Esqueça as telinhas, não há nada como assistir filmes em super telões. E por que se contentar com o segundo melhor? Vamos abrir as cortinas para revelar os dez melhores cinemas do mundo!

Pathé Tuschinski – Amsterdam, Holanda

O auditório Tuschinski. © Pathé

Com seu hall de entrada com tapete vermelho, iluminação dourada e uma rica mistura dos estilos Art Deco e Art Noveau, Pathé Tuschinski parece um lugar reservado apenas para as mais poderosas e melhores estrelas de cinema.

Mas não deixe o glamour da elite te enganar. Clássico como é, este elaborado cinema – inaugurado em 1921 – é um dos Amsterdam centros culturais mais queridos e acessíveis, que oferece a 740 visitantes a oportunidade de deslizar para o Grande Salão no assento aveludado e absorver a tela. Se você está procurando sessões de filmes retrôs ou cinema mudo ou até o tradicional cinema de hoje, o Tuschinski sempre apresenta os filmes com perfeição.

Cineteca – Madrid, Espanha

A sala de projeção Sala Azcona, Cineteca Madrid. © javier1949

Situado no lado nordeste do Matadero Madrid, um antigo abatedouro virou um complexo de artes, a Cineteca orgulha-se de ser a única sala de cinema na Espanha dedicada exclusivamente aos esforços de cinema documentário, com um centro de arquivos que permite aos visitantes assistir a cerca de 7.000 narrativas sobre a verdade de forma absolutamente gratuita.

Mas a arma secreta da Cineteca, é a Sala Azcona, uma sala de projeção spanglig, onde tubos de LED refletem uma luz em uma parede de tecido feitos de tubos de irrigação antigos e tubos de aço – o mais próximo que você vai chegar de sentar-se em uma cesta gigante! Os ingressos para as sessões são apenas €3,50 e os assentos de veludo preto são os mais confortáveis da cidade.

A Cinémathèque Française – Paris, França

A Cinémathèque Française. © pittaya

Vá para qualquer grande capital e é provável que você vá encontrar um instituto de cinema fantástico e centro de arquivos, mas nada se compara a Cinémathèque de Paris

Em uma construção cubista do arquiteto Frank Gehry, você encontrará três salas de cinema, uma biblioteca, uma livraria e um ótimo bistrô no subsolo. Mas o Cinémathèque’s pièce de résistance é o seu museu. Possui o maior arquivo, e em contínua expansão do mundo do cinema, com materiais provenientes da trajetória dos irmãos Lumière e do nascimento do cinema.

Para um aficionado menos cult, o museu também permite que você assista alguns filmes de alto nível de recordações, da mulher robô dourada em “Metrópolis” de Fritz Lang ao crânio assustador da Sra. Bates em “Psicose”.

Uma instituição francesa no sentido figurativo e literal, o Cinémathèque é um templo vivo, vibrante e extremamente charmoso da Sétima Arte.

Andorra – Helsinki, Finlândia

Andorra recebe o estilo jazz no festival de música. © Jussi Hellsten

Fundado pelos lendários cineastas finlandeses Aki e Mika Kaurismäki, uma visita a este refúgio peculiar Helsinkié como pisar em um dos sets de filmagem dos irmãos.

No andar térreo você encontrará o Corona, um salão de bilhar inspirado em Nova Iorque, que fica ao lado do Kafe Mockba, um delicioso e desinteressante bar monumento da União Soviética que serve doses de vodka e sanduíches de mortadela, enquanto um disco giratório toca antigas músicas soviéticas.

Mas é no andar de baixo Andorra onde as coisas ficam mais cinematográficas. Chamado “Dubrovnik”, este porão, que já foi um lugar sujo, foi transformado em uma confortável sala de estar do público, repleta de poltronas de couro, com um pequeno mas bem abastecido bar, e um cinema que está aberto para festivais de filmes, concertos e eventos particulares.

Dica extra: sem sessões de cinema durante sua visita? Sem problemas! O Helsinki Orion Cinema está apenas a uma caminhada de dois minutos de distância do complexo Corona, e é igualmente magnífico.

Kino Intimes – Berlim, Alemanha

A extensa parede de graffiti do lado de fora do Kino InTimes, Berlim. © Tahian

Casa de um dos festivais de cinema mais prestigiados do mundo, na Berlinale, os amantes de cinema são mimados pela escolha quando se trata de grandes salas de cinema na capital alemã. Mas é na periferia da cidade, no bairro de Friedrichshain, que você encontrará uma casa de arte que realmente agita a região.

O Kino InTimes é sujo, mas no bom sentido, com uma sala de projeção pequena, com um café sem muita emoção e um velho forno de carvão para aquecer o lugar durante o inverno.

Enquanto o projecionista filtra os mais recentes filmes independentes europeus na parte interior, lá fora é dedicado a um tipo diferente de arte. Berlim possui sua parcela de graffiti, mas é difícil encontrar um lugar onde o graffiti é mais habilmente apresentado e incentivado do que na parede do Kino InTimes; uma tela em constante evolução, oferecendo a novos artistas de rua a oportunidade de deixar sua marca.

Raj Mandir – Jaipur, Índia

Saguão do Raj Mandir. © Antoine Taveneaux/Wikipedia

Com a maior indústria cinematográfica nacional do mundo, é um pré-requisito para a Índia ter alguns cinemas verdadeiramente Bollywood. O melhor não é exatamente em Mumbai, mas em Jaipur.

Do lado de fora da entrada do Raj Mandir, em verde neon brilhante, você encontrará o lema deste cinema: “A atração turística da Nação – Experimente a Excelência”. Entre e você vai perceber que estes nada modestos donos de cinema não estão brincando.

É conhecido pelos habitantes locais como a joia de Jaipur, com um enfeitado saguão, abrindo caminho para um auditório no estilo de palácio, grande o suficiente para 1.237 fãs de cinema, todos muito felizes de se levantar e cantar o hino nacional antes do início do filme. Estas sessões animadas são quase sempre lotadas, portanto, chegue cedo para garantir seu lugar e evitar filas.

Pioner Cinema – Moscou, Rússia

O corredor do Pioner Cinema, Moscou.

Reaberto em 2009, este antigo cinema soviético dos anos 50 é indiscutivelmente a casa mais legal de Moscou. Mas não é apenas para os habitantes locais. Diferentemente da maioria dos cinemas russos, O Pioner legenda seus filmes internacionais, em vez da prática padrão da indústria de dublagem, o que significa que você sempre vai encontrar outros viajantes por aqui.

Após os créditos do filme, dê um passeio rápido pelo corredor com piso de mármore para o aconchegante restaurante Pion, ou se perca no Omnibus Magic Bookroom, uma maravilhosa e inusitada livraria, onde as paredes de grandes leituras são selecionadas pessoalmente por funcionários simpáticos e bem informados do Pioner.

Se o dia estiver muito bonito para ficar em lugares fechados, o cinema Pioner Open Air funciona diariamente de Maio até Outubro no Gorky Park em Moscou.

Busan Cinema Center – Busan, Coréia do Sul

A luminosa cobertura do Busan Cinema Center. © Cecil Lee

Ahhh, o Busan Cinema Center. É brilhante, é ousado e perfeitamente alinhado com a competência futurista da Coréia do Sul.

Inaugurado em 2011 com o gasto de $150 milhões, o centro possui seis auditórios de cinema de classe mundial, incluindo um auditório do lado de fora, que é colocado em uso durante o seu festival anual: Busan International Film Festival.

Se o que está na tela não chamar sua atenção, com certeza o teto chamará. Brilhando com mais de 40.000 luzes de LED – e do tamanho de um campo de futebol, o maior vão do mundo. Totalmente inspirador, ele é a própria catedral caleidoscópia de cinema da Coreia do Sul.

Secret Cinema – Londres, Reino Unido

Grande e deslumbrante Secret Cinema apresentando O Grande Hotel Budapeste. © Marianna Chua

Enquanto a maioria das redes de cinema tenta atrair de volta as multidões com a tecnologia 3D, há uma empresa de origem britânica que está verdadeiramente dedicada em alterar a maneira com que todos nós assistimos filmes.

Simplificando, o Secret Cinema coloca um “toque especial” de volta ao cinema, oferecendo não apenas sessões regulares, mas experiências de filmes de imersão, como “Um Sonho de Liberdade” por trás das grades e uma interpretação que dá calafrios, cheia de fantasmas de “Os Caça-Fantasmas”.

Mas é tudo muito secreto, como a maioria dos locais, horários e filmes em si não são anunciados antes da data de lançamento. A única maneira de você se tornar parte deste clube divertido e imprevisível é se registrar no Secret Cinema website.

Alamo Drafthouse – Austin, Texas, EUA

O cowboy da Alamo Drafthouse dá boas-vindas ao cinema. © Lomo-Cam

Espectadores atrasados e barulhentos, falando alto ao telefone, conversando/se beijando na poltrona de trás. Você não vai encontrar nenhum desses incômodos no Alamo.

De sua abordagem de tolerância zero até filmes nonsense, esta rede de cinemas nascida no Texas é a Meca dos filmes cult dos EUA, com o cineasta Quentin Tarantino que orgulha-se de ser um dos discípulos do Alamo.

Com mais de 20 Alamos (e aumentando) espalhados pelos EUA, você nunca está muito longe da sua diversão como cinéfilo. O melhor do programa são os Eventos Principais, com uma sessão quote-along (recitando as falas) de comédias clássicas, noites das garotas e semanalmente com $3 apresentações de exportações excêntricas do cinema da série carinhosamente intitulada como “Quarta-feira Estranha”.