Os títulos e referências são muitos: é o mais alto município brasileiro (1.628 metros de altitude); um dos poucos municípios paulistas considerados estâncias climáticas pelo Estado; fora o apelido de a “Suíça Brasileira”, pela sua arquitetura baseada em construções europeias e pelo seu clima mais frio que a média brasileira…

Todas essas características fazem de Campos do Jordão uma opção irresistível para um fim de semana tranquilo e relaxante. Situado a 173 km da capital de São Paulo e a 350 km do Rio de Janeiro, a cidade vê sua modesta população de menos de 50 mil habitantes se multiplicar na temporada de inverno.

Fica fácil entender por quê: clima sossegado, lindas paisagens em meio à Serra da Mantiqueira, atrativos naturais perfeitos para práticas variadas de ecoturismo, uma gastronomia tão variada quanto refinada…

O que fazer em Campos do Jordão

Campos do Jordão e o charme de sua arquitetura baseada em construções europeias © deniwlp84

Pertinho do centro comercial, mas em ambiente que não podia ser mais oposto – tomado pelo silêncio e contemplação – fica o Mosteiro São João das Irmãs Beneditinas (Av. Dr. Adhemar de Barros 330, Vila Abernéssia), cujo interior pode (e deve) ser visitado. Todo final de tarde, às 17h45, as irmãs ecoam os cantos gregorianos, para marcar o encerramento de suas atividades diárias.

Residência oficial de inverno do governador do Estado de São Paulo, o Palácio da Boa Vista (Av. Adhemar de Barros 3001) guarda em seu museu obras de mestres como Tarsila do Amaral, Portinari e Di Cavalcanti, além de um vasto acervo de pratarias, tapeçarias e móveis do século 18.

Pelo menos outros dois museus em Campos do Jordão merecem destaque. A Casa da Xilogravura (Av. Eduardo Moreira da Cruz 295, Jardim Andira) é o único no Brasil dedicado a essa técnica e reúne mais de 5 mil obras de 400 diferentes artistas.

Já o Museu Felícia Leirner (Rua Arrobas Martins,1800, Alto da Boa Vista) reserva um espaço de 350 mil metros quadrados de muito verde, contendo 90 peças doadas da escultora, com obras de barro, cobre, cimento branco e outros materiais. Junto do museu está o moderníssimo Auditório Cláudio Santoro, palco principal do Festival de Inverno de Campos do Jordão, que acontece todo mês de julho, sendo o maior evento da música erudita na América Latina.

Qualquer cantinho de Campos do Jordão revela vistas como esta…

Fãs de uma boa cerveja não podem perder a chance de fazer um tour guiado pela fábrica da Cervejaria Baden Baden (Av. Matheus da Costa Pinto 1856, Vila Santa Cruz), que produz a renomada cerveja artesanal super-premium de Campos do Jordão. Além de conhecer as etapas da fabricação da bebida, os visitantes recebem dicas de harmonização e, claro, degustam chopes da marca, como Baden Baden Bock e Cristal.

Outro produto-exportação da cidade são os chocolates. E a fábrica do Chocolate Araucária (Rua Amadeu Carletti Junior 255, Jaguaribe) é um paraíso para os chocólatras. Quem visita a loja-fábrica pode conhecer a história do produto, ver de perto a fabricação e levar para causa algumas dessas cobiçadas delícias.

Mas é nas belezas naturais que Campos do Jordão encanta todos os seus visitantes. Vários pontos da cidade possuem mirantes para apreciar as paisagens da Serra da Mantiqueira. Entre elas, a Fazenda Lenz (Rua Ernesto Diederischsen, Gavião Gonzaga), bem no alto da serra, e que conta com um popular cachoeira.

Andar de teleférico é programa obrigatório em Campos do Jordão © soldon

Outro mirante muito visitado fica no Morro do Elefante, a 1.800 metros de altitude. Para chegar lá no alto, a dica é pegar o Teleférico que sai do pé do morro, na Vila Capivari, e leva até o jardim suspenso no alto dele – o lugar perfeito para relaxar e contemplar a natureza privilegiada do local. A mesma sensação se tem do alto do Pico do Imbirí, a poucos minutos da avenida principal e com quase 2.000 metros de altitude – garantia de fotos incríveis!

Considerado o primeiro parque estadual do Brasil, o Horto Florestal (Estrada do Horto) possui nada menos que 8.300 hectares de preservação da flora e fauna da Mantiqueira, com viveiros de plantas, serraria movida a roda de água e o imperdível “Trenzinho da Floresta” que fará a alegria das crianças. Falando nelas, não dá pra deixar de visitar o Borboletário Flores Que Voam, ali pertinho, onde pode-se caminhar em meio a 35 espécies existentes de borboletas na região.

Outro local mágico são os Jardins Amantikir (Rodovia Campos do Jordão 215, Gavião Gonzaga), parque com 22 jardins diferentes, incluindo roseiral, jardim árido, de raízes, inglês e um labirinto! Sem falar na famosa Ducha de Prata (Av. Roberto Simonsen), uma queda d’água construída artificialmente, com águas vindas do Ribeirão Perdizes e rodeada de lojinhas para comprar os suvenires e produtos típicos da cidade.

Esportes e passeios em Campos do Jordão

Já que a natureza é tão generosa com os visitantes de Campos do Jordão, nada melhor do que vivenciá-la intensamente. Não faltam parques naturais onde pode-se praticar esportes como arvorismo, mountain bike e fazer trilhas inesquecíveis.

No Centro de Lazer Tarundu (Av. José Antonio Manso 1525, Vila São Cristóvão), por exemplo, dá para encarar um muro de escalada ou descer numa tirolesa de 430 metros de extensão, além de andar de minibuggy e até patinação no gelo (na temporada de inverno).

No Eco Parque Pesca na Montanha (Estrada da Campista km 18), o programa imperdível é a pescaria de truta com vara de bambu; também há várias opções de trilhas pelo parque, cama elástica e prática de arco e flecha!

Que tal essa vista do alto de 1.900 metros, na Pedra do Baú? © anapaulahrm

Outra dica é o Complexo da Pedra do Baú que, apesar de ficar na cidade vizinha de São Bento do Sapucaí, tem acesso por Campos do Jordão, e vale a visita. A cadeia rochosa de granito rodeada por Mata Atlântica, e com altitude que chega a 1.900 metros, é daqueles passeios indicados para se fazer com um guia especializado.

Um passeio menos radical, mas de igual beleza, é andar de bondinho na Estrada de Ferro Campos do Jordão. Programa ideal para conhecer um pouco da história da cidade, há opções de trajetos entre a Estação Emílio Ribas e as estações de São Cristóvão ou Santo Antônio (8 ou 19 km), descendo a serra e passando por vilas e pontos de interesse histórico.

Restaurantes em Campos do Jordão

Não vai ser difícil de entender porque muitos paulistanos sobem a serra por vezes apenas para almoçar ou jantar. A variedade gastronômica de Campos do Jordão é reconhecida nacionalmente, e realmente impressiona pelas cozinhas nacionais internacionais – da mineira à francesa, da italiana à gaulesa.

Em tantas ótimas opções, algumas se destacam. No restaurante Beto Perroy (Av. Pedro Paulo 6445, Descansópolis), o carro-chefe é o churrasco ao fogo de chão com picanha argentina, além de pratos quentes feitos no fogão a lenha e um buffet de sobremesas de acabar com qualquer dieta – tudo em uma área rodeada de araucárias e animais silvestres.

Todo o requinte do Restaurante Le Foyer, no Chateau La Villette © gerardolazzari

O Le Foyer é um dos preferidos dos casais apaixonados. Situado no interior da pousada Chateau La Villette (Rua Cantídio Pereira de Castro 100, Vila Everest), dispõe de um ambiente romântico e requintado, com uma carta de vinhos que vai agradar até os mais exigentes.

Já o Vila Chã (Av. Engenheiro Diogo de Carvalho 99, Capivari) é especializado em cozinha portuguesa. No cardápio, entradinhas apetitosas como pão de frutas vermelhas e “alheiras de merindela”, seguidas por diversas variações do irresistível bacalhau ou um cordeiro ao molho de ervas.

Hotéis em Campos do Jordão

Pousada Alto da Boa Vista 

Com várias opções de chalés e suítes, a pousada tem quartos equipados com TVs de LCD e home theater, hidromassagens, lareiras, frigobar, banheira, além de oferecer serviços como sauna, mini-piscina, jacuzzi aquecida ao ar livre e sessões de cinema.

Onde fica: Rua das Hortências 605, Alto da Boa Vista
Telefone: 0800 038 5839

Reserve: Pousada Alto da Boa Vista

Chateau La Villette

São apenas 15 suítes, mas todas esbanjando luxo e conforto, com camas queen-size, sacadas com vista para a montanha, lareira a gás e jacuzzi. O ambiente ultrarromântico é completado pelo elegante restaurante Le Foyer, com famoso cardápio internacional.

Onde fica: Rua Cantídio Pereira de Castro, 100, Vila Everest
Telefone: (12) 3663 2767

Hospede-se no Chateau La Villette

Pousada Design de Charme Vila Natal

Localizado no topo de uma montanha, é uma opção ideal para relaxar e aproveitar o clima tranquilo da cidade. Os quartos têm vista para as montanhas ou para o jardim, e a pousada conta com centro de spa, salão de beleza e um terraço.

Onde fica: Rua Serafim Capela 390, Vila Natal
Telefone: (12) 3664 4524

Reserve: Pousada Design de Charme Vila Natal