10 tours imperdíveis saindo do Rio de Janeiro

Procurando dicas sobre o que fazer no Rio de Janeiro? Que tal explorar ao redor da capital e fazer um passeio às cidades vizinhas? Confira dicas de 10 tours saindo do Rio de Janeiro.

O monumental pico do Dedo de Deus fica a apenas 2 horas de carro do Rio

O monumental pico do Dedo de Deus fica a apenas 2 horas de carro do Rio

Sempre presente na lista das cidades mais bonitas do mundo, não faltam lugares incríveis para visitar no Rio de Janeiro. Das belezas naturais à impressionante arquitetura carioca, a Cidade Maravilhosa tem atrativos para todos os gostos. Depois de ver tudo isso, por que não esticar o passeio ao redor da capital e conhecer um pouco das cidades vizinhas? Veja nossa lista de sugestões imperdíveis de 10 tours saindo do Rio de Janeiro.

Dica: confira nosso guia com dicas sobre o que fazer no Rio de Janeiro e explore o melhor da Cidade Maravilhosa!

Arraial do Cabo

tours Rio de Janeiro - Arraial do Cabo
À procura de uma praia deserta? Em Arraial do Cabo é assim!

Todo visitante estreante no Rio quer conhecer as famosas praias de Ipanema e Copacabana. As praias da cidade realmente são fantásticas – mas você terá que dividi-las com algumas dezenas (centenas?) de milhares de outros visitantes. Mas quem procura um pouco mais de espaço e privacidade na areia, só precisa viajar um pouquinho além.

Arraial do Cabo fica a 2,5 horas de carro ao leste do Rio. A viagem segue por uma estreita faixa de terra que separa lagoas e praias de areia branquinha. O trabalho será de escolher em qual praia deserta fazer uma parada – não por acaso o local tem o apelido de “Caribe brasileiro”.

A vida selvagem diversificada e inúmeras carcaças de navios naufragados também fazem do local bastante popular entre os mergulhadores.

Endereço: Arraial do Cabo
Distância do centro do Rio: 2,5 horas de carro

Leia mais: As 10 melhores praias do Rio de Janeiro

Museu Imperial de Petrópolis

tours Rio de Janeiro - Petrópolis
O majestoso Museu Imperial é um dos atrativos imperdíveis em Petrópolis, pertinho do Rio

Petrópolis, na serra do Rio, é também conhecida como a Cidade Imperial, pois era local da casa de veraneio do Imperador Dom Pedro II. A mais de 800 metros acima do nível do mar, a cidade ostenta um clima bem mais fresco que o da costa do Rio, tornando-o programa essencial para quem quiser dar um break no calor intenso da capital.

A atração central da cidade é o palácio de verão do imperador, hoje denominado Museu Imperial. O imenso prédio é repleto de artefatos e obras de parte que ilustram lindamente a história do Brasil. Destaque para as joias da coroa e a pena dourada usada para assinar a Abolição da Escravatura em 1888, que fez do Brasil a última nação do Hemisfério Ocidental a acabar com a escravidão.

Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro, Petrópolis
Telefone: +55 (24) 2233 0300
Distância do centro do Rio: 1,5 hora de carro

Casa Stefan Zweig

tours Rio de Janeiro - Stefan Zweig
Faça um passeio até Petrópolis e aprenda sobre a vida do escritor austríaco Stefan Zweig © Andreas Maislinger

Stefan Zweig foi um dos escritores mais populares do mundo entre os anos de 1920-30. Com a ascensão dos Nazistas nos anos 1930, Zweig deixou a Áustria, sua terra natal, e mudou-se para uma pequena casa em Petrópolis. Em 1942, tornando-se cada vez mais deprimido com a situação política e a destruição da Europa, Zweig e sua esposa cometeram suicídio.

Hoje, a casa deles tornou-se um fascinante museu, denominado Casa Stefan Zweig, que celebra as contribuições do autor para o mundo literário. O último livro publicado antes de sua morte chamou-se “Histórias de Xadrez” e para ilustrar o título, há um gigante tabuleiro com peças de xadrez no local.

Endereço: Rua Gonçalves Dias, 34 – Valparaíso, Petrópolis
Telefone: +55 (24) 2245 4316
Distância do centro do Rio: 1,5 hora de carro

Leia mais: 15 coisas que você não sabia sobre o Rio de Janeiro

Sítio Roberto Burle Marx

tours Rio de Janeiro - Sítio Burle Marx
Conheça os imensos e lindos jardins tropicais do Sítio Burle Marx, pertinho do Rio

Roberto Burle Marx foi o mais famoso arquiteto-paisagista brasileiro. Ele projetou o parque do Aterro da Flamengo e os icônicos calçadões ondulados em preto-e-branco de algumas das praias mais famosas do Rio de Janeiro.

Ainda que tecnicamente esteja dentro da área da cidade, sua casa – hoje batizada Centro Cultural Sítio Roberto Burle Marx – fica a leste do centro da cidade, ideal para um passeio durante o dia. A extensa propriedade inclui galerias de arte, piscinas, cachoeiras e uma ampla coleção de plantas tropicais.

As visitas precisam ser agendadas com antecedência.

Endereço: Estrada Roberto Burle Marx, 2019 – Barra de Guaratiba
Telefone: +55 (21) 2410 1412
Distância do centro do Rio: 1-1,5 hora de carro

Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói

tours Rio de Janeiro - MAC, Niterói
O magnifico e marcante “disco voador” é o cartão-postal de Niterói

O Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) é um prédio como nenhum outro. Projetado pelo mais famoso dos arquitetos brasileiros, Oscar Niemeyer, o museu abriga algumas das principais obras de arte brasileiras produzidas entre 1950 e 1990. Mas para muitos visitantes, a estrela é mesmo o prédio em si. Instalado no alto de um rochedo com vista para Baía da Guanabara, o imenso disco pontudo lembra claramente a imagem de um disco voador.

Niterói fica a meros 13km via Ponte Rio-Niterói, mas vale mais a pena fazer o passeio de barca de 45 minutos que sai da Praça XV.

Endereço: Mirante da Boa Viagem – Boa Viagem, Niterói
Telefone: +55 (21) 2620 2400
Distância do centro do Rio: 1 hora de barca/carro

Leia mais: 10 lugares para conhecer no Rio Antigo

Mercado São Pedro (Niterói)

tours Rio de Janeiro - Mercado São Pedro, Niterói
A fim de frutos do mar fresquinhos? O Mercado São Pedro em Niterói é a pedida!

Procurando por pescados e frutos do mar de boa qualidade no Rio? Com uma linda viagem de 45 minutos pela Baía da Guanabara, você chegará ao popular Mercado São Pedro na vizinha Niterói.

Um corredor pelo centro do piso térreo do mercado separa as imensas tendas cheias de gelo que exibem todo tipo imaginável de peixe, mariscos, crustáceos e por aí vai. Escolha o que mais lhe agrada e leve para o segundo andar, onde vários restaurantes cozinharão a sua “pesca” com o maior prazer.

Endereço: Rua Visconde do Rio Branco, 55 – Ponta d’Areia, Niterói
Telefone: +55 (21) 2620 3446
Distância do Centro do Rio: 1 hora de barca/carro

Leia mais: As melhores feiras e mercados do Rio

Alambiques e restaurantes em Paraty

tours Rio de Janeiro - Paraty
Uma viagem a Paraty inclui compras, cozinha deliciosa e degustações da melhor cachaça

De cara, uma dica: é bem possível que você queira transformar esse bate-volta em uma pernoite, pois a tentação de provar as deliciosas cachaças locais vai ser grande.

O centro histórico de Paraty parece milhões de quilômetros distantes das praias lotadas e hotéis imensos do Rio. As charmosas ruas de pedras conduzem até as casas brancas que sediam os fantásticos restaurantes locais, como o Quintal das Letras e o Banana da Terra. Há também inúmeras lojas de artesanato, vendendo bijuterias, quadros, cerâmicas, almofadas, redes, camisetas e tanto mais.

Além dos restaurantes e do comércio, Paraty é famosa por sua excelente cachaça. Você pode visitar um dos alambiques da região e aprender sobre o processo de destilação. Três deles estão localizados a uma rápida corrida de táxi do centro da cidade: Cachaça Maria Izabel, Cachaça Pedra Branca e Engenho D’Ouro.

Endereço: Paraty
Distância do centro do Rio: 4 horas de carro

Ilhas de Angra dos Reis

tours Rio de Janeiro - Angra dos Reis
Dedique um dia para explorar as ilhas maravilhosas de Angra dos Reis, como as Botinas

Para muitos, Angra dos Reis é apenas o lugar para pegar a barca que leva a Ilha Grande, o principal ponto turístico da região. Mas essa pequena cidade é cheia de atrações que merecem sim uma visita mais dedicada.

Vale a pena fazer um passeio de barco às inúmeras ilhotas ao redor – destaque para Ilha Cataguás, Ilha Botinas e Ilha da Gipóia. Os barcos também podem ser alugados para visitar lindas praias remotas como a Praia Brava e a Praia Vermelha.

Angra do Reis e seus arredores também oferecem ótimas opções de restaurantes de frutos do mar, como Calafate Bistro e Canto das Canoas.

Endereço: Angra dos Reis
Distancia do centro do Rio: 2,5-3 horas de carro

Parque Nacional da Serra dos Órgãos

tours Rio de Janeiro - Serra dos Órgãos
Aprecie a vista impressionante do alto da Serra dos Órgãos

A Serra dos Órgãos é um imenso parque nacional localizado perto da cidade de Teresópolis, no norte do Rio.

O parque engloba montanhas, florestas e cachoeiras impressionantes. Há dezenas de opções de trilhas que vão desde passeios tranquilos de 1km até rotas desafiadoras de 30km entre Teresópolis e a cidade-irmã de Petrópolis.

Por causa de suas temperaturas suaves, o parque é especialmente popular nos meses de verão, quanto os moradores/visitantes do Rio imploram por um descanso das temperaturas escaldantes. Não pode faltar também uma visita no alto das impressionantes montanhas do Dedo de Deus e da Agulha do Diabo.

Endereço: Av. Rotariana, S/n – Alto, Teresópolis
Telefone: +55 (21) 2152 1111
Distância do centro do Rio: 2 horas de carro

Praia da Ferradurinha em Búzios

tours Rio de Janeiro - Praia da Ferradurinha, Búzios
A tranquila Praia da Ferradurinha é um dos hits para relaxar em Búzios

Búzios, localizada no leste do Rio, é conhecida como o playground dos ricos e famosos do Rio. São dezenas de praias a escolher, mas é bom optar com cuidado se não quiser dividir o espaço com as multidões de visitantes.

Praias como a da Ferradura e a de Geribá costumam estar sempre cheias, enquanto a pequena Praia da Ferradurinha geralmente é mais tranquila. É o ponto perfeito para alugar um caiaque ou prancha de stand-up paddle, ou para apreciar as tartarugas marinhas que costumam nadar pela região.

Endereço: Rua Margarete, Búzios
Distância do centro do Rio: 3 horas de carro

Encontre passagem para Rio de Janeiro
Quer mais dicas sobre o Rio? Encontre uma ótima pousada ou um hostel barato, e não deixe de conferir o que fazer de graça no Rio de Janeiro quando estiver por lá.

Publicado originalmente

05/07/2016