Câmeras de celular e câmeras digitais compactas revolucionaram as fotografias de viagem e, como resultado, nós hoje tiramos uma quantidade absurda de fotos – 350 milhões delas são postadas no Facebook todos os dias. Mas se pensarmos bem, a grande maioria delas bem podia usar algumas dicas de como tirar boas fotos.

Então como deixar as fotos de viagem um pouquinho melhores? Pedimos umas dicas para Thomas Søndergaard, um dos mais badalados fotógrafos no Instagram da Dinamarca, sobre como dar um up nas suas fotos de viagens.

A melhor câmera é a que você tem com você

“Sou um grande fã de fotografia tirada pelo celular e as possibilidades que se tem hoje com produção e edição, além da interação com outros fotógrafos no Instagram. Dito isso, há alguns meses comprei uma câmera compacta de alta qualidade que eu carrego comigo a maior parte do tempo para aqueles momentos menos espontâneos.”

Vista de Copenhagen do Domus Portus

Só use flash se você souber o que está fazendo

“Se você não sabe usar o flash propriamente, então não use. Foto com flash é quase como uma forma de arte e pode ser usado com grande efeito, mas é bem difícil conseguir usá-lo direito. Se você faz muita foto em lugares fechados, use um flash especial e aponte-o em direção ao teto – mas isso requer prática! Você pode usar uma lente bastante rápida (sensível à luz) para sua câmera e descartar o flash, ou aumentar o valor do ISO da câmera para induzir uma maior sensibilidade da luz. Isso pode adicionar um pouco de granulação e ruído digital à foto – mas isso não é exatamente algo ruim.”

Noite de skate em Copenhagen

Aproveite o outono ao máximo

“O outono é ótimo para fotografia, especialmente se você gosta de belas cores. A luz baixa dessa época do ano não precisa ser um problema, apenas vale testar coisas diferentes. Por exemplo, faça fotos de árvores sem folhas contra um céu cinza ou azul para ter um efeito bonito de silhueta. E aquelas folhas amarelas… use-as como a única cor em um frame cinza ou monocromático para ter um efeito bacana.”

A misty morning over Faelledparken in Copenhagen

Não tem como errar com uma lente de 50mm

“Se você gosta de fotografar pessoas, não tem como errar com uma lente de 50mm. É barata e boa para todas as horas. Se a sua preferência é mais por paisagens, então um tripé pode ser bastante útil, assim como um controle remoto (para evitar que a câmera trema ou para facilitar na hora de se incluir na foto). Você também vai precisar de lentes grande-angulares para esse tipo de fotografia.”

Mergulhando na Gold Beach City, Alanya, Turquina

Desafie-se fotografando pessoas

“Paisagens são fáceis. Quase todo mundo consegue fazer uma boa foto de um belo entardecer, desde que lembre-se de manter o horizonte reto! Mas fotografar pessoas é mais difícil, pois você tem bem menos controle e também tem de lidar com suas próprias inibições. Como você aborda um estranho para fazer um retrato de rua? E se você for pego fazendo fotos de estranhos pelas ruas? Vale a pena arriscar – você não vai se arrepender.”

Nairobi, Quênia

Pelas ruas e discreto

“Fotografar com o telefone é especialmente conveniente quanto você está tentando se misturar aos locais e não influenciar a situação que você está tentando registrar. Fotografia de rua é um bom exemplo disso e algumas das minhas melhores fotos das ruas foram feitas com o meu iPhone. Para ficar ainda mais discreto, coloque os fones de ouvido e finja estar ouvindo música enquanto ativa o disparador com o botão do volume no cabo.”

Andando pela ponte Dronning Louises Bro no centro de Copenhagen

Evite os clichês

“Acho que dá para culpar o Instagram por transformar aquelas fotos clichês em ainda mais insuportáveis, e devo admitir que eu mesmo já fiz várias dessas. Se você for a Barcelona, por exemplo, você não é obrigado a fazer uma selfie em frente a Sagrada Família; e em sua viagem a Nova York, ninguém te obriga a fotografar o pôr do sol em Williamsburg e a vista do Rockefeller Center. Em vez disso, use sua curiosidade e explore tudo que puder a pé. Entre nas ruas laterais e conecte-se com os moradores para dicas de lugares bacanas para fotografar. Estou sempre me conectando com Instragrammers locais quando eu viajo para um novo lugar – é como ter o seu próprio guia local (e gratuito!) que ama fotografia tanto quanto você.”

A bela vista do Goldcity Spa & Wellness Hotel, em Alanya, Turquia

Misture-se

“Quando você vai para um lugar novo, você está naturalmente mais alerta e observador, o que vai ajudar a encontrar coisas interessantes para fotografar. Se está visitando uma cidade, encontre um cantinho em uma rua estreita e movimentada e fique por ali. Componha a cena, ajuste a câmera, espere a pessoa entrar no frame e aguarde o momento ideal para fazer uma foto espontânea e perfeita.”

Andando pela ponte Dronning Louises Bro no centro de Copenhague

Conecte-se

“Nada te conecta mais com suas fotos do que passar cinco horas em uma sala escura e ir pra casa com apenas duas fotos prontas! Não é todo mundo que tem a chance de fotografar com uma câmera manual e passar um tempo na sala escura revelando, mas se puder, faça! Isso vai te ensinar tanto sobre composição, exposição e foco. Quando mais você brinca e fotografa, mais você passa a pensar em composição, e o que funcionou antes e o que não funcionou, para você se tornar mais e mais confortável com a câmera.”

BMX no PLUG N PLAY, parque urbano em Ørestad, Copenhague

VSCOcam para a edição

“Meu app preferido é o VSCOcam, pela maneira que simula o filme de uma maneira super natural. Também uso o Snapseed (para pequenos ajustes que não podem ser feitos no VSCOcam), além do Mextures e Darkroom.”

A beleza de Skógafoss, Islândia

Agora nada pode parar você! Planeje suas próximas férias e prepare a câmera!