Malas prontas, tempo de sobra para chegar ao aeroporto, passaporte na mão, check-in feito, as suas férias sonhadas tão pertinho e…VOO ATRASADO! CANCELADO! OVERBOOKING! Sua viagem estragada antes mesmo de começar.

Felizmente, você pode ter direito a uma assistência material e, embora não compense suas férias perdidas, já ajuda. Pesquisamos todas as informações sobre compensação aérea e criamos um infográfico super útil para ajudar você a entender a que você tem direito, de acordo com as regras para a Europa e para os Estados Unidos.

Como obter a indenização?

Existem duas maneiras para solicitar uma indenização por voos cancelados ou atrasados, ou por overbooking da companhia aérea. Você pode fazer por si próprio ou alguém pode fazer por você.
Faça por conta própria, fazendo uma reclamação contra a companhia aérea (acesse o site da CAA para ver os formulários e outras informações). Se quiser ajuda para fazê-lo por você, existem alguns websites como AirHelp que auxiliam no processo. A maioria dessas empresas não cobra taxas caso não ganhe o processo, mas cobra sim uma taxa mais uma porcentagem do pagamento, em caso de sucesso.

Você pode ter direito a indenização em voos que você fez dentro dos últimos três anos – nesse caso, a ferramenta gratuita inbox scanner da AirHelp pode ajudar a identificar rapidamente a quanto você tem direito, se for o caso. Com sua permissão, o scanner localiza os números de confirmação da companhia aérea dentro dos seus emails, e depois que encontra um número em potencial, calcula seu pagamento estimado. Se concorda com o valor, você continua e faz a reclamação oficial. Se não quiser proceder com a reclamação, você não será cobrado.

Se quiser pesquisar antes, para ter uma ideia do que esperar de cada companhia aérea caso seu próximo voo não ocorra como o esperado, o site AirHelp Score mostra um ranking atualizado das principais aéreas, baseado na qualidade do seu serviço, pontualidade e processamento das reclamações.

Aceitar ou não a preterição?

Muitas vezes, as pessoas acabam não voando, então para evitar assentos vazios em um voo que normalmente estaria cheio, as companhias aéreas com frequência fazem o overbooking, ou seja, aceitam reservas de um número de passageiros maior que o espaço efetivo da aeronave. O problema é que, com frequência, todo mundo aparece para voar. Quando isso acontece algumas pessoas são “preteridas” para outro voo, mas antes de mudarem as pessoas de voo involuntariamente, eles procuram por voluntários para tal. Considere os seguintes pontos antes de aceitar a tal da preterição:

• Algumas vezes a compensação involuntária é melhor que a voluntária (ainda que esta inclua outro voo que possível, incluindo traslado se for de outro aeroporto, ou reembolso aéreo total). Você sempre pode pedir por uma compensação maior se não estiver satisfeito.
• O que acontece se você não conseguir pegar o outro voo que lhe for oferecido?
• Custos com hotéis e outros serão cobertos se você tiver que pegar um voo no dia seguinte?
• Pergunte se a compensação, assim como os documentos necessários para fazer a reclamação, são oferecidos imediatamente (e também se há um limite para a compensação).

Exceções às regras!
No caso de “circunstâncias extraordinárias”, você não tem direito a qualquer compensação. Felizmente, situações como guerra, instabilidade política e desastres naturais não são tão comuns. Outras exceções às regras são: se você for informado do cancelamento duas semanas antes da data de seu embarque, ou se lhe for oferecido passagens aéreas alternativas para a mesma rota com um itinerário similar (saindo menos de 2 horas antes do horário original de partida e chegando menos de 4 horas depois do horário original de chegada).

Ainda assim, você tem direito a um reembolso total (ou do trecho que você ainda não houver usado), transporte alternativo para o seu destino final o quanto antes, ou remarcação para uma data posterior de sua escolha.

Já no avião, mas sem ir a lugar algum
Já estar embarcado e ficar horas esperando também não é nada divertido. Felizmente, tanto a União Europeia quanto os Estados Unidos impõem limites de quanto tempo o passageiro pode esperar sem comida, água e sanitários, e quanto tempo pode ficar esperando dentro de um avião.

União Europeia
Na Europa, se seu avião já está na pista por mais de 1 hora, você pode exigir ar condicionado, uso de banheiros e água. Se for mais de 5 horas, você pode exigir deixar o avião. As regras de compensação de atraso aplicam-se aqui.

EUA
Há um limite de 4 horas para espera dentro do avião, que já encontra-se na pista, para voos internacionais, e 3 horas para voos domésticos. Com exceção de quando há uma razão de segurança e o avião não puder taxiar para o portão (o mesmo vale para a UE). As companhias aéreas devem, contudo, oferecer comida e água depois de 2 horas, assim como banheiros em funcionamento e assistência médica necessária.

Seguro de viagem e cartões de crédito
Você já pode ter cobertura pelo seu seguro de viagem e/ou pelos seus cartões de crédito. Muitas administradoras de cartões possuem planos sob os quais você já pode estar protegido. Confira sempre com sua administradora e também seu seguro de viagem antes de reservar seu voo.

Leia mais: Como comprar o melhor seguro de viagem para suas férias

Meus voos eram parte de um pacote – quais são meus direitos?
Um regulamento de 1990 para problemas com pacotes de viagem (se você estiver na União Europeia) garante os seus direitos. Essencialmente, se sua viagem for cancelada, você pode:
• Aceitar um pacote alternativo similar de melhor categoria
• Aceitar um pacote alternativo de categoria inferior e exigir a diferença de volta
• Cancelar a viagem e exigir reembolso

Nem precisa dizer que a gente espera que você nunca precise disso tudo! Mas é sempre bom conhecer as regras, só por precaução.

Fique por dentro de tudo e mantenha-se atualizado com nosso prognóstico da indústria de viagens e veja também um guia de como encontrar passagens aéreas baratas.