas uma vez que você consiga passar pelos vendedores ambulantes que tentam forjar chaveiros do Papamóvel, você vai encontrar a melhor arquitetura barroca e renascentista do mundo.

Passando pelos Guardas Suíços de roupas coloridas e pontos de referência notáveis como os Museus do Vaticano, a Basílica de São Pedro e a Capela Sistina, que é de cair extremamente o queixo, parece que você foi levado de volta no tempo em 500 anos.

O melhor de tudo? Você pode fazer isso tudo em um só dia. Dica extra: Pernas e braços à mostra não são permitidos num estado eclesiástico, então, tenha certeza de cobri-los.

Para ver mais de 120 dicas de moradores, baixe nosso guia momondo places de Roma (disponível para iPhone, em inglês).

Encontre passagem para Roma

Capadócia, Turquia

lugares para conhecer antes de morrer - Um voo em um balão de ar quente na Capadócia, na Turquia
Um voo em um balão de ar quente na Capadócia, na Turquia

Temos certeza de que você viu as fotos, mas nenhuma pode fazer jus à Capadócia. A apenas uma hora de distância da grande cidade anatoliana de Kayseri, esse antigo reino existiu de algum modo por mais de 3.500 anos e atualmente suas incomparáveis habitações trogloditas e pedras vulcânicas em formato fálico (outrora conhecidas como “Chaminés de fada“) deixam milhões de visitantes estupefatos a cada ano.

A melhor forma de descobri-las é indo pelo céu. Tudo por cerca de 200 euros o vôo, esses passeios em balões de ar quente podem parecer uma armadilha dispendiosa para turistas. No entanto, a viagem dura uns prolongados 95 minutos e, uma vez que você está acima de um Patrimônio Mundial da UNESCO, você vai perceber que é um preço pequeno a se pagar para experimentar uma das incontestáveis maravilhas do mundo.

Dica extra: Livre-se da multidão e veja a Capadócia em sua magnificência ao chegar pouco antes do nascer do sol.

Encontre passangem para Kayseri

Palácio de Versalhes, França

lugares para conhecer antes de morrer - Na fila para adentrar os aposentos do lindo Palácio de Versalhes
Na fila para adentrar os aposentos do lindo Palácio de Versalhes © archer10 (Dennis)

A França é repleta de ornamentos, castelos reais, mas eles são todos inferiores se comparados a Versalhes. Esta grandiosidade dos palácios barrocos foi o lar da corte real de 1682 até exatamente o nascimento da Revolução Francesa em 1789. Hoje, está aberta para príncipes e pobres igualmente, que tomam a fácil viagem de uma hora de trem da Central Paris para ver seu esplendor.

Comece com um passeio em torno dos Jardins de Versalhes majestosamente mantidos antes de ir para um pouco de sombra proporcionada nos quartos do retiro de mármore rosado, o Grand Trianon. Quando você estiver pronto, junte-se à inevitavelmente longa fila, mas que vale totalmente a pena, para conseguir chegar na pièce de résistance do Palácio: a Galeria dos Espelhos.

Este salão de 73 metros de distância é preenchido com 17 espelhos grandes de um lado, do outro, 17 janelas correspondentes fornecendo maravilhosas vistas do jardim e um opulento afresco espalhado sobre sua cabeça narrando as conquistas da monarquia.

Procurando por mais dicas de lugares para visitar e os melhores hotéis? Baixe nosso app momondo places para um guia gratuito de Paris (disponível para iPhone, em inglês).

Encontre passagem para Paris

Os mosteiros de Meteora, Grécia

lugares para conhecer antes de morrer - O Mosteiro Rousanou é um seis mosteiros situados em Meteora
O Mosteiro Rousanou é um seis mosteiros situados em

Onde a natureza e a arquitetura se cruzam, você encontrará os antigos mosteiros ortodoxos de Meteora. As incríveis formações rochosas chegam a uma altura equivalente a 120 andares e abrigam seis mosteiros do século 14.

Supostamente, as primeiras pessoas a habitarem a área chegaram no século 9, e viveram como ermitões nas pequenas cavernas ao redor. A única maneira de transportar qualquer coisa era por cestos e redes puxados por cordas. Com o tempo, a pequena comunidade passou a procurar proteção contra ataques dos invasores e e começaram a construir os mosteiros.

Ainda que o acesso aos mosteiros seja muito mais fácil hoje em dia (foram criados degraus sobre as rochas), vai exigir certa determinação para chegar ao topo. Mas quando chegar lá, será fácil entender porque os monges e freiras ainda moram por lá.

Encontre passagem para Thessaloniki

Lagoa Azul + Aurora Boreal, Islândia

lugares para conhecer antes de morrer - Relaxando na Lagoa Azul, Islândia.
Relaxando na Lagoa Azul, Islândia.

Quando mencionamos a Islândia, você menciona o Lago Azul. Sim, este deslumbrante spa geotermal é sinônimo de um país nórdico, e tal prestígio significa que se tornou cada vez mais comercial e lotado ao longo dos anos, com a taxa básica de entrada de 45 euros para se maravilhar nele. E ainda assim nós achamos que esta incrível atração – a apenas 50 minutos de distância do centro de Reykjavik – não deve ser esquecida de jeito algum!

Por estar próxima a um campo de lava e condições geológicas circundantes, as águas de 39°C da Lagoa são ricas em minerais como enxofre e sílica, contando com um nado tanto relaxante quanto rejuvenescedor. Se você está tomando um mergulho durante o outono ou inverno islandês, não se esqueça de olhar para cima para apreciar outra das maravilhas do mundo, a grande Aurora Boreal dançando sobre o céu noturno. Dica extra: Reserve com antecedência! Visite o site da Lagoa Azul para comprar seus bilhetes e se certificar de não perder a oportunidade.

Leia mais: Um guia para uma road trip de 10 dias pela Islândia

Encontre passagem para Reykjavik

Petra, Jordânia

lugares para conhecer antes de morrer - Uma noite de meditação junto aos templos de Petra, na Jordânia
Uma noite de meditação junto aos templos de Petra, na Jordânia © ooOO(Sylvain)OOoo

Petra é conhecida pelo Oriente Médio como a joia cor-de-rosa da Jordânia, mas para a maioria do público ocidental, é provavelmente mais conhecida por sua cultura popular, como seus papeis de estrelato em Indiana Jones e a Última Cruzada e Transformers 2.

Enquanto pode ser que os filmes que atraiam as pessoas para o Patrimônio Mundial da UNESCO, sua beleza irresistível e preservação da cidade antiga que realmente dá à Petra o fator principal. Construída cerca de 300 anos antes da Era Comum pelos nabateus com detalhes meticulosamente intrincados, o sítio arqueológico engloba tumbas, estábulos e um anfiteatro, todos esculpidos de falésias de arenito. Veja-se andando e se perdendo durante o dia, em seguida, retorne para o templo central Al Khazneh, ‘O Tesouro’, ao anoitecer e se maravilhar com ele incandescendo um vermelho rico e dourado sob a luz de velas.

Encontre passagem para Amã

Machu Picchu, Peru

lugares para conhecer antes de morrer - Nuvens rondam o parque de Machu Picchu
Nuvens rondam o parque de Machu Picchu

Sem dúvida uma das maiores atrações de toda a América do Sul, Machu Picchu é bastante fora-do-comum, por você ter que alcançar nada menos que 7.979 pés acima do nível do mar para encontrá-la! Construída por volta de meados do século 15, é a principal conquista do Império Inca remanescente.

Muitos dos fundamentos estão envelhecendo muito rapidamente, mas você ainda pode visitar e ter a chance de ver a alvenaria essencialmente “Inca”, com escadarias, templos, aquedutos e pontos de observação espalhados por 12 hectares de paisagem montanhosa com jeito de labirinto.

Para um assentamento acima das nuvens, Machu Picchu é surpreendentemente fácil de alcançar. Uma vez que você tenha voado para a encantadora cidade de Cuzco (um rápido voo de 90 minutos do aeroporto de Lima), você pode pegar um trem ou um ônibus, ou se juntar ao grupo de caminhada e partir para as montanhas!

Encontre passagem para Cuzco

Strip de Las Vegas, EUA

lugares para conhecer antes de morrer - Todas as luzes brilhantes da Strip de Las Vegas
Todas as luzes brilhantes da Strip de Las Vegas © Anthony Quintano

Esqueça o que as pessoas dizem; as vezes, mais não é demais. Bem, pelo menos é o que pode ser dito a respeito da Strip de Las Vegas. Tentar explicar o quão extravagante Las Vegas é para os não iniciados é sempre uma tarefa infrutífera. Uma bacia em cores vivas aberta 24 horas por dia no fundo do deserto, é um lugar onde o único tamanho é super-grande, e tudo pode (e provavelmente vai!) acontecer.

Las Vegas Boulevard South é conhecida pela sua densa concentração de casinos 24 horas por dia, clubes noturnos e resorts extravagantes. Você pode até encontrar as próprias versões de Las Vegas de marcos turísticos famosos fora dos Estados Unidos, como o Restaurante Torre Eiffel e o casino e resort de luxo cinco-diamantes, The Venetian.

Cerca de 30.500.000 visitantes vêm cada ano para aproveitar o “vale tudo”, a glória chamativa da faixa central de Sin City. Siga o rebanho e prepare-se para as férias mais trash, exuberantes e francamente mais loucas que você provavelmente irá experimentar. O que se acontece em Las Vegas fica em Las Vegas!

Encontre passagem para Las Vegas

O Peak Tram, Hong Kong

lugares para conhecer antes de morrer - A fascinante paisagem verde de Hong Kong, cortada pelos bondes Peak Tram
A fascinante paisagem verde de Hong Kong, cortada pelos bondes Peak Tram

Elevando-se sobre uma mistura de arranha-céus ultra-modernos e densos jardins florestais na linha do horizonte de Hong Kong, o Peak Tram coloca a ‘diversão’ em uma estrada de ferro funicular! Inaugurado em 1888 para uso exclusivo do governador britânico, Sir George William Des Vœeux, seus dignitários e moradores da montanha Victoria Peak, hoje mais de quatro milhões de turistas sobem a bordo para a subida a cada ano.

A viagem surpreendentemente bacana pode durar meros sete minutos, mas a vista oferecida do topo da montanha é incomparável com qualquer outro lugar na Pérola do Oriente e não deve ser desperdiçada!

Descubra Hong Kong com dicas locais no nosso guia de viagem momondo places (disponível para iPhone, em inglês).

Encontre passagem para Hong Kong
Quer mais dicas de viagem? Confira os 10 lugares para conhecer no Brasil antes de morrer ou inspire-se com melhores Patrimônios da UNESCO para visitar. Para ainda mais guias e informações para suas viagens, acesse o blog momondo.

Publicado originalmente

24/11/2016