Chegamos àquela época do ano outra vez… Natal batendo à porta e nada melhor do que entregar-se às tradições e a magia das festividades natalinas. Que tal então visitar um dos famosos mercados de Natal pelo mundo? A seguir, a gente lista os nossos favoritos absolutos:

Stortorget Julmarknad – Estocolmo, Suécia

Situado no coração da Cidade Velha de Estocolmo, Stortorget Julmarknad – o tradicional Mercado de Natal da praça principal da cidade – está mesmo na localização perfeita. A feira existe desde 1837, sendo a mais antiga da Suécia, com suas 40 tendas vermelhas ornando perfeitamente com a ambientação histórica do local. Aqueça-se do frio com um copo de glögg (vinho quente aromático com especiarias) enquanto vasculha por itens artesanais super charmosos. Não dá para deixar de provar também algumas delícias suecas típicas como pepparkakor (biscoitos de gengibre) e saffransbullar (pãozinho de açafrão) – e até itens curiosos como carne de alce e salsichas de rena.

Encontre passagem para Estocolmo

Piața Mare – Sibiu, Romênia

Rodeada por lindas montanhas, na grandiosa Praça Principal (Piața Mare) do centro histórico da cidade, o Mercado de Natal de Sibiu exala charme romântico. Passeie por entre as 70 barracas para encontrar todo tipo de cerâmica, lãs e brinquedos de madeira, para depois se aventurar na pista de patinação ou brincar no parque de diversões.

Sibiu merece uma visita em qualquer época do ano, mas sua localização privilegiada na serra da Transilvânia torna-se ainda mais especial nessa época do ano – até porque as chances de ter um Natal branquinho são grandes. Entao misture um pouco de neve, um concerto gospel e um show de luzes mágicas e a emoção natalina está garantida.

Para seguir a tradição, tome um vinho quente para acompanhar o pão de mel e as castanhas torradas. Mas guarde um espacinho no estômago também para iguarias romeno-húngaras como cozonac (pão doce) e Kürtőskalács (bolinhos em forma de cone), este último originário da minoria húngara que vive na região.

Encontre passagem para Sibiu

Christkindelsmärik – Estrasburgo, França

Um dos grandes clássicos dentre os mercados de Natal da Europa, o Christkindelsmärik de Estrasburgo – também conhecido como Marché de l’Enfant Jésus (Mercado do Menino Jesus, em francês) – é também um dos mais antigos de toda a Europa. Data dos idos de 1570, e segue uma tradição tanto para os locais quanto para os visitantes. São 300 chalés de madeira espalhados por 11 vilarejos temáticos pelo centro da cidade – o mercado principal fica na Place de la Cathédral e oferece uma variedade de artesanato, decoração e delícias natalinas. Não perca o vin chaud (sim, vinho quente) e os típicos biscoitos bredele, que vêm em sabores como avelã, laranja, canela e amêndoa. Sem falar no choucroute (repolho em conserva) e ensopado baeckeoffe. Bon appétit!

Encontre passagem para Estrasburgo

Toronto Christmas Market – Toronto, Canadá

Para variar um pouco da lista dos tradicionais mercados de Natal da Europa, que tal experimentar a festa do badalado Distillery District de Toronto? O ambiente histórico, com as ruas de paralelepípedos e fachadas em tijolos industriais, combina com as luzes cintilantes, os estandes de madeira e uma casa de gengibre gigante, completando o clima natalino perfeito. Chegue cedo para evitar as multidões, e siga direto para as tendas de comida. Lá você encontrará de bratwursts alemães a waffles belgas, mas o banquete mesmo fica por causa do poutine, que mistura batatas-fritas com molho e coalhada. Antes de terminar a noite com algum doce à base de maple syrup, dê um passeio na roda-gigante ou no carrossel para voltar a ser criança. Nos estandes do mercado, uma eclética variedade de presentes estará a sua espera, como velas de cera de abelha, brinquedos de madeira e… bem, meias de bacon (sem comentários). Compras feitas, aproveite para provar as degustações de vinhos e cervejas. Afinal, o nome original da região diz tudo: Distillery District (bairro da destilaria).

Encontre passagem para Toronto

Dresdner Striezelmarkt – Dresden, Alemanha

Mais antigo de toda a Alemanha, o Mercado de Natal de Dresden segue firme há quase 600 anos. Artesãos da região ocupam os 250 estandes, oferecendo de ornamentos de madeira a candelabros e tradicionais quebra-nozes. O Striezelmarkt tem também o maior arco de Natal do mundo, além de atrações infantis incríveis, com teatro de fantoches, carrossel e até uma ferrovia! O nome do mercado refere-se a Strüzel ou Stroczel, um bolo de frutas vendido no mercado e que hoje é denominado de Stollen. Outras iguarias doces e salgadas incluem o famoso Glühwein (vinho quente) e Pulsnitzer Pfefferkuchen (pão de mel recheado com geleia e coberto de chocolate). Experimente também o Dresden Rahmklecks (pão fresco com queijo) e outras especialidades típicas como bratwurst (salsicha) e pretzels. Guten Appetit!

Encontre passagem para Dresden

Tivoli Gardens – Copenhagen, Dinamarca

Para levar o conceito dinamarquês do ‘hygge’ a níveis supremos, o tradicional Mercado de Natal de Copenhagen acontece dentro do segundo mais antigo parque de diversões do mundo, o Tivoli Gardens. É repleto de árvores de Natal, iluminadas por milhares de luzes, e o aroma das amêndoas torradas está por toda parte. Adicione a isso um lago congelado transformado em pista de patinação e o cenário de conto de fadas estará completo. Passeie pelos pequenos estandes vendendo artesanato, com um glõgg (quentão) em mãos, acompanhado de algumas æbleskivers (panquequinhas) com geleia e açúcar. Deixe espaço para o sanduíche de carne de porco assada com repolho vermelho do Tivoli, antes de se dar uma volta na Star Flyer, a roda-gigante de 80 metros com as melhores vistas panorâmicas de Copenhagen.

Encontre passagem para Copenhagen

Praça Vermelha – Moscou, Rússia

Tendo como pano de fundo a majestosa Catedral de São Basílio, e rodeado pelas muralhas imponentes do Kremlin, a feira de Natal da Praça Vermelha de Moscou já seria uma atração só por sua localização. São cerca de 20 estandes comercializando decorações natalinas e suvenires locais, como bonecas matryoshka artesanais e brinquedos em estilo Khokhloma. O mercado é instalado ao redor da maior pista de patinação no gelo de Moscou, além de haver um pequeno parque de diversões para os pequenos ali perto. Quando bater a fome, siga para as barracas de comida para provar pratos tradicionais russos como as batatas assadas com cogumelos e picles, ou as panquecas com caviar. Termine a noite com o combo natalino perfeito: quentão e um gingerbread russo. Dica: os russos celebram o Natal no dia 7 de janeiro, portanto o mercado segue a tradição russa ortodoxa e segue aberto até final de janeiro.

Encontre passagem para Moscou

Christkindlmarket – Chicago, EUA

Inspirado pelo Christkindlesmarkt de Nuremberg, o mercado de Natal de Chicago tenta replicar em tudo o original alemão. Fica na Daley Plaza, no centro de Chicago, e é o maior mercado alemão dos Estados Unidos. São centenas de estandes oferecendo todo tipo de clássico alemão, como quebra-nozes e relógios-cuco da Floresta Negra, além de itens como ponchos do Equador e uma variedade de artesanato. As estrelas por lá são, no entanto, as barracas de comida. Não vão faltar as salsichas bratwurst, o sauerkraut (repolho em conserva), soupas goulash e schnitzels. Complemente o banquete com maçãs assadas, pretzels gourmet e, claro, um copo de Glühwein bem quente, dessa vez servido em uma caneca em forma de bota.

Encontre passagem para Chicago

Christkindlmarkt – Salzburgo, Áustria

Em meio a um cenário que inclui uma imponente igreja e um castelo medieval no topo de uma colina, o mercado de Natal de Salzburgo não poderia ter um clima mais romântico. Seus 95 estandes são divididos em seis diferentes seções, oferencedo de flores a roupas, de brinquedos artesanais à decorações incríveis. Siga seu faro e entregue-se ao setor gastronômico, provando as gebrannten Mandeln (amêndoas torradas), o aroma-assinatura do Christkindlmarkt. Também não dá para resistir ao Glühwein (quentão), castanhas torradas, Bratapfel (maçãs assadas) e os coraçõezinhos de gengibre.

Encontre passagem para Salzburgo

Praça da Cidade Velha – Praga, República Tcheca

Praga sabe como ninguém celebrar suas festividades natalinas! A cidade conta com vários bons mercados de Natal, mas o que fica no coração da Cidade Velha é mesmo o carro-chefe. As casinhas de madeira ficam ao redor de uma gigante árvore de Natal, vendendo suvenires como joias, velas, cristais, roupas e brinquedos de madeira. Os estandes de comida incluem iguarias típicas tchecas como salsicha de porco e uma variedade de delícias natalinas. Para acompanhar, prove um copo ou dois de medovina – um delicioso vinho de mel (conhecido também como hidromel).

Encontre passagem para Praga

Plaisirs d’Hiver – Bruxelas, Bélgica

Com cerca de 240 chalés de madeira, o mercado Plaisirs d’Hiver de Bruxelas – traduzido livremente como Prazeres de Inverno – garante boas horas de entretenimento, espalhando-se da Grand Place a Place St. Catherine. Velas artesanais, brinquedos de madeira, roupas de couro e itens natalinos tomam conta das barracas, mas a principal atração é mesmo a culinária belga: os waffles, o chocolate, os mexilhões, as salsichas artesanais, os queijos, os pães… sem falar nas “frites” belgas! Acompanhe com uma cerveja forte e deliciosa ou, se preferir seguir a tradição, um Vin Chaud (vinho quente). Se sobrar disposição depois de um banquete como este, aproveite a pista de patinação no gelo, a roda-gigante, os carrosséis a vapor e os escorregadores gigantes do parquinho!

Encontre passagem para Bruxelas

Albert Square – Manchester, Inglaterra

Se a tradição dos Mercados de Natal nasceu e foi desenvolvida na Europa continental, os britânicos trabalham para acompanhar o ritmo. E o mercado de Manchester, ao redor da Albert Square, é realmente imperdível. São 300 tendas dividas em seções como Mundo, França, Alemanha e Família – esta com uma pista de patinação no gelo nos Jardins da Catedral – diversão para toda a família! Não vão faltar todas as traquitanas típicas para vender, mas é na seção gastronômica que o assunto fica importante. A seleção internacional inclui de Strudels da Bavária aos Crêpes da França, das pizzas Flammkuchen da Alemanha aos sanduíches de queijo derretido típicos de Manchester.

Encontre passagem para Manchester

Cidade Velha – Riga, Letônia

A capital da Letônia cuida de seu principal mercado de Natal como um cenário de conto de fadas. Localizado na Praça da Catedral, bem no coração do centro histórico de of Riga – uma pérola art nouveau tombada como Patrimônio Mundial da UNESCO – o mercado é repleto de artesanato local, como castiçais de madeira, velas e roupas de lã cheias de charme. Para aquecer ainda mais, que tal um vinho quente acompanhado de amêndoas torradas e um gingerbread fofinho? Prove também as carnes defumadas locais e não deixe de levar para casa um pouco do famoso mel da Letônia.

Encontre passagem para Riga

Christkindlesmarkt – Nuremberg, Alemanha

O Mercado de Natal de Nuremberg data do século 17, e suas tendas em listas vermelho-e-branco ocupam a praça centra do centro histórico da cidade, sendo o maior de toda a Alemanha. O vinho quente por lá tem aroma e sabor de blueberry (mirtilo), denominado Heidelbeer Glühwein. Aproveite para acompanhar com delícias locais como Nürnberger Lebkuchen (pão de mel com chocolate) e as famosas salsichas grelhadas – uma receita de 1497. Guten Appetit!

Encontre passagem para Nuremberg

Mercado de Navidad – Madrid, Espanha

Se passar por Madrid no Natal, não deixe de visitar o mercado mais tradicional da capital – existente desde 1860 – na praça principal, a La Plaza Mayor. Famoso por seus preséprios de Belén, os 140 estandes são tomados por miniaturas de figuras bíblicas e outras mais, digamos, inapropriadas, para usar no Dia dos Santos Inocentes (28 de dezembro), quando os Madrileños pregam peças uns nos outros – equivalente ao dia 1o de Abril.

Encontre passagem para Madrid

Rua San Gregorio Armeno – Nápoles, Itália

Fugindo um pouco do óbvio, a charmosa Rua San Gregorio Armeno, em Nápoles, ganha ainda mais vida durante o Natal, com suas lojas vendendo presépios miniatura e todo tipo de traquitana. Customizar os personagens do presépio é uma tradição local, e vale de tudo: figuras de Jesus e Madonna contracenam com pizzaoiolos e outras famosas caricaturas.

Depois de feitas as comprinhas, delicie-se com quitutes napolitanos, como os biscoitos rococo e susamielli, e as bolinhas doces struffoli. Buon appetito!

Encontre passagem para Nápoles

Mais inspiração para o seu Natal: