Ficar em forma durante as férias soa como uma missão impossível. Afinal, com todas aquelas comidas deliciosas e opções de bebidas ao seu redor, como resistir?

Mas manter um senso de bem-estar vai ajudar você a sentir-se melhor e aproveitar ainda mais a sua viagem. Não é difícil incorporar exercícios e práticas de alimentação saudável na sua rotina de viagem e você não precisa fugir das comidas locais. Apenas lembre-se de fazer escolhas sensatas e mantenha-se saudável com as dicas com nossos especialistas em fitness de viagem:

Don Graham, da Dan Roberts Training

Leve em consideração o calor e aumente o consumo de água. Tenha como meta beber de três a quatro litros de água por dia.

Limite o álcool às noites e atenha-se a uma escolha de bebida, preferencialmente um destilado misturado com algo sem açúcar – por exemplo, gim tônica. Evite cervejas.

Tente evitar as sobremesas à noite – difícil, eu sei! Se você realmente tem uma necessidade de doce, tome um sorvete mais cedo durante o dia. O açúcar ingerido nesse caso poderá ser consumido como energia ao invés de gordura.

Tente fazer um exercício rápido no seu quarto de hotel todas as manhãs. Faca exercícios como agachamentos e flexões por cerca de 20 minutos. Também vale dar uma corrida a cada dois ou três dias e aproveitar para conhecer a paisagem local.

William Tuffin, da Keep Fit Boot Camp

É ótimo relaxar durante as férias, mas manter-se ativo ajuda você ficar em forma e aproveitar ainda mais a viagem. Aqui vão algumas maneiras de manter-se saudável e se divertir:

  • Nadar – o exercício perfeito, especialmente se você está em um país quente. Se o hotel tiver piscina, aproveite para mergulhar e dar umas voltas.
  • Caminhar – esqueça o aluguel de carro e explore o seu destino a pé. Não tem jeito melhor de conhecer a cidade, ver todos os pontos interessantes e, claro, manter-se em forma. Só lembre de não incluir muitas paradas para café com bolinho.
  • Pedalar – alugar uma bicicleta também é uma ótima maneira de explorar um novo local. Seja desbravando as ruas da cidade ou passeando por entre parques ou no campo, essa é uma maneira certeira de perder uns quilinhos.
  • Surfar – se você vai em direção à costa, por que não agendar umas aulas de surfe? É um exercício completo e uma atividade divertida para toda a família.
  • Tênis – diversos hotéis possuem quadras de tênis, então vale garantir o espaço para jogar uma partidinha.
  • Yoga – carregue um tapete de yoga na mala e você estará pronto para um exercício – ideal se você não tem muito espaço para outros aparelhos, ou está quente demais lá fora para outro tipo de atividade.

Christian A. Eilers, da Dauntless Jaunter

Quando você viaja para o exterior, tente evitar o transporte público. Sempre que não tiver pressa excessiva, caminhar do ponto A ao B não só é mais ativo e positivo fisicamente para o corpo, como você verá coisas e vivenciará a cultura local de uma forma que você talvez não teria chance se não estivesse a pé.

E, claro, fuja dos táxis. São muito mais caros, e o serviço de porta-à-porta vai acabar com qualquer chance de exercício que você precisa incluir no seu dia.

Mark Thomas, da No1 Boot Camp

Não dê atenção demais ao Índice de Massa Corporal (IMC), já que ele não é aplicável a todo mundo. A gordura e as medidas são mais importantes, assim como o exercício sem restrições de tempo. Não se baseie em exercícios em duração. Defina o que você quer atingir com a sessão, complete-a o mais rápido possível e tchau!