Natureza carioca: 8 lugares para conhecer no Rio de Janeiro

Para os amantes da natureza e aventureiros de plantão, o Rio de Janeiro é o destino ideal. Confira 8 lugares para conhecer no Rio de Janeiro e explore suas belas paisagens cariocas.

lugares para conhecer no rio de janeiro

Rio de Janeiro: paraíso na Terra?

Categoria Cidades

Data 04/03/2016

Sendo lar da maior floresta urbana do mundo, Tijuca, e uma reserva de Mata Atlântica, o Rio de Janeiro esbanja opções de atividades ao ar livre para nenhum amante da natureza colocar defeito.

Em uma viagem pela Cidade Maravilhosa, faça questão de passar por esses 8 lugares para conhecer no Rio de Janeiro com incríveis paisagens naturais ideais para práticas outdoor – sendo a maioria parte da Floresta da Tijuca.

Leia também: confira nosso guia com dicas sobre o que fazer no Rio de Janeiro e explore o melhor da Cidade Maravilhosa!

Praia Vermelha

lugares para conhecer no rio de janeiro - Praia Vermelha
A charmosa Praia Vermelha é o ponto ideal para relaxar e curtir a paisagem

Apesar de bem pequena, a Praia Vermelha fica entre dois imensos monólitos que mantém as ondas calmas e dão um ar aconchegante à área.

Além das atividades típicas de praia, como vôlei e tomar sol, a Praia Vermelha conta com boas aventuras naturais. Você pode alugar caiaques e adentrar a baía; à esquerda da praia há um caminho que leva a uma tranquila caminhada pela floresta, ao redor da base da montanha vizinha. É possível até avistar pequenos saguis e pássaros silvestres.

Localizada bem perto da estação do bondinho do Pão de Açúcar, a Praia Vermelha é um ótimo local para relaxar antes de ou depois de subir a montanha, e sem dúvidas um dos melhores lugares para conhecer no Rio de Janeiro.

Onde: Praça General Tibúrcio
Como chegar: Ônibus 107 até Avenida Pasteur (parada 458)

Leia mais: As melhores pousadas no Rio de Janeiro

Morro Dois Irmãos

lugares para conhecer no rio de janeiro - Morro Dois Irmãos
Suba pelo Morro Dois Irmãos e veja do alto algumas das mais famosas vistas do Rio

Suba até o topo desses famosos morros gêmeos e tenha vistas de 360º da Cidade Maravilhosa.

Para chegar à trilha que leva até o topo, você vai precisar passar pela favela do Vidigal. Um dos locais favoritos dos viajantes independentes, a favela é considerada uma das mais seguras e também uma das mais bonitas do Rio.

Tours guiados podem ser agendados, ou você pode subir de forma independente. Beba bastante água e capriche no protetor solar, e reserve pelo menos 4 horas para a trilha completa.

Onde: Morro Dois Irmãos, entrada via Av. Presidente João Goulart
Como chegar: Ônibus: 2338/557/556 até Avenida Niemeyer (parada 333)

Parque Nacional da Tijuca

lugares para conhecer no rio de janeiro - Parque Nacional da Tijuca
Bem-vindo à maior floresta urbana do mundo – o Parque Nacional da Tijuca

A casa oficial do reino animal no Rio de Janeiro, o imenso Parque Nacional da Tijuca dispõe de inúmeras cachoeiras e abriga uma variedade gigante de vida selvagem – de mais de 1.600 espécies de plantas a mamíferos, pássaros e répteis.

O parque é perfeito para quem se interessa por caminhar e avistar a natureza, e inclui vários dos picos mais visitados do Rio, como a Pedra Bonita, Pedra da Gávea, Cristo Redentor e Vista Chinesa. Se você quer mesmo escalar o parque, a dica é contratar um guia, já que a floresta é grande o suficiente para se perder nela.

Uma maneira mais tranquila de se aventurar por lá é reservar um lugar em um dos tours de jeep disponíveis na região.

Onde: Entrada via Estrada da Cascatinha
Como chegar: Ônibus 448/302 até Praça Afonso Vizeu (parada 4575)

Pedra da Gávea

lugares para conhecer no rio de janeiro - Pedra da Gávea
Nenhuma sensação será como a de escalar a Pedra da Gávea…

Localizada na parte sul da Floresta da Tijuca, a Pedra da Gávea é um enorme monólito de 844 metros, com a face de um gigante antigo. A vista do topo da pedra é esplendorosa: não há ponto turístico do Rio de Janeiro que você não possa avistar de lá.

No entanto, para chegar lá, é preciso encarar uma das mais difíceis escaladas no Rio. Você vai precisar de um guia especializado, além de muito tempo e energia. A trilha leva cerca de 2 horas e inclui escalada – então é bom contar com um pouco de preparo.

Não se preocupe, o tour é totalmente seguro – mas você vai precisar estar em forma para chegar até a ponta da pedra.

Onde: Parque Nacional da Tijuca, entrada via Estrada Sorimã
Como chegar: Ônibus 556/557 até Avenida Vitor Konder (parada 193)

Cachoeira dos Primatas

lugares para conhecer no rio de janeiro - Cachoeira dos Primatas
Depois de gastar energia para subir, relaxe com um banho na Cachoeira dos Primatas, na Floresta da Tijuca

Quem estiver em busca de um pouco de aventura na selva, com cavernas e cachoeiras, a Trilha dos Primatas será uma atividade perfeita.

A trilha começa no final da Rua Sara Vilela passe pelo estacionamento e siga a trilha pela Floresta da Tijuca por 700 metros. Você vai precisar passar por árvores e rochas, mas o prêmio no final valerá e muito a pena: a Cachoeira dos Primatas, com direito a uma piscina natural funda o suficiente para nadar, praticar paddle e, o principal, relaxar.

O local fica cheio nos finais de semana de sol, então a dica é visitá-lo durante a semana.

Onde: entrada via Rua Sara Vilela
Como chegar: Ônibus 409/416 até Rua Pacheco Leão (parada 321)

Vista Chinesa

lugares para conhecer no rio de janeiro - Vista Chinesa
Prepare a câmera: impossível resistir à Vista Chinesa

A Vista Chinesa, um templo chinês de 380 metros no alto da Floresta da Tijuca, é forte candidato a um dos melhores lugares para conhecer no Rio de Janeiro: cobrindo o Corcovado, Pão de Açúcar, a região da Lagoa, Morro Dois Irmãos, ilhas Cagarras…

Chega-se lá facilmente de táxi, mas se quiser um pouco de atividade física, junte-se aos muitos ciclistas e hikers que aproveitam os intensos declives.

Ainda que seja uma área em geral segura, é melhor visitar a Vista Chinesa somente durante o dia.

Onde: Estrada da Vista Chinesa 789, entrada via Estrada Dona Castorina
Como chegar: Ônibus 409 até Rua Pacheco Leão (parada 1197)

Read more: 9 pontos turísticos imperdíveis no Rio de Janeiro

Pedra Bonita

lugares para conhecer no rio de janeiro - Pedra Bonita
Tire uma selfie do alto da Pedra Bonita na Floresta da Tijuca

O nome faz jus e muito à Pedra Bonita. Localizada no Parque Nacional da Tijuca, chegar ao topo dela é consideravelmente menos desafiador que na Pedra da Gávea. Do alto, porém, o visitante é presenteado com vistas magníficas da Rocinha, a maior favela do Rio, do Morro Dois Irmãos e também da “Cabeça do Imperador” – uma parte da Pedra da Gávea com cara de gente.

A Pedra Bonita também é um popular ponto de salto de asa delta e voos livres – uma experiência realmente inesquecível para esportistas apaixonados.

Onde: Parque Nacional da Tijuca, entrada via Estrada das Canoas
Como chegar: Ônibus 448 até Estrada Biguá (parada 805)

Leia mais: 10 restaurantes tradicionais no Rio de Janeiro

Jardim Botânico

lugares para conhecer no rio de janeiro - Jardim Botânico
Entre com estilo na Avenida das Palmeiras Imperiais no Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Depois de alguns dias de sol, areia, samba e belas vistas, dê um pulo ao imenso Jardim Botânico do Rio de Janeiro para um pouco de paz e tranquilidade.

Quando estiver lá, poderá caminhar pelos 750 metros da Avenida das Palmeiras Imperiais, o caminho coberto por 134 palmeiras que levam até os jardins. Siga o aroma do orquidário e o jardim sensorial, onde você será encorajado a tocar e sentir o perfume das plantas.

É um ótimo local também para as crianças, com passeios de carrinho elétrico pelas dependências. Não deixe também de dar um oi para os tucanos e macaquinhos que tomam conta das árvores do local.

Onde: Rua Jardim Botânico 1008
Como chegar: Ônibus 584/162/317 até Rua Jardim Botânico (parada 943)

Agora que você já sabe os melhores lugares para conhecer no Rio de Janeiro, reserve sua passagem para o Rio de aproveite o que a Cidade Maravilhosa tem a oferecer!

Passagem para o Rio de Janeiro
E não deixe de conferir também: 9 pontos turísticos imperdíveis no Rio de Janeiro e 15 curiosidades sobre o Rio de Janeiro

Publicado originalmente

04/03/2016