A variedade de experiências que você pode vivenciar durante uma viagem pelas cidades da Itália é enorme, inclusive e principalmente na parte gastronômica. País das pizzas, gelatos, massas e deliciosos vinhos para acompanhar, a Itália é um paraíso para apaixonados por culinária.

 

Planejando sua viagem para Itália: 

Informações úteis

 

O planejamento é uma parte importante e, por que não, divertida da viagem. Desde os nossos conteúdos aqui no blog para te inspirar até a busca das passagens aéreas e hotéis, conte com a momondo para te ajudar nisso! 

Vamos a algumas informações úteis? Começando com a boa notícia de que brasileiros não precisam de visto para visitar a Itália e nenhum outro país da Europa, desde que a viagem seja para fins de turismo e com duração de até 90 dias.

Para chegar na Itália, o ideal é procurar voos para o Aeroporto Internacional de Roma Fiumicino (FCO). A companhia aérea Alitalia oferece voos diretos saindo de algumas capitais brasileiras, como Rio de Janeiro e São Paulo. 

Já para os trechos internos, ou seja, entre as cidades italianas, aposte nos trens. Com o crescimento das companhias aéreas de baixo custo (low costs), hoje em dia aquela ideia da EuroTrip sobre trilhos pode até não ser mais a melhor opção, mas na Itália isso ainda está valendo.

Os trens são excelentes, a malha ferroviária do país é bem conectada e os preços costumam ser atraentes. Além disso, geralmente as estações de trem são mais próximas dos centros do que os aeroportos e o processo de embarque e desembarque é mais simples. O tempo é um bem valioso!

Planejando sua Viagem: 

Qual a melhor época para ir?

 

Em viagem, não tem jeito: tudo depende! Depende do seu estilo,  orçamento e disponibilidade. 

Por exemplo, caso você esteja planejando uma viagem na vibe de praias e festas, o ideal é ir durante o verão (Junho a Setembro). Por outro lado, os preços ficam bem mais altos justamente por conta disso. 

Se você é do time dos que gostam de meio-termo, viajar durante a Primavera (Março a Junho) é uma ótima pedida! 

O que fazer na Itália: 

Monte seu roteiro

 

A Itália é tão completa e interessante que pode ser bem sofrido montar um roteiro de poucos dias. Dependendo da sua disponibilidade e dos seus interesses, vale a pena considerar fazer uma viagem “só” para a Itália e conhecer bem o país.

A seguir, falamos das principais cidades da Itália e as principais experiências que se pode viver em cada uma delas. Em linhas bem gerais, começar a viagem em Roma e seguir para o Norte da Itália é mais indicado para quem busca experiências mais ligadas à arte, cultura e gastronomia.

Já o Sul italiano costuma ser mais procurado por quem está atrás de praias e vida noturna, principalmente durante o verão. 

Busque voos para Roma

A capital Roma

Capital da Itália e um dos destinos mais visitados de toda a Europa, Roma é daqueles lugares que você anda e tropeça em história! Ela está por toda parte, do majestoso Coliseu aos becos sem saída.

Nos principais pontos turísticos, vale a pena se esforçar para acordar bem cedinho e curtir esses lugares um pouco mais vazios. No caso das atrações que exigem ingresso, como a visita ao Coliseu e ao Vaticano, é bom se programar e comprar as entradas online com antecedência.

Para conhecer um lado mais boêmio de Roma e comer em bons restaurantes, rode pelo bairro de Trestevere. Aliás, quer uma dica? Tire pelo menos um dia para caminhar sem grandes planos e abra-se para o inesperado! 

Busque voos para Roma
Busque Hotéis em Roma

 

Ao Norte: Florença e a região da Toscana

Enquanto Roma pode intimidar pelo tamanho e pelo fluxo de pessoas, Florença é um abraço carinhoso de boas-vindas. A cidade é pequena e encantadora, bastante jovem e com um clima universitário. 

O pôr-do-sol visto da Ponte Vecchio e lá do alto, na Piazza Michelangelo, são ótimas formas de entrar no clima florentino!

Além de abrigar grandes obras de arte e monumentos históricos incríveis, Florença é a principal base para explorar a região da Toscana. Com suas vinícolas, estradas sinuosas e campos de girassol (só durante o verão), isso sem falar nas cidades medievais, estar na Toscana é se sentir em um filme!

Por ser uma área rural e afastada, o ideal é alugar um carro para ter conforto e conseguir curtir em seu próprio ritmo. Caso não seja mesmo possível, você pode ir de ônibus até a cidade medieval Siena, que tem uma boa estrutura para viajantes independentes.

Outra opção para realizar o sonho de conhecer a Toscana é contratar um tour nas agências de viagem de Florença. Tem até tours temáticos de enoturismo, que incluem visitas em vinícolas e degustação de vinhos!

Busque voos para Florença
Busque Hotéis em Florença

 

Ao Norte: Cinque Terre

Florença também serve de base para quem quer conhecer Cinque Terre, um conjunto de cinco vilas conhecidas pelas suas casinhas coloridas à beira mar. 

Suspensas de uma forma quase mágica em uma região de penhascos e falésias, Cinque Terre é reconhecida pela UNESCO como patrimônio da humanidade e vale muito a visita! 

 

Luxo em Milão 

A Itália também é bastante associada ao mundo da moda de luxo e muito disso se deve à Milão. Imponente e refinada, a segunda maior cidade da Itália oferece muitas possibilidades aos viajantes em termos de gastronomia, cultura e compras.

Busque voos para Milão
Busque Hotéis em Milão

 

Viva o amor: Veneza e Verona

A Itália, por si só, é um destino super romântico, mas Veneza é um símbolo. Os casais apaixonados estão por toda parte, muitos curtindo lua de mel ou aproveitando a oportunidade da viagem para fazer um pedido de casamento especial. 

Porém, nem tudo são flores. Pequena e bastante disputada pelos turistas, é bom se planejar para conhecer a cidade dos canais e gôndolas, principalmente no quesito hospedagem!

Caso esteja justamente pensando em fazer uma viagem de casal, Verona é um ótimo complemento! A 115 km de Veneza, a cidade se tornou conhecida pela história de amor mais famosa do mundo: Romeu e Julieta. <3

Busque voos para Veneza
Busque Hotéis em Veneza

 

Praias na Itália: as ilhas e o Sul do país

Para curtir a natureza e os tons de azul da Itália, recomendamos incluir no roteiro uns dias para relaxar na praia. As praias mais bonitas ficam nas Ilhas, mas isso pode encarecer a viagem, então a dica é a de sempre: planejar!

O Sul da Itália abriga lugares lindíssimos, como a Costa Amalfitana, as Ilhas de Capri e Sardenha, além de pontos históricos, como a mítica cidade de Pompeia.

Busque voos para Nápoles
Busque Hotéis em Nápoles

 

Aproveite que já está por aqui em nosso blog e leia também esse post, com dicas das melhores praias em Portugal. Tem mais tempo de férias? Então vale dar uma lida nesse roteiro do Leste Europeu.

Esta publicação sobre as as cidades da Itália foi escrita pela Manuela Hollós, do blog When in Rio. Para outros conteúdos escritos pela Manuela, você pode seguir os seus perfis no Instagram: @blogwheninrio e @manuelahm.