Os melhores festivais de música na Europa em 2016

Mesmo antes de começar o verão, vários festivais movimentam grandes cidades europeias durante a primavera. Veja nossa lista com os 13 melhores festivais de música na Europa.

festivais de musica europa
Aproveite a primavera europeia e assista a grandes shows em um dos vários festivais de música © Snowbombing

Fãs de música, atenção! Aproveitem a temporada da primavera europeia e escolha um 13 melhores festivais de música na Europa em 2016.

Lost & Found – Malta

festivais de musica europa - Lost & Found Festival, Malta

A galera agita no Lost & Found Festival © Lost & Found Festival

Seguindo o sucesso da estreia no ano passado, Lost & Found Festival volta à linda ilha de Malta para mais um ano de música eletrônica, festas nos barcos e raves que viram à noites – só que tudo ainda muito maior.

Com curadoria da prodigiosa DJ Annie Mac da BBC Radio 1, o festival traz os maiores nomes da cena clubber contemporânea para 4 dias de muita festa. Prepare o seu protetor solar, óculos escuros e uma boia para a piscina, e se jogue nas baladas pelo Mediterrâneo.

Quando: 31 Março – 3 Abril
Headliners: Annie Mac, Disclosure, Mark Ronson B2B Hudson Mohawke

Gostou? Encontre passagem para Malta com a momondo, e acesse Festicket.com para garantir seu ingresso para o festival.

Rewire – Haia, Holanda

festivais de musica europa - Rewire, Holanda

A banda dinamarquesa Efterklang no palco do festival Rewire, em Haia © Pieter Kers

A mistura do Rewire Festival é estranha, mas funciona: bandas de indie rock vestindo roupas cósmicas, seguidas de orquestras neoclássicas e trovadores pop excêntricos, todos apresentando-se em várias casas de show no interior de Haia.

Com tamanha variedade de sons reverberando pela cidade, quase nem parece que Haia é a sede da administração holandesa. Eis a contraposição perfeita da burocracia e da rebeldia!

Quando: 1-3 Abril
Headliners: Animal Collective, Battles, Ben UFO

Gostou? Procure passagem para Amsterdam, perto de Haia, com a momondo e acesse Festicket.com para garantir seu ingresso para o festival.

Snowbombing – Mayrhofen, Áustria

festivais de musica europa - Mayrhofen, Austria

DJ tocando nas pistas de esqui do Snowbombing © Snowbombing

Adora música? Adora esqui no gelo? Então Snowbombing é a sua pedida de festival, que vem combinando os dois magistralmente desde o ano 2000.

Com pistas de esqui de diferentes níveis, e um mix de DJs e bandas indie tocando ao vivo, há um pouco de tudo. E os organizadores do festival fazem de tudo para aproveitar ao máximo a incrível localização no oeste da Áustria, com shows acontecendo nos locais mais estranhos, de clareiras em florestas a uma vila de iglus.

Quando: 4-9 abril
Headliners: The Prodigy, Andy C, Fatboy Slim

Gostou? Procure passagem para Mayrhofen com momondo e acesse Festicket.com para garantir seu ingresso para o festival.

Groezrock – Meerhout, Bélgica

festivais de musica europa - Bélgica

Turbonegro se apresentando no festival Groezrock, na Bélgica © Achim Raschka

Se passar um fim de semana se empurrando em meio a outros fãs de música soa como uma boa ideia, então o festival Groezrock é a sua cara!

Esse ano, 40.000 fãs são esperados no simpático vilarejo de Meerhout, na província belga da Antuérpia, para celebrar a “música pesada”. Do emo ao screamo, hardcore ao ska, o lineup é um paraíso para os fãs de punk rock, e a atmosfera é condizente com o som. Apesar de crescente em popularidade, Groezrock se mantém fiel ao seu gênero harcore como poucos.

Quando: 29-30 abril
Headliners: Rancid, Hatebreed, Sum 41

Gostou? Encontre passagens para Antuérpia com momondo.

Nuits Sonores – Lyon, France

festivais de musica europa - Lyon

Uma festa audiovisual no festival Nuits Sonores, em Lyon © Brice Robert

Quem estiver visitando a segunda maior cidade de França no começo de maio, não terá como escapar do Nuits Sonores.

O pioneiro festival multidisclipinar domina Lyon, ocupando 40 espaços públicos, de uma antiga fábrica de lâmpadas até o instituto científico Musée des Confluences, com alguns dos nomes mais interessantes da música eletrônica e das artes visuais.

E o melhor de tudo, não se trata de uma festa elitista, pelo contrário. Com 80.000 participantes todo ano, a missão do festival é encorajar a conversa e a curiosidade. A programação inclusiva e original faz do Nuits Sonores um verdadeiro playground para os fãs de cultura.

Quando: 4-8 Maio
Headliners: Motor City Drum Ensemble, Laurent Garnier, Seth Troxler

Gostou? Encontre passagens para Lyon com momondo, e acesse Festicket.com para garantir seu ingresso para o festival.

XJAZZ – Berlim, Alemanha

festivais de musica europa - Berlim

Luzes prontas para o melhor do jazz em Berlim…© Ulla C. Binder

Um dos cenários musicais mais produtivos da Europa, não é de se surpreender que Berlim esteja inovando também quando o assunto é “jazz”. Celebrar essa experimentação musical é o que marca o novo e divertido festival XJAZZ.

Com eventos acontecendo em cinco fantásticos lugares em Kreuzberg, XJAZZ ao mesmo celebra as lendas internacionais do jazz experimental e destaca os talentos locais e inovadores. Cerca de 70% do lineup de cada ano é dominado por artistas alemães – uma raridade no país – o que prova o quanto Berlim é pioneira.

Quando: 5-8 Maio
Headliners: Cymande, Nightmares on Wax, Pantha Du Prince

Gostou? Encontre passagem para Berlin com a momondo.

Festival SOS 4.8 – Múrcia, Espanha

festivais de musica europa - Múrcia

Pop rock da melhor qualidade no SOS 4.8, em Múrcia © josemanuelerre

O festival SOS 4.8 é comparado ao de Bennicassim – em menor escala, claro – com uma programação pop que leva ao palco tanto superstars internacionais quanto sucessos regionais.

Tudo acontece na cidade universitária de Múrcia, no sul da Espanha, no começo de maio, quando o sol brilha e as temperaturas começam a subir. É tipo perfeito de festival também para montar a barraca e acampar.

Quando: 7-8 Maio
Headliners: Manic Street Preachers, Mew, Chvrches

Gostou? Encontre passagem para Múrcia com a momondo.

The Great Escape – Brighton, Inglaterra

festivais de musica europa - Brighton

O melhor da “nova música” pode ser visto no festival The Great Escape, em Brighton

Na cidade litorânea de Brighton (a meia hora de trem do aeroporto de Gatwick, em Londres), o festival The Great Escape reúne milhares de fãs de música todo ano.

E não é qualquer música: os organizadores costumam selecionar o melhor da chamada “nova música”, com cerca de 450 artistas de diversos gêneros se apresentando em 30 locais diferentes, do suntuoso Brighton Dome aos fundos de um pub local depois de fechar. O festival também sedia uma importante convenção da indústria, com debates, entrevistas e palestras de grandes nomes do cenário musical.

Que descobrir os novos sucessos da música em 2017? Vá ao The Great Escape esse ano e fique por dentro antes de todo mundo!

Quando: 19-21 Maio
Headliners: Band of Skulls, Mystery Jets, Michael Kiwanuka

Gostou? Encontre passagem para Londres com momondo.

CLICK Festival – Helsingør, Dinamarca

festivais de musica europa - Dinamarca

CLICK, um dos melhores festivais da Dinamarca © Mathias Vejerslev/CLICK festival

O CLICK é um festival para os tipos curiosos que adoram ser intrigados, e parece ter vindo direto do futuro.

No seu sexto ano, é o lugar onde nomes internacionais das artes cênicas, ciência e tecnologia se encontram para participar de workshops e seminários, além de produções únicas.

Realizado no centro cultural Kulturværftet em Helsingør – a meros 45 minutos de trem do centro de Copenhagen – o CLICK também dá a chance a seus frequentadores de explorarem um pouco da história dinamarquesa, já que estão pertinho do Museu Marítimo e de Kronborg, conhecido como o castelo Hamlet.

Quando: 20-22 Maio
Headliners: Philip Glass (mais a confirmar)

Gostou? Pesquise passagem para Copenhagen com momondo.

Festival International de Bergen – Bergen, Noruega

festivais de musica europa - Bergen

Sons refinados tomam conta do Festival Internacional de Bergen © Thor Moeller

Se barulho e lama não é muito a sua ideia de festival, então pense no norte da Europa e experimente o Festival Internacional de Bergen.

Elegante e sofisticado, mas não elitista, o festival multidisciplinar mistura balé, ópera, folk e música clássica, criando um ambiente ao mesmo tempo cool e diversificado para todas as idades e gostos. O festival inclui nomes de várias partes do mundo, com cerca de 250 apresentações ao longo de 15 dias.

Em tempo: se você prefere shows em lugares um tanto mais escuros e/ou alternativos, e música mais acessível, o festival Nattjazz acontece simultaneamente na “cidade das sete montanhas”.

Quando: 25 Maio – 8 Junho
Headliners: Judy Collins, Angélique Kidjo, Bergen Philharmonic Orchestra

Gostou? Procure passagem para Bergen com a momondo.

Life in Color – Istambul, Turquia

festivais de musica europa - Life in Color, Turquia

Mergulhe nas cores do festival Life in Color, na Turquia. © Rutger Geerling/rudgr.com

Canhões de tinta a postos – o espetacular festival Life in Color em Esmirna volta com tudo em 2016. A festança de um dia a base de EDM (eletronic dance music) banha a cena de raves de Turquia com os melhores DJs internacionais, performances alternativas e milhares de galões de tinta neon.

Pode soar meio bobo, mas é diversão pura. Depois que a tinta secar e a festa acabar, a dica é dar um mergulho no Mar Egeu, antes de se jogar no centro da cidade e no bazar Kemeralti, onde dá para provar o delicioso café turco junto com uma baklava e encontrar os mais diversos e interessantes badulaques.

Quando: 28 Maio
Headliners: W&W, Ummet Ozcan e outros (a confirmar)

Gostou? Encontre passagem para Istambul com a momondo e acesse Festicket.com para garantir seu ingresso para o festival.

NOS Primavera Sound – Porto, Portugal

festivais de musica europa - Porto

Música e diversão no NOS Primavera Sound, no Porto © Hugo Ima

Lançado em 2012 como um projeto paralelo do Primavera Sound de Porto Alegre, a edição do Porto já se estabilizou e costuma atrair boa parte das melhores atrações do festival espanhol, além de vários talentos locais (tanto na música quanto na produção de vinho!), e é uma ótima pedida para os amantes da música indie, e pela metade do preço!

Além da programação em si, o festival é uma ótima desculpa para apreciar a incrível arquitetura de uma das cidades mais românticas do sul da Europa.

Quando: 9-11 Junho
Headliners: Sigur Rós, Animal Collective, PJ Harvey

Gostou? Encontre passagem para Porto com momondo e acesse Festicket.com para garantir seu ingresso para o festival.

Sideways – Helsinki, Finlândia

festivais de musica europa - helsinki

Sideways. © Vilma Timonen

Com o retumbante sucesso do Flow Festival todo mês de agosto, era questão de tempo até surgir outro festival para atender aos gostos dos indies.

Mas não se trata de competição com o Flow, já que o Sideways Festival ocorre dois meses antes, quando o verão está prestes a começar, em um dos centros culinários da capital, The Abattoir. Com capacidade para 12.000 pessoas, o Sideways é pequeno o suficiente para se ter uma vibe autenticamente finlandesa – muita comida de rua e bebidas nos restaurantes próximos e bandas locais – mas grande o suficiente para atrair figuras internacionais do mundo indie. No ano passado, também não faltaram estandes para venda de discos e um divertida área de jogos.

Mas seja rápido! Ingressos para o Sideways Festival esgotaram antes do anúncio da programação.

Quando: 17-18 Junho
Headliners: PJ Harvey, Explosions in the Sky, Flatbush Zombies

Gostou? Encontre passagem para Helsinki com a momondo.

Em busca de mais dicas de viagem? Confira o blog momondo blog para ver nossa lista dos melhores destinos na Europa para visitar em 2016 e também saber sobre os melhores festivais de música no Brasil em 2016.