As 11 melhores Ilhas Gregas para visitar nas suas férias

Com mais de 227 ilhas gregas, não é difícil você ficar em dúvida na hora de escolher o seu destino num roteiro pela Grécia. Além da quantidade, dá pra dizer que cada uma tem o seu toque especial complicando ainda mais a escolha. Praias escondidas, vilarejos, paredões, histórias míticas, agitadas ou tranquilas. São muitas características a considerar na hora de escolher para onde ir.

Mas para te ajudar nessa missão, separamos as 11 melhores ilhas gregas para você conhecer. Todas com praias deslumbrantes e paisagens de tirar o fôlego. 

Mykonos

Mykonos é a escolha certa para quem procura festas e agito. Conhecida como ‘Ibiza da Grécia’ lá você vai encontrar também as melhores baladas gays, modelos e super yachts indo e vindo pela praia. Para chegar é fácil – existem lanchas diárias a partir de Atenas para Mykonos ou voos de meia hora que só colaboram para que a ilha fique mais agitada. Apesar das festas serem o destaque de Mykonos, a ilha também tem outras atrações interessantes. Vale a pena conferir os belos moinhos de vento de Chora, a praia de Elias e os misteriosos monastérios de Ano Mera – todos colaborando para o cenário belíssimo da ilha.

Busque voos para Mykonos
Busque Hotéis em Mykonos

Santorini

Se a gente for escolher um cartão postal único das ilhas gregas, sem dúvida Santorini é o que melhor representa. Você já deve ter visto diversas fotos por aí daquelas casinhas brancas cubistas formando um vilarejo dos sonhos – são Oia e Fira. É a partir desses vilarejos que você consegue ter a vista deslumbrantes do pôr do sol mais famoso do mundo. Mas Santorini também é história e isso você vai poder ver no fascinante Museu da pré-história de Thera e no sítio arqueológico de Minoan Akrotiri. Se você está em busca do ‘imperdível’ no seu roteiro da Grécia, pode incluir Santorini.

Busque voos para Grécia

 

Creta

Em Creta você vai encontrar um ambiente mais rústico e histórico. A ilha é recheada de cidadezinhas portuárias em ruínas que deixam o ambiente mais charmoso. É também em Creta que você vai ver as plantações de olivas mais verdes da Grécia e encontrar boa comida por onde for. E como não se vive só de praias na Grécia, em nesta ilha você vai encontrar um ótimo lugar para fazer trilhas – a Garganta de Samariá. Outros pontos importantes para conhecer são os cumes nevados de Lefka Ori e o mítico Monte Ida. Mas tem praia em Creta? Tem. São mais selvagens como a Falasarna a oeste da ilha, a Elafonisi no mar da Líbia e a agitada Heraklion.

Busque voos para Creta

 

Zakynthos

No seu roteiro pelas ilhas gregas, pode considerar Zakynthos como uma boa candidata. Ninguém resiste à famosa paisagem de Shipwreck Bay onde paredões de pedra branca escondem uma praia grega cristalina como você sempre imaginou. E você já deve ter ouvido falar da famosa praia de Navagio. É a mais popular da ilha e considerada um ponto “obrigatório” para conhecer. É por isso que você pode encontrá-la um pouco mais lotada do que as outras e com barcos que vêm e vão cheio de turistas. Outro lugar encantador para quem gosta de natureza é península de Vassilikos com suas cavernas de pedra e tavernas rústicas. 

Mas tem festa também em Zakhynthos – para isso procure as ruas de Laganas e Kalamaki.

Busque voos para Grécia

 

Milos

Milos tem um toque especial dentre as ilhas gregas – uma paisagem formada pela atividade vulcânica da região que dá a impressão de que você está na lua. É tão única que atrai muitos fotógrafos para este lugar. As praias por aqui também são especiais com suas águas cristalinas em meio as tais rochas “lunares”. A beleza natural é complementada pelas casinhas coloridas à beira-mar conhecidas como assýrmata que são usadas para abrigar os barcos de pescadores durante o inverno.

Busque voos para Grécia

 

Corfu

Não dá pra viajar para as ilhas gregas sem pensar nas histórias míticas do país. A ilha de Corfu vai fazer você sentir isso de maneira mais intensa. Afinal, aqui é a casa do Poseidon e dos antigos feácios. As aldeias da ilha esculpidas pelas mãos do Império Bizantino, Veneziano e Britânico foram reconhecidas pela Unesco como patrimônio histórico e só por isso já merecem sua visita. Mas Corfu não é só história. A praia de Cabo Drastis é de deixar você sem fôlego de tão linda e azul. E a praia mais famosa é a de Porto Timoni com aquele mar grego do jeitinho que você sonhou. A ilha ainda tem uma marina encantadora, a Mandraki e um ponto especial para quem busca romantismo – o Canal d’Amour. É ali, neste canal de frente para o mar azul e entre paredões brancos, que alguns casais aproveitam para realizar o pedido de casamento. 

Busque voos para Grécia

 

Delos

É indiscutível a importância da ilha de Delos se você quiser explorar os antepassados da Grécia. Além de grande parte de suas terras serem reconhecidas como patrimônio histórico da Unesco, de todas as ilhas gregas essa é a que mais abriga escavações arqueológicas e ruínas antigas. Entre elas estão o Terraço Naxiano dos Leões de 600aC e o poderoso Teatro de Delos. E para saber mais da história mítica da ilha que diz ser  um suposto local de nascimento de Apolo e Ártemis, vale a pena visitar o museu arqueológico do local.

Busque voos para Grécia

 

Symi

A pequena Symi é apenas um pontinho no mar Egeu, mas considerada uma das ilhas gregas mais bonitas. É impossível não se encantar com as casinhas coloridas em tons de amarelo, rosa e vermelho da cidade de Symi e Ano Symi. Faz parte dessa paisagem também uma marina repleta de barcos – mais charme ainda. Como se não bastasse, a cidade se forma em paredões de montanha e o mar não decepciona – é aquele azul típico de mar grego. Há muitas praias escondidas em Symi, quase todas com aquele aroma de camarão fresco que vai direto para o seu prato. 

Busque voos para Grécia

 

Chios

Esta ilha grega pode não receber toda a atenção de Santorini ou Corfu. Ou ter as praias de areia de Creta. Mas não deixa de ser um lugar especial. É uma ilha grande no mar Egeu, bem próxima à Turquia e recheada de aldeias medievais em suas colinas. O interior da ilha é lindo, mas se você cansar de tanta beleza pode variar um pouco visitando os mosaicos do mosteiro de Nea Moni que são patrimônios mundiais da Unesco e existem desde os tempos de Constantino IX.

Busque voos para Grécia

 

Kefalonia

Apesar de ser a maior das ilhas gregas no mar Egeu, A Kefalonia é mais para quem busca sossego e clima bucólico. A ilha oferece cidades tranquilas de pescadores como Argostoli e Fiskardo e enormes trechos de plantações de olivas. Mas, sem dúvida, as maiores atrações dessa ilha são suas praias com paredões brancos e águas cristalinas. As praias que chamam mais atenção são a Skala e Myrtos que ficam próximas a formações rochosas com uma bela vegetação.

Busque voos para Grécia

 

Lefkada

Das ilhas gregas é umas das menos turísticas, o que é uma boa notícia para quem procura por tranquilidade. Os vilarejos da ilha ficam no alto de paredões brancos e lá embaixo você vê aquela praia deserta e de água bem azul. As praias mais famosas  são as de Porto Katsiki e Kalamitsi – também ótimas para degustar uma porção de lula acompanhada de uma taça de vinho. Vegetações não faltam por Lefkada, dando quase um clima rural à ilha. Os vilarejos são todos cercados por densas florestas de oliveiras, zimbro e ciprestes. Bom para descansar no paraíso.

Busque voos para Grécia

 

Ficou animado para conhecer praias incríveis como essas das Ilhas Gregas? Veja também as melhores praias da Costa Rica e  as melhores praias do Brasil em 2019.

Esta publicação foi escrita pela Amanda Noventa, do blog Amanda Viaja. Para mais dicas da Amanda, siga @amandaviaja nas redes sociais.

 

Relacionados
8 ilhas gregas para sonhar com as férias perfeitas
— 9 mins de leitura

8 ilhas gregas para sonhar com as férias perfeitas

De ilha em ilha: as 7 melhores ilhas da Croácia
— 5 mins de leitura

De ilha em ilha: as 7 melhores ilhas da Croácia

As melhores ilhas do Pacífico Sul
— 7 mins de leitura

As melhores ilhas do Pacífico Sul