Se a sua ideia para as próximas férias é fugir da correria dos centros urbanos e aproveitar a simplicidade e aconchego do interior, nós temas dicas imperdíveis. Que tal aderir ao turismo rural e dedicar sua viagem a explorar as tradições e costumes típicos do campo, mergulhando no dia a dia de propriedades rurais?

Confira nossas sugestões de 8 destinos para praticar o turismo rural, conectando-se com a natureza e deliciando os sabores do Brasil.

Gravatá (Pernambuco)

Já pensou em comer um fondue bem quentinho em pleno Nordeste brasileiro? Pois a meros 84 quilômetros da capital Recife, Gravatá é hit entre os turistas nos meses mais frios. Localizado no alto da Serra das Russas, no município as temperaturas atingem máximas de 22°C e mínimas de 10°C à noite. Eis a oportunidade perfeita para se hospedar em uma das chácaras e hotéis instalados em meio à bela paisagem verde, com direito a cachoeiras, lagos e piscinas naturais. Aproveite para cavalgar ou fazer trekking até um dos mirantes e apreciar a vista dos vales e construções históricas. Também não dá para deixar de fazer uma foto junto à famosa estátua do Cristo Redentor, localizada no Alto do Cruzeiro, e acessada depois de subir a Escadaria da Felicidade, com seus 365 degraus.

Pesquise passagem para Recife

Venda Nova do Imigrante (Espírito Santo)

Localizada a 110 km da capital Vitória, a pequena e charmosa Venda Nova do Imigrante é uma das pioneiras do agroturismo no Espírito Santo. Com economia voltada especialmente para o café, suas 70 propriedades e 300 famílias produtoras atraem visitantes interessados em acompanhar sua rotina de produção. Em localidades como a Fazenda Carnielli e a Fazenda Lourenção, é possível levar café da melhor qualidade para casa, além de queijos, geleias, linguiças, artesanatos e o típico socol, um embutido de lombo suíno tão popular que é exportado para cidades do Brasil e do exterior. A paisagem da região inclui ainda um conjunto de belas casas coloniais do século 19, e a linda cachoeira do Alto Bananeira, com suas sete quedas d’água.

Pesquise passagem para Vitória

Vassouras (Rio de Janeiro)

Vassouras era conhecida no século 19 como a cidade dos barões do café. Visitar a pequena cidade do centro-sul carioca é ter uma aula viva de como viviam os poderosos daquela época, através da arquitetura colonial vista pelas ruas e de locais que contam parte dessa história.

No Museu Casa da Hera, é possível ver como era a habitação e o estilo de vida das famílias cafeeiras. Na zona rural, há diversas fazendas abertas para visitação. Destaque para Cachoeira Grande, antigo lar do Barão de Vassouras e datada de 1820, que conta com uma variedade de antiguidades e relíquias. O final da visita é celebrado com um café acompanhado de pão de queijo, bolo e biscoitos caseiros típicos.

Outro destaque é o Jardim Uaná Etê, localizado no distrito de Sacra Família, entre Vassouras e Paulo de Frontin. É cercado de Mata Atlântica, com bosques, gramados, deques, mirantes naturais, trilhas e espaços para piqueniques, concertos, massagens, meditação etc.

Leia mais: 10 tours imperdíveis saindo do Rio de Janeiro

Passagens para o Rio de Janeiro

Lages (Santa Catarina)

Considerado pioneiro no turismo rural no Brasil, Lages – a 224 quilômetros de Florianópolis – recebe hoje cerca de 50 mil pessoas por ano que querem passar dias tranquilos no campo. Tudo começou no início da década de 1980, com os fazendeiros abrindo duas propriedades para incrementar a renda. Hoje, a infraestrutura para receber os hóspedes é caprichada, e os serviços são semelhantes até a hotéis, mas com programação diferenciada: ordenha e recolhimento do gado, colheita de frutas, pescaria e cavalgadas, que podem incluir pernoites em propriedades vizinhas. Sem falar, claro, nas fartas refeições tropeiras. De abril a julho, o pinhão é a estrela maior dessa cidade serrana catarinense, brilhando ainda mais nos menus dos restaurantes, com pratos típicos como o entrevero e a paçoca. E em maio, acontece a Festa Nacional do Pinhão, atraindo visitantes de todo o país.

Busque passagem para Florianópolis

Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul)

Na Serra Gaúcha, o Vale dos Vinhedos ilustra a história deixada pelos imigrantes italianos no Brasil, sendo o principal destino para os apreciadores de vinho no país. E Bento Gonçalves é seu expoente máximo, com diversas propriedades abertas para visitação e degustação.

No Parque Temático Epopeia Italiana, é possível sentir-se como um típico italiano da época. São 2 mil metros que contam da chegada dos imigrantes em 1875 à adaptação ao sul do Brasil.

Além de se esbaldar com a ofertas de vinhos e a deliciosa gastronomia tradicional, o visitante encanta-se com a paisagem natural da região, repleta de vales, rios, cânions, cavernas e cachoeiras.

Leia mais: conheça os encantos do Vale dos Vinhedos

Pesquise passagem para Porto Alegre

Ilhéus (Bahia)

Em Ilhéus tudo gira em torno do cacau. A terra de Gabriela tem o mais extenso litoral entre os municípios baianos, e conta com inúmeros atrativos de turismo rural, cultural e de aventura. O programa mais cobiçado, porém, é ver de perto como funcionam as fazendas tradicionais de cacau. Muitas delas conservam suas construções como nos tempos dos coronéis do cacau, incluindo mobiliário colonial. É possível visitar as plantações em meio à Mata Atlântica, acompanhar o processo de verticalização da produção, da colheita do fruto até a fabricação do chocolate fino. Fazendas como a Provisão, Yrerê, Primavera, Vitória, Riachuelo, Mucambo e Leão de Ouro contam com belas paisagens, flores tropicais, fabricação de móveis rústicos, caminhadas ecológicas, pequenos museus, passeios de charrete e a cavalo e restaurantes para provar da deliciosa culinária regional.

Pesquise passagem para Salvador

Circuito das Frutas (São Paulo)

O chamado Circuito das Frutas paulista abrange os municípios de Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo. O foco no turismo rural nessa região ocorre nas várias propriedades produtoras de frutas, como morango, pêssego, goiaba, ameixa, caqui, acerola, figo e uva.

É possível ver de perto o dia a dia no campo, colher frutas frescas direto do pé e até visitar alambiques e adegas de produção de vinho artesanal.

Cada fruta tem uma festa dedicada a ela, então não faltarão eventos típicos locais durante o ano para visitar. E todas elas têm destaque nos cardápios da gastronomia local, incluindo restaurantes de fazenda e cantinas de cozinhas internacionais.

Leia mais: 10 passeios bate e volta saindo de São Paulo

Pesquise passagem para São Paulo

Cabaceiras (Paraíba)

São muitos os motivos para visitar a pequenina Cabaceiras, a 180 quilômetros da capital João Pessoa. O menor índice pluviométrico do país, um casario antigo e colorido, uma vasta e interessante produção artesanal, e a paixão pelo bode – com direito a Festa do Bode Rei, no mês de junho – conferem um charme mais que especial ao município de cinco mil habitantes. E como não se orgulhar do título de “Roliúde Nordestina” – com direito a um letreiro gigante de boas-vindas aos visitantes – graças aos mais de 25 filmes e produções de TV rodados na região, incluindo “O Auto da Compadecida”. Lá também está o Lajedo de Pai Mateus, uma curiosa formação rochosa com mais de 100 blocos de granito, inscrições rupestres e sítios arqueológicos que encanta seus visitantes com uma vista que parece saída de outro planeta.

Pesquise passagem para João Pessoa

Quer mais inspiração para entrar em contato com a natureza nas suas viagens? Visite o blog momondo e conheça os 10 melhores destinos de ecoturismo no Brasil e também 8 destinos cheios de adrenalina e aventura no Brasil.