17 lugares para curtir a vida noturna no Rio de Janeiro

A fama da vida noturna do Rio de Janeiro é mais do que justificada – veja algumas das melhores baladas, bares e restaurantes pra curtir a noite carioca.

Vida noturna no Rio de Janeiro - Pedra do Sal: local imperdível para dançar a noite toda no Rio de Janeiro

Pedra do Sal: local imperdível para dançar a noite toda no Rio de Janeiro

Categoria Cidades Melhores destinos no Brasil

Data 13/07/2016

Sim, a paisagem é linda, as praias são maravilhosas e não falta o que fazer no Rio de Janeiro durante o dia. Mas a noite carioca é a prova que a diversão fica melhor quando cai o dia. Depois de se instalar no seu hotel no Rio de Janeiro, prepare-se para explorar a vida noturna no Rio de Janeiro, já que a cidade praticamente não dorme nunca!

1. Jobi

Vida noturna no Rio de Janeiro - Jobi: bar no Rio de Janeiro
Jobi, bar e restaurante ótimo para socializar no Rio de Janeiro.

Inaugurado em 1956 e localizado a duas quadras da praia, o Jobi é uma verdadeira instituição no Leblon. À primeira vista, o bar não tem muito destaque dentre as tantas opções da área, mas por alguma razão sempre tem gente na calçada todos os dias da semana. É um charme único que só ele tem – um misto de chope geladinho, a rabada com agrião deliciosa e gente bonita e animada.

Onde fica: Avenida Ataulfo de Paiva, 1166
Telefone: +55 21 2274 0547
Como chegar: Ônibus 2017, 2015, 402

Leia mais: 7 bares no Rio de Janeiro onde o carioca vai depois da praia

2. Pedra do Sal

Vida noturna no Rio de Janeiro - Pedra do Sal: onde sair no Rio de Janeiro
Festa na rua à espera do por do sol na Pedra do Sal.

A noite carioca – especialmente às segundas-feiras – na Pedra do Sal é imperdível para quem quer curtir a música e a cultura locais. É bom correr para achar um lugarzinho na multidão sobre a pedra com vista para o show de samba que acontece na pracinha. Os degraus foram talhados na imensa pedra que toma conta da praça, e os muros são cobertos por artes que ilustram a luta da comunidade afro-brasileira ao longo dos anos.

Aqui, história e cultura são literalmente marcados no chão e nas paredes. Misture-se aos moradores e encante-se com um ambiente repleto de tradições.

Onde fica: Largo da Prainha
Telefone: n/a
Como chegar: Estação Presidente Vargas

3. Circo Voador

Vida noturna no Rio de Janeiro - Circo Voador: o melhor da noite no Rio
O melhor da música ao vivo aparece no Circo Voador.

Uma noite no Circo Voador é uma experiência como poucas no bairro da Lapa. Aberto em 1982, trata-se de uma das mais importantes casas de shows do Rio, tendo sido palco de lendas da MPB e grandes bandas em turnê, além das clássicas noites “Eu Amo Baile Funk”.

Com capacidade para 2.500 pessoas, é ao mesmo tempo bastante intimista. Mas não se engane: a galera é animada, gosta de um barulho e sabe como se divertir como ninguém; com certeza um dos melhores lugares para curtir a noite carioca.

Depois, nada melhor que relaxar nas espaçosas áreas para sentar perto dos bares ao redor.

Onde fica: Rua dos Arcos
Telefone: +55 21 2533 0354
Como chegar: Estação Cinelândia

4. Baixo Gávea

Vida noturna no Rio de Janeiro - Baixo Gávea: noite no de Rio de Janeiro
A galera jovem se reúne em peso no Baixo Gávea para curtir a noite carioca.

A área do Baixo Gávea é repleta de bares e restaurantes que estão quase sempre lotadas de estudantes e jovens. Nas noites em que acontecem jogos dos grandes times do futebol carioca, parece que metade dos estádios desce pra lá depois da partida.

A palavra de ordem então é curtir a rua e a galera, comprando cerveja e caipirinhas baratas nos bares ou dos vendedores de rua. Uma noite genuinamente carioca, ideal para fazer novos amigos locais.

Se a perna cansar, dê um pulo no Pe’ahi para comer um bom sushi e sentar um pouquinho.

Onde fica: Praça Santos Dumont
Telefone: n/a
Como chegar: Ônibus 570, 162, 124

Leia mais: 10 melhores praias do Rio de Janeiro

5. Comuna

Vida noturna no Rio de Janeiro - Comuna: boate no Rio de Janeiro
Se jogue no Comuna, uma das melhores noites do Rio de Janeiro.

Nada de nichos aqui. No Comuna, tem para todos os gostos. O amplo espaço em Botafogo tem uma áreas para exposições, uma boutique, uma galeria de arte, eventos culturais e uma boate. E tudo funciona harmoniosamente e com muito charme. Mas a vibe artística do local nunca se torna pretensiosa.

O bar oferece coquetéis criativos e a pequena cozinha vem ganhando fama com seus incríveis hambúrgueres gourmet.

A boate no segundo é palco de vários tipos de eventos, de performances artísticas a noites de techno – confira o site para ver a agenda e curta uma das melhores baladas no Rio de Janeiro.

Onde fica: Rua Sorocaba, 585
Telefone: +55 21 3029 0789
Como chegar: Estação Botafogo

6. O Plebeu

Vida noturna no Rio de Janeiro - O Plebeu: boates no Rio de Janeiro
Mais que um restaurante, O Plebeu vira um grande ponto da noite carioca.

Nas noites mais movimentadas de Botafogo, pode-se julgar a popularidade de um bar pela quantidade de gente do lado de fora. Nesse caso, O Plebeu vai muito bem, obrigado.

Ocupando um grande casarão amarelo em uma rua movimentada, o bar de dois andares costuma atrair grupos de amigos em busca de cervejas geladas e um ambiente social. Aliás, os experts em cerveja vão adorar a vasta lista de marcas importadas no menu.

A comida é simples e plenamente satisfatória – experimente as iscas de peixe ou a suculenta picanha. E quem gosta de futebol, este é um ótimo ponto para assistir as partidas pela TV com os amigos.

Onde fica: Rua Capitão Salomão, 50
Telefone: +55 21 2286 0699
Como chegar: Estação Botafogo

7. Cobal do Humaitá

Vida noturna no Rio de Janeiro - Cobal: restaurantes no Rio de Janeiro
Fãs de futebol adoram o Cobal, ótimo e despretensioso restaurante no Rio de Janeiro.

De dia, é um mercado de alimentos relativamente tranquilo, com restaurantes para os trabalhadores da região. À noite, o Cobal ganha vida e se transforma num grande ponto de encontro na noite carioca.

Abençoados pela imagem do Cristo Redentor, os bares e restaurantes deste mercado coberto espalham mesas e cadeiras a céu aberto. Nas noites quentes, o local enche rapidinho de gente em busca de bebidas, comidinhas e um clima descontraído.

Há muitas opções para aqueles com fome – o sushi do Manekineko, mexicano do Rota 66, ou os chopes ultragelados do Espírito do Chopp.

Onde fica: Rua Voluntários da Pátria, 446
Telefone: +55 21 2537 0186
Como chegar: Ônibus: 157, 574, 162

8. Trapiche Gamboa

musica-e-danca-tradicionais-cariocas-desfilam-pelo-trapiche-gamboa
Música e dança tradicionais cariocas desfilam pelo Trapiche Gamboa

A energia e a história do samba tomam conta do hall principal do Trapiche Gamboa. Casais exibem seus passos em sintonia enquanto outros aportam no longo bar para provar as perfeitas caipirinhas. Quem prefere observar de longe, pode pegar uma mesa em um dos dois mezaninos e saborear pratos clássicos como o escondidinho de camarão ou os bolinhos de bacalhau. Eis um favorito absoluto entre os fãs de samba no Rio de Janeiro.

Onde fica: Rua Sacadura Cabral, 155
Telefone: +55 21 2516 0868
Estação próxima: Uruguaiana

9. Baile Charme no Viaduto de Madureira

hip-hop-soul-rb-são-as-estrelas-do-baile-charme-de-madureira
Hip hop, soul e R&B são as estrelas do Baile Charme de Madureira

Na zona norte do Rio, a estrela é o Baile Charme do Viaduto de Madureira. Começa por volta da meia-noite todo sábado, e a sua especialidade é a black music: hip-hop, soul e R&B. A ambientação também é um atrativo – tudo a céu aberto, debaixo de um grande viaduto. Não exatamente elegante, mas absolutamente urbano e moderno. DJs e shows ao vivo animam a galera, que se esmera em passinhos sincronizados.

Onde fica: Viaduto Prefeito Negrão de Lima
Telefone: +55 21 7895 9862
Estação próxima: Madureira

10. Barra Music

barra-music-o-maracana-dos-clubes-no-rio-de-janeiro
Barra Music: o Maracanã dos clubes no Rio de Janeiro

O Barra Music é grande. Muito grande. São nada menos que 20 bares, e a casa tem capacidade para receber 6.600 pessoas e estacionamento para até 1.000 carros. Não é à toa que recebeu o apelido de “Maracanã das boates”. A arena principal conta com um palco de 30 metros e uma pista de dança gigante, que costuma atrair estrelas nacionais e internacionais, além de multidões todo final de semana. Nas noites de sábado, acontece a “Festa”, com shows incríveis, produção impecável, lasers e gente muito animada, na maioria entre 18 e 25 anos. Sem hora pra acabar.

Onde fica: Avenida Ayrton Senna, 5850
Telefone: +55 21 3303 1000
Estação próxima: Ônibus 465, 692

11. Boate 021

encontre-as-celebridades-locais-na-boate-021
Encontre as celebridades locais na Boate 021

A Boate 021 é um dos locais mais populares entre a galera da zona oeste do Rio. Daqueles onde se encontram facilmente jogadores de futebol e outras celebridades. Costuma encher rápido nos finais de semana. Tanto no bar quanto na pista, o som por lá inclui samba às quartas, sertanejo nas quintas, além de DJs tocando funk e hip-hop. Nos domingos, o clube serve a tradicional feijoada, com drinques pela metade do preço entre 16h30 e 19h.

Onde fica: Avenida Armando Lombardi, 583
Telefone: +55 21 2491 8587
Estação próxima: Bus: 957, 332

12. Teatro Odisséia

ta-tudo-liberado-no-teatro-odisseia-na-lapa-carioca
Tá tudo liberado no Teatro Odisséia, na Lapa carioca

Quando a Lapa ainda era considerado um bairro perigoso e de pouco prestígio, com ruas sujas e bares decadentes, o Teatro Odisséia foi um dos primeiros lugares a abrir suas portas e mostrar confiança de que lá sim poderia estar o melhor da vida noturna carioca. Uma década depois, o Teatro Odisséia segue como uma das principais casas da Lapa. Instalada em um casarão de três andares do século 19, a boate atrai uma galera jovem e alternativa que está disposta a…praticamente qualquer coisa. Espere festas malucas e quentes, performances intensas ao vivo e noites de indie, rock e eletrônico, e até algumas sessões de samba e MPB.

Onde fica: Avenida Mem de Sá, 66
Telefone: +55 21 2226 9691
Estação próxima: Cinelândia

13. La Paz

com-cara-de-clube-britanico-dos-anos-90-o-la-paz-ecletico-como-poucos
Com cara de clube britânico dos anos 90, o La Paz é eclético como poucos

Com suas paredes despojadas de concreto branco e detalhes em metal na decoração, a La Paz transporta o visitante para os clubes britânicos pioneiros do início dos anos 1990. Dos mesmos donos da famosa Fosfobox em Copacabana, La Paz atrai uma galera jovem que gosta de festa forte e sem hora pra terminar. Distribuído em três andares, há duas pistas de dança que enchem facilmente, mais um terraço. Os estilos de música variam entre o rock, pop, hip-hop e electro, dependendo do DJ da noite. Aos domingos, o ritmo muda radicamente, e a La Paz sedia uma noite de forró das mais animadas.

Onde fica: Rua do Rezende, 82
Telefone: +55 21 2509 2403
Estação próxima: Cinelândia

14. Quadra do Santa Marta

entre-no-ritmo-do-samba-na-quadra-do-santa-marta
Entre no ritmo do samba na Quadra do Santa Marta

A região de Botafogo é ótima para trocar experiências culturais com os moradores locais. Na base da Favela Santa Marta, uma das mais seguras e coloridas do Rio, a Quadra do Santa Marta é um imenso espaço coberto que atrai um público jovem que se junta para dançar nos finais de semana. O graffiti estampa as paredes e o dress code é informal, fazendo desse clube ideal para curtir uma noite típica carioca. Entre os estilos musicais que tocam por lá, funk, pagode e samba – confira o site para ver a agenda.

Onde fica: Rua Jupira, 72
Telefone: +55 21 7832 2698
Estação próxima: Botafogo

15. Carioca da Gema

shows-da-melhor-qualidade-no-carioca-da-gema
Shows da melhor qualidade no Carioca da Gema

Pra que esperar até o fim de semana? No clube Carioca da Gema, na Lapa, toda noite tem festa. Por lá, bandas tocam samba e choro para um público pequeno, mas dos mais animados – a maioria acima dos 30 anos. As paredes de tijolos à vista e o pequeno palco dão uma sensação de aconchego, ainda que nos finais de semana a casa realmente lote. É um local para quem adora dançar, mas há também uma arejada sacada para relaxar um pouco. Se bater a fome, dá também para dar uma passada no bar e pizzaria do primeiro andar.

Onde fica: Avenida Mem de Sá, 79
Telefone: +55 21 2221 0043
Estação próxima: Cinelândia

16. 00

capriche-no-visual-quando-for-ao-00
Capriche no visual quando for ao 00

Uma boate e e restaurante dentro de um planetário? Por que não? A 00 é uma casa moderna e sofisticada no badalado bairro da Gávea. Com luz refinada, um bar de concreto super cool e um mobiliário chique, o 00 é para desfilar e badalar. O restaurante possui excelente comida, e a boate toca house, hip-hop e drum and bass de boa qualidade.

Nas noites de terça, os viajantes dos hostels do Rio de Janeiro se encontram para uma noite de samba “Bem Brasil”, com caipirinhas grátis entre 22h e meia-noite. Já no domingo, a noite gay é animada por vários DJs de house. Espere encontrar uma galera sofisticada e bem-vestida, e leve sempre identidade.

Onde fica: Avenida Padre Leonel Franca, 240
Telefone: +55 21 2540 8042
Estação próxima: Ônibus 402, 432, 161

17. Clube dos Democráticos

clube-dos-democraticos-para-os-fas-de-danca-de-salao
Clube dos Democráticos é para os fãs de dança de salão

O Clube dos Democráticos foi criado por um grupo de lojistas boêmios que ganharam na loteria! Trata-se de uma casa perfeita para os que adoram dançar juntinhos e exibir os passos pelo salão. Quantas vezes você voltar lá, quantas vezes vai parecer que ela parou no tempo. O imenso salão de dança faz o visitante viajar ao começo do século 19. Alguns podem até dizer que o local poderia ganhar uma reforma, mas muitos acham que este é mesmo o seu charme. Para os menos experientes, vale a pena sentar e observar os casais mais afiados na dança. Mas não se espante se alguém o convidar para uma dança improvisada.

Onde fica: Rua Riachuelo, 91
Telefone: +55 21 2252 1324
Estação próxima: Cinelândia

Veja passagem para Rio de Janeiro
Procurando um lugar para dormir alguns horas entre uma festa e outra? Conheça mais sobre os 5 melhores hostels no Rio de Janeiro e também incríveis pousadas no Rio de Janeiro.

Publicado originalmente

13/07/2016