9 pontos turísticos imperdíveis no Rio de Janeiro

Se tem uma cidade que fica difícil montar um roteiro de passeios, tamanha a variedade de locais incríveis para visitar, essa cidade é o Rio de Janeiro. Mas a gente dá uma forcinha, e lista a seguir 9 dos pontos turísticos do Rio de Janeiro que são imperdíveis. Confira!

pontos turisticos rio de janeiro
Visitando pontos turísticos do Rio de Janeiro? Comece seu dia com uma visita ao Cristo Redentor

Natureza, praia, música, esporte, arte…a Cidade Maravilhosa continua linda e é daqueles destinos que nunca deixa seus visitantes insatisfeitos ou frustrados, tamanha a variedade de passeios e pontos turísticos no Rio de Janeiro.

Mas quais pontos turísticos do Rio de Janeiro devem ser incluídos no seu roteiro? A gente dá uma ajudinha e lista a seguir 9 atrações e marcos históricos que não podem faltar no seu roteiro do Rio de Janeiro.

Leia também: confira nosso guia com dicas sobre o que fazer no Rio de Janeiro e explore o melhor da Cidade Maravilhosa!

Parque Lage

pontos turisticos rio de janeiro - Parque Lage

Parque Lage – um oásis de tranquilidade e bela natureza no Rio.

Que tal passar uma tarde relaxante sob o “sovaco do Cristo”? Assim é chamado pelos locais o Parque Lage devido à sua localização bem debaixo do braço direito da estátua do Cristo Redentor. O ar refrescante que vem da Floresta da Tijuca propicia uma ambiente super tranquilo, e fazem desses belos jardins um espaço perfeito para um piquenique. No interior da bela mansão no local, há ainda um café e uma escola de arte.

Para os mais aventureiros, uma dica é usar o Parque Lage como ponto de partida para desbravar o Corcovado. Mas vale também apenas relaxar e apreciar esse oásis de tranquilidade e natureza, com certeza um ponto turístico do Rio de Janeiro que vale a visita. Aberto das 8h às 17h.

Onde fica: Rua Jardim Botânico, 414
Como chegar: ônibus 574, 584, 570

Escadaria Selarón

pontos turisticos rio de janeiro - Escadaria Selaron

Escadaria Selarón – Vale a pena subir estes degraus coloridos!

Para a maioria das pessoas, um punhado de degraus nada mais são que a maneira de ir de um lugar para o outro. Mas para Jorge Selarón, os degraus em frente à sua casa serviram quase como uma tela em branco. Até sua morte em 2013, o excêntrico artista chileno gastou mais de 20 anos decorando a escadaria com milhares de ladrilhos.

O resultado foi nada menos que espetacular – uma combustão de vermelho e amarelo espalhados em mais de 250 degraus que unem os bairros da Glória e Santa Teresa. De tão emblemática que é para o Rio de Janeiro, a Escadaria Selarón ganhou destaque nos vídeos promocionais tanto para a Copa do Mundo quanto para os Jogos Olímpicos do Brasil. Uma dica: para fugir das multidões e garantir a foto perfeita, vá num dia de semana bem cedo.

Onde fica: Rua Manuel Carneiro
Estação próxima: Glória

Santuário de Nossa Senhora da Penha

pontos turisticos rio de janeiro - Santuário de Nossa Senhora da Penha

Suba os 382 degraus até o Santuário de Nossa Senhora da Penha, um dos pontos turísticos imperdíveis no Rio.

Com uma bela vista sobre a zona norte do Rio de Janeiro, a Igreja da Penha é uma das mais bonitas da cidade. Uma cena comum por lá é presenciar fiéis pagando promessas e subindo de joelhos os 382 degraus talhados na pedra. Somente o ato de subir a escadaria já é realmente inspirador, mas há também a opção de usar o bonde que transporta os visitantes gratuitamente.

Lá de cima, a vista une de favelas ao aeroporto internacional da cidade. O interior da igreja possui uma bela decoração – destaque para a Sala dos Milagres, onde os fiéis acendem velas e fazem seus pedidos à santa.

Onde fica: Avenida Nossa Senhora da Penha
Estação próxima: Penha

Maracanã

pontos turisticos rio de janeiro - Maracanã

Bem-vindo ao Maracanã, a meca do futebol mundial.

O epicentro de um país apaixonado pelo futebol, o Maracanã é nada menos que o maior estádio do mundo. Construído para a Copa do Mundo de 1950, o estádio sediou um jogo para quase 200.000 espectadores na época.

Após extensas reformas para a Copa do Mundo de 2014, ficou ainda mais obrigatória uma visita a esse templo histórico do futebol, seja você fã ardoroso ou não do esporte. Visitas guiadas de uma hora são realizadas diariamente, entre 9h e 17h, e levam o visitante pelas arquibancadas, camarotes VIP, vestiários e banco de reservas. Quem tiver a sorte de assistir a um jogo entre os times cariocas, poderá testemunhar de perto a verdadeira paixão do brasileiro em toda sua intensidade.

Onde fica: Avenida Presidente Castelo Branco – Portão 2
Estação próxima: Maracanã

Parque das Ruínas

pontos turisticos rio de janeiro - Parque das Ruínas

Parque das Ruínas: parte da história carioca com direito a belas vistas da cidade

Situado no ponto mais alto de Santa Teresa, o Parque das Ruínas sediou a mansão de Laurinda Santos Lobo, a grande mecenas da Belle Époque carioca – que reunia os principais artistas e intelectuais do Rio – e hoje abriga um centro cultural e parque público dos mais charmosos da cidade.

Das ruínas do antigo palacete, têm-se vistas incríveis do Rio de Janeiro, cobrindo o Pão de Açúcar, a Baía da Guanabara, o centro da cidade e a ponte Rio-Niterói. Lá também estão um simpático café que costuma sediar shows ao vivo. E uma dica: o também imperdível Museu Chácara do Céu fica ali pertinho, então vale fazer um programa casado e visitar os dois.

Onde fica: Rua Murtinho Nobre, 169
Como chegar: ônibus 006, 007, 014

Morro da Conceição

pontos turisticos rio de janeiro - Morro da Conceição

Autenticidade é a marca do Morro da Conceição, no Rio de Janeiro

Intervenção divina ou pura sorte? Ninguém sabe ao certo como ou por quê, mas em uma cidade que não exatamente cuidou de seus prédios históricos, o Morro da Conceição de alguma forma escapou da modernização que tomou conta das áreas históricas e virou ponto turístico do Rio de Janeiro.

Caminhando pelas ruas do morro, fica impossível não se encantar pelas simpáticas casas decoradas com azulejos pintados à mão, estúdios de artistas locais e, claro, vistas impressionantes da cidade do alto do morro. Se bater a sede, faça uma parada no Imaculada, um pequeno e agradável bar que também faz as vezes de galeria de arte para os artistas da região.

Onde fica: Morro da Conceição
Estação próxima: Uruguaiana

Theatro Municipal

pontos turisticos rio de janeiro - Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Impossível não se impressionar com a imponência do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro está lá para impressionar o visitante: seis imensas colunas de pedra, três portões gigantes e folhas de ouro em quantidade de fazer inveja a Tutancâmon. O belo teatro construído no inicio do século 20 segue mantendo seu renome internacional e serve de palco para apresentações de música clássica, balés e dança contemporânea.

Uma noite no Theatro Municipal é a desculpa ideal para deixar de lado a bermuda e os chinelos durante uma visita aos pontos turísticos no Rio de Janeiro. Mas engana-se quem pensa que uma visita pode custar muito caro. Os ingressos para a galeria têm preços a partir de R$ 10. Se preferir só dar uma olhadinha, vale também fazer uma das visitas guiadas de 45 minutos.

Onde fica: Praça Floriano
Estação próxima: Cinelândia

Ilha Fiscal

pontos turisticos rio de janeiro - Ilha Fiscal

Faça uma viagem ao passado com um passeio até a Ilha Fiscal, no Rio de Janeiro

Eis a chance de fazer uma viagem ao passado e imaginar-se na época do império. Uma visita à Ilha Fiscal, no meio da Baía da Guanabara, remete aos últimos dias do império no Brasil: lá aconteceu o lendário baile, em 1889, que reuniu os principais nomes da sociedade carioca e brasileira, apenas seis dias antes da república ser proclamada no país.

Na pequena ilha, funciona hoje um museu histórico-cultural mantido pela Marinha do Brasil, que preservou a maioria de sua estrutura original – inclusive o grande salão de baile, que pode ser visitado. Chega-se até a Ilha Fiscal por meio de escunas que saem da Praça XV. Os tours acontecem apenas nos finais de semana, e devem ser reservados pelo site da Marinha.

Onde fica: Avenida Alfredo Agache
Estação próxima: Uruguaiana

Cristo Redentor e Corcovado

pontos turisticos rio de janeiro - Cristo Redentor

Como resistir ao cartão-postal do Rio de Janeiro (e do Brasil)?

Pode parecer clichê, mas como resistir a um dos monumentos mais famosos do mundo e o ícone máximo do Rio (e do Brasil)? Com seus 30 metros de altura e instalado no alto dos 700 metros do Corcovado, a estátua art déco do Cristo Redentor é daqueles lugares que merecem ser visitados pelo menos uma vez na vida e definitivamente merece o título de um dos melhores pontos turísticos do Rio de Janeiro!

O melhor jeito de chegar ao topo é utilizando o Trem do Corcovado (das 8h às 19h). Lá de cima, impossível ter vistas mais incríveis da cidade – Pão de Açúcar, Maracanã, Baía da Guanabara e por aí vai. De preferência, tente ir num dia claro e ensolarado para ter as melhores vistas. E para evitar as multidões – tarefa quase impossível no loca, diga-se – prefira os dias de semana logo cedo.

Onde fica: Rua Cosme Velho, 513
Como chegar: ônibus 570, 583

Ficou convencido com esses pontos turísticos no Rio de Janeiro? Aproveite também para comparar os melhores preços de hotéis no Rio de Janeiro para ter um estadia perfeita na Cidade Maravilhosa.

Passagem para o Rio de Janeiro
Agora que você já sabe o que fazer no Rio de Janeiro, confira o blog da momondo para descobrir o melhor da vida noturna no Rio de Janeiro, ou inspire-se com 10 destinos baratos no Brasil para viajar em 2016.