12 lugares para visitar em Paris fora dos guias de viagem

Uma das cidades mais visitadas do mundo, Paris nunca deixa de encantar. Mas para fugir dos lugares óbvios, aqui vão 12 dicas de lugares para visitar em Paris que provavelmente não estão no seu guia de viagem.

lugares para visitar em Paris - Centro Cultural Le Carreau du Temple em Paris

Centro Cultural Le Carreau du Temple em Paris

Categoria Cidades

Data 03/02/2016

Há muitos lugares para visitar em Paris – a Torre Eiffel, o Museu do Louvre, a Catedral de Notre Dame, e por aí vai…

Mas existem também muitos lugares em que você poderá escapar da multidão de turistas. Aqui vão 12 dicas de lugares menos conhecidos e que valem a pena serem descobertas na Cidade Luz.

Gaîté Lyrique

lugares para visitar em Paris - Gaîté Lyrique
Visite o museu Gaîté Lyrique em Paris

Focado em arte e criatividade na era digital, La Gaîté Lyrique é um museu dedicado tanto para adultos quanto crianças. Ocupando uma antiga casa de espetáculos do século 19, sua arquitetura clássica barroca contrasta lindamente com as peças ultra modernas que estão em exibição.

Oe eventos variam de concertos interativos a workshops, de horas do conto a sessões de desenho e performances de dança. Há também uma variedade de atividades para crianças, então os pequenos são sempre bem-vindos também.

A biblioteca futurista no primeiro andar é gratuita e aberta para todos – além de uma ampla coleção de livros e publicações culturais, há diversos consoles disponíveis para os fanáticos por videogame.

Onde fica: 3 bis Rue Papin, 3o arr.
Telefone: +33 1 53 01 52 00
Estação próxima: Réaumur Sébastopol

La Pagode

lugares para visitar em Paris - La Pagode
La Pagode, um dos cinemas mais bonitos de Paris

Paris ama cinema! Dito isso, existe apenas um cinema no 7o arrondissement mas, para compensar sua “exclusividade”, trata-se de um dos mais bonitos de toda a cidade.

Como diz o nome, trata-se de um pagode (uma torre com múltiplas beiradas) real japonês, onde as paredes na maior sala de projeção são suspensas com seda, os candelabros têm dragões e elefantes de ouro como suporte, e o teto é pintado com guerreiros em batalha.

O espaço também conta com um linda jardim asiático e por cuja beleza recebeu status de área cultural protegida, onde pode-se tomar um chá ginseng com tortinhas depois da sessão de cinema.

Confira a programação no site do cinema ou compre o guia semenal Pariscope.

Onde fica: 57 bis Rue de Babylone, 7o arr.
Telefone: +33 1 45 55 48 48
Estação próxima: Saint-François-Xavier

Le Marché de Belleville

lugares para visitar em Paris - Le Marché de Belleville
Aproveite as pechinchas do mercado Le Marcheé de Belleville em Paris

A recepção é pelo aroma: os temperos, o pescado, os azeites, as estranhas raízes comestíveis e até frango assado na hora se misturam nos estandes do Le Marché de Belleville.

Trata-se de um dos mercados mais populares e etnicamente diversificados de Paris, e que leva o visitante a uma viagem pelo mundo em apenas uma manhã, onde mulheres chinesas, judaicas ortodoxas e africanas fazem as compras de alimentos da semana, além de outras várias traquitanas.

Os fregueses em Belleville não são ricos; na realidade, é o bairro mais pobre a cidade e, por consequência, os preços são baixos. Quem se dispuser a encontrar espaço entre a multidão, vai conseguir verdadeiras barganhas em Belleville.

Onde fica: Boulevard de Belleville, 11o arr.
Estação próxima: Belleville

Le Ballon de Paris

lugares para visitar em Paris - Le Ballon de Paris
Encante-se com a bela vista do Le Ballon de Paris

Eis uma ótima alternativa para a Torre Eiffel: Le Ballon de Paris. Pra que esperar horas em filas claustrofóbicas para ser empurrado e amassado, quando se pode literalmente flutuar no ar e ter a vista da cidade inteira?

O balão tem a altura de um prédio de 12 andares. A sensação é de friozinho na barriga quando o balconista desprende o cabo e deixa o balão subir. De repente, você esta lá em cima, a uma altura de 150 metros, e com os cabelos ao vento.

O balão está permanente ancorado no Parc André Citroën, que vale por si só uma visita. Já nos primeiros dias da primavera, os parisienses lotam o parque para fazer piqueniques ou tomar um solzinho. Outro destaque é a fonte com diversos jatos d’água para as crianças correrem e se divertirem.

Onde fica: Parc André Citroën, 15o arr.
Telefone: +33 1 44 26 20 00
Estação próxima: Javel

Le Carreau du Temple

lugares para visitar em Paris - Le Carreau du Temple
Visite o centro cultural Le Carreau du Temple, em Paris

Como seu nome sugere, esse local teve papel central na História Francesa, dos tempos dos Templários e das Cruzadas.

Hoje em dia, esse antigo e imponente mercado coberto serve como centro cultural e é aberto ao público. Apesar de fechar por um mês durante o verão, o Le Carreau du Temple mais do que compensa no resto do ano. Uma programação contemporânea de teatro, shows, exposições, festivais e feiras – com temas tão diversos como sapatos, dança de rua, identidade cultural, esporte e jazz – fazem dele um espaço dinâmico e estimulante.

Seu ambiente com foco comunitário serve de contraste com as pequenas galerias de arte e lojas de arte da área vizinha de Marais.

Onde fica: 4 Rue Eugène Spuller, 3o arr.
Telefone: +33 1 83 81 93 30
Estação próxima: Temple

Musée Rodin

lugares para visitar em Paris - Museu Rodin
O Pensador espera o visitante no lado de fora do Museu Rodin

O Musée Rodin é, sem dúvida, um dos mais simpáticos museus dedicados a um único artista em Paris. Está repleto das obras sensuais do escultor como O Pensador, O Beijo, Porta do Inferno e Os Burgueses de Calais.

Auguste Rodin começou a desenhar quando tinha dez anos de idade, e seu talento era tão óbvio que foi admitido em uma escola de arte aos 14. Ele se tornou ao mesmo celebrado e maldito ainda no iniicio de sua carreira, e frequentemente considerado muito avançado para sua época.

Vale visitar o museu em um dia ensolarado, pois o jardim é parte importante da visita. Do lado de fora do museu, você encontra várias obras-primas de Rodin entre gramados e avenidas frondosas e floridas.

Onde fica: 79 Rue de Varenne, 7o arr.
Telefone: +33 1 44 18 61 10
Estação próxima: Varenne

Palais de Tokyo

lugares para visitar em Paris - Palais de Tokyo
Um mural de Jean-Michel Basquiat no Palais de Tokyo, em Paris

O Palais de Tokyo é um dos maiores espaços de arte moderna e contemporânea da Europa.

Não é uma museu na forma tradicional – o Palais de Tokyo se auto-intitula um antimuseu. As exposições brincam com a questão “O que é arte?”, e desafiam o visitante a participar do debate. É uma experiência face a face com alguns das mais brilhantes obras de arte do nosso tempo. As crianças também vão adorar.

O restaurante adjacente, Tokyo Eat, é uma verdadeira tentação com sua cozinha inventiva e seu belo design interior.

Onde fica: 13 Avenue du Président Wilson, 16o arr.
Telefone: +33 1 81 97 35 88
Estação próxima: Alma Marceau

Passage Brady

lugares para visitar em Paris - Passage Brady de Paris
Saboreie o tempero da vida na Passage Brady de Paris

Em uma área tão moderna e multicultural como Grands Boulevards, é só dar uma passada pela pequena Passage Brady para mergulhar nas comunidades paquistanesas e indianas de Paris.

A galeria coberta existe desde 1854, e de fato não é tão bonita quanto outras passagens de Paris, especialmente por causa da pouca manutenção e buracos no telhado de vidro que deixam chover nos dias de tempo ruim. O ambiente, no entanto, é 100% autêntico, e é possível comprar saris coloridos, experimentar o melhor vindaloo de frango da cidade, ou visitar um tradicional barbeiro de Nova Delhi.

A Passage de Pondichéry no no 84 também é um ótimo local para comer, mas lembre-se de escolher o lado correto quando você procurar pela Passage Brady: ela é divida pela Boulevard de Strasbourg e a parte que não é coberta sedia lojas de aluguel de roupas para festas e fantasias, e não tão interessante quanto.

Onde fica: 33 Boulevard de Strasbourg, 10o arr.
Estação próxima: Strasbourg – Saint-Denis

Fondation Cartier pour l’art contemporain

lugares para visitar em Paris - Fondation Cartier pour l’art contemporain
Assista e uma performance no centro de arte contemporânea na Fondation Cartier pour l’art contemporain, em Paris

Com foco nos cenários artísticos de diferentes partes do mundo, a Fondation Cartier organiza eventos especiais para complementar suas exposições. De shows a transmissões de rádio, de saraus poéticos a performances de dança, tem algo para todos os gostos por lá.

Com sua impressionante estrutura toda de vidro em forma de cubo, o museu é rodeado por um simpático jardim, acessível ao público entre julho e setembro.

Na dúvida se as crianças vão apreciar arte contemporânea? Pois a Fondation Cartier oferece tours e workshops especialmente focados em traduzir o espaço e suas mostras para os mais jovens.

Onde fica: 261 Boulevard Raspail, 14o arr.
Telefone: +33 1 42 18 56 50
Estação próxima: Raspail, Denfert-Rochereau

Restaurantes no mercado de pulgas

lugares para visitar em Paris - Chez Louisette
O simpático Chez Louisette, perto do mercado de pulgas em Saint-Ouen

Cansado depois de tanto buscar antiguidades e peças originais? Hora de fazer uma pausa para recarregar as energias. Felizmente, há uma variedade de excelentes restaurantes escondidos nos arredores de Paris em Saint-Ouen, que também sedia um incrível mercado de pulgas entre sábado e segunda-feira.

No Le Biron, na 85 Rue des Rosiers em Saint Ouen, é bem possível que você encontre celebridades como o cantor americano Lenny Kravitz ou a atriz francesa Mireille Darc, comendo uma terrina de alcachofra ou uma vitela assada.

Já na 136 Avenue Michelet, você encontra a mais curiosa das lanchonetes do mercado: a Chez Louisette, com suas lamparinas coloridas e sons de Yé-Yé francês tocando nos autofalantes. Nesse lugar, a comida é quase um adorno, enquanto o Le Paul Bert é o local para quem quer encontrar os marchands dos antiquários.

Onde fica: Marché aux Puces de Paris, 93400 Saint-Ouen
Telefone: +33 (0)1 40 11 77 36
Estação próxima: Porte de Clignancourt

Sainte-Chapelle

lugares para visitar em Paris - Sainte-Chapelle
Mais de mil cenas da Bíblia fazem parte do moisaco de vidro da Sainte-Chapelle

Ela não é especialmente conhecida, e muitos parisienses nunca estiveram por lá, mas a Sainte-Chapelle é certamente uma das igrejas mais bonitas de Paris.

Fica escondida no meio de uma das cortes do Palais de Justice, atual sede de tribunais e cartórios locais. Por causa disso, você precisará passar por revistas de segurança e deixar a bolsa antes de entrar na capela.

Originalmente, a Sainte-Chapelle era uma igreja privativa dos reis franceses, e apesar de ser menos esplendorosa que a Notre Dame, sua atmosfera é nada menos que mágica. A capela superior, repleta de imensos mosaicos de vidro, é especialmente impressionante. A luz brilha por entre as vidraças, iluminando mais de mil cenas da Bíblia em cores ricas e vibrantes.

Onde fica: 6 Bd. du Palais, 1o arr.
Estação próxima: Cité

Musée Eugène Delacroix

lugares para visitar em Paris - Museu Delacroix
Visite o Museu Delacroix em uma tarde de sol e relaxe no agradável jardim

O Musée Eugène Delacroix é um pequeno museu no apartamento onde o pintor morou e trabalhou até sua morte em 1863. O museu fica na Place Furstenberg, que é uma das praças mais românticas de Paris, com suas árvores Paulownia e lindos edifícios.

Apesar de várias de suas obras mais conhecidas estarem expostas no Louvre, você terá uma experiência especial e intimista andando por entre os quartos vermelhos e estudando os sensuais quadros e desenhos em exposição.

O museu possui ainda um pequeno jardim, onde você encontrará o ateliê de Delacroix. O jardim atual foi recriado para lembrar como o espaço era em sua época original.

Onde fica: 6 Rue de Furstenberg, 6o arr.
Telefone: +33 1 44 41 86 50
Estação próxima: St. Germain des Près

Encontre passagem para Paris
Pronto para descobrir essas lindezas da Cidade-Luz? Nâo deixe de conferir também nossas dicas do que fazer em Paris de graça!

Publicado originalmente

03/02/2016