O que fazer em Amsterdam de graça!

Amsterdam é conhecida como uma cidade bem liberal, mas onde as coisas costumam custar caro, a não ser que você saiba onde procurar…confira nossa lista e descubra o que fazer em Amsterdam – totalmente de graça!

O que fazer em Amsterdam

Categoria Cidades

Data 17/03/2015

A cidade de Amsterdam tem preços que acompanham sua popularidade e, consequentemente, passear por essa cidade pode deixar sua conta bancária tão desequilibrada quanto os prédios emblemáticos ao seu redor. Se você está com o orçamento apertado, confira nossa lista e descubra o que fazer em Amsterdam de graça!

Assista filmes gratuitamente na Pluk de Nacht

O que fazer em Amsterdam - Hora do show na Pluk de Nacht.
Hora do show na Pluk de Nacht. © Martin de Witte

Amsterdam tem alguns festivais gratuitos — eles acontecem principalmente no começo da primavera vão até o começo do outono — e é difícil escolher apenas um. Talvez o mais encantador seja o Festival de Cinema a Céu Aberto Pluk de Nacht , que acontece todo mês de agosto nos bancos do lago central IJ.

Mesmo com a popularidade crescente, o clima do festival ainda é intimista, animado e gracioso. Uma boa dica é levar uma cesta de piquenique como acompanhamento para assistir os filmes independentes ao ar livre. O verão holandês nem sempre é o mais quente, então é bom levar um cobertor, além da pipoca.

Na semana que antecede o Dia do Rei,‘Aprilfeesten’, há uma feira local de de música e comida na região de Nieuwmarkt.

E se você estiver por lá no inverno, saiba que ainda terá muitas atrações — O Festival de Luzes de Amsterdam incendeia os canais congelados com arte em forma de luz durante todo o mês de dezembro.

Caminhar, fazer piquenique e nadar no Amsterdamse Bos

O que fazer em Amsterdam - Um caminho de árvores no parque Amsterdamse Bos
Um caminho de árvores no parque Amsterdamse Bos. © StanTheCaddy

A “Floresta de Amsterdam” é mais do que um parque — é um parque de diversões verde nos arredores da cidade. Use suas pernas como transporte: elas vão guiar você até os lagos de água fresca, um clube de remo e uma fazenda com cabras. Fique de olho nas obras de arte espalhadas ao longo do caminho.

Se a floresta for longe demais para o seu gosto, não se preocupe. Fazer um churrasco no tranquilo no Flevopark or tomar sol no cinema a céu aberto de Vondelpark – o refúgio original dos hippies em Amsterdam – são programas com clima bucólico, mas mais próximos do centro da cidade.

Faça um passeio guiado

O que fazer em Amsterdam - O canal Oudezijds Voorburgwal é o mais antigo da cidade
O canal Oudezijds Voorburgwal é o mais antigo da cidade © Bert Kaufmann

Você pode baixar um aplicativo com o guia da cidade no seu celular e descobrir muita coisa, mas um guia turístico faz toda a diferença. Empresas de turismo, como a Walking tour companies, Sandeman’s New Amsterdam, oferecem passeios gratuitos e informativos durante todos os dias do ano.

Os guias bem treinados vão levar você para passeios nas ruas estreitas, pátios isolados e outros distritos culturais, enchendo seu cérebro com informações e curiosidades. Se você chegar bem cedo, não precisará pagar a taxa de 3 euros para as reservas online.

Aproveite uma apresentação ao vivo na hora do almoço

O que fazer em Amsterdam - O lado de fora do Concertgebouw
O lado de fora do Concertgebouw. © Bogdan Migulski

Assistir a um dos concertos de música clássica no Concertgebouw pode fazer você se atrasar, mas as sessões de 30 minutos são incríveis e gratuitas, toda quarta-feira, 12:30, de setembro até junho.

Juntamente com apresentações acústicas de fama mundial, você poderá apreciar alguns dos maiores exemplos da arquitetura neoclássica.

A Ópera Nacional e Balé também tem apresentações na hora do almoço às terças-feiras, de setembro até maio.

Relaxe na balsa

O que fazer em Amsterdam - Visite o Museu EYE Film
Visite o Museu EYE Film. © rick ligthelm

Você não pode dizer que visitou a Veneza da Holanda sem ter passeado na água.

Pode ser que você encontre um holandês amigável o suficiente para levá-lo para passear de barco, mas, caso não consiga ninguém, as balsas próximas da estação central são uma escolha segura.

As balsas Buikslotermeer vão até o Museu EYE Film (que contém uma exposição permanente gratuita) e também para os jardins de Tolhuistuin.

Se o breve passeio não for suficiente para satisfazê-lo, suba na balsa NDSM para uma viagem de 15 minutos até o cais NDSM, que costumava ser um estaleiro. Hoje, a área é ocupada por artistas e empresas de comunicação, sendo um ótimo ponto para observar a cidade de outro ângulo.

Aproveite os mercados

O que fazer em Amsterdam - Produção local no Noordermarkt.
Produção local no Noordermarkt. © Kotomi Yamamura

Uma ótima forma de observar a vida local sem gastar um tostão é indo a um dos diversos mercados de Amsterdam.

As escolhas certeiras costumam ser o mercado de pulgas Waterlooplein, o famoso Mercado das Flores e o multicultural Dappermarkt, mas o Noordermarkt é, de longe, o mais atmosférico.

Localizado no meio da área histórica de Jordaan e circundado por ruas pequenas, canais calmos e árvores antigas, esse mercado tem um cenário romântico, com uma variedade de produtos.

Oferecendo desde produtos orgânicos da região aos sábados e roupas de segunda-mão às segundas-feiras, esse é o lugar ideal para sentar em um banco e observar os holandeses curarem-se da ressaca matinal.

Explore os arquivos da cidade

O que fazer em Amsterdam - Por dentro dos arquivos de Amsterdam
Por dentro dos arquivos de Amsterdam © Effervescing Elephant

Amsterdam é, provavelmente, uma das capitais com mais museus por metro quadrado no mundo, mas o Stadsarchief (arquivos municipais), um prédio de tijolos imponente em Vijzelstraat, é o máximo que você poderá visitar sem qualquer custo.

Desde fotografias apagadas e cartas particulares até mapas obscuros e outros artefatos, você poderá conhecer mais sobre história através dessa coleção de antiguidades da cidade.

Conheça a cidade através do telhado do NEMO

O que fazer em Amsterdam - A subida para o telhado do NEMO
A subida para o telhado do NEMO. © Miradortigre

Com poucos e distantes edifícios, qualquer ponto alto em Amsterdam dará uma visão ampla dos belos telhados da cidade. A maioria das igrejas, no entanto, cobrará uma quantia substancial para que você obtenha acesso.

A partir do piso inclinado no terraço do Centro de Ciências NEMO, nas águas Oosterdok, a vista em um dia ensolarado é impagável.

Festas no Pacific Parc

O que fazer em Amsterdam - Uma noite no Pacific Parc
Uma noite no Pacific Parc. © Keees

Embora a cidade esteja repleta de clubes e bares, a maioria cobra uma taxa para entrar.

O Pacific Parc é uma alternativa animada que oferece festas gratuitas de quinta a sábado. Os bartenders são tatuados e bonitos, enquanto os DJ’s tocam rock clássico e soul — o que serve como um escape da cena house constante de Amsterdam – e a pista de dança é liberada.

Encontre passagem para Amsterdam

A capital holandesa é certamente recheada de atrações. Agora que você já descobriu o que fazer em Amsterdam de graça, comece a buscar por sua passagem para Amsterdam e reserve seu hotel em Amsterdam para tirar máximo proveito das suas férias!

Publicado originalmente

17/03/2015