As melhores cidades para visitar no Nordeste Brasileiro

Mas a momondo está aqui para te inspirar! Unindo cultura popular e belezas naturais, viajar para o Nordeste brasileiro é uma oportunidade de entrar em contato com a nossa história através de experiências incríveis. 

Continue lendo para ver as dicas que preparamos para você!

Planejando sua viagem para o Nordeste: 

Informações úteis

 

Como o turismo é uma das principais atividades econômicas da região, a estrutura turística do Nordeste pode ser melhor do que você imagina! 

A dica é montar a sua base em cidades estratégicas e depois ir explorando os arredores, com mais segurança e com o apoio de informações locais. Nos trajetos internos, o ideal é alugar um carro para ter mais liberdade e conforto.

 

Planejando sua viagem: 

Qual a melhor época para ir?

 

Por serem destinos de praia, o Verão (Dezembro a Fevereiro) é naturalmente a alta temporada nas cidades do Nordeste brasileiro. Portanto, é nessa época que os lugares vão estar mais cheios e os preços mais altos.

Caso tenha flexibilidade para ir no contrafluxo, maravilha! Mas atenção: isso também pode significar encontrar menos oferta de serviços, principalmente em locais mais rústicos. Muitos estabelecimentos nem funcionam! 

 

O que fazer no Nordeste:

Monte seu roteiro!

Bahia: do Sul ao Norte

Retratada em milhares de músicas brasileiras, a Bahia é uma terra mágica que tem um axé próprio. Só indo mesmo para entender!

O aeroporto de Porto Seguro (BPS) é bem conectado com a malha do país e serve como ponto de partida para uma viagem pelo Sul do Estado. Antes de se jogar na areia da praia, vale a pena tirar um dia para conhecer o Centro Histórico, experimentar comidas típicas e aproveitar um lado mais cultural da viagem.

Se você é daquelas pessoas que gostam de curtir os seus dias de descanso se desconectando do mundo, não deixe de conhecer a Vila de Caraíva e a Praia do Espelho! A 70km de Porto Seguro, o encontro do rio com o mar e a vibe tranquila do lugar são convites irrecusáveis para se desconectar do mundo. 

A partir de Salvador ou de Ilhéus, é possível conhecer praias incríveis em Morro de São Paulo, na Ilha de Boipeba, Península de Maraú, entre muitas outras. 

Ah, não se engane: só o litoral da Bahia tem 1.100 km de extensão, então leve isso em conta caso esteja planejando uma viagem maior sobre rodas 😉

Busque voos para Salvador
Busque Hotéis em Salvador

Pernambuco: Recife e Olinda

Berço dos mais variados ritmos brasileiros e conhecido pela efervescência da sua vida cultural, o Recife é apaixonante. Se você tiver a oportunidade de conhecer durante a época de pré-Carnaval ou Carnaval, melhor ainda!

Na chegada, comece a se ambientar caminhando sem grandes planos pelo Recife Antigo. Por ali você pode conferir um pouco mais sobre a história do frevo e do Carnaval pernambucano no Paço do Frevo, admirar as construções históricas do bairro e finalizar o dia com um passeio de catamarã ao pôr-do-sol pelo Rio Capibaribe.

Separe também, pelo menos, um dia inteiro para gastar suas pernas no sobe-e-desce das ladeiras do Bairro Alto em Olindaa cidade meio vizinha, meio irmã de Recife. 

Quer mais um motivo para visitar Pernambuco? São tantos, mas aí vai mais um: visitar a famosa Praia dos Carneiros, que tem uma linda capela à beira-mar garantindo um cenário totalmente único no mundo.

Busque voos para Recife
Busque Hotéis em Recife

Rio Grande do Norte: Natal

Natal, capital do Rio Grande do Norte, é outro destino clássico do Nordeste Brasileiro que merece entrar nos seus planos. A região é mais conhecida pelas suas enormes dunas de areia e é bastante procurada para viagens em família. 

Se você já está aí pensando no seu roteiro, é super possível conhecer Natal, João Pessoa e Recife na mesma viagem. São pouco mais de 300 km de distância entre elas, somando as três cidades.

Busque voos para Natal
Busque Hotéis em Natal

Paraíba: João Pessoa

Menos visitado, o Estado da Paraíba também conta com um litoral de respeito e muita riqueza cultural. Na capital João Pessoa, um programa imperdível é a experiência de curtir o pôr-do-sol na Praia do Jacaré, seja da mureta ou em um passeio de barco.

Todos os dias o sol é reverenciado, com direito a um saxofonista  tocando “Bolero de Ravel” ao vivo, em fina sintonia com os movimentos do Astro-Rei. A iniciativa partiu do próprio músico há quase 20 anos, mas acabou se tornando uma verdadeira tradição de João Pessoa.

Já no campo das experiências naturais, vale a pena se programar para sentir a energia da Ponta do Seixas – o ponto mais ao Oriente de todo o continente americano!

Alagoas: Maceió e Maragogi

Imagina a sensação de andar de buggy pelas areias de uma praia no litoral de Alagoas, com seus 50 tons de azul? 

De todos os Estados citados na lista, esse é o que mais precisa de apoio na estruturação turística. Nesse caso, um bom planejamento é ainda mais importante para você fazer uma viagem tranquila e sem grandes imprevistos.

Mas as eventuais dificuldades compensam, e muito: as praias de Alagoas são tão maravilhosas que fazem você se perguntar qual o sentido daquela expressão “Caribe brasileiro”. 

Pois é, a beleza do nosso litoral não fica atrás das tão sonhadas praias e ilhas caribenhas! E aí, vamos valorizar mais nossas pratas da casa?

Busque Hotéis em Maragogi

 

Esta publicação sobre o Nordeste Brasileiro foi escrita pela Manuela Hollós, do blog When in Rio. Para outros conteúdos escritos pela Manuela, você pode seguir os seus perfis no Instagram: @blogwheninrio e @manuelahm.