O que fazer em Fortaleza: 10 passeios imperdíveis

O que fazer em Fortaleza de graça ou gastando pouco? Selecionamos 10 pontos turísticos de Fortaleza para você curtir muito além de Jericoacoara e Beach Park.

o que fazer em fortaleza

Quinta maior cidade do Brasil, Fortaleza agrada aos viajantes em busca de um cenário urbano em meio às lindas praias da região. Para alguns turistas, a cidade serve como base para fazer passeios ao Beach Park, à Jericoacoara e a outras cidades com praias ao redor. Mas não despreze os pontos turísticos tão rápido assim! Tem muito o que fazer em Fortaleza, basta reservar um ou dois dias de sua viagem para explorar a cidade. Comece buscando sua passagem para Fortaleza e confira nossas dicas de viagem:

1. Caminhada na Avenida Beira Mar

Se você for gastar sua dose de praia em outros lugares, aproveite a avenida Beira Mar para fazer uma caminhada. A avenida é o ponto de encontro de skatistas, patinadores e amantes de esportes. A Beira Mar também concentra hotéis, bares e restaurantes. E todas as noites rola uma feira de artesanato.

2. Praia do Futuro

o que fazer em fortaleza - praia do futuro

Fique de olho para ver se não encontra um salva-vidas Wagner Moura por lá. © zorbis

Em primeiro lugar, assista ao filme Praia do Futuro com o Wagner Moura se você não viu ainda. Depois pode acordar bem cedo para encontrar um lugar ao sol nos mais de 30 km de extensão da Praia do Futuro. Ela é um dos principais pontos turísticos de Fortaleza e fica a 10 km do centro. A praia é um verdadeiro oásis no meio da cidade, tem condições ótimas para banho e mil barracas a sua escolha. Tem barraca que serve o tradicional caranguejo de Fortaleza, barraca com piscina e escorregador e até barraca com salão de beleza na beira da praia. Como a Praia do Futuro costuma ficar cheia e quase todo dia dá praia em Fortaleza, chegue cedo. O movimento vai até a noite.

3. Sorveteria 50 Sabores

o que fazer em fortaleza - sorveteria 50 sabores

Sorveteria também é ponto turístico em Fortaleza.

Enquanto estiver andando pela Avenida Beira Mar e o calor bater forte, você pode se jogar nas delícias da Sorveteria 50 Sabores sem culpa. Aproveite para experimentar sorvetes de sabores exóticos de frutas regionais. Tem sorvete de tapioca, bacuri, buriti, siriguela, sapoti, tapioca, muito mais de 50 sabores, na verdade. A unidade da beira mar fica no número 2.892, quase em frente à feirinha de artesanato.

4. Teatro José de Alencar

o que fazer em fortaleza - teatro jose de alencar (2)

Para curtir depois da praia, os concertos e peças do Theatro José de Alencar são programas bons e baratos. © Otávio Nogueira

Nomeado para homenagear o escritor cearense José de Alencar, o teatro é um dos mais conhecidos monumentos arquitetônicos de Fortaleza. Fachada, bilheteria e foyer são em estilo neoclássico. Já o pátio interno tem vitrais coloridos. O passeio do foyer até o jardim projetado pelo paisagista Burle Marx agrada todo tipo de viajante. Localizado no centro da cidade, o teatro oferece visitas com guias várias vezes ao dia. Confira a programação do Teatro José de Alencar.

5. Museu do Ceará

o que fazer em fortaleza - museu do ceara

Confira personagens lendários do folclore cearense.

O edifício dos anos 1871 abriga boa parte da história e folclore do estado do Ceará. Além de contar com várias exposições itinerantes, a mostra fixa do Museu do Ceará exibe objetos que foram de Padre Cícero, como sua batina, bengala e o chapéu. Outro destaque é um punhal que foi do cangaceiro Lampião. É fechado às segundas-feiras e aos domingos.

6. Mercado Central

o que fazer em fortaleza - mercado central

Tudo o que você está procurando tem no Mercado Municipal de Fortaleza, pode acreditar.

Parte da cultura cearense é exibida no artesanato. Sendo assim, um dos melhores lugares da cidade para comprar lembranças é o Mercado Central. Lá você vai encontrar de tudo um pouco. Vá com o espírito preparado para andar e garimpar. O prédio de 1809 tem mais de 500 lojas que vendem esculturas de de artesanato, rendas, redes, cachaças, castanhas e mais o que você imaginar.

7. Ponte dos Ingleses

o que fazer em fortaleza - ponte dos ingleses

O melhor por do sol está na Ponte dos Ingleses.

Continuando seu passeio pela região do Dragão do Mar, aproveite para descansar um pouco na beira mar. E, no fim do dia, curta o por do sol no melhor ponto turístico de Fortaleza: a Ponte dos Ingleses, também localizada na Praia de Iracema.

8. Fortaleza Nossa Senhora da Assunção

Porque não dá para ir a Fortaleza e não ver um forte, não é? A Fortaleza Nossa Senhora da Assunção foi construída em pela primeira vez em 1649 na época da segunda invasão holandesa no Brasil e tinha o nome de Forte Schoonenborch. Atualmente ela abriga a sede da 10ª Região Militar do Exército e é aberta ao público com visitas guiadas. A fortaleza fica na margem esquerda do Rio Pajeú.

9. Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

o que fazer em fortaleza - dragao do mar

Taí uma coisa que você não pode perder em Fortaleza: o Dragão do Mar.

Você não pode passar por Fortaleza sem visitar o Dragão do Mar, um centro cultural que reúne o Museu de Arte Contemporânea (MAC), o Planetário Rubens de Azevedo, o Museu da Cultura Cearense, um cinema e outros espaços culturais. O Dragão do Mar está localizado na Praia de Iracema, nome dado em homenagem à personagem Iracema, do escritor José de Alencar. Durante o dia, o você pode curtir a programação cultural e os cafés do Dragão do Mar. À noite, é hora de aproveitar os bares e restaurantes abertos nos galpões antigos em volta do complexo cultural. Vale mencionar que o nome Dragão do Mar é em homenagem ao jangadeiro e pescador Francisco José do Nascimento, que lutou pela libertação os escravos no Ceará.

10. “Quinta do Caranguejo”

o que fazer em fortaleza - caranguejo Praia do Futuro

Experimente a iguaria de Fortaleza na Praia do Futuro e aproveite para curtir um forró depois.

Se você der sorte de estar em Fortaleza numa quinta-feira, vai poder se jogar no caranguejo. Como o próprio nome do evento diz, todas às quintas-feiras à noite, moradores e turistas se reúnem para comer caranguejo na região da Praia do Futuro.

O burburinho fica nas barracas mais conhecidas da praia. Depois de muito caranguejo e farofa, a festa continua noite a dentro com muito forró e outros shows nas barracas.

Extra: Pirata Bar

o que fazer em fortaleza - vida noturna

À noite, Fortaleza também não para.

Fortaleza tem agito até de segunda-feira. Segundo a revista americana Time, a melhor noite de segunda-feira do mundo (e também a mais louca) acontece no Pirata Bar, na Praia de Iracema. Vai perder?

O que fazer em Fortaleza – Mapa das atrações

Agora que você já sabe o que fazer em Fortaleza, compre sua passagem para Fortaleza e prepare-se para aproveitar um dos melhores lugares do Nordeste brasileiro. A diversão é garantida!