É uma alegria (e geralmente um alívio!) encontrar um país como a Croácia, onde a culinária seja tão rica e diversa quanto suas paisagens. Tradições de culinária caseira fiéis e uma infinidade de influências estrangeiras tornam a cozinha confortável e o comportamento alegre à mesa da Croácia um ponto turístico imperdível.

Então, quando estiver viajando para a Croácia, procure pelos pratos mais deliciosos da nação por região com nossa rota de comida croata.

1. Dalmácia, Croácia

Sob o governo de Veneza por quase quatro séculos e por estar tão perto de Itália, a costa da Dalmácia segue uma dieta mediterrânea sólida com vegetais saborosos, carnes grelhadas suculentas e, acima de tudo, grandes quantidades de frutos do mar.
Bem perto de Dubrovnik, e no caminho para Split, está um dos prazeres gourmet mais premiados… ostras. A calma vila à beira-mar de Mali Ston é aplaudida por esses frutos do mar deliciosos e frescos a apenas dois passos de seu prato.

Uma escolha um pouco menos viscosa, mas igualmente clássicas é o Crni rižot (risoto negro) tingido pela tinta de seu ingrediente principal – a lula!

2. Golfo de Kvarner, Croácia

Para um petisco campeão, siga para os morros da Ilha Pag, lar do queijo internacionalmente aclamado Paški sir e uma tradição de minas de sal que datam da Grécia Antiga.

Os dois, na verdade, funcionam juntos. Os fortes ventos de Bora espalham o sal pela ilha e, então, somente as plantas mais fortes sobrevivem. Essa dieta estável de alecrim e tomilho deixam o leite da ovelha especialmente aromatizados e – voilà! – nasce um queijo único.

Combine esses triângulos dourados com fatias longas e finas tangy pršut (presunto seco curado) e você terá o sabor mais autêntico da Croácia.

3. Ístria, Croácia

As colinas da Ístria são as próximas na nossa rota, onde a cozinha costeira atende os sabores rústicos e acolhedores do interior da Croácia e o azeite é o rei.

Essa região tem o orgulho de portar um título bem exclusivo: o terceiro maior território de trufas do mundo. Esses tartufi muito buscados só podem ser encontrados com a ajuda de cães muito inteligentes e, apesar de não oferecerem muito para olhar, são tão saborosos quanto tímidos.

Uma porção generosa de fuži or pljukanci (uma massa totalmente caseira e enrolada com as mãos) servida com um molho e coberta com fatias raladas desses cogumelos deluxe, elevaram o conceito de comida caseira a um novo patamar.

4. Eslavônia, Croácia

Com muita influência da Europa Central na mistura, as vastas planícies e vales de rios da Eslavônia são onde as receitas croatas ficam continentais de verdade. Alguns dos pratos aqui são representantes da região e de sua herança húngara.

Čobanac (um ensopado de carne) é o prato perfeito para espantar o ar gelado do inverno, junto com o apimentado kulen, uma salsicha defumada e temperada com páprica que é muito popular nessa área onde os locais fazem um festival nacional em sua homenagem!

5. Zagreb, Croácia

Zagreb é a parade final de nossa rota. E como em qualquer refeição gratificante, vamos terminá-la com um toque doce. Com uma tradição cultural de cafés tranquilos, a cidade é recheada de padarias e cafés ao ar livre, que certamente vão saciar sua vontade por doces.

Kremsnita (Cheesecake estilo croata), Krafna (donuts de geleia), Orehnjača (pão enrolado com nozes) and Madjarica (bolo em camadas de chocolate) são somente uma amostra dos doces simples e, ainda assim, sofisticados na modesta capital da nação.

6. Bônus: Vinho

Agora que você já é um especialista na culinária croata, aqui vai uma dica bônus. Não está enraizada em uma região específica, mas é fértil por todo o país, Vinícolas croatas estão produzindo vinhos bons o suficiente para competirem com os os suspeitos usuais.

Enquanto segue a trilha da comida e se delicia com essas iguarias, você pode se familiarizar com as uvas locais, também.

Ficou com água na boca com nossas dicas de comida típica da Croácia? Então reserve suas passagens aéreas e delicie-se!

Encontre passagem para a Croácia