12 coisas que você precisa saber sobre o Carnaval do Rio de Janeiro

Parte fundamental do DNA carioca, o Carnaval do Rio de Janeiro é mais do que um evento: é um estado de espírito. Se você nunca foi, coloca na sua listinha de experiências porque vale muito a pena!

Seja na Sapucaí ou nos democráticos blocos de rua, esse guia vai te contar TUDO que você precisa saber para pular o Carnaval do Rio como um local.

Busque voos para o carnaval do Rio Busque hotéis no carnaval do Rio

1- Antes de qualquer coisa… quando é o Carnaval?

Desfile das baianas no Rio. Foto: Getty Images / luoman Ala das baianas durante o desfile das escolas de samba do Rio. Foto: Getty Images / luoman

Imaginamos que a maioria saiba disso, mas é bom lembrar que o Carnaval é uma data móvel do calendário cristão. Ela varia de ano para ano, junto com a Páscoa.

Em 2019, será de 01 a 05 de março e em 2020, de 21 a 25 de fevereiro!

2- Como planejar minha viagem para o carnaval do Rio de Janeiro?

Evite deixar para reservar tudo de última hora, pois a cidade fica bem cheia e é comum as vagas se esgotarem. Aproveite nossa ferramenta gratuita para pesquisar os melhores voos e hotéis da sua viagem! 😉

Em relação à hospedagem, o ideal é não ficar muito longe de onde você pretende circular. O deslocamento nessa época do ano é complicado e o barato pode acabar saindo caro. Falamos mais sobre transporte no item 5!

3- Carnaval de avenida ou Carnaval de rua?

Bloco de Rua no carnaval do Rio. Foto: Shutterstock / Luiz Souza Os blocos de rua arrastam multidões durante o carnaval do Rio. Foto: Shutterstock / Luiz Souza

Que tal os dois? Se foram os desfiles das escolas de samba que alçaram o Carnaval do Rio ao posto de maior show da terra, o movimento dos blocos não fica muito atrás.

O Carnaval de rua é uma ótima opção para se jogar na folia, com centenas de blocos acontecendo em toda a cidade. E o melhor? Gratuitos!

Já o Carnaval de avenida, com os desfiles das escolas de samba ao longo da icônica Marquês de Sapucaí (Sambódromo), é um espetáculo de cores e sons que deixa qualquer um de olhos brilhando!

4- Como conseguir ingressos para a Sapucaí?

Desfile de escola de samba no Rio. Foto: Getty Images / Sergio Fonseca Os desfiles das escolas de samba fazem a alegria do público durante o carnaval. Foto: Getty Images / Sergio Fonseca

Falando nisso, e os ingressos para os desfiles? Bom, esse é outro item que deve ser resolvido o quanto antes. O site oficial de vendas é o Total Acesso e os ingressos podem ser parcelados no cartão de crédito em até 6x sem juros.

Ah… Cuidado com ingressos falsos, principalmente os que são vendidos na porta do evento 😉

5- Qual é a melhor maneira de se locomover?

O metrô do Rio de Janeiro. Foto: Getty Images / Márcia Rosa. O metrô é uma boa opção para se locomover na cidade durante o carnaval. Foto: Getty Images / Márcia Rosa.

Sem sombra de dúvidas, o metrô! Durante o Carnaval do Rio, ele funciona 24h por dia e é a maneira mais rápida (e segura) de chegar nos lugares. A dica é comprar um cartão pré-pago para evitar filas desnecessárias.

Qualquer deslocamento sobre rodas, seja de Uber, táxi ou ônibus, pode ser interrompido do nada por um bloco aleatório! A não ser que você resolva descer e seguir o bloco (uma ótima ideia, aliás), você pode acabar ficando um bom tempo parado no mesmo lugar.

6- É possível conhecer os pontos turísticos e fazer programas off-Carnaval?

Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Foto: Byron Prujansky O Museu do Amanhã é um dos pontos turísticos que vale a pena visitar durante o pré ou pós-carnaval. Foto: Byron Prujansky

Possível é, mas melhor não contar com isso. Como falamos ali no item anterior, o itinerário do transporte público é alterado, e os deslocamentos pela cidade podem ficar mais longos que de costume no Carnaval do Rio.

Muitos pontos turísticos que ficam na rota dos blocos, como o Museu do Amanhã, costumam até estar fechados. O mais garantido é pegar uma praia, mas é bom checar antes se tem blocos nos arredores!

Por isso, o ideal mesmo é se planejar para ter alguns dias antes e/ou depois do Carnaval e conseguir conhecer a Cidade Maravilhosa além da folia.

Veja também: As 10 melhores praias do Rio de Janeiro
15 coisas para fazer no Rio de Janeiro e se sentir um carioca

7- Que cuidados devo tomar?

Cuidado nunca é demais, então vamos dar algumas dicas práticas para você curtir o Carnaval tranquilo.

  • Doleiras e pochetes são indispensáveis para guardar o básico: algum dinheiro vivo, de preferência trocado, cartão de débito (evite levar o de crédito) e celular (um carregador portátil pode ser bom para evitar que você fique incomunicável).
  • Ande em grupos e não exagere na birita: é importante ficar consciente e atento ao que está acontecendo ao seu redor.
  • Cuidado com seu copo e não aceite bebidas de ninguém que você não confie. Aliás, essa dica vale pra vida, né?
  • Em caso de brigas ou confusões, o melhor a se fazer é sair de perto!
  • Respeite as pessoas, pois, especialmente no Carnaval, a liberdade individual reina! Respeite as mulheres e não insista caso não seja correspondido: não é não! 😉

8- O pré-Carnaval do Rio vale a pena?

Ô, se vale! Taí uma dica preciosa que podemos dar: com preços mais baixos, o pré-Carnaval do Rio conta com uma programação extensa de ensaios e até saídas oficiais de blocos.

Os primeiros sinais de Carnaval já começam a aparecer desde o início do verão, mas é nas duas semanas anteriores que a programação fica ainda mais animada!

É a mesma coisa? Não, mas dá para aproveitar. E como!

Busque voos para o Rio
Busque hotéis no Rio

9- Devo ir fantasiado?

Moça fantasiada aproveitando o carnaval do Rio Muita gente vai para as ruas vestindo fantasias durante o carnaval do Rio. Foto: Getty images

Uma das tradições do Carnaval do Rio é se fantasiar, mas obviamente isso não é uma regra. Longe de ser um mero detalhe, estar fantasiado vai te fazer entrar no clima e se divertir ainda mais!

Caso não tenha tempo para comprar ou produzir fantasias muito elaboradas, recomendamos uma ida rápida ao Saara, área de lojas de baixo custo no Centro. Purpurina e acessórios muitas vezes já são mais que suficientes!

10- Além dos blocos e desfiles, o que mais acontece no Carnaval do Rio?

Nessa época, muitas festas fechadas acontecem pela cidade, principalmente na Lapa, no Jockey Club e outras casas de eventos. Para quem não gosta de samba nem de bandas de fanfarra, a cena de música eletrônica também tem vez no Carnaval!

Mas quer um conselho? Para quem nunca curtiu o Carnaval do Rio antes, o ideal é aproveitar ao máximo a rua e a programação gratuita. Se joga!

Veja também: O que fazer no Rio de Janeiro de graça

11- Dá para ir sozinho? Como conhecer pessoas legais?

Passista do carnaval do Rio. Foto: Getty Images É possível curtir o carnaval sozinho ou com amigos. Foto: Getty Images

O melhor de conhecer pessoas locais é ter uma visão ainda mais autêntica da cidade. Quando estiver na rua, seja simpático e sorria: o resto acontece naturalmente. Os cariocas, em geral, são bastante abertos e divertidos, ainda mais nessa época do ano.

Então a dica aqui é abrir mão do controle e deixar o dia fluir: isso faz parte da magia do Carnaval. Além disso, sair da zona de conforto é uma das melhores coisas que uma viagem pode fazer por você! <3

12- Como lidar com o calor do verão carioca?

Praia de Ipanema, no Rio. Foto: Shutterstock A praia é um opção para quem quer se refrescar durante o calor carioca. Foto: Shutterstock

Mesmo para os cariocas que já são pós-graduados em verão 40°, o calor continua sendo uma questão. Sim, é bem quente! Por isso, é sempre bom reforçar alguns conselhos básicos de mãe:

  • Use bastante filtro solar e carregue ele com você para retocar.
  • Beba muita água!
  • Use roupas leves e confortáveis, de preferência com roupa de banho como base da fantasia.
  • Se possível, evite ficar na rua, ou na praia, entre meio-dia e 4 horas da tarde, já que esse é o período de sol mais intenso. Aproveite para fazer um almoço caprichado e descansar um pouquinho! 😉

E aí, o que achou das nossas dicas?

Busque voos para o carnaval do Rio
Busque hotéis no carnaval do Rio

Aproveite que você já está aqui para ler também esse post com as diferentes tradições de Carnaval pelo mundo e esse com 9 lugares tranquilos para fugir do Carnaval!

 

Esta publicação sobre as 12 coisas que você precisa saber sobre o carnaval do Rio foi escrita pela Manuela Hollós, do blog When in Rio. Para mais novidades sobre a cidade, você também pode seguir os perfis da Manuela no Instagram: @blogwheninrio e @manuelahm
Relacionados
9 lugares tranquilos para fugir do Carnaval
9 minutos de leitura

9 lugares tranquilos para fugir do Carnaval

Festa de carnaval: 12 dos melhores carnavais do mundo
11 minutos de leitura

Festa de carnaval: 12 dos melhores carnavais do mundo

Cidades Ver todos
O que fazer em Roma: um mini-guia de viagem
7 minutos de leitura

O que fazer em Roma: um mini-guia de viagem