Férias! Que maravilha! Não importa se você vai cruzar as fronteiras da sua cidade, do seu país ou do continente – viagem boa mesmo é aquela que faz você sair da sua rotina.

Claro que quanto mais diferente for, mais desadiadora será a viagem. E a coisa que mais simboliza tamanha mudança de cenário geralmente é estar rodeado por um idioma totalmente estranho ao seu. O fato de não entender o que as pessoas ao seu redor estão dizendo pode ser, de início, divertido; mas no final, será frustrante, pra dizer o mínimo.

Então como aliviar essa frustação? Fácil: baixando alguns dos aplicativos para aprender idiomas a seguir e começando a praticar já!

Mas por que aprender outro idioma?

Como dizer “dá pra ser com menos pimenta?” em tailandês?

Fala inglês? Bom, isso será suficiente na maioria das vezes, mas comprometer-se a aprender algumas frases no idioma do país que está visitando poderá fazer maravilhas por você, sua viagem e, claro, aqueles que você conhecer.

Não existe melhor maneira de conhecer gente local e mostrar que você é mais do que um turista curioso, do que falar a língua deles. Não se importe em cometer erros – tentar pronunciar algo como “rødgrød med fløde” vai, no mínimo, trazer um sorriso ao rosto dos dinamarqueses com quem você topar pelo caminho.

Fazer o melhor para se expressar na língua-pátria pode ir do engraçado ao bem-sucedido, e muitas vezes os dois juntos. É uma maneira fácil e divertida de abraçar uma outra cultura, e mostrar o seu interesse e disposição de pagar mico em nome da comunicação. Mostre seus olhos, sorria e vá em frente!

Aplicativos de idiomas para ajudar na sua viagem

Pedindo pela melhor bebida na língua local

Além de praticar, praticar e praticar, você vai precisar de um empurrãozinho. A seguir, reunimos sete dos nossos aplicativos para aprender idiomas gratuitos favoritos (todos compatíveis tanto com iOS quanto Android).

HiNative

HiNative é basicamente um app de perguntas e respostas: pergunte aos nativos sobre vocabulário, pronunciação e qualquer coisa que quiser, e receba as respostas de volta. Em retribuição, responda às perguntas deles. Eis um conceito incrivelmente simples mas eficiente. (em mais de 100 idiomas)

Memrise

Memrise é um app de aprendizado de idiomas que torna o processo mais divertido. Graças ao conceito de game do aplicativo, que ajuda a memorizar novas palavras e frases, e até adapta para o seu próprio estilo de aprendizagem. (em mais de 100 idiomas)

Duolingo

Outro app que se inspira nos games, Duolingo é cheio de lições curtinhas e jogos que ensinam a ler, escrever, ouvir e falar o idioma. Comece com os verbos básicos, frases e expressões e aprenda novas palavras todos os dias. (em 27 idiomas, incluindo Klingon)

Bravolol

Será que eles sabem o que pediram ao garçom?

Bravolol é uma série de apps simples que ajudam a aprender um idioma por meio de novas frases e palavras. Você também pode gravar a sua voz para trabalhar com a pronúncia (e rir de você mesmo). Simples, mas bastante útil para os principiantes. (em 18 idiomas)

busuu

busuu dispões de cursos completos, que são divididos em lições de 10 minutos cada – portanto, sem desculpa de falta de tempo! As aulas são feitas por nativos da região, e inclui lições de escrita, dicas de gramática, práticas para memorizar e outros tantos. (em 12 idiomas)

Mondly

Com mais de 500 lições curtinhas e 14 módulos de conversação, Mondly ajuda de forma fácil e divertida a aprender um novo idioma. Um dos diferenciais do app é que ele coloca você em cenários do dia a dia, para que você de fato aprenda o que será útil na sua viagem. (em 33 idiomas)

Babbel

Babbel, como os demais, é um aplicativo fácil de usar, que usa a língua do cotidiano para ajudar na aprendizagem. Com lições curtas diárias, você estará formando frases rapidinho! (em 14 idiomas)

Dicas para aprender um novo idioma

Vou quer o Salle A L’Etage, por favor

Seja honesto com você mesmo – você não vai exatamente se tornar um mestre no próximo idioma que quiser aprender. Mas não há nada de errado nisso. Siga as seis dicas abaixo e você vai se dar bem.

Não espere ficar fluente

Foque em frases e expressões essenciais que vão ser úteis pra você. Os “olás”, “adeus”, “obrigados” e “por favores” te levam muito longe, e a maioria dos aplicativos de idiomas possuem frases comuns para ajudar você pelo caminho.

Defina metas pequenas

Não espere aprender todas as suas frases em uma semana. Comece a praticar alguns meses antes de viajar, e tente uma nova frase ou palavra por semana. Se tentar incluir demais, vai perder o foco e, muitas vezes, a disposição.

A prática leva à perfeição

Pechinchando em Goa – luxo para poucos!

Ok ok, a gente tá parecendo a sua mãe falando, mas é a verdade! Faça no ônibus, no parque, no trabalho, no banheiro – sempre que tiver um tempinho, pratique (e com os apps listados aqui, isso é fácil de seguir).

Foque nos nativos

A melhor maneira de aprender um idioma é falar com um nativo. Se você conhece alguém do país para o qual você está indo, tente surpreendê-lo com algumas palavras e arranque uma gargalhada deles. Se não conhece ninguém, veja as dicas de alguns dos apps dessa lista – alguns deles colocam você em contato diretamente com um morador local.

YouTube funciona!

Se você está em dúvida sobre pronúncia, procure no YouTube – tem muito canal que ajuda especificamente sobre pronunciação. Eis alguns exemplos para espanhol, chinês (mandarim), tailandês, italiano e francês.

Cante!

Outra boa dica para pronunciação é achar uma música na língua que você está tentando aprender. Pesquise a letra e depois escute-a enquanto lê. Isso vai ajudar você a associar as letras e sotaques com a pronúncia – fora que você já vai estar um pouco por dentro da música local!

Aprender um novo idioma para as suas viagens não significa aprender tudo, e certamente não significa ter que aprender todas as complexidades gramaticais primeiro. Simplesmente baixe um app de idiomas, tire cinco minutos por dia antes da sua viagem, e arrisque-se quando chegar lá. Fale com estranhos, conheça os moradores locais e divirta-se com seus novos amigos!

Sentindo-se empolgado? Hora de preparar sua próxima aventura: que tal cruzar uma das incríveis fronteiras pelo mundo, ou aprenda mais sobre como fazer trabalho voluntário no exterior enquanto viaja!