Uma cidade colorida é muito mais do que algumas demãos de tinta. Geralmente, é nesses locais deslumbrantes e mais excêntricos que você encontrará o verdadeiro coração de uma cidade e seu lugar na história.

Voe para além do arco-íris e visite 8 de nossas cidades e bairros favoritos que são uma EXPLOSÃO de cores!

Bo-Kaap – Cape Town, South Africa

Bo-Kaap, Cidade do Cabo, África do Sul.

Como uma das cidades mais etnicamente diversificadas ao sul do Equador, a Cidade do Cabo sedia uma miscelânea de culturas, estilos arquitetônicos tradicionais e toda gama de cores que as acompanham. Essas maravilhosas contradições ficam ainda mais nítidas no radiante bairro de Bo-Kaap.

Essa área residencial é o lar da comunidade muçulmana da Cidade do Cabo, que vive em alguns dos melhores exemplares de terraços holandeses e georgianos do século XIX. Os residentes começaram a pintar seus lares com atraentes tons pastorais para celebrar o fim do apartheid. Hoje, as propriedades em possuem uma grande demanda e não é difícil entender o porquê.

Santa Marta – Rio de Janeiro, Brasil

Santa Marta, Rio de Janeiro, Brasil.

Seria um exagero dizer que as favelas do Rio de Janeiro, mesmo coloridas e animadas como são, possuem uma excelente reputação. Isso é algo que a dupla de artistas Haas & Hahn estão tentando mudar com seu corajoso projeto, Favela Painting.

Equipados com nada mais do que um pouco de subsídio do governo, algumas centenas de galões de tinta e a ajuda de habilidosos locais, essas vizinhanças, que já foram decrépitas um dia, ganham um novo sopro de vida graças a apenas um mural ou uma rua inteira transformada com uma radiante explosão de cores. Na zona sul do Rio os artistas pintaram partes da favela Santa Marta em cores brilhantes para fomentar o orgulho e o entusiasmo da comunidade.

Com o projeto, ainda em andamento, chegando ao seu décimo ano, a premiada dupla de artistas levou seus pincéis para os Estados Unidos, para limpar as ruas do norte da Filadélfia. A sua vizinhança está um pouco pálida e apagada? Talvez esses Cruzados das Cores visitem sua cidade em breve!

Tirana, Albânia

Tirana, Albânia.

O que você faz se é o prefeito de uma cidade repleta de prédios cinza de concreto, frutos da era comunista? Bem, uma solução é dar à cidade uma colorida renovação. Pelo menos foi isso que o então prefeito de Tirana, Edi Rama, fez em 2000, como parte de seu projeto Limpa e Verde (atualmente ele é Primeiro-ministro).

Hoje há diversos prédios nas tonalidades que passaram a ser conhecidas como “cores de Edi Rama” (rosa choque, amarelo, verde e violeta) espalhados pela capital albanesa.

Tirana também é uma das novidades quentes em nossa lista de bons destinos para o verão. Coincidência? Achamos que não.

Balat – Istambul, Turquia

Balat, Istambul, Turquia.

Conhecido como o antigo bairro judeu de Istambul, Balat é um caleidoscópio de cores. Localizado às margens do Chifre de Ouro, os judeus se estabeleceram aqui após serem expulsos da Espanha no século XV. No decorrer dos séculos, a área atraiu uma ampla variedade de residentes e é, atualmente, um dos bairros mais evocativos de Istambul.

A diversidade de cores acompanha uma história maravilhosa e rica – e recentemente as centenárias casas otomanas pintadas de vermelho, azul e verde foram restauradas para recuperar a glória de outrora. Em virtude dessa renovação, Balat se tornou um dos locais mais legais para uma cainhada no verão, com diversas cafeterias chiques, boutiques e galerias de arte surgindo em suas sinuosas esquinas.

Chefchaouen, Marrocos

Chefchaouen, Marrocos.

No alto das Montanhas, na parte berbere do Marrocos encontramos um paraíso azul-celeste. Apelidada de Pérola Azul, a pequena cidade de Chefchaouen é famosa por sua impressionante medina labiríntica turquesa.

Assim como Balat, Chefchaouen foi um refúgio para os judeus fugindo da Inquisição Espanhola. Para manterem suas casas refrescadas e livres de insetos, os residentes começaram a pintar a metade inferior de seus prédios de azul (de longe a solução mais bela para ar-condicionado e inseticida que já ouvimos!). Hoje a cidade montanhosa é uma impressionante paleta de prédios azuis com vistas deslumbrantes para o vale.

La Boca – Buenos Aires, Argentina

La Boca, Buenos Aires. Argentina.

La Boca é o antigo bairro dos trabalhadores de Buenos Aires, famoso por seu tango sensual, seu frenético time de futebol, o Boca Juniors e suas INÚMERAS cores.

Situado na foz do rio Riachuelo, o bairro costumava ser o lar de vários estaleiros. Eles eram a fonte de material de sucata, como tábuas, metal e, não menos importante, a tinta, que eram utilizados na construção das coloridas casas de teto de latão. Os barracões ficam um ao lado do outro, em um caleidoscópio de rosas, amarelos e azuis e, apesar das hordas de turistas, La Boca permanece um bairro para as classes trabalhadoras.

Reza a lenda, que ao escolher as cores do time, o Boca Juniors decidiu utilizar a bandeira do próximo navio que chegasse ao porto de La Boca. O navio era sueco, razão pela qual o time adotou amarelo e azul como as novas cores do time.

Manarola – Cinque Terre, Itália

Manarola, Cinque Terre, Itália.

Sim, é um ímã para turistas. E com razão. Manarola é a mais antiga de cinco vilas pesqueiras medievais em Cinque Terre, na costa da Riviera Ligure.

A vila de cores brilhantes foi construída em falésias e é cercada por socalcos íngremes com vista para o Mar Mediterrâneo. Um deleite visual!

Jaipur, Índia

Jaipur, Índia.

Em 1876, o governante de Jaipur ordenou que a cidade fosse pintada de rosa para receber Eduardo, Príncipe de Gales. Até hoje os residentes da Cidade Histórica são proibidos de pintar qualquer um dos prédios rosas do bairro, o que significa que, passados quase 150 anos, o tom tradicionalmente rosado da capital do Rajastão ainda brilha.