12 monumentos históricos e pontos turísticos do México

No México não faltam monumentos históricos para contar sobre a cultura do país. O mais legal é que eles estão espalhados por diversos estados mexicanos, então para onde quer que você vá, existe a chance de visitar um desses monumentos e pontos turísticos históricos. Eles podem ter sido construídos tanto para homenagear algum fato importante da história do país como também podem estar em forma de ruínas, compondo um sítio arqueológico que conta a história da civilização maia lá no período clássico. Muitos deles entraram para a lista de patrimônio histórico da humanidade. Outros são simplesmente belos e interessantes suficiente para você dar aquela conferida.

Se estiver planejando a sua viagem para o México, já pode colocar alguns deles na sua listinha para conhecer. A gente te ajuda listando os principais do país para você não perder nada, confira:

 

Monumentos históricos do México

Monumento à Revolução

Bem conhecido no México, este edifício tem o maior arco do triunfo do mundo com 67 metros. Foi construído para comemorar a Revolução Mexicana e fica localizado na Praça da República da Cidade do México, bem fácil de chegar e conhecer. Hoje é também um mausoléu, abrigando os restos mortais de dois dos principais atores mexicanos – Pancho Villa e Venustiano Carranzo.

 Monumento do Anjo da Independência

O Anjo da Independência fica localizado na Avenida Paseo de la Reforma, no centro do México. Ele se destaca na avenida por ter um formato quadrangular e estátuas de bronze nas extremidades simbolizando a Leia, a Justiça, a Guerra e a Paz. Foi construído em 1910 para comemorar o centenário da Guerra da Independência do México.

Monumento Estela do México

Construído em 2011 na Cidade do México para comemorar a independência do México, este monumento foi o campeão de uma competição que buscava um monumento que combinasse o passado e o futuro do país. No design você encontra quartzo e muitas luzes. Hoje o edifício Estela de Luz é utilizado para eventos culturais. Se você quiser admirar este belo prédio, é fácil de encontrar. Fica bem ali na Avenida Paseo de la Reforma, pelo Parque Chapultepec.

Estátua do Perro Callejero

Um monumento diferente dos normais, esse é uma estátua de um cachorro de rua na Cidade do México. Ela foi construída a pedidos dos ativistas pelos direitos animais para aumentar a conscientização pública sobre as responsabilidades de se ter um cachorro e também contra o abuso de animais e a necessidade de esterilização. Diz a lenda que o monumento trata-se de um cachorro que morreu logo antes da inauguração da estátua.

Monumento El Caballito

Bem no centro da Cidade do México, na Avenida Paseo de la Reforma, a estátua chama a atenção de quem passa por ali. Trata-se de uma escultura enorme e moderna representando a cabeça de um cavalo amarelo. Para encontrá-la não é tão difícil. A escultura fica em frente ao prédio do SAT (que é como se fosse o prédio da receita federal do Brasil) e ao lado da praça de Bellas Artes. Caminhando pela praça você já consegue enxergar o monumento.

Estátua Equestre de Carlos IV

Na Paseo de La Reforma, além do monumento de El Caballito, você pode encontrar uma estátua de Carlos IV em um cavalo que é a peça central de uma fonte. A estátua foi feita em homenagem ao rei Carlos IX que foi o último governante da Espanha. A escultura é de bronze e projetada por Manuel Tolsá. Atrás da estátua de encontra um museu com exposições que variam de tempos em tempos.

Monumento a Cristóbal Colón

Construída em homenagem ao descobridor Cristóvão Colombo, é um dos principais monumentos históricos do México localizado na Avenida Paseo de la Reforma. Este monumento complementa os outros que também ficam localizados nesta região, próxima ao castelo de Chapultepec (alguns deles já citados aqui): El de los Heroes de la Independencia, El de Cuauhtemoc, a fonte de Diana Cazadora.

  

Principais monumentos históricos e pontos turísticos do México 

Teotihuacan

 

É um dos principais pontos turísticos do México principalmente por ser fácil de chegar. Como fica localizado a apenas 48 quilômetros da capital, Cidade do México, é bem acessível para chegar até de ônibus. Teotihuacan foi um centro urbano importante na era pré-colombiana e hoje é considerado pela Unesco como patrimônio histórico da humanidade. Lá você vai encontrar as fabulosas Pirâmides do Sol e da Lua e também

Busque voos para México
Busque Hotéis em México

 

Chichén Itza

 

Chichén Itza, que é um dos principais pontos turísticos do México, está com tudo! Além de estar na lista das sete maravilhas do mundo moderno, também é considerada pela Unesco patrimônio histórico da humanidade.

Chichén Itza foi uma cidade pré-colombiana construída pela civilização maia no período pré-colombiano e foi uma centro urbano importante no período clássico (600-800). Hoje é dos monumentos do México mais visitado pelos turistas já que fica bem pertinho de Cancún no estado de Yucatán, a apenas 80 quilômetros das praias do Caribe. Depois de ter se tornado uma das sete maravilhas do mundo em 2007, o número de visitantes só vem aumentando e se você quiser visitar, o ideal é que vá logo cedo, antes dos ônibus turísticos chegarem também. E é legal reservar um tempo para explorar o lugar pois há vários monumentos históricos importantes como o templo de KuKulcán, Templo dos Guerreiros, El Caracol, entre outros.

Busque voos para México
Busque Hotéis em México

 

Ruínas de Tulum

 

As ruínas de Tulum estão entre os monumentos históricos mais lindos do México. Ninguém resiste à paisagem impressionante que mistura ruína na beira do mar azul do Caribe. Quanto à história, Tulum se tornou um sítio arqueológico de uma antiga cidade maia muralhada – mais especificamente o porto dessa cidade muralhada. Quem quiser visitar pode tanto se hospedar em Cancun, Playa del Carmen ou na própria cidade de Tulum.

O mar será lindo em qualquer um desses lugares e o acesso às ruínas de Tulum também. Apesar da bela paisagem e mar azul, a praia específica das ruínas não costuma ser a escolhida dos turistas para ficar. No máximo o pessoal costuma dar um mergulho – que vale a pena. Na hora de visitar as ruínas, uma dica extra: não esqueça o protetor solar e um chapéu ou boné. O sol e calor por ali são bem fortes. 

Busque voos para México
Busque Hotéis em Tulum

Cobá

 

É fácil de chegar nas ruínas do sítio arqueológico de Cobá pois elas também ficam em Quintana Roo, pertinho das praias caribenhas (a apenas 50 quilômetros de Tulum). As ruínas ficam em volta de duas lagoas (Cobá e Macanxoc). Construída no período clássico (500 e 900 d.C) a cidade tinha até um observatório astronômico, um campo para jogar bolas e uma pequena pirâmide. Aliás, é uma das poucas pirâmides maias do México que você ainda pode andar sobre ela.

Busque voos para México
Busque Hotéis em México

 

Palenque 

Localizado no estado de Chiapas, Palenque contém um dos melhores exemplos de arquitetura produzida pelos maias. É um sítio arqueológico com ruínas que formam mais de 500 edifícios com uma extensão de mais de 15km. Uma das coisas mais interessantes é que acredita-se que a civilização maia de Palenque tinha como líder uma mulher. Num dos templos foram encontrados anéis, colares, brincos e braceletes além de uma máscara e uma tiara. Como Chiapas fica mais distante tanto da capital, Cidade do México, como do Caribe, é um lugar menos visitado pelos turistas. Mas talvez um dos mais interessantes e bonitos.

Busque voos para Palenque
Busque Hotéis em Palenque

 

Está planejando sua viagem para o México e ficou com vontade de saber mais? Confira nosso post com as melhores praias do México.

Esta publicação foi escrita pela Amanda Noventa, do blog Amanda Viaja. Para mais dicas da Amanda, siga @amandaviaja no FB, @amandanoventa no IG e no Youtube

Relacionados
México sem muros: conhecendo o país além dos resorts
— 8 mins de leitura

México sem muros: conhecendo o país além dos resorts

14 monumentos europeus imperdíveis — parte 1
— 7 mins de leitura

14 monumentos europeus imperdíveis — parte 1