10 coisas para fazer de graça em São Paulo

Quer conhecer os pontos turísticos de SP sem gastar nada? Confira uma lista com dez lugares para conhecer em SP graça. E descubra que tem muito mais para fazer em São Paulo do que você imaginava.

o que fazer em sao paulo

Categoria Cidades Melhores destinos no Brasil

Data 15/02/2016

São Paulo é sem dúvida uma cidade cara. Às vezes dá impressão que você paga até para respirar. Mas olhando mais de perto, a gente percebe que, no meio de tantas opções do que fazer em São Paulo, existem vários pontos turísticos que você pode visitar sem colocar a mão no bolso ou gastando bem pouco. Basta ter um pouco de criatividade e espírito desbravador. Prepare sapatos confortáveis e confira 10 dicas do que fazer em São Paulo de graça!

1. Paulista aberta aos domingos

o que fazer em sao paulo - avenida paulista
A paulista vira praia de paulistano todo domingo.

A primeira coisa que você precisa conhecer não é exatamente um ponto turístico de São Paulo, é uma tendência: ocupe a cidade! Essa é palavra de ordem dos paulistanos de uns anos para cá. Você pode experimentar isso em shows abertos nas praças e parques ou durante o carnaval de rua. Uma maneira de experimentar esse sentimento de ocupação dos espaços públicos é andar de bike na avenida Paulista aos domingos. A prefeitura de São Paulo fecha a avenida mais famosa da capital aos domingos para os carros e abre para as pessoas das 9h às 17h.

Você pode alugar uma bicicleta pelo Bike Sampa, basta baixar o aplicativo indicado no site. A primeira hora é grátis, as demais você paga R$ 5. Você encontra todas as estações para pegar ou devolver as bicicletas no app. Vale lembrar que você pode levar sua bicicleta no metrô aos domingos também. Com a bike você pode pedalar na Paulista e se perder nas outras ciclovias que conectam cidade. E se você não é da turma do pedal, pode apenas caminhar na avenida fechada. Você vai encontrar de tudo, gente dançando, tocando instrumentos e até pessoas tomando sol. É a verdadeira “praia de paulista”.

2. Piquenique no parque

o que fazer em sao paulo - piquenique
Piquenique no parque também é praia de paulista.

Depois de ocupar a Avenida Paulista, você pode se jogar na segunda tendência paulistana: piquenique no parque. Escolha um dos inúmeros parques que a cidade oferece. Leve comidinhas, bebidas, uma toalha para sentar e pronto. Alguns dos parques mais legais para fazer piquenique em São Paulo é o mais tradicional e lotado de todos, o Ibirapuera. Ele também conta com mais estrutura como banheiros e lanchonetes. E, se der sorte, você ainda encontra algum show gratuito acontecendo em baixo da marquise ou no palco externo do teatro. O parque Villa Lobos também uma opção bem popular para os piqueniques. Mas se você procura sossego mesmo, pode ir ao Parque da Juventude, que funciona onde era o antigo presídio do Carandiru, o Jardim Botânico, ou Parque do Carmo, que tem espaço para fazer churrasco e a paisagem incrível das cerejeiras.

3. Caminhada Noturna no centro

o que fazer em sao paulo - teatro municipal
O ponto de encontro da Caminhada Noturna é o Teatro Municipal.

Todas às quintas-feiras, mais de 50 pessoas se encontram nas escadarias do Teatro Municipal no centro de São Paulo para participar de uma caminhada noturna pelo coração da cidade. Em geral o trajeto começa pelo teatro e vai em direção à Igreja da Sé, o marco zero de São Paulo. Durante o percurso, os voluntários e o organizador, Carlos Beutel, vão contando histórias da cidade e curiosidades. Muitos participantes levam câmeras fotográficas profissionais e andam no centrão sem medo. É uma boa oportunidade para ver o centro da cidade durante a noite e saber mais sobre a história de alguns lugares. Confira mais informações sobre a Caminhada Noturna e a programação.

4. Beco do Batman

o que fazer em sao paulo - beco do batman
Pode se perder pelos grafites do Beco do Batman na Vila Madalena.

Uma marca registrada de São Paulo são seus grafites coloridos. Muitos artistas exibem seus trabalhos pelos muros da cidade. Se você ficar bem atento, vai começar a reconhecer pelo estilo e cores alguns artistas que se repetem nas paredes da cidade. Os grafites estão por todos os lados, mas um lugar que concentra muitos trabalhos é o Beco do Batman, no bairro da Vila Madalena. Definitivamente, se você curte arte urbana, precisa dar uma caminhada pelo beco e arredores. Não esqueça a câmera fotográfica.

5. Feirinha de orgânicos da Água Branca

o que fazer em sao paulo - feira organica
Não deixe de conferir a feira de produtos orgânicos do Parque da Água Branca!

A feirinha de produtos orgânicos do Parque da Água Branca, na zona oeste de São Paulo, é uma boa oportunidade para tomar um café da manhã saudável gastando pouco. A feira acontece todas as terças-feiras, sábados e domingos das 7h às 12h. São cerca de 50 produtores e comerciantes com barracas cheias frutas e legumes. Alguns vendem mudas de plantas, queijos, temperos e comidinhas prontas. Para tomar café, o Raiz Café tem salgados e bolos orgânicos para vender.

6. MASP de graça

o que fazer em sao paulo - masp
Curta o visual do Masp de graça.

Dois dias por semana o Museu de Arte de São Paulo (Masp) abre as portas de graça para visitantes. O Masp é um dos mais conhecidos pontos turísticos de SP. O vão aberto do Masp é onde boa parte das manifestações culturais e políticas acontecem na cidade. Projetados pela arquiteta modernista Lina Bobardi, o Masp fica bem na Avenida Paulista. A entrada é grátis todas as terças-feiras durante o dia inteiro e às quintas-feiras depois das 17h.

7. Mirante 9 de Julho

o que fazer em sao paulo - mirante
O Mirante 9 de Julho tem tudo o que você quer: café, comida e visual incrível. Foto: Ariel Martini/I Hate Flash

É difícil definir um dos lugares mais hips de São Paulo no momento. O Mirante 9 de Julho é um espaço cultural com exposições de arte, espaço de co-working com mesas para trabalho e internet durante o dia, restaurante que dá oportunidade para novos chefs mostrarem suas delícias, cafeteria, cinema ao ar livre à noite e ponto de encontro dos descolados a qualquer hora do dia. A localização também chama a atenção. Fica atrás do Masp, acima do túnel 9 de Julho, dos janelões você a cidade. Muitos visitantes aproveitam para comer, outros apenas sentam nas escadarias para conversar. Vale uma visita.

8. Museu do Futebol

o que fazer em sao paulo - museu do futebol
Aproveite o dia de graça no Museu do Futebol.

O Museu do Futebol é um dos lugares mais visitados de São Paulo. Localizado no estádio do Pacaembu, ele conta de uma maneira divertida um pouco da história do esporte e da paixão dos brasileiros por futebol. Todos os sábados das 9h às 17h o museu abre as portas de graça para visitantes.

9. MIS

o que fazer em sao paulo - MIS
O MIS sempre tem exposições pop e muitos eventos. Fique de olho na programação. © ccesaopaulo

O Museu da Imagem e do Som de São Paulo é aberto gratuitamente todas as terças-feiras. O museu sempre tem exposições que são sucesso de público. Já teve especial sobre a carreira do músico David Bowie, do cineasta Stanley Kubrick e até sobre o programa infantil Castelo Rá-Tim-Bum!  O acervo fixo do MIS tem mais de 200 itens, incluindo fotografias, filmes, cartazes, equipamentos de imagem e som e gravações de áudio. O MIS ainda promove oficinas, cursos, apresentações. É só ficar de olho na programação.

10. Memorial da América Latina

o que fazer em sao paulo - memorial da america latina
Aproveite a arquitetura do Memorial da América Latina.

O Memorial da América Latina tem seu acervo permanente em exposição com obras de arte e artefatos históricos dos povos latino-americanos. Mas uma das partes mais interessantes do museu fica do lado de fora do complexo. O projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer tem quase 85 mil metros quadrados e vale uma caminhada. Uma das obras mais famosas é a escultura Mão, também de Niemeyer, que representa o continente latino-americano em vermelho.

Encontre passagem para São Paulo

Quer aproveitar o máximo de São Paulo? Não se esqueça de conferir os melhores food trucks em SP e também 

Publicado originalmente

15/02/2016