Não é novidade que quem lê esse blog adora viajar. Mas nem todo mundo conhece ainda o como é bom  conhecer outros lugares e se expor a culturas diferentes.

Por isso, na semana passada nós ajudamos a Amanda, escritora do Estadão Viagens, com o projeto independente dela, que é montar um livro de viagens para motivar e inspirar mais pessoas a arrumarem as malas e saírem pelo mundo. Para mostrar um pouco mais do projeto, pedimos para ela escrever um pouco sobre a ela e sobre o livro aqui no blog da momondo.

Se quiser contribuir com o livro diretamente, basta seguir esse link para a página de crowdfunding do projeto

 

Histórias para Viajar

Dois anos atrás, quando comecei o blog Be happy now, eu só queria escrever. Então eu ia escrevendo tudo o que achava que seria interessante até que percebi que o que eu achava interessante era escrever sobre as minhas viagens. Histórias sobre um guru que encontrei na China e fez previsões malucas (ou não) sobre o meu futuro, sobre quando fiquei num hostel da Patagônia com um casal de finlandeses de 80 anos, sobre um passeio de camelo na Tunísia, sobre quando conheci meu namorado em Machu Picchu, sobre os ratos numa cafeteria importante de Paris… Eu gostava era de contar histórias.

As histórias chegaram ao Estadão com a oportunidade de fazer um blog para o jornal online. E surgiu o blog Amanda Viaja no Estadão recheado de histórias e dicas.

Mas meu sonho mesmo sempre foi fazer um livro. Continuar escrevendo para sempre e para livros. Conforme a audiência dos blogs foi aumentando, os próprios leitores começaram a me sugerir que eu o fizesse. E hoje, dois anos depois de Be happy now e um ano de Estadão, decidi lançar meu primeiro livro de forma independente e, o mais legal: que os leitores pudessem colaborar.

Lancei uma campanha de crowdfunding onde as pessoas primeiro colaboram adquirindo o livro por um prazo limitado, eu junto o valor arrecadado, faço o livro e envio para as pessoas em qualquer parte do mundo. Incluí alguns brindes como receber um cartão postal de alguma viagem que eu vá fazer, versão digital do livro, marcador de página e outras coisas. Avisei a todos os leitores e então a mágica do projeto colaborativo começou a acontecer: as pessoas não só estavam colaborando com o meu projeto, como compartilhando e deixando mensagens de apoio e incentivo – isso é o mais legal de um projeto colaborativo: além de estar ajudando com um projeto que você acredita, você ainda ajuda na realização de um sonho. Não é simplesmente venda e compra de livro.

De tão bacana, acabou chamando a atenção da momondo que entrou em contato comigo lá da Dinamarca dizendo que queria colaborar também com esse projeto. E a momondo levantou outro ponto legal sobre a campanha: que compilar as histórias de viagens num livro complementa a experiência toda do blog. Afinal quando você lê um texto no livro, acaba lendo com muito mais atenção do que num link da internet. Eu, particularmente, adoro o livro impresso: o cheiro, as cores, a capa, o resumo sobre o autor…

E acho que as histórias de viagens vão ficar até mais bonitas num livro. É como se você pudesse andar pelas ruínas de Machu Picchu na sua casa, ou como se alguém estivesse ali do seu lado dizendo “vá viajar sozinho que você vai gostar”, ou como se alguém estivesse te ajudando a arrumar as malas para se mudar de país… Inspiração não vai faltar.

Participe da campanha que fica no ar por tempo limitado, até 04/07, e adquira o seu livro colaborando:

Livro ‘Histórias para viajar’ de Amanda Noventa