O que dizer de um lugar considerado a capital do ecoturismo no Brasil, e um dos grandes polos mundiais do gênero? Que a natureza foi generosa com Bonito, é ser por demais modesto. Para qualquer lugar que se olha, vê-se cachoeiras, cavernas, grutas e rios com as águas mais azuis e cristalinas possíveis. E com tantas opções, fica a pergunta: o que fazer em Bonito?

Portanto, pensar em uma viagem para Bonito requer preparação, para não deixar de fora nenhuma dos imperdíveis atrativos naturais dessa pequena cidade no oeste do Mato Grosso do Sul. A seguir, a gente lista dicas de viagem e o que fazer em Bonito para tornar a sua viagem ainda mais inesquecível.

Como chegar em Bonito

Bonito está a cerca de 300 quilômetros de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. Apesar de a cidade ter aeroporto próprio, voar direto até lá não é a melhor opção, já que os voos são caros e pouco frequentes – apenas uma companhia faz a rota (Azul). Para quem vem de fora do Estado, a dica é voar até Campo Grande e depois seguir por estrada. Muitos optam por alugar um carro no aeroporto, e fazer o trajeto através da BR-060/419 ou BR-262/419. Também do aeroporto saem vans compartilhadas de diferentes empresas e em horários variados. E há ainda a opção de ir de ônibus, saindo da rodoviária de Campo Grande, com viagem durando cerca de 5 horas.

Reserve passagem para Campo Grande

Melhor época para ir a Bonito

Bonito é um daqueles lugares que podem ser visitados a qualquer época do ano. Mas, por ser um destino focado essencialmente no contato com a natureza, as estações podem acabar influenciando significativamente na paisagem e nas atividades de ecoturismo que tanto marcam a região.

Costuma-se dizer que por lá são duas as estações predominantes: a de seca (entre os meses de abril a setembro) e a de chuvas (de outubro a março). Para atividades como a flutuação no Rio do Prata, por exemplo, a estação seca é mais aconselhada, pois torna a visibilidade da água melhor.

O que fazer em Bonito

Flutuação e mergulho no Rio da Prata

Quem visita Bonito, costuma sair apaixonado pelo Rio da Prata. Dificilmente se verá um rio com águas mais cristalinas – graças à alta concentração de calcário na região. E as práticas de ecoturismo no rio são uma das principais atrações por lá.

A mais famosa delas é a chamada “flutuação”. Equipados com colete de flutuação, roupas de neoprene e máscara e snorkel, os praticantes têm a chance de admirar por completo o fundo do rio, sentindo-se quase como dentro de um aquário gigante, rodeado de peixes como dourados e piraputangas.

Mergulhadores iniciantes também podem fazer mergulhos de até 7 metros de profundidade, em cenários absolutamente paradisíacos. Além do Rio da Prata, pode-se fazer a flutuação e mergulho em outros pontos, como o Rio Sucuri (na Fazenda São Geraldo) e a Lagoa Misteriosa – uma das cavernas inundadas mais profundas do Brasil, atingindo até 220 metros de profundidade.

Rapel no Abismo Anhumas

Uma das atividades ecoturísticas mais radicais, completas e inesquecíveis em Bonito (há quem diga que no mundo!) é desbrava o Abismo Anhumas. Trata-se de uma caverna subterrânea de 72 metros de altura, por onde só dá para entrar fazendo rapel (descendo por cordas, sem apoiar os pés).

Lá embaixo, a beleza é quase indescritível – para ser admirada e guardada mais na memória do que na câmera, já que a luz é escassa e as fotos provavelmente não sairão boas. Um lago de águas absurdamente cristalinas e azuis, com cerca de 80 metros de profundidade. Eis a hora de fazer mergulho de cilindro ou snorkeling, e ver de perto os enormes cones formados pela sedimentação do calcário. Um passeio de tirar o fôlego.

Cachoeira Boca da Onça

Quem adora uma cachoeira não pode deixar um passeio pela Fazenda Boca da Onça. Por cerca de três horas, passa-se por diversas trilhas, com direito a paradas refrescantes em cinco diferentes cachoeiras e rios – entre elas a que dá nome à fazenda, sendo a mais alta de todo o Estado do Mato Grosso do Sul, com 157 metros de altura.

Uma dica: se a intenção é adicionar adrenalina ao passeio, pode-se fazer um rapel até o topo da cachoeira, de onde se tem a vista de toda a fazenda e seus rios.

Há várias outras opções de quedas d’água em Bonito, incluindo o Parque das Cachoeiras e a Estância Mimosa, cujas áreas exibem também pequenas grutas e mirantes.

Projeto Jiboia

Eis uma curiosa opção de passeio para as noites em Bonito. O Projeto Jiboia nada mais é que uma palestra ministrada com muito humor e descontração sobre a importância das cobras nos ecossistemas. Henrique, o criador apaixonado por cobras, conta suas experiências e fala do mito de medo que se tem delas, e como desfazer isso.

A palestra acontece todos os dias, às 19h. No local, há diversas espécies de cobras em exposição, além de fotos e vídeos ilustrativos. No final, os visitantes têm a chance de tirar uma foto com uma jiboia enrolada no pescoço! A sede do Projeto Jiboia fica na Rua Nestor Fernandes 610, e o telefone de contato é (67) 8419-0313.

Passeios em Bonito

Gruta do Lago Azul

Um dos principais cartões-postais de Bonito, a Gruta da Lago Azul vai garantir as fotos mais lindas da viagem. Situada a 20 quilômetros do centro, chega-se a ela andando em torno de 150 metros na mata. Depois, desce-se por uma escadaria (equivale a 12 andares). Qualquer esforço, porém, é imensamente recompensado.

A visão que se tem do lago de águas incrivelmente azuladas, e cuja profundidade estima-se ser de 90 metros, é das mais impressionantes. Tanto o teto quanto o piso da gruta são repletos de espeleotemas de várias formas e tamanhos. A origem de suas águas ainda é incerta, o que torna o local ainda mais fascinante.

Passeio de bike ou quadriciclo

Quem curte pedalar, pode usar a bicicleta para explorar e admirar a fauna e flora locais, com várias opções de percursos. A Trilha da Lagoa, com 18 quilômetros rodados tranquilamente, sai do centro e vai até o Parque do Rio Formoso. Uma mais intensa é a Rota do Guará, com percurso de 130 quilômetros, incluindo pernoite em fazenda, banho no Rio Perdido e visita ao Parque Nacional da Serra da Bodoquena.

Outra alternativa é fazer um passeio de quadriciclo por trilhas à margem do Rio Sucuri. O percurso envolve caminhos no meio da mata e campos abertos, com direito a pausa para banho de cachoeira no Rio Sucuri.

Passeio de bote ou rafting no Rio Formoso

Para contemplar bem de perto um dos rios mais bonitos de Bonito, nada melhor do que fazer um passeio de bote pelo Rio Formoso (que utiliza os mesmos equipamentos do rafting). São 7 quilômetros de percurso por águas calmas e limpas, passando por quedas d´água e fazendo as irresistíveis paradas para banho.

Passeio a cavalo

Várias fazendas na cidade de Bonito oferecem aos seus visitantes a chance de fazer cavalgadas. Eis um programa indicado para quem curte ter contato direto com as atividades rurais locais, como criação de gado e produção de doce de leite, tudo em meio a deslumbrantes paisagens naturais.

Onde se hospedar em Bonito

Sendo um dos principais destinos turísticos do Brasil, Bonito conta com ótima infraestrutura turística, incluindo uma variedade de pousadas, hotéis e até resorts. Estão localizadas tanto no centro da cidade quanto nos arredores, e atendem a todos os gostos e bolsos. Veja dicas de pousadas e hotéis em Bonito.

Reserve pousadas em Bonito

Pousadas em Bonito

Pousada Galeria Artes

Aqui você estará cercado de verde por todos os lados, em um ambiente familiar e ambientalmente sustentável. A estrutura da pousada conta com quartos com ar condicionado e sacada privativa, ampla piscina externa, sala de jogos e redes no jardim.

Onde fica: Rua Luiz da Costa Leite, 1053

Telefone: (67) 3255 4843

Gostou? Faça uma reserva na Pousada Galeria Artes com momondo.

Pousada Gira Sol

Os quartos contam com ar condicionado, frigobar, TV a cabo e WiFi. Há uma piscina externa e o vasto café da manhã servido diariamente te é composto por itens de produção local. A pousada ainda oferece pacotes e excursões para Bonito e arredores (como Pantanal e Ponta Porã).

Onde fica: Rua Persio Schamann, 710

Telefone: (67) 3255 2677

Gostou? Faça uma reserva na Pousada Gira Sol com momondo.

Pousada Arte da Natureza

Localizada no centro da cidade, essa nova pousada dispõe de quartos com decoração ecológica, ar condicionado e varanda privativa que leva à piscina (que conta com duas quedas d’água). Há opções de aluguel de bicicletas, um lounge bar e café da manhã tropical servido todos os dias.

Onde fica: Rua Santana do Paraíso, 1027

Telefone: (67) 3255 2730

Gostou? Faça uma reserva na Pousada Arte da Natureza com momondo.

 

Hotéis em Bonito

Hotel Santa Esmeralda

Situado a 17 km do centro de Bonito, este hotel prima pelo estilo rústico e pelo contato direto com a natureza. Por estar às margens do Rio Formoso, oferece diversas opções de passeios e atividades, como cachoeiras, piscina natural, canoagem, trilhas ecológicas e pontos para mergulho.

Onde fica: Rodovia Bonito Guia Lopes, km 17

Telefone: (67) 3255 2683

Gostou? Faça uma reserva no Hotel Santa Esmeralda com momondo.

Hotel Pousada Arizona

Com decoração rústica e elegante, este hotel em Bonito foca no conforto dos hóspedes. O maior destaque é o Bar Molhado, instalado literalmente dentro da piscina externa. No restaurante, são servidas comidas regionais e o cliente pode montar o próprio cardápio.

Onde fica: Rua das Águas Marinhas, 680

Telefone: (67) 3255 4190

Gostou? Faça uma reserva no Hotel Pousada Arizona com momondo.

Hotel Pousada Águas de Bonito

Aqui os hóspedes são mimados por completo: além de serviço de baby sitter e uma piscina externa, há opções de sauna, massagem, máscara facial e hidratação. Outro destaque é a “Merenda Pantaneira”, um café da tarde regional servido todos os dias gratuitamente aos hóspedes.

Onde fica: Rua 29 de Maio, 1679

Telefone: (67) 3255 2330

Gostou? Faça uma reserva no Hotel Pousada Águas de Bonito com momondo.

Reserve hotéis em Bonito
Quer mais dicas de ecoturismo no Brasil? Confira o blog momondo e veja as melhores cavernas no Brasil e saiba tudo obre Chapada Diamantina, o paraíso do trekking no Brasil.