9 restaurantes no Rio de Janeiro que honram a tradição carioca

Dicas das melhores churrascarias, botecos e restaurantes no Rio de Janeiro para fugir das armadilhas turísticas e comer muito bem na capital carioca

restaurantes rio de janeiro

Os famosos bolinhos de feijoada do restaurante Angu do Gomes, no Rio

Categoria Cidades Melhores destinos no Brasil

Data 18/02/2016

Com tantas opções de restaurantes no Rio de Janeiro, não é difícil cair nas típicas armadilhas para turistas. A gente então dá uma ajudinha e lista 9 restaurantes tradicionais para comer e aproveitar o melhor da comida brasileira na capital carioca.

Escondidinho

restaurantes rio de janeiro - restaurante Escondidinho
Escondidinho e suas simples delícias

Cuidado para não passar batido pelo Escondidinho – ele não chama a atenção, muito pela simplicidade de seu exterior. Mas passadas as modestas portas de alumínio, é lá dentro que estão as delícias a serem descobertas.

O menu é recheado de clássicos da culinária brasileira. Um destaque imbatível que fez a fama do local é a costela cozida por cinco horas e servida com agrião e mandioca frita. As porções são muito generosas, portanto vale guardar espaço para a sobremesa – ninguém resiste ao espetacular “Mineiro com Botas”, a mistura de queijo, banana, goiaba, cointreau e conhaque de lamber os dedos.

O Escondidinho funciona apenas durante os dias de semana, servindo almoço entre 11h e 16h, e é um dos restaurantes no Rio de Janeiro que mantém a tradição carioca.

Onde fica: Beco dos Barbeiros, 12
Telefone: +55 21 2242 2234
Estação próxima: Carioca

Aprazível

restaurantes rio de janeiro - restaurante Aprazível
Nada mal almoçar com esse visual do Aprazível

Curioso e muito popular, o Aprazível é destaque em Santa Teresa, combinando um ambiente familiar, comida deliciosa, uma decoração bacana e vistas de tirar o fôlego.

A vibe do restaurante é toda tropical, em meio às árvores nativas e casas antigas com telhados de palha. Para os que buscam um jantar romântico, a dica é escolher a mesa na casa da árvore e apreciar as lindas vistas do Rio. O menu é um banquete de clássicos, que vão da moqueca ao palmito assado, além de deliciosos coquetéis de frutas.

É recomendado fazer reserva com antecedência. E não vai ser exatamente barato, mas…comer no alto de uma árvore não é qualquer dia, certo? Com certeza um restaurante no Rio de Janeiro que não pode ficar de fora da sua lista!

Onde fica: Rua Aprazível, 62
Telefone: +55 21 2508 9174
Como chegar: Ônibus 006/007 até Rua Almirante Alexandrino, parada 35

Angu do Gomes

restaurantes rio de janeiro - restaurante Angu do Gomes
Casa sempre cheia no Angu do Gomes

Nos anos 1950, João Gomes teve uma grande ideia. Ele acabara de aprender a receita de família do Angu à Baiana, e decidiu vender o delicioso prato em carrinhos por toda a cidade. E em 1977, resolveu abrir seu próprio restaurante, o Angu do Gomes, em meio às belezas do Largo de São Francisco da Prainha.

E a casa continua lotada praticamente todos os dias por lá, com clientes sentados nas mesas do lado de fora, esperando para provar o delicioso angu, e geralmente acompanhados pelo som das festas de rua da vizinhança. Além do prato típico, o menu conta ainda com os cobiçados bolinhos de feijoada, além de caipirinhas caprichadas. Não abre aos domingos.

Onde fica: Rua Sacadura Cabral, 75
Telefone: +55 21 2233 4561
Estação próxima: Presidente Vargas

Leia mais: 9 pontos turísticos imperdíveis no Rio de Janeiro

Bar da Frente

restaurantes rio de janeiro - Bar da Frente
Bar da Frente: pequeno, mas cheio de charme

Sem medo da concorrência, o nome do Bar da Frente é uma referência direta ao vizinho mais famoso do outro lado da rua, o Aconchego Carioca. É verdade que ele se aproveita do “excesso” de clientes do vizinho que está sempre lotado, mas o Bar da Frente vale sim uma visita, digamos, exclusiva.

O ambiente é compacto, com suas paredes cor de laranja e mobiliário simples de madeira, mas o menu é de salivar – não foi à toa que ele foi o vencedor do prestigiado prêmio Comida di Buteco em 2014. O cardápio traz uma variedade absurda de petiscos, com destaque para os imbatíveis “fofinhos de camarão”.

Onde fica: Rua Barão de Iguatemi, 388
Telefone: +55 21 2502 0176
Estação próxima: Estácio

Bar Varnhagen

restaurantes rio de janeiro - Bar Varnhagen
Bar Varnhagen é um marco da Tijuca

Inaugurado em 1944, o Bar Varnhagen é de um tempo em que o Rio de Janeiro não era o polo de turistas e sede de megaeventos como hoje. Aqui, o espaço é ocupado essencialmente por antigos moradores da região da Tijuca, que frequentam o bar há décadas.

O interior simples é decorado com azulejos brancos e azuis, e cachaças artesanais enfeitam as estantes. Já o menu tem todos os clássicos brasileiros, como a rabada com agrião e os maravilhosos bolinhos de bacalhau. Com certeza esse é um dos bares no Rio de Janeiro cuja visita vale a pena!

Onde fica: Praça Varnhagen, 14 A
Telefone: +55 21 2254 3062
Estação próxima: São Francisco Xavier

Nova Capela

restaurantes rio de janeiro - Nova Capela
Muita história pra contar no restaurante Nova Capela da Cinelândia

Desde que o Nova Capela abriu as portas em meados da década de 1960, Edio Simões Régis é um dos seus garçons. Ele até tentou se aposentar alguns anos atrás, mas não resistiu e voltou meses depois. Edio é a cara do Nova Capela, conhecido por ter alguns dos melhores garçons da cidade.

Vestidos com elegantes jaquetas pretas, os garçons fazem parte da vibe quase mágica que esse restaurante possui. Sem falar no menu, com clássicos de dar água na boca, como os lendários bolinhos de bacalhau, e o carneiro assado com brócolis e batatas cozidas.

O movimento constante de clientes durante o dia aumenta ainda mais ao cair da noite – é lá que os frequentadores dos bares e clubes ao redor vão para fazer uma boquinha.

Onde fica: Avenida Mem de Sá, 96
Telefone: +55 21 2252 6228
Estação próxima: Cinelândia

Antigamente

restaurantes rio de janeiro - Antigamente
Cerveja gelada e música boa no Antigamente

No Antigamente, comida e música andam de mãos dadas: às terças-feiras (a partir das 19h) e aos sábados (a partir das 14h30), uma banda de samba ou choro assume uma das mesas do lado de fora desse simpático restaurante.

Localizado na histórica e charmosa Rua do Ouvidor, o restaurante Antigamente dispõe de clássicos deliciosos em seu menu, como o “Oswaldo Aranha” (filé com molho de alho) e a “costela no bafo”.

O proprietário Carlinhos, sambista boêmio apaixonado, está sempre cuidando de sua clientela. Aos sábados, o clima da região fica ainda mais festivo com os bares ao redor. O Antigamente não abre aos domingos.

Onde fica: Rua do Ouvidor, 43
Telefone: +55 21 2507 5040
Estação próxima: Uruguaiana

Forneria Santa Filomena

restaurantes rio de janeiro - Forneria Santa Filomena
Todo o charme ítalo-brasileiro da Forneria Santa Filomena

A Forneria Santa Filomena faz parte do espaço que vem se tornando um oásis gastronômico na Praça da Bandeira – fica pertinho de outros dos melhores restaurantes no Rio de Janeiro, como Aconchego Carioca, Bar da Frente e Botto Bar. E no Santa Filomena, a fusão Itália+Brasil reina no cardápio.

O interior do restaurante tem um design clean e moderno, com pé direito alto e paredes brancas decoradas com toques de cores vibrantes. No menu, comidinhas como empanadas, pizzas e massas caseiras, risoto e uma variedade tentadora de bruschettas.

Também vale experimentar as deliciosas sobremesas: em especial, o sorvete de cerveja preta com brownie de chocolate belga.

Onde fica: Rua Santa Filomena, 10
Telefone: +55 21 3518 2053
Estação próxima: Estácio

Majórica

restaurantes rio de janeiro - Churrascaria Majorica
Tradição e qualidade na Churrascaria Majórica

Ponto muito popular entre os moradores locais, a churrascaria Majórica está sempre cheia de famílias aos finais de semana, e de executivos durante a semana. Abriu suas portas em 1963, e parece que nada mudou desde lá.

A decoração tem a cara de antigamente, com suas vigas de madeira escura e quadros antigos, mas nada disso vai importar depois que prova-se a comida. Depois de ser conduzido a sua mesa, peça ao garçom para ver as carnes, e você será levada a um balcão de vidro. Lá estarão suculentos filés brasileiros e argentinos a sua escolha para serem assados à perfeição.

As porções são imensas, então conforme for seu apetite, um prato principal pode muito bem ser dividido para duas pessoas.

Onde fica: Rua Senador Vergueiro, 11/15
Telefone: +55 21 2205 6820
Estação próxima: Flamengo

Passagens para o Rio de Janeiro
Agora que você já sabe onde comer no Rio de Janeiro, confira também os melhores lugares para curtir a vida noturna no Rio de Janeiro e também os melhores pontos turísticos do Rio de Janeiro.

Publicado originalmente

18/02/2016