Um dos menores estados brasileiros em área (maior apenas que Sergipe), Alagoas é indiscutivelmente também um dos mais bonitos. As praias de Alagoas estão entre as mais bonitas do país e, de norte a sul, reservam paisagens naturais inesquecíveis.

A seguir você confere as 10 melhores praias de Alagoas para montar uma road trip – todas ficam no máximo a 100 quilômetros da capital Maceió – e garantir a viagem dos seus sonhos pelo litoral alagoano.

Praia de Maragogi

Praia de Maragogi © marinelson

Porta de entrada de Alagoas e Pernambuco, Maragogi é a joia da Costa dos Corais. São 22 quilômetros de litoral com coqueirais, recifes, águas claras e areia fina. Praias como Burgalhau, Barra Grande e Ponta do Mangue encantam por suas águas azuis ou esverdeadas e pelo charme rústico das vilas de pescadores.

Na praia que dá nome à cidade, porém, o agito é maior, com bares e restaurantes bacanas. É de lá também que saem embarcações que levam até as famosas Galés de Maragogi, as imensas piscinas naturais a seis quilômetros da costa. Por estar em uma Área de Proteção Ambiental, tem acesso controlado. Um mergulho nas águas cristalinas e repletas de peixes coloridos é garantia de uma experiência inesquecível.

Praia de Japaratinga

Praia de Japaratinga © fernanddoaldo

Outra maravilha da Costa dos Corais, a antiga colônia de pescadores de Japaratinga ostenta 15 quilômetros de litoral, divididas em cinco praias. Bitingui, Barreiras do Boqueirão, Pontal e Boqueirão são todas agradáveis e quase nunca cheias. Mas é a praia que dá nome à vila que guarda as paisagens mais surpreendentes.

Águas calmas, areia fininha, coqueirais e recifes compõem o visual paradisíaco. Por ser a sede da prefeitura (e de serviços como postos de saúde, escolas, mercado público, igreja etc.), conta com boa infraestrutura para receber seus visitantes, incluindo passeios de bugue, barco e a cavalo. Sem falar nos bares e restaurantes à beira-mar com cardápios de frutos do mar de dar inveja.

Praia do Patacho, Porto das Pedras

Praia do Patacho, Porto de Pedras © jvc

No município de Porto das Pedras, pertinho de São Miguel dos Milagres, a Praia do Patacho é um miniparaíso de areias claras, água transparente, recifes e coqueiros. Tem uma localização privilegiada, estando quase sempre deserta – nada de vendedores ambulantes ou muitos banhistas para disputar espaço.

Ao mesmo tempo, não há barracas ou bares na praia, por isso vale levar um lanchinho, ou optar por comer nos restaurantes das pousadas próximas.

Patacho se transforma na maré baixa, quando o mar seca, e é preciso andar por longas faixas de areia para chegar às piscinas naturais de água morninha. Dica: espere o sol se por na praia para ver a Lua nascer do mar. E aproveite também para estender o passeio até a “rival” Praia do Lage, que disputa em beleza.

Praia do Toque, São Miguel dos Milagres

Praia do Toque, São Miguel dos Milagres © nando

Pequenino e lindo como poucos destinos no Nordeste brasileiro, São Miguel dos Milagres é daqueles paraísos quase intocados. Graças a uma paisagem natural que inclui praias selvagens e quase desertas, um mar de águas verdes e mornas e piscinas naturais de tirar o fôlego.

Praias como Tatuamunha, da Rua e Barra do Camaragibe concentram o “movimento”, com bares de nativos e alguns barcos. A Praia do Toque é um espetáculo à parte – não tem acesso para carros até a areia, mantendo-se quase exclusiva. Sobram, porém, pousadas e restaurantes com puro charme e ideais para toda a família.

Praia do Carro Quebrado, Barra de Santo Antônio

Praia do Carro Quebrado, Barra de Santo Antônio © Cícero Omena

Localizada entre Maceió e Maragogi, Barra de Santo Antônio é um destino de poucos recursos turísticos mas de charme e beleza natural incomensuráveis. Simples, aconchegante, com gastronomia local caprichada e badaladas festas de Carnaval e São João, o vilarejo também é campeão no quesito belas praias.

Dos coqueiros e águas transparentes da praia do Morro às piscinas naturais da Ilha da Croa, sobram opções para um dia preguiçoso e irresistível. Mas é a praia do Carro Quebrado o cartão-postal local: pode-se pegar um buggy ou mesmo ir a pé desde a praia central para descobrir uma paisagem estonteante, que une falésias multicoloridas com coqueirais e um mar verdíssimo.

Praia da Pajuçara, Maceió

Praia de Pajuçara, Maceió © marinelson

Como resistir a uma capital que ostenta 40 quilômetros de praias? Ainda mais “difícil”: como escolher qual praia? Pois não escolha – dedique seus dias em Maceió para explorar os litorais Norte e Sul e a orla com ótima infraestrutura, que inclui barracas, ciclovia e calçadão.

Para quem tem menos tempo, a boa notícia é que as praias urbanas são tão bonitas quanto as mais afastadas, com suas águas transparentes que vão do verde claro ao azul turquesa, piscinas naturais, areias douradas e muita área verde.

Dentre todas, a movimentada Pajuçara é um hit incontestável. É de lá que partem as rústicas jangadas que levam às piscinas naturais, a dois quilômetros da costa. Chegando lá, prepare-se para um espetáculo que une peixes multicoloridos e sanfoneiros de forró apresentando-se em meio aos corais.

Praia do Francês, Marechal Deodoro

Praia do Francês, Marechal Deodoro © figueiredoluis

Não muito longe de Maceió, o município de Marechal Deodoro sedia uma das praias mais populares de Alagoas. A praia do Francês impressiona pelo tom de suas águas, que vai do verde claro ao azul intenso e possui características distintas para agradar seus visitantes.

No lado direito da praia, o clima é rústico e de sossego, com coqueirais e fortes ondas que atraem muitos surfistas. Já na ponta esquerda, famílias são atraídas pelos recifes que formam piscinas naturais, e as imensas barracas especializadas em frutos do mar garantem a animação.

A praia também é ótima para andar de jet-ski e praticar esportes à vela. Outra dica é fazer ainda um passeio de barco até as piscinas naturais do Saco da Pedra.

Praia do Gunga, Barra de São Miguel

Praia do Gunga, Barra de São Miguel © anapaulahrm

Na pequenina Barra de São Miguel está um dos balneários preferidos pelos ricos e famosos alagoanos. O grande atrativo da região é a famosa Praia do Gunga, um dos cartões-postais do Estado.

Por lá, vê-se piscinas naturais de beleza espantosa, falésias coloridas, coqueirais, areia branquinha, bares, restaurantes, lojas de artesanato e até um mirante com vista panorâmica da região. Um passeio imperdível é andar de barco até a Lagoa do Roteiro, passando pelas pequenas ilhas e barreiras de recifes.

Praia de Jacarecica do Sul, Jequiá da Praia

Praia de Jacarecica do Sul, Jequiá da Praia © Cícero Omena

Uma das joias selvagens do litoral sul alagoano, a praia de Jacarecica do Sul é daquelas quase desertas mas de beleza inigualável. Apesar de ter grande extensão, possui uma estreita faixa de areia dourada, ideal para fazer longas caminhadas e apreciar a paisagem.

Paisagem esta que inclui vasta mata nativa preservada e grandes falésias avermelhadas, de até 20 metros de altura, que contrastam lindamente com o azul do mar levemente agitado e de águas transparentes. Leve comida/bebida, pois não há infraestrutura turística no local.

Dica: para chegar à praia, opte pelo passeio que sai das Dunas de Marapé, fazendo o chamado Circuito Pau de Arara.

Pontal do Coruripe, Coruripe

Deslumbre-se com os encantos rústicos do Pontal do Coruripe

No extremo sul de Alagoas, esconde-se esse um vilarejo rústico e cheio de charme. Coruripe exala paz e tranquilidade, em meio a enormes coqueirais que contornam o mar cristalino e as areias brancas e finas das praias quase desertas. Pontal do Coruripe é dessas praias intocadas, com gigantescos recifes e um farol que pode ser acessado e oferece uma das vistas mais sensacionais do litoral. Ainda em Coruripe e arredores, estenda o passeio para as igualmente belas praias de Pituba, Lagoa do Pau, Barreiras e Miaí de Baixo e de Cima; além de explorar o artesanato local, onde se destacam os objetos em palha de ouricuri, uma espécie de palmeira local.

Pesquise passagem para Maceió

Pensando em explorar ainda mais o Nordeste Brasileiro? Visite o blog momondo e conheça a Rota do Cangaço, que passa por Alagoas e o Recife; e também inspire-se nas paisagens do Maranhão, Ceará e Piauí com a Rota das Emoções.