Acordar com chuva nas suas férias é muito chato… mas não precisa ter que ficar preso olhando pela janela do hotel esperando ela passar.

Para provar que quem faz o clima da viagem é você, a gente reuniu uma lista com algumas das cidades mais chuvosas do mundo e todas as coisas mais legais para fazer em uma visita a elas, sem deixar que o mau tempo acabe com a sua diversão.

Colônia, Alemanha

A impressionante Catedral de Colônia.

Com uma média de 200 dias de chuva por ano, se você visitar Colônia, as chances de pegar mais que uma neblina são grandes.

Sem problemas… De março a novembro, faça chuva ou sol (e se não estiver ventando demais), o bondinho estará funcionando e é um ótimo passeio para ver a linda paisagem da cidade lá do alto, com direito ao rio passando por baixo.

E quando você avistar a famosa Catedral lá de cima, você vai querer ver a maior igreja gótica do norte da Europa de pertinho – o tempo sombrio só vai ajudar no clima intenso tão apropriado para a ocasião.

Para melhorar o clima, siga para o Museu do Chocolate para aprender sobre o cacau e seus derviados (tem até uma fonte de chocolate grátis!), ou faça um tour pelo histórico Museu do Perfume, onde o perfumista italiano Johann Maria Farina primeiro inventou a mundialmente famosa Eau de Cologne.

Não deixe de conferir também o Museu das Artes Aplicadas para desvendar a história do design, materiais e estilos, com uma coleção de objetos de uso cotidiano da Idade Média até os dias de hoje. E termine sua noite com um show no moderno Studio 672, em Stadtgarten, a zona multicultural e criativa da cidade.

Portland, Oregon, EUA

O famoso Cinema 21 de Portland. © Jason Lander

Seattle é que ganha a fama, mas Portland não perde em nada na categoria cidades americanas chuvosas. Felizmente, seus moradores estão mais do que preparados para levar a diversão para o lado de dentro.

Um bom lugar para começar é a Powell’s City of Books, aberta 365 dias por ano. Ocupando uma área de 6.300 m2 e tomando conta de um quarteirão inteiro, ela tem orgulho em se autodeclarar a maior livraria independente (de novos e usados) do mundo. Além dos milhares de livros para folhear, a loja conta com leituras de autores, recitais e uma bela sala repleta de livros obscuros e raros. O espaço é mesmo gigante, mas não tem perigo de se perder – as salas têm cores diferentes e a loja oferece um mapa bem detalhado de tudo.

Na bela pista de patinação em madeira do Oaks Amusement Park, você pode andar de roller como bem quiser, ou se inscrever em aulas práticas de estilos variados como slalom e derby.

Dê um pulo também na Distillery Row para aprender um pouco sobre destilação e provar uns 2 ou 3 shots de destilados artesanais e locais; ou assista a um filme em um dos vários (e amados) “theatre pubs” que servem comidas e bebidas deliciosas diretamente nos confortáveis auditórios. O Bagdad Theatre é o melhor para lançamentos, o Cinema 21 tem linda decoração no estilo anos 20s e filmes alternativos, e o Laurelhurst é especializado em clássicos.

Hong Kong

Um chá da tarde no Peninsula Hotel. © ironypoisoning

Se tem uma coisa boa em estar na efervescente Hong Kong em um dia chuvoso, é a desculpa perfeita para pisar no freio e curtir as atividades indoor mais malucas que a cidade tem a oferecer.

De trampolim a freejumping e escaladas, de jogos de “room escape” a centros de corrida virtual e cafés especializados em jogos de tabuleiro, têm coisas suficientes para manter você entretido por mais de uma semana de chuva em Hong Kong.

Para aqueles mais low key, uma boa dica é explorar o recém revitalizado PMQ, um centro criativo dos estúdios e lojas de mais de 100 artistas, designers e empreendedores, ou visitar o Museu de História de Hong Kong para conhecer um pouco da curiosa herança cultural da cidade.

Independente da sua escolha, não dá pra deixar de sentar e tomar um chá da tarde. A tradição mais que popular, herdada do período da colonização britânica, é um evento de altíssimo nível em qualquer um dos mega luxuosos e elegantes hotéis de luxo de Hong Kong.

Rotterdam, Holanda

O curioso mercado coberto Markthal de Rotterdam.

Maior porto da Europa e segunda maior cidade da Holanda, Rotterdam compensa e muito por seus céus cinzentos, com suas belas vistas da beira do rio, a tradição marítima e a vida cultura intensa.

Comece seu dia chuvoso com uma visita ao monumental mercado coberto de Markthal, com suas incontáveis tendas de produtos alimentícios frescos, tudo em um ambiente único sob um teto de azulejos quase psicodélico pintado em cores fortes e imagens de frutas, legumes e até um ou outro inseto.

Depois de provar todos os stroopwafels que seu estômago aguentar, pegue o caminho do rio (andar de táxi aquático é pura diversão) até o Museu Holandês da Fotografia e perca-se entre 175 anos de Rotterdam em imagens, para descobrir como era a paisagem da cidade antes dos ataques da Segunda Guerra.

Ali pertinho, você vai dar de cara com a arquitetura singular do Hotel New York, onde foram um dia as instalações da Holland America Lines, responsável por transportar milhares de imigrantes da Holanda para o Novo Mundo. Destaque para o seu restaurante, com uma vista fabulosa da baía, e com um charmoso menu de frutos do mar.

Um show de música ao vivo no Jazzcafé Dizzy será a opção perfeita para encerrar bem um dia, digamos, molhadinho.

Vancouver, Canadá

Bloedel Conservatory no Parque Queen Elizabeth de Vancouver. © karen_neoh

A média anual de chuvas da cidade pode não ser o mais empolgante dos convites, mas Vancouver também tem o clima mais ameno do pais – e muita coisa legal para fazer quanto o céu começar se fechar.

Vá até o ambiente com temperatura controlada do Bloedel Conservatory e veja de perto araras, papagaios e pintassilgos coloridos em meio a uma flora tropical abundante.

As mais de 10 mil obras de arte da coleção permanente da Vancouver Art Gallery deixarão você ocupado por horas, sem falar nas impecáveis exposições, debates públicos e eventos especiais que a galeria costuma promover.

Dê uns rodopios na pista coberta de patinação no gelo ou junte-se a uma partida de vôlei na praia indoor da cidade.

Para viajar sobre as maravilhas naturais e urbanas de British Columbia sem sair do lugar, experimente o simulador de voo FlyOver Canada – uma experiência 4D totalmente imersiva que vai fazer você sentir o vento nos cabelos e a poeira sobre o rosto enquanto voa sobre as ondas e montanhas em uma montagem das mais belas vistas do Canadá.

Edimburgo, Escócia

O legítimo escocês. © matt512

Se você vai marcar férias em Edimburgo, é provável que já espere por uma chuvinha.

Para uma temporada mais seca na capital escocesa, desça para o subterrâneo para explorar a história enterrada da cidade – uma rede de ruelas e becos que um dia estiveram acima da terra – ou esquente-se com a Scottish Whisky Experience, onde um divertido passeio de barril leva você por entre a história e o processo de fabricação do whisky. E sim, claro, você ganha uma provinha do legítimo escocês no final.

O Museu da Infância fará você viajar no tempo até as infâncias de diferentes eras, por meio de uma fascinante variedade de brinquedos, jogos e outros inúmeros objetos. Não ficou empolgado? Talvez sabendo que todos os museus nacionais da Escócia são grátis, melhore?

Ah sim, e tem também o Castelo de Edimburgo, claro…

Oahu, Havaí, EUA

Palácio ‘Iolani, em Honolulu.

Ok, o Havaí é um dos lugares em que mais chove no planeta. Mas as temperaturas médias em Oahu são entre 21-29°C o ano todo, então isso nem importa muito.

Se você nunca nadou na chuva, eis a hora e lugar pra você fazer pela primeira vez. É quente, é lindo e você vai ficar molhado de qualquer forma, então…

Se essa não é a sua praia, literalmente, que tal se soltar tocando um pouco de ukulele ou aprendendo a dançar hula com os experts? Muitos resorts oferecem aulas particulares, mas o Royal Hawaiian Center de Honolulu oferece essas e muitas outras aulas diariamente e de graça.

O Waikiki Aquarium é parcialmente coberto e é especialmente divertido se você está viajando com crianças. Já o Palácio de ‘Iolani é uma ótima opção cultural, sendo o único palácio real em todos os Estados Unidos!

Shangri La, a excêntrica propriedade da socialite milionária Doris Duke, abriga uma impressionante coleção de arte islâmica e conta com vistas espetaculares de Black Point.