Você prefere curtir o charme cosmopolita de Nova York ou se perder nas tentações de compras em Miami? Na Califórnia, também dá praia e muita gente bonita. Los Angeles é o paraíso dos cinéfilos. Ali ao lado, animação também não falta em Orlando e seus parques de diversão temáticos. Estes e outros destinos legais vêm logo à cabeça quando se pensa em embarcar para os Estados Unidos. Antes de começar o planejamento da viagem à América, é preciso pensar em como tirar o visto americano para turistas. Para passear nos Estados Unidos, você precisa desta licença oficial para entrar no país. O processo parece um pouco complicado, mas nós vamos te ajudar com um passo-a-passo super fácil.

De início parece meio complicado tirar o visto americano: tem a inscrição online, os documentos e duas visitas ao consulado. Mas essa burocracia toda vai ser só uma lembrança distante quando você estiver curtindo sua grande viagem para os Estados Unidos, a terra dos sonhos, das paisagens deslumbrantes, da tecnologia, das tendências que se espalham para o mundo.

Basicamente, o processo para tirar o visto americano envolve três etapas: enviar informações online  para o serviço diplomático; confirmar parte dessas informações pessoalmente; e comparecer a uma entrevista para esclarecimento de objetivos relacionados aos Estados Unidos. No meio disso tudo, tem que pagar uma taxa, tirar fotos e enfrentar um pouco de espera em filas, mas o procedimento hoje está bem mais descomplicado e intuitivo do que antes. Então não há motivos para preocupação. Além disso, o serviço diplomático norte-americano disponibiliza telefones, endereços de e-mail, vídeos sobre dúvidas frequentes e todo o arsenal de informações necessárias para agilizar, ou ao menos não emperrar, a obtenção do visto americano.

Na costa oeste Americana está a charmosa São Francisco

Primeiro passo: internet

Para começar nem é preciso sair do lugar. Basta ligar o computador e procurar o sire do CASV. Nessa página, você vai clicar em “Apply” (se é a primeira vez que está entrando para tirar o visto). Você vai cair em uma página escrito: Apply For a Nonimmigrant Visa (inscreva-se para um visto de não-imigrante). O que vai abrir é o chamado Formulário DS-160 Online.

O primeiro passo é escolher o local onde terá que ir pessoalmente fazer a entrevista para tirar o seu visto. As opções no Brasil são Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro ou Recife. Feita a escolha, é só clicar em “Start an application” para iniciar o processo de inscrição para o visto. Você não precisa preencher tudo de uma vez. Pode começar agora e voltar mais tarde para terminar. Lembre-se de anotar o número da Application ID, para que possa salvar seus dados e voltar ao questionário se precisar interromper o preenchimento.

O questionário é longo e cheio de detalhes, então é necessário muita calma e atenção. As perguntas estão em inglês, mas ao passar o cursor do mouse sobre elas é exibida a tradução. A língua acaba não sendo barreira, é preciso mesmo paciência. Leia tudo com cuidado e lembre que pode terminar depois se precisar confirmar algum documento. Quando você finalizar tudo, é só imprimir o número de preenchimento do Formulário DS-160 e partir para o agendamento das duas entrevistas.

Você precisa fazer dois agendamentos: um para passar pelo Centro de Atendimento ao Solicitante de Vistos (CASV) e outro para a entrevista no próprio serviço diplomático escolhido. O CASV é mais uma pré-entrevista para checar seus dados, conferir se seus documentos estão em ordem e tirar a foto do visto. O segundo agendamento é a entrevista de verdade no consulado.

 

Já Portland é o destino dos turistas mais descolados.

Segundo passo: CASV

Você precisa ir primeiro ao site do CASV. Com o número de confirmação do Formulário DS-160 em mãos, faça o cadastro para realizar o pagamento da taxa do visto norte-americano (MRV). Dá para pagar com o cartão de crédito, por link no próprio sistema, ou gerar um boleto bancário. Dica: a confirmação de pagamento por cartão é mais rápida, então em caso de viagem urgente, vá de cartão de crédito. O seu visto de viagem, que é visto de turismo, negócios e tratamento médico sai por 160 dólares.

Na primeira visita agendada ao CASV são tiradas fotos, coletadas impressões digitais e é feita a checagem de informações como validade do passaporte, número do Formulário DS-160 e comprovante de pagamento do MRV. É uma etapa mais burocrática,  como se fosse um processo de triagem para a entrevista de verdade no consulado ou embaixada. O CASV emite e envia o visto americano para os que passarem com sucesso por todas as etapas do processo.

Lembre-se de levar poucas coisas consigo no dia, porque não é permitida a entrada para a triagem com bolsas, celulares e carteiras. Geralmente os comerciantes no entorno dos centros do CASV oferecem armários para guardar as bolsas, desde que você pague pelo serviço.

Tudo certo no CASV, é hora de ir para a entrevista.

A Times Square, um dos cruzamentos mais famosos de Nova York.

Terceiro passo: entrevista

Agende a entrevista no consulado ou embaixada dos Estados Unidos na cidade que escolheu anteriormente, ainda no site do CASV.

Na entrevista o objetivo é saber quais os motivos que te levam aos Estados Unidos e se você tem meios para se manter no país. Nessa hora, além ter sempre o passaporte e os documentos já levados ao CASV, o serviço diplomático recomenda “ter todos os documentos que considerar necessário”. Isso quer dizer que é legal ter comprovantes de informações que mostrem suas ligações com o Brasil (matrícula em faculdade, holerite, contrato de aluguel em seu nome, documento de carro em seu nome, contrato de trabalho no Brasil, pode ser criativo); condições financeiras para a viagem (extrato de banco, fatura de cartões, reserva em hotéis, carta convite de amigo que vive nos Estados Unidos convidando para passar férias na casa dele, contrato de trabalho e até documentos que comprovem propriedades em seu nome são boas ideias) e planos para o retorno ao seu lar (ter a passagem de ida e volta é a melhor prova de que você não pretende ficar lá para sempre) .

Por exemplo, se te perguntam se não pretende ir para os Estados Unidos trabalhar, você pode mostrar sua carteira de trabalho ou outro documento que demonstre sua ligação profissional com o Brasil. Extratos de contas bancárias e informativos de imposto de renda também podem comprovar que não está indo em busca de ganhar dinheiro. Mas atenção: mostre esse tipo de documentação somente se isso for pedido ou sugerido durante a entrevista, não agir com ansiedade é parte fundamental dessa etapa de concessão do visto americano.

De forma geral, boa parte da entrevista aborda informações já fornecidas no preenchimento do Formulário DS-160. É uma conversa formal, mas não há uma metodologia de questionamento por tópicos nem uma série de requisitos a cumprir, é mais uma troca de informações para inspirar confiança na concessão do visto. Por isso, a melhor dica é manter a calma, responder de forma clara e objetiva aos representantes diplomáticos e agir com a naturalidade de quem só está tentando fazer uma grande viagem para conhecer alguns dos lugares mais legais do planeta.

Não tem a mais desculpa do visto, agora é só planejar a road trip pelos Estados Unidos

A emissão do visto é rápida, leva de um a dois dias após a entrevista. O visto pode ser enviado pelo correio no endereço indicado ao CASV. Ou pode checar no próprio centro do CASV, se essa for sua escolha. Para conter a ansiedade, um número de rastreamento dos Correios é enviado a quem solicita e tem aprovado o visto. A partir daí é possível rastrear o percurso do documento até ser entregue no local escolhido.

Enquanto o carteiro não chega, dá para começar a pesquisar passagens baratas para os EUA. Baixe ainda o aplicativo para pesquisar e montar seu roteiro turístico. Depois de escolher entre os melhores destinos nos EUA, reserve hotéis nos Estados Unidos por aqui também. Pronto para conquistar a América? Agora é só fazer a mala!