Animada, variada e colorida – a Índia não faz nada pela metade. Está em busca de um destino absolutamente intenso para suas próximas férias? A gente já listou os 14 lugares imperdíveis para visitar na Índia, agora mostramos 12 motivos para você fazer essa viagem inesquecível!

O festival das cores

Um padre lava a roupa no lago Udaipur para tirar as tintas do festival das cores

Imagine paintball levado ao extremo. O Holi, ou o festival das cores da Índia, é um evento Hindu gigante que acontece todo mês de março. Celebrando a chegada da primavera, é uma desculpa para encharcar todo mundo a sua volta com pós coloridos e dançar a noite toda.

Sopros de pós muito coloridos explodem entre as multidões – todo mundo joga, do seu vizinho até os padres dos templos – e o país se transforam em um arco-íris. Deixe suas melhores roupas em casa, e prepare para passar o dia seguinte lavando e tentando retirar as manchas do cabelo e da roupa. Visite Udaipur para ver o melhor do festival da forma mais autêntica possível.

Templos de ouro

O Templo Dourado brilha entre a névoa de Amritsar, na Índia

No coração de Punjab, o Templo Dourado de Amritsar é um monumento profundamente sagrado para o Sikh, além de ser extremamento bonito.

Os visitantes são bem-vindos, então passe pela linda passarela de mosaicos que passa sobre a água até o centro do complexo, e prepare-se para ficar espantado. Paredes laminadas de ouro, cúpulas de bronze e mármore decorativo com estampas compõem a visão de puro luxo. Vá à noite para ver o complexo iluminado por dentro e por fora, e para participar da veneração do livro sagrado da religião Sikh.

Bollywood!

Hollywood é o filho pobre da poderosa Bollywood. Com raízes em Mumbai, a indústria cinematográfica da Índia produz milhares de filmes e arrecada bilhões de rípias em bilheteria todos os anos.

Visite o Liberty Cinema, com sua esplendorosa decoração art déco e experimente um musical de três horas de Bollywood; ou opte pelo muito chique Ebony Lounge para uma experiência ainda mais luxuosa. Dá até para reservar um tour pelos estúdios de Mumbai e tentar um autógrafo das estrelas locais.

Caminhões psicodélicos

Pimp my ride! Os coloridos caminhões dão um toque vibrante às ruas e estradas da Índia

Algo que não se pode negar ou ignorar na Índia é o trânsito. Mas não qualquer trânsito: entre vacas, bicicletas e motos, existe uma variedade impressionante de caminhões pintados com cores quase psicodélicas. Imagine o famoso Rolls Royce de John Lennon, mas em forma de trailer e com cores ainda mais berrantes.

Prendendo pelo estômago

Convenhamos: comida é um motivador primordial na hora de escolher o destino das férias. E a Índia é a terra de comidas das mais gloriosas.

Escolha Bangalore para ter infinitas opções de “darshinis” – restaurantes casuais de calçada servindo café e lanches por preços ínfimos. Por lá, vale experimentar o idli – um tipo de bolo salgado de lentilha – pão roti com molho sambar, e um café super espesso servido com doces à base de manteiga. Delícia!

Vinho em Maharashtra

Na região dos Gates Ocidentais, a poucas horas de Mumbai, Nashik, na zona de Maharashtra, fica uma área com crescente potencial vinícola. Você vai encontrar variações de Cabernet Sauvignon, Sauvignon Blanc, Chenin Blanc e Shiraz sendo cultivados na região rural que parece um mundo totalmente diferente da fervilhante capital. Confira os vinhedos Zampa e as vinícolas York e Reveilo para provar alguns dos melhores vinhos da sua vida.

Himalaia

Bandeiras de preces budistas penduradas em Ladakh, com as montanhas do Himalaia de fundo

Faz o estilo aventureiro? Então você não pode deixar de ver de perto o Himalaia. A paisagem é composta por picos pontudos cobertos de neve que parece diamante, acompanhados de pores do sol e amanheceres dignos de cinema e até alguns tigres-de-bengala vagando…

As cadeias de montanhas são amplas e de longo alcance, com níveis de dificuldade para todos os exploradores: para tirar fotos de longe, para escalar as trilhas intensas, ou para testar encarar as altas altitudes e escalar Jammu ou Kashmir. Tudo embalado pelo vale florido de Badrinath, águas geladas e cintilantes e a mais autêntica cultura tibetana de Ladakh.

Fortes ocupados

Viver em antigas fortalezas é uma realidade na Índia. Com uma história que data do século 12, Jaisalmer é um forte transformado em cidade que abriga nada menos que 3.000 moradores. É quase uma aventura desbravar suas ruas estreitas, templos superlotados e lojinhas curiosas que foram um verdadeiro labirinto. Entre próximo a Gopa Chawk e tente não se perder até chegar ao centro do forte!

O carnaval português de Goa

Muita dança no Festival Português de Goa

Faça uma escala em Goa em fevereiro para testemunhar muita dança e gastronomia. Introduzido pelos portugueses, o carnaval exclusivo local celebra os dias que antecedem a Quaresma.

A festança de três dias é do tipo daquelas que se lê nos épicos gregos e romanos – e, sem dúvida, de onde os portugueses tiraram inspiração. Rei Momo preside os eventos, com o simples intuito de fazer todo mundo se divertir enquanto o sol brilhar.

Templos de pedras milenares

A vista entre as rochas do espetacular templo Virupaksha em Hampi, Karnataka

Local sagrado desde o século 7, o majestoso templo Virupaksha em Hampi – a seis horas de carro de Bangalore – teve sua origem como um humilde santuário, mas fica até difícil imaginar esse arranha-céu milenar em seus tempos antigos. Às margens do rio Tungabhadra, essa maravilha de nove andares serve de santuário para a divindade Virupaksheshwara, e apesar de sentir o peso do tempo, ainda sedia inúmeras atividades – incluindo um festival anual de carruagens em fevereiro.

Paraíso da yoga

Fãs de yoga e de meditação vão encontrar na Índia um verdadeiro paraíso. Originária do Hinduísmo, a yoga é a maneira tradicional de entrar em contato com seu eu interior – contorcendo seu eu exterior.

Ela é praticada há milhares de anos, muito antes de virar modinha entre os jovens. Os entusiastas da yoga precisam conferir o mundialmente famoso Memorial da Yoga Ramamani Iyengar em Pune ou o Instituto Ashtanga em Mysore – mas praticamente em qualquer lugar que você vá, irá encontrar um centro especializado nesse hábito milenar.

O festival das luzes

Fogos de artifício iluminam o céu durante o Diwali em Chennai © VinothChandar

Diwali, também grafado como Dipawali, é o principal feriado indiano. Acontece todo mês de outubro ou novembro, e celebra o triunfo do bem sobre o mal, sendo conhecido como o “festival das luzes” – e há uma razão para isso.

Lâmpadas a óleo enfeitam a frente das casas, luzes decorativas e muitos fogos de artifício transforam o país numa terra de luzes durante cinco dias. As festividades variam conforme a região do país, mas tudo brilha e muito esteja onde você estiver na Índia, especialmente em Chennai.

Agora que você já sabe porque visitar, veja nossa lista com 14 lugares imperdíveis para visitar na Índia.