Os melhores feriados nacionais para celebrar ao redor do mundo

Não há maneira melhor de conhecer o verdadeiro espírito de um país do que visitá-lo durante alguma celebração de seus grandes feriados nacionais. A dica então é relaxar e curtir os eventos que já estejam planejados para o período. Curta o país que se enfeita para esse(s) dia(s) tão especial(is) e mergulhe nas tradições e comilanças que geralmente acompanham as comemorações. A seguir, a gente lista alguns dos nossos feriados nacionais preferidos pelo mundo, para você se programar e participar da festa in loco.

Noruega

feriados nacionais - Noruega

Curta os desfiles e vista-se do tradicional “bunad” na Noruega

A comemoração do Dia Da Constituição da Noruega, no dia 17 de maio, em Oslo, é um dia vestido de vermelho, branco e azul que você jamais irá esquecer. São diversos eventos para todas as idades, especialmente os estudantes. Milhares de crianças em roupas tradicionais, conhecidos como bunad, enchem as ruas para marchar pelo Palácio Real, enquanto a Família real abana para os súditos.

Os formandos do segundo grau são conhecidos como alunos “Russ” e são reconhecidos por seus chapéus e uniformes coloridos. Eles costumam participar de festas dentro de ônibus e tudo culmina no Dia Nacional, quando distribuem cartões de visita de mentirinha e engraçados, que vale a pena colecionar.

Nesse dia festivo, o melhor é ficar com amigos e participar de um café da manhã compartilhado. O hábito é comer o quanto puder, então aproveite para se esbaldar com salmão defumado, frios, cachorros quentes ou até sorvete!

Saiba mais e encontre passagem para a Noruega com momondo.

Gana

feriados nacionais - Gana

Multidões de ganeses se reúnem na Praça da Independência, em Acra © Oluniyi Ajao

Desde 1957, o povo de Gana celebra o fim do colonialismo britânico todo dia 6 de março. Na Praça da Independência, na capital Acra, milhares de ganeses reúnem-se para assistir a um desfile e celebrar orgulhosamente com muita música e dança. As cores vermelho, amarelo e verde da bandeira de Gana também estampam os uniformes das bandas marciais, polícia, estudantes e militares que desfilam pela praça.

Faça um passeio para admirar o Portal da Estrela Negra, o símbolo da luta de Gana pela independência, perto da Chama que ainda brilha desde que o primeiro presidente da nação, Kwame Nkrumah, a acendeu em 1957.

Depois da cerimônia fuja do calor e siga para a praia de Kokrobite para sessões improvisadas de percussão e jogos de praia. Se o trânsito ficar lento (e certamente ficará), abra a janela e compre de um vendedor ambulante um fufu (uma espécie de purê com molho de peixe) ou coma uma tilápia em um dos restaurantes típicos da região, conhecido como “chop bars” até o engarrafamento diminuir…

Pronto para viajar? Encontre passagem para Gana com momondo.

Austrália

feriados nacionais - Australia

Calor e diversão nas festividades nacionais da Austrália © Eva Rinaldi

Em 26 de janeiro de 1788, a primeira frota britânica desembarcou em New South Wales, na Austrália. Hoje, esse é um dia comemorativo cheio de reflexão e celebrações, comumente conhecidos como Dia da Austrália. Para entrar no clima festivo, você já vai acordar sentindo o aroma do “barbie” (apelido do churrasco local); então capriche no protetor solar e junte-se aos eventos espalhados pelo país todo.

Se estiver em Sydney e a fim de um grande evento, Darling Harbour é o melhor lugar para ver shows e fogos de artifícios grandiosos. Da Sydney Harbour, dá para apreciar e vibrar com cerca de 700 barcos e embarcações históricas na Australia Day Regatta, que acontece anualmente desde 1837! Quem não tem medo de se molhar, não pode deixar de ir até Adelaide e participar do desafio das Havaianas infláveis e tentar quebrar o recorde mundial do maior número de chinelos infláveis dentro do mar! A única regra para o Australia Day é: divirta-se!

Prepare-se para a diversão e encontre passagem para Austrália com momondo.

Indonésia

feriados nacionais - Indonesia

No Panjat Pinang, cuidado para não escorregar antes de chegar no topo!

No Dia da Independência da Indonésia, em 17 de agosto, não se espante se ver um monte de gente subindo em uma estranha espécie de árvore com alguns prêmios no topo. Todo ano, os moradores locais participam do Panjat Pinang, uma tradição que representa como as comunidades aprenderam a trabalhar juntas e resistir contra o governo holandês em 1945. Palmeiras são plantadas nas cidades pelo país, e no alto delas são colocados baldes, brinquedos, bicicletas e outros prêmios variados. Um detalhe: para pegar os prêmios, os integrantes da equipe precisam subir os troncos que foram ensebados para o desafio. Nem precisa dizer o quanto de gente escorrega…

Em Jakarta, os prédios e casas exibem bandeiras em vermelho e branco com orgulho. Enquanto alguns assistem o encontro dos oficiais do governo no Palácio Nacional, outros preferem se lambuzar no concurso de quem come mais krupuk (chips de camarão). Vale também passear pelos bairros de Jakarta, e saudar os participantes de corridas de bicicletas decoradas.

Participe das comemorações e encontre passagem para Indonésia com momondo.

África do Sul

feriados nacionais - Africa do Sul

A arte levando uma mensagem no AfrikaBurn Festival © David Horwitz

Ainda que a África do Sul tenha obtido a independência da Grã-Bretanha em 31 de maio de 1910, o país celebra seu dia nacional – o Dia da Liberdade – em 27 de abril, para comemorar o dia em que aconteceram as primeiras eleições democráticas e não-raciais pós-apartheid. Desde 1994, o Dia da Liberdade vem sendo celebrado com diversos eventos como o discurso do Presidente no Union Buildings em Pretória ou a premiação dos National Awards.

Torne esse dia festivo visitando locais pelo país que honram a memória do herói nacional Nelson Mandela, como o Capture Site, onde ele foi capturado pela polícia, na província de KwaZulu Natal.

Se quiser se juntar aos locais – ainda que não seja parte oficial das celebrações nacionais –, a dica é passar pelo festival de arte AfrikaBurn (uma espécie de Burning Man local) em Tankwa, que acontece no mesmo período. Vai ficar na Cidade do Cabo? Então não deixe de se esbaldar no Shisanyama, o “braai” (churrasco) grelhado do Mzoli’s, famoso por servir o melhor e mais disputado braai da região.

A África do Sul te espera! Encontre passagem para a África do Sul com momondo.

França

feriados nacionais - Bastilha - Françca

Picnic e shows no Champs de Mars, em Paris © Ninara

Dizer que os franceses usam boina e comem baguettes é um clichê, mas dizer que os franceses sabem como celebrar seu dia nacional, isso é fato! O Dia Da Bastilha, ou oficialmente a “Festa Nacional Francesa”, é celebrado no dia 14 de julho para lembrar quando os parisienses em revolta invadiram a prisão medieval conhecida como Bastilha, e no país o orgulho nacional é exaltado. Para ver fogos de artifícios espetaculares, vá para Carcassonne, onde os fogos saem de dentro das muralhas, ou assista aos fogos de iluminarem os rochedos de Etretat.

Paris é, claro, o melhor lugar para ver todo tipo de celebração acontecendo a noite toda. No dia 13 de julho, a festa começa na sede mais próxima dos bombeiros, onde eles organizaram um baile para os moradores locais! Na manhã seguinte, acorde cedo para ver a parada dos militares franceses na Avenida Champs-Élysées e até avistar o presidente se tiver sorte.

À noite, a festa nacional continua com fogos de artifício na Torre Eiffel, precedidos por um grande show no Champs de Mars bem em frente. Uma dica extra: providencie a garrafa de champagne e curta o show desde a Ponte Bir-Hakeim!

Vive la France! Encontre passagem para a França com momondo.

Peru

feriados nacionais - Peru

A festa peruana não está completa sem assistir ao Corso de Wong © Municipalidad de Miraflores

Para celebrar sua independência da Espanha, o Peru possui suas Fiestas Patrias: um dos maiores feriados nacionais acontece nos dias 28 e 29 de julho. Para começar a festa, em Lima, no dia anterior ao Dia da Independência, a ordem é curtir muita música e dança Marinera no Parque de Muralla, seguido por imensos fogos de artifício.

E para comemorar o dia em que o General José de San Martin proclamou a independência do Peru em 28 de julho de 1821, assista a 21 canhões em saudação ou outras cerimonias oficiais como hasteamento da bandeira, missa na Catedral de Lima, e o discurso do Presidente à nação.

No dia 29, as celebrações continuam fortes com a parada militar – então pegue um Pisco para brindar com os locais durante as festividades no Parque Kennedy. Se a data coincidir, não dá para perder também o desfile Corso de Wong com todos os seus artistas, barcos e dragões. A marcha pelas principais ruas da cidade, como a Avenida 28 de Julio, é uma maneira original e colorida de ver a capital ganhar vida!

Ficou curioso? Encontre passagem para o Peru com momondo.

Em busca de mais dicas de viagem? Planeje suas próximas férias para coincidir com um dos melhores festivais de música na Europa, ou divirta-se explorando alguns dos melhores mercadões tradicionais pelo mundo e, claro, encontre passagens aéreas baratas na momondo!
Relacionados
Melhores destinos no mundo para celebrar o Ano Novo
— 10 mins de leitura

Melhores destinos no mundo para celebrar o Ano Novo

Melhores destinos para viajar nos feriados de 2018
— 7 mins de leitura

Melhores destinos para viajar nos feriados de 2018