10 passeios bate e volta para escapar de São Paulo no final de semana

Não precisa sair muito longe de São Paulo para encontrar paisagens naturais e históricas incríveis… confira dicas de dez passeios bate e volta saindo da capital para curtir em alguns dias e sem gastar muito!

Passeios bate e volta saindo de São Paulo - Paranapiacaba

As distâncias são curtas mas as paisagens são deveras diferentes...

Categoria Cidades Melhores destinos no Brasil

Data 29/03/2016

Chega o fim de semana e dá aquela a vontade de sair de São Paulo? Mas não tá com muito tempo nem grana para ir muito longe? Nem precisa! A boa notícia é que há várias e ótimas opções de lugares a poucas horas da capital paulista para curtir lindas paisagens naturais, atrações históricas interessantes e roteiros gastronômicos caprichados. A seguir, a gente lista 10 dicas de passeios bate e volta para fugir de São Paulo por alguns dias…

1. Holambra

Distância de São Paulo: 1h45min de carro

Passeios bate e volta saindo de São Paulo - Holambra
Cada paisagem de Holambra praticamente já vem com filtro pronto na foto… © Uma Câmera na Mão e o Pé na Estrada

Se a ideia é optar por um lugar com aura interiorana e clima bucólico, e ainda se sentir como que em parte da Europa, Holambra é ótima pedida. A maciça colonização holandesa está manifestada por toda parte: nos restaurantes típicos, na arquitetura dos casarões e fachadas coloridas, no sotaque dos descendentes e em pontos turísticos como o Museu Histórico e Cultural e o Moinho Povos Unidos.

Outra característica marcante dessa jovem cidade (fundada somente em 1991!) são as flores. Holambra é o maior centro de produção de flores e plantas ornamentais da América Latina e elas realmente exalam cor e perfume por onde passam (é possível até visitar estufas e plantações). E se a visita for entre o final de agosto e setembro, a Expoflora deixará a cidade com um ar ainda mais mágico.

Pesquise pousadas em Holambra

2. Boituva

Distância de São Paulo: 1h45min de carro

Passeios bate e volta saindo de São Paulo - Boituva
Aproveite o fim de semana para se jogar do céu de Boituva… © albertoalerigi

A distância da capital é curta – pouco mais de 110km – mas o céu de Boituva é infinitamente mais colorido que o de São Paulo. Graças, sobretudo, aos inúmeros balões que enfeitam o alto dessa cidade de 50 mil habitantes. Os passeios de balão são o programa número um por lá, assim como os saltos de paraquedas. Não por acaso, portanto, são dezenas as escolas e centros oferecendo essas atividades no município.

Boituva é o destino perfeito para os fãs de adrenalina e daqueles que adoram acordar cedo, explorar as lindas paisagens naturais da região, visitar uma fazenda onde se produz cachaça artesanal e, claro, se jogar em um esporte de aventura (do rafting ao paintball). E para as comprinhas básicas antes de voltar, a dica é o Catarina Fashion Outlet, com mais de cem lojas cheias de descontos.

Pesquise pousadas em Boituva

3. Águas de Lindoia

Distância de São Paulo: 2h30min de carro

Passeios bate e volta saindo de São Paulo - Águas de Lindoia
Águas de Lindoia traz muita tranquilidade para os viajantes © rosanetur

Bem-vindo à “capital termal do Brasil”. Se a pauta do fim de semana é relaxar e cuidar do corpo e da alma, a estância hidromineral de Águas de Lindoia vai ser o mimo que faltava. O famoso balneário da cidade ostenta inúmeros banhos termais, massagens holísticas, aromaterapia e tratamentos de spa em geral.

Fica fácil entender porque a população de 18 mil habitantes costuma dobrar nos feriados e datas festivas. A diversão é para todas as idades, já que as lindas áreas verdes contam com opções de atividades de natureza e aventura, como rafting, tirolesa, trekking, asa-delta, cicloturismo, passeios a cavalo e por aí vai…

Busque hotéis em Águas de Lindoia

4. Ribeirão Preto

Distância de São Paulo: 3h45min de carro

Passeios bate e volta saindo de São Paulo - Ribeirão Preto
Ribeirão Preto conta com o belíssimo Theatro Pedro II

Eia uma opção mais urbana, especialmente para quem gosta de explorar um variado cenário gastronômico. O programa preferido para quem viaja a Ribeirão Preto para passar o fim de semana é fazer um tour pelos bares e restaurantes mais badalados da cidade e experimentar os cardápios caprichados de pratos e bebidas.

Não pode faltar, por exemplo, uma passadinha no bar oficial da Cervejaria Colorado, que produz a famosa bebida produzida por lá. Para almoçar ou jantar, boas opções como as carnes nobres do Ancho Premium Beef ou as massas artesanais da La Cucina Di Tullio Santini vão, com certeza, valer a viagem.

Outros atrativos da cidade incluem o divertido Bosque/Zoológico Municipal Fábio Barreto; o lindo Theatro Pedro II, que foi restaurado e exibe uma cúpula criada pela artista plástica Tomie Ohtake; e o Parque Doutor Luiz Carlos Raya, com cascatas e um vasto gramado.

Pesquise hotéis em Ribeirão Preto

5. Embu das Artes

Distância de São Paulo: 50min de carro

Passeios bate e volta saindo de São Paulo - Embu das Artes
A arquitetura das casas de Embu das Artes é uma atração à parte… © vagnercarvalheiro

Há cinco anos, Embu adotou oficialmente o “das Artes” a seu nome. Mais do que justo e adequado, já que essa simpática cidade a 30km da capital mostra todo os seus dons artísticos por onde se passa – das casinhas coloridas às lojas super bem decoradas, do rico acervo histórico-cultural dos museus e igrejas até sua famosa feira de artesanato.

Famosa mesmo, já que atrai entre 15 e 30 mil frequentadores todos os finais de semana. A feira reúne mais de 500 expositores, que mostram e vendem de tudo um pouco – antiguidades, tapetes, bijuterias, móveis, roupas de couro, quadros e também hortigranjeiros, plantas e flores todas produzidas na região. Tudo aliado a um ambiente cheio de músicos, atores e poetas que encantam seus visitantes. Melhor garantir o espaço no porta-malas na volta…

Pesquise hotéis em Embu das Artes

6. Serra Negra

Distância de São Paulo: 2h30min de carro

Passeios bate e volta saindo de São Paulo - Serra Negra
Toda a beleza da Serra da Mantiqueira para ser apreciada em uma passagem por Serra Negra © markhillary

Mais um destino para quem procura paz e contato direto com a natureza. A Estância Hidromineral de Serra Negra integra o Circuito das Águas Paulista e por causa da qualidade terapêutica de suas águas minerais e as diversas fontes de acesso público espalhadas pela cidade, tornou-se conhecida como “Cidade da Saúde”.

Em plena Serra da Mantiqueira, por lá nada melhor do que passar a tarde relaxando nos parques e sítios, fazendo trilhas, andando a cavalo ou tomando banho de cachoeiras. Os mais aventureiros podem optar por praticar tirolesa, rapel e escalada. Tudo bem que nem só de calmaria vive Serra Negra: à noite, o centro da cidade também ferve com um movimentado circuito de bares, cafés e restaurantes.

Pesquise pousadas em Serra Negra

7. São Roque

Distância de São Paulo: 1h20min de carro

Passeios bate e volta saindo de São Paulo - São Roque
Andar de teleférico é programa imperdível em São Roque © bredley

Vinho e esqui? A combinação parece um tanto esdrúxula, mas estes são dois dos carros-chefes das atrações de São Roque, na região metropolitana de Sorocaba.

É conhecida como a “cidade do vinho”, em função de suas inúmeras vinícolas, fruto da imigração italiana e portuguesa que a região recebeu, e também do clima propício. Nos dez quilômetros da chamada Estrada do Vinho, há diversas vinícolas abertas para receber visitantes, com restaurantes próprios e tours para conhecer a produção da bebida.

Já no quesito diversão e aventura, o Ski Mountain Park é dos mais populares do Estado. Tudo bem que a famosa pista de esqui sobre superfície de borracha está fechada para reformas, mas o parque conta com atividades bacanas como paintball, arvorismo, escalada, passeios a cavalo e até um teleférico. Destaque também para a Capela de Santo Antônio e a Casa Grande do Capitão Fernão Paes de Barros, construções da época dos bandeirantes e feitas de taipa de pilão.

Pesquise pousadas em São Roque

8. Campinas – Joaquim Egídio & Sousas

Distância de São Paulo: 1h30min de carro

Passeios bate e volta saindo de São Paulo - Campinas (Joaquim Egídio & Sousas)
A Coluna Tropicana ajuda a compor o clima bucólico do distrito de Joaquim Egídio © foradoeixo

Joaquim Egídio é o distrito rural mais distante de Campinas (a cerca de 15km do centro), e exala um clima bucólico e tranquilo. O cenário histórico é composto essencialmente por construções do final do século 19 e fazendas do antigo ciclo cafeeiro, e as opções de restaurantes típicos de fazenda são uma verdadeira tentação.

Para completar o roteiro histórico, vale uma visita a Sousas, um pouco mais urbana e que dispõe de algumas boas opções de casas noturnas. A região também conta com uma imensa Área de Proteção Ambiental, com diveras trilhas, circuito de ciclismo e um viveiro com mais de uma centena de espécies nativas.

Pesquise hotéis em Campinas

9. Sul de Minas Gerais

Distância de São Paulo: 2h45min de carro (em média)

Passeios bate e volta saindo de São Paulo - Sul de Minas Gerais (Monte Verde)
O clima europeu e romântico de Monte Verde é destaque no sul de MG © rosanetur

Outra opção para um fim de semana diferente é dar uma esticadinha e visitar o Estado vizinho. O sul de Minas Gerais conta com muitas opções bacanas de cidades que valem uma visita. Entre elas: Extrema, Monte Sião, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Lambari, São Lourenço, Caxambu, Baependi, Bom Jesus de Minas, Lima Duarte, Conceição do Ibitipoca. Passos, Lavras, Camunducaia, São Tomé das Letras, entre tantas outras.

Fica difícil escolher o destino mais interessante: do ar europeu e clima romântico do distrito de Monte Verde (município de Camunducaia); aos detalhes históricos do belo Santuário de Santa Rita de Extrema; passando pelas irresistíveis feirinhas de malhas e roupas de inverno de Monte Sião; a atmosfera mística de São Tomé das Letras; até os cenários selvagens do Parque Nacional da Serra do Canastra.

Pesquise pousadas em Monte Verde

10. Paranapiacaba

Distância de São Paulo: 1h30min de carro

Passeios bate e volta saindo de São Paulo - Paranapiacaba
A importância do passado ferroviário está estampada na paisagem de Paranapiacaba © anapaulahrm

Uma vilarejo ferroviário com aura inglesa, com direito ao Big Ben e um castelo vitoriano? Sim, tudo isso bem perto da capital, em Paranapiacaba, distrito do município de Santo André. A vila que surgiu para sediar os funcionários da companhia inglesa de trens São Paulo Railway – que operava a primeira estrada ferroviária paulista – até hoje guarda ícones da época.

Localizada no alto da Serra do Mar, com linda vista da Mata Atlântica e roteiro variado de trilhas ecológicas, Paranapiacaba é puro charme, com suas ruas estreitas, casario de madeira e pontos curiosos de visitação como o Castelo no alto de uma colina, o maquinário do relógio da Estação Alto da Serra e o Museu Funicular do Trem (com antigas locomotivas). Se viajar em julho, não perca a programação de shows e atrações do Festival de Inverno.

Pesquise pousadas em Paranapiacaba

Curtiu essas ideias? Aproveite para saber também como escolher o melhor hotel fazenda em São Paulo, e se a ideia é aproveitar os feriadões, dê uma olhada na nossa listinha com os melhores destinos para melhores destinos para viajar nos feriados de 2016.

Publicado originalmente

29/03/2016