Existem poucas coisas mais estimulantes do que viajar sozinho e viajar pelo mundo. Fazer novos amigos, descobrir esse mundo tão grande que nos cerca, quem sabe até aprender uma ou outra coisa nova sobre si mesmo – seja para onde você e sua mochila forem, a experiência valerá e muito a pena.

A seguir a gente listou alguns lugares para viajar sozinho que são bacanas e seguros para você descobrir como um viajante solo.

Bordeaux, França

Antigo porto comercial da costa central do Vietnã, Hoi An é um caldeirão de influências culturais e arquitetônicas. Conhecida pelo vestuário de alta qualidade e a preços acessíveis, na cidade é possível comprar de camisetas a bermudas, de camisas a vestidos e ternos, ou mesmo um traje completo feito sob medida, a custos incrivelmente atraentes.

Não são permitidos carros no centro da cidade, então passeie a pé pela cidade antiga e admire os simpáticos cafés e residências ao longo dos canais e vielas sinuosas. Ou inspire-se nos moradores locais e suba em uma bike para explorar a cidade, ou ainda faça um tour guiado de bicicleta. Dá até para pedalar até a maravilhosa praia de An Bang, a meros 5km de distância.

A diversidade gastronômica de Hoi An herda influências japonesas, chinesas e portuguesas, e muitos restaurantes oferecem suas próprias aulas de culinária. Então que tal, enquanto você viaja por um dos melhores destinos para viajar sozinho, ir testar seus dotes em uma delas? Não vá embora antes de provar uma porção de cau lao, o prato à base de macarrão típico e somente encontrado em Hoi An!

Encontre passagem para Da Nang Reserve hotéis em Hoi An

Gante, Bélgica

Deleite-se com um festival de sabores das melhores cervejas, waffles e chocolate do mundo em Gante, um dos lugares para viajar sozinho e um destino perfeito para ser explorado a pé, situado na região belga de Flandres. Com seu castelo medieval e casas típicas, a cidade parece saída diretamente de um conto de fadas.

Faça um passeio de barco para ter as melhores vistas da cidade. Ou espere a noite chegar para andar na beira da água, quando a cidade se ilumina com milhares de luzes. Prove um waffle doce de um vendedor ambulante no mercado central de Vrijdagmarkt, onde também pode-se provar uma cerveja local nos bares tradicionais – incluindo o lendário Tavern Dulle Griet, conhecido por sua decoração eclética e mais de 250 cervejas belgas à disposição.

Passeio pelo colorido bairro de Patershol, no norte da cidade. É o centro artístico da cidade, com um clima único, repleto de bares e restaurantes aconchegantes, onde pode-se encontrar sabores de todas as partes do mundo.

Encontre passagem para Bruxelas Reserve hotéis em Gante

Split, Croácia

Caminhar por Split é como andar por tempos romanos. As ruínas do Palácio de Diocleciano, construído no século 4 A.C, hoje compõem a Cidade Velha de Split, com prédios históricos e ruas estreitas por dentre as muralhas da fortaleza. Passe pelo Portão de Bronze, uma das quatro entradas do palácio, que hoje são meros pilares e arcos parciais, para acessar o passeio público à beira-mar conhecido como Riva. Não deixe de conferir o mercado de peixes e frutas na outra ponta; mas para provar os melhores pratos de frutos do mar, experimente uma das tradicionais tavernas da cidade, como a Konoba Matejuska.

Split possui diversos hostels especializados em atender as pessoas que estão lá porque querem viajar sozinhos e estão em busca de socialização – com direito a pub crawls e festas em clubes e boates. Cure a ressaca com um agradável jogo de picigin (basicamente jogar e pegar uma bola dentro da água rasa, que foi inventado em Split) na praia de Bačvice; ou siga no clima festivo num tour de barco ao longo da costa da Dalmácia para mas alguns dias de diversão. Se você está realmente procurando os melhores destinos para viajar sozinho, claramente Split é uma opção que tem que considerar cuidadosamente.

Encontre passagem para Split Reserve hotéis em Split

Baños, Equador

Alugue uma mountain bike e pedale pela Ruta de las Cascadas para desbravar florestas densas e íngremes, passando por cachoeiras imponentes. Baños, como o nome sugere, é uma cidade famosa por seus banhos naturais, originários das águas termais do vulcão Tungurahua. Não deixe de mergulhar nos banhos termais em La Piscina de la Virgen, na base de uma cachoeira gigante.

Para tirar uma foto e matar seus amigos de inveja, pegue um ônibus até Casa del Arbol. Um balanço no alto de uma casa na árvore faz você voar sobre a floresta tropical, de braços abertos quase tocando o vulcão ativo. Se você quer viajar pelo mundo e se questiona sobre quais os melhores lugares para viajar, Baños está disposto a te receber.

Apesar de ser uma das cidades mais seguras do país, assaltos acontecem, então vale sempre ficar de olho nos seus pertences, evitar voltar caminhando à noite pra casa e se precisar sacar dinheiro, faça durante o dia para evitar ficar carregando grandes quantias com você.

Encontre passagem para Quito Reserve hotéis em Baños

Gyeongju, Coreia do Sul

Viajar sozinho por Gyeongju é uma jornada em busca de paz interior, especialmente próximo às Áreas Históricas de Gyeongju. Essa região considerada Patrimônio Mundial da UNESCO protege o Templo de Bulguksa, uma obra-prima da arte budista e lar de muitos tesouros nacionais da Coreia do Sul. Pagodas antigas, pontes e escadarias conduzem o caminho por entre estátuas de bronze de Buda e sariras (relíquias budistas). Olhe sempre pra cima – sob os telhados dos templos, você vai encontrar decorações coloridas e motivos de lótus encantadores.

Combine essa visita com a linda Gruta de Seokguram, pertinho do templo. O Buda sentado, rodeado de guardas de pedra, é tão frágil que as visitas devem ser curtas e não são permitidas fotografias. Siga o olhar de Buda do lado de fora, com uma vista que vai do Monte Tohamsan ao Mar do Japão.

Termine sua busca pela paz no tranquilo Parque Nacional de Gyeongju, ou estenda seu passeio até a praia de Homigot, na cidade vizinha de Pohang. Duas mãos gigantes nascem do mar e da costa – as mãos da harmonia e da coexistência. Pés na areia, braços abertos em direção ao céu… você chegou ao paraíso e não só. Você chegou a um dos melhores destinos para viajar sozinho também.

Encontre uma passagem para Busan Reserve hotéis em Busan

Florianópolis, Brasil

Floripa é o paraíso dos estudantes e dos mochileiros, que vão para a ilha em busca de praias e festas perfeitas. Os arcos amarelos do Mercado Público comportam uma vastidão de bancas de artesanato e lojas de produtos locais – se tiver que escolher uma, não perca um prato da deliciosa anchova grelhada.

À tarde, a melhor pedida é tomar sol em uma das 40 praias na ilha. O mais difícil será escolher entre a intocada Praia do Matadeiro ou a badaladíssima Jurerê. A noite cai e o volume dos bares e boates aumenta, com suas pistas cobertas de neon. No caminho de volta para casa, admire as luzes da ponte suspensa Hercílio Luz sobre as águas que levam pra o continente de Florianópolis. Apesar de você estar num dos lugares para viajar sozinho, aqui você pode fazer novas amizades facilmente.

Encontre passagem para Florianópolis Reserve hotéis em Florianópolis

Dublin, Irlanda

Você provavelmente já viu uma infinidade de cidades listadas como “vibrantes”, mas a maravilhosa muvuca canadense chamada Toronto realmente merece esse rótulo. Com mais de 200 línguas faladas entre sua população de 6,1 milhões, o viajante solo vai se sentir mais que bem-vindo na “cidade mais multicultural do mundo”.

Entre os melhores lugares para viajar, a melhor época para visitar Toronto é no auge do verão, quando as ruas estão repletas de locais e viajantes no espírito dos festivais e celebrações. O Beaches International Jazz Festival é o que mais se destaca, com 24 dias de shows gratuitos em julho com alguns dos maiores nomes do jazz mundial. Ou jogue-se no calypso com a Caribana Festival Parade, que celebra as animadas comunidades caribenhas naquele que é o maior festival de rua da América do Norte.
Encontre passagem para Toronto Reserve hotéis em Toronto

Thimphu, Butão

Se você gosta de viajar sozinho, provavelmente significa que você não tem medo de desbravar novas fronteiras. Para uma experiência realmente revolucionária, Butão será a sua melhor escolha entre os melhores destinos para viajar sozinho.

Famoso por suas fortalezas/mosteiros nas montanhas e com seu “índice nacional de felicidade” maior que seu PIB, Butão abriu suas portas para o turismo internacional há apenas 30 anos, e ainda é pouquíssimo influenciado pelo ocidente.

Na realidade, o país é tão cuidadoso com suas raízes e cultura, que viajar para o país precisa ser pré-aprovado e pré-pago por meio de tours, que oferecem uma variedade de passeios exóticos para os viajantes curiosos, que querem explorar o místico reino budista (mas os mochileiros solo também podem encontrar tours privativos, com mais flexibilidade pessoal).

E os budistas sabem fazer festa como ninguém! Festivais de comida, música e dança acontecem ao longo do ano em Butão, o que é garantia de sempre haver uma celebração interessante independente da época do ano em que você visitar.

Encontre passagem para Paro Reserve hotéis em Paro

Queenstown, Nova Zelândia

A Nova Zelândia é um lugar incrivelmente receptivo para os viajantes, e ótima para os que viajam sozinhos à procura de outros aventureiros e de diversão.

Os fãs de O Senhor dos Anéis vão se esbaldar na capital Wellington, mas os aventureiros de verdade vão para Queenstown. A encantadora cidade realmente merece o apelido de “A Capital de Aventura do Mundo”, com mais de um milhão de visitantes – grupos e indivíduos – que vão em busca de rafting em corredeiras, paraquedismo, bungee jump e resorts de esqui black-run nas montanhas Remarkables.
Encontre passagem para Queenstown Reserve hotéis em Queenstown

Gotemburgo, Suécia

Quase sempre escanteada pela bela, porém cara, capital Estocolmo, a simpática Gotemburgo tem muita cultura e estilo para entreter seus visitantes, muitas vezes com preços bem acessíveis para o viajante solo.

Seja com o sol brilhando ou sob chuva, você vai estar rodeado pelos aromas que emanam do Jardim Botânico de Gotemburgo, um dos mais bonitos e floridos de toda a Europa. Faça uma pausa para comer no mercado de Stora Saluhallen e depois siga par um Paddan Boat Tour. O cruzeiro relaxante é a melhor maneira de conhecer a cidade, passando por canais do século 17 e 20 pontes.

Mas não são só fortificações antigas; Gotemburgo também é lar de alguns dos mais brilhantes novos talentos em design da Suécia. Você vai perceber isso ao passear pelas boutiques na badalada rua Magasinsgatan, assim como no Museu Röhsska.

Encontre passagem para Gotemburgo Reserve hotéis em Gotemburgo

Se você leu até aqui, é porque você quer mesmo viajar sozinho. Sabendo disso, nós temos 20 dicas essenciais para viajar sozinho e se você tiver interessantes além disso, veja as dicas de como praticar o voluntarismo.