Do antigo ao futurista, esses tempos do conhecimento foram construídos para deslumbrar, impressionar e inspirar!

Nós selecionamos minuciosamente 10 das melhores bibliotecas ao redor do mundo. Dê uma olhada. Mas, por favor, leia em silêncio.

Biblioteca George Peabody – Baltimore, EUA

A Biblioteca George Peabody. © foreverinparadise

Baltimore – A Biblioteca George Peabody é absolutamente incrível! Esta “catedral de livros” neoclássica foi concluída em 1878 e abriga uma coleção de 300.000 volumes dedicados principalmente a assuntos de arte, história e literatura britânica e americana.

Há alguma coisa inevitavelmente romântica sobre a velha George. A biblioteca conta com um átrio de cinco níveis, com um piso de mármore preto e branco, sacadas de ferro fundido ornamentais e colunas douradas. Não é surpresa que ela seja local de casamentos e eventos privados especiais.

A Biblioteca Nacional da China – Pequim, China

Biblioteca Nacional da China em Pequim. © IQRemix

Com uma coleção de mais de 31 milhões de itens, a Biblioteca Nacional da China em Pequim é a maior biblioteca da Ásia. Não é só o material de leitura que impressiona. Dentro dela, você encontra uma sala de estudo de quatro níveis, que é regularmente lotada de estudantes preparando-se para as provas da universidade.

Muitas grandes mentes pensando de forma parecida, mesmo assim, a rígida proibição de conversas significa que o único som que você escuta é o bater dos teclados dos laptops.

Biblioteca de Trinity College – Dublin, Irlanda

O Salão Longo arqueado da Biblioteca de Trinity College, Dublin.

Entre no Salão Longo da Biblioteca de Trinity College de Dublin do século 18 e você vai se sentir como se tivesse andando pelo cenário de Star Wars.

Este corredor de livros de 65 metros de uma semelhança surpreendente com os arquivos do templo Jedi do filme de 2002, Guerra nas Estrelas – Episódio 2: O Ataque dos Clones, com seus tetos abobadados e bustos de mármores de jovens Padawans que se tornaram Mestres Jedi, como Jonathan Swift, autor de “As Viagens de Gulliver”.

Acrescentando à magia, a Biblioteca de Trinity abriga diversos tomos importantes, incluindo o Livro de Kells, o iluminado manuscrito dos primeiros quatro evangelhos do Novo Testamento, remetendo ao ano 800.

Real Gabinete Português de Leitura – Rio de Janeiro, Brasil

O Real Gabinete Português de Leitura. © Rosino

Em 1837, imigrantes portugueses no Rio de Janeiro decidiram estabelecer uma biblioteca portuguesa em sua nova casa. Cinco anos depois, a ideia deles se tornou realidade quando o Real Gabinete Português de Leitura abriu suas elegantes portos para a população.

Contendo o que é considerado a maior e mais valiosa coleção de literatura portuguesa fora do seu país de origem, muitos estudantes de todos os lugares pegam um lugar na sala de leitura que lembra uma catedral, com uma redoma de vidro que permite a entrada da luz perfeita para leitura.

Hoje considerado ponto turístico brasileiro, o Gabinete de Leitura mantém sua herança nas paredes de dentro e de fora da biblioteca – com uma fachada feita de pedra calcária que transportada de Lisboa.

Biblioteca da Cidade de Stuttgart – Stuttgart, Alemanha

A Biblioteca da Cidade de Stuttgart. © dieter_weinelt

Perdido em Stuttgart? Você não terá problemas para encontrar a Biblioteca da Cidade. Esta estrutura de 9 andares brilha como um cubo mágico de vidro perolado durante o dia, resplandece durante o pôr-do-sol e irradia iluminado com luzes azuis ao anoitecer.

Em forte contraste com os tons de cobalto do exterior, o interior da biblioteca foi projetado quase inteiramente em branco puro. Extraordinariamente, ela não parece fria, com fileiras abastecidas de livros e os visitantes trazendo salpicos de cores e vida a este empório moderno do livro.

Biblioteca Pública de Nova Iorque – Nova Iorque, EUA

A sala de estudos da Biblioteca Pública de Nova Iorque. © Photographing Travis

A Biblioteca Pública de Nova Iorque – o quarto maior sistema do mundo – é tão grande e tem tantos livros que requer um número impressionante de 93 filiais diferentes, espalhados por Manhattan, Bronx e Staten Island.

A mais majestosa de todas as instituições é a Filial Central na Quinta Avenida, que é tão famosa por sua coleção de livros quando por suas aparições na cultura popular, que inclui Os Caça-Fantasmas, Bonequinha de Luxo e um episódio de Seinfeld.

Junte-se à multidão silenciosa no Salão de Leitura Principal Rose, com seus grandes lustres, janelas enormes e teto decorativo. Mas, fique avisado, dar foco às leituras de prova pode ser particularmente difícil com um ambiente tão incrível.

Bibliothèque Sainte Geneviève – Paris, França

O salão de estudos da Bibliothèque Sainte Geneviève, Paris. © jastrow75

Quando Bibliothèque Sainte Geneviève Paris’ foi concluída em 1850, ela era considerada um dos melhores prédios culturais do mundo, com arquitetura moderna e canalização de ferro.

Mais de 150 mais tarde, o prédio pode não se passar por moderno, mas sua beleza e elegância são indiscutíveis.

Biblioteca Pública de Seattle – Seattle, EUA

De volta para o futuro com a Biblioteca da Cidade de Seattle. © andrewasmith

A filial central da Biblioteca Pública deSeattle é, para dizer o mínimo, cativante. Os dias de estantes empoeirados e interiores monótonos são passado, e, em seus lugares, está algo que só poderia ter vindo do futuro.

Projetada pelo arquiteto principal holandês Rem Koolhaas, a estrutura futurística de aço e vidro conta com painéis de treliça diagonais e uma organização de ângulos cubistas pouco convencionais.

Aberto ao pública em 2004, somente três anos mais tarde, o local se transformou em um tesouro nacional, votado na 108ª posição na lista de ‘150 peças favoritas da Arquitetura Americana do Instituto Americano de Arquitetura‘.

Biblioteca Nacional da República Tcheca – Praga, República Tcheca

A Biblioteca Nacional da República Tcheca. © waitscm

A BarrocaBiblioteca Nacional da República Tcheca em Praga abriu em 1722 e abriga mais de 20.000 volumes da literatura teológica e médica importante do mundo.

Você não precisa, necessariamente, ir a bordo da literatura para ser esclarecido. Basta dar uma olhada nos afrescos do teto da biblioteca, que retrata arte e ciência, e sua coleção de globos dourados. Esta biblioteca foi construída pelos jesuítas no final do século 18, como parte do vasto complexo clementino situado próximo à Ponte Carlos.

A Biblioteca Real – Copenhague, Dinamarca

Descansando na Biblioteca Real em Copenhague, Dinamarca.

Deixe seus preconceitos de bibliotecas cheias na porta, aBiblioteca Real, cercada de água, é um lugar incrível para absorver um pouco da atmosfera de “Copenhague“.

Carinhosamente apelidada de Diamante Negro, por sua fachada brilhante de mármore e ângulos incomuns, este exterior ultramoderno permite a você voltar no tempo no antigo prédio da Antiga Biblioteca, através de um átrio com iluminação natural.

No verão, os arredores dessa beleza negra são movimentados com casais apaixonados fazendo piquenique às margens das águas e estudantes deitados pegando um pouco de sol com um livro de estudo em mãos.

Além das características normais de biblioteca, o Diamante Negro conta com uma cafeteria, um restaurante recomendado pela Michelin, um salão de concertos e três espaços de exibições, incluindo uma coleção permanente da história dos desenhos animados dinamarqueses e o Museu Nacional da Fotografia.